O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 108 Compartilhado 32 Comentários

Pokémon Go não é o único jogo a usar realidade aumentada. Conheça outros 4

Maior fenômeno do mercado mobile dos últimos anos, Pokémon GO não apenas elevou as ações da Nintendo, despertou a nostalgia de milhões de fãs da série e criou situações embaraçosas pelo mundo todo. Ele também trouxe luz para a realidade aumentada e como ela interage com os games. 

Pensando nisso, indicamos outros quatro jogos que utilizam essa tecnologia, seja caçando personagens pela rua, seja atacando inimigos ou simplesmente interagindo com comunidades. Podem ser bons treinos antes de botar as mãos em Pokémon GO.

Warp Runner - O que melhor aproveita a tecnologia de superfície

Fugindo dos games de realidade aumentada que usam a geolocalização, Warp Runner funciona de modo diferente. Este app exige que o jogador use a câmera do smartphone para mapear uma superfície – uma mesa, uma capa de livro, etc - para, a partir daí, recriar a ambientação do jogo. 

WARP
Warp Runner: game pode ser reproduzido na mesa da sua sala / © ANDROIDPIT

Feito isso, você encara um game em estilo labirinto com visual futurista, no qual o objetivo é guiar seu personagem até a saída. Sua jogabilidade é simples, mas o título é todo em inglês, logo, ele exige um conhecimento básico da língua. Mas vale a pena. 

Warp Runner Install on Google Play

SpecTreck Light - Simplicidade = diversão

Com o novo Caça-Fantasmas chegando aos cinemas do Brasil nessa semana, nada melhor do que jogar SpecTreck Light – antes ou depois do filme – para entrar no clima. Ou seja, você precisa andar pelas ruas da sua cidade caçando fantasmas que estão em todos os cantos. 

SPEC1
Vire um caça-fantasmas pelas ruas da sua cidade / © ANDROIDPIT

A jogabilidade do game não poderia ser mais simples. Ao ativá-lo, o jogador usa a câmera do smartphone para detectar as assombrações que estão ao seu redor. Uma vez que uma delas é encontrada é só mirar e capturar o espectro. 

SPEC2
Use o mapa para encontrar os fantasmas / © ANDROIDPIT

Umas das coisas legais do jogo é a forma de visualizar a “geolocalização” dos fantasmas. Basta deixar o telefone na posição horizontal que o mapa do game é ativado automaticamente. E quando você ergue o telefone, o sistema de realidade aumentada é acionado da mesma forma. 

SpecTrek Light Install on Google Play

Ingress - A história mais caprichada

Ingress tem a respeitável credencial de ter sido criado pela Niantic, a mesma empresa que desenvolveu nada menos que Pokemon GO. E ao explorar o jogo, nota-se que o estúdio leva bem a sério a tarefa de desenvolver títulos com a tecnologia de realidade aumentada.

Em Ingress, estamos em um futuro não muito distante e devemos escolher entre dois grupos: os Iluminados e a Resistência. A partir daí, você precisa explorar as ruas do seu bairro - usando o recurso de geolocalização do smartphone - para localizar estranhas fontes de energia que podem representar uma ameaça (ou a salvação) do mundo, além de enfrentar membros do grupo rival. 

INGRESS
Ingress: game feito pelos mesmos criadores de Pokemon GO / © ANDROIDPIT

O visual futurista de Ingress é caprichado, com gráficos bem acabados e bom número de opções. Além disso, mesmo em inglês, o game traz legendas em português bem traduzido, o que ajuda bastante na hora de se guiar pelas missões e recursos oferecidos. 

Ingress Install on Google Play

TableZombies - Para quem tem sede de destruição

No mesmo estilo de Warp Runner, TableZombies exige que o jogador mapeie uma superfície com a câmera do smartphone – no caso um arquivo em PDF que deve ser impresso pelo usuário antes do início do jogo -  para a partir daí, reproduzir o game. 

Feito isso, o título é só diversão! Basta mirar nos zumbis que estão espalhados por estacionamentos, ruas e outros ambientes e mandar balada, destruindo tanto os mortos-vivos, quanto o que está ao seu redor.  

TABLE1
TableZombie: mate os zumbis em um game recriado em uma folha de papel / © ANDROIDPIT

Para você ativar a realidade aumentada, é preciso baixar o PDF no próprio game, imprimi-lo e só depois usar a câmera do smartphone, que irá escanear esse arquivo. A partir daí, o jogo começa automaticamente.  

ZOMBIE2
The Walking Dead é para os fracos/ © ANDROIDPIT

Vale citar que apenas um mapa de TableZombies é gratuito. O restante é preciso comprar separadamente, com o preço médio de pouco mais R$ 12 cada. Mas se você é fã do gênero, vale muito a pena. O jogo é bem divertido. 

TableZombies Augmented Reality Install on Google Play

Dicas para aproveitar melhor os jogos com realidade aumentada

Dica 1: Atenção nas ruas

Em jogos que exigem que você saia pelas ruas para cumprir seus objetivos (Ingress e SpecTrack Light, por exemplo), tome cuidado. Muitas vezes ficamos imersos na câmera à procura dos conteúdos e esquecemos que existem carros e outras pessoas passando Fique atento para não ser atropelado e trombado com outros pedestres.

Dica 2: Conheça os limites

Nos mesmos jogos em que você precisa buscar os conteúdos rua afora, existem lugares que você, simplesmente, não pode entrar. Muitas vezes, o objetivo que buscamos está dentro de um prédio, de um bar ou outro lugar em que o acesso é restrito. Logo, tome cuidado para não atrapalhar os outros ou, simplesmente, ser xingado.

Dica 3: Deixe seu smartphone desocupado

Games com realidade aumentada exigem um certo processamento do smartphone. Logo, alguns títulos fazem o aparelho esquentar. Antes de executá-los, certifique-se que você não tem muitos apps abertos, que podem atrapalhar a performance.

Dica 4: Entre de vez na história

Jogos em que você precisa sair a caça dos seus objetivos pelas ruas são melhor aproveitados se estiver com um fone de ouvido conectado ao smartphone. A experiência fica mais imersiva.

E você conhece outros bons jogos de realidade aumentada? Mande suas sugestões!

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
108 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi