O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 248 Compartilhado 64 Comentários

Essas são as operadoras que oferecem o melhor sinal 4G do país

O LTE tem sido cada vez mais procurado pelos usuários, mesmo essa conexão não sendo a mais econômica para muitos aparelhos em termos de consumo de bateria. Os investimentos nessa tecnologia de internet móvel se aceleraram no período pré-Copa do Mundo, mas os resultados começaram a ser sentidos pela maioria da população mais recentemente. Abaixo, você confere qual é a operadora mais eficiente quando o assunto é o 4G.

Vivo, já pode começar a baixar os preços

Já falei sobre a Open Signal aqui no site outras vezes. Em resumo, essa empresa monitora o investimento das operadoras e a cobertura da conexão móvel das mesmas em todo país de diversas formas. Os relatórios são divulgados periodicamente e, no último dia 18, foi disponibilizada as últimas análises envolvendo o 3G e o 4G em 2016.

Logo de cara pude notar que a Vivo não é mais líder em muitas categorias. Não poderia começar esse artigo sem fazer essa observação, pois a Vivo é a operadora que tomou as atitudes mais impensáveis durante o último ano, como, por exemplo, assumir publicamente que defendia o limite de consumo na banda larga (ela, inclusive, adicionou essa condição em contratos de novos clientes e notificou clientes antigos sobre essa mudança).

Além disso, a operadora é a que pratica os preços mais elevados, justificando exatamente que sua cobertura é a mais ampla, melhor e mais rápida. Pois bem, abaixo vamos notar que esse discurso da Vivo está ficando para trás, principalmente no que diz respeito ao 4G. Acho que os executivos da operadora deveriam parar de falar absurdos publicamente (como chamar o Netflix e o WhatsApp se serviços clandestinos) e investir mais na qualidade e na cobertura do sinal.

Claro é líder na velocidade 4G, seguida pela Oi

A Claro investiu pesado em infraestrutura e cobertura 4G, e isso pode ser acompanhado durante o último ano em alguns anúncios que a operadora fez na imprensa. No que diz respeito a velocidade, a Claro se manteve no topo por entregar uma média de 27,45 Mb/s no LTE, que está acima, inclusive, da média nacional, que é de 19,7Mb/s.

De fato, a média brasileira de velocidade no 4G é positiva, visto que em escala global essa taxa é de 17,5Mb/s. Já falamos aqui no site, inclusive, sobre os números do 4G, que sempre foram positivos no país. Talvez isso seja o resultado de pouca gente usando esse padrão de conexão na prática. 

A Oi aparece bem posicionada no que diz respeito a latência da rede (latência é o tempo que leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro, ou seja, de uma antena da operadora para o celular do cliente onde ele estiver), neste caso, quanto menor o tempo, melhor é o alcance e a estabilidade do sinal:

Velocidade Claro (27,45Mb/s) Vivo (21,29Mb/s) Oi (14,61Mb/s) TIM (12,05Mb/s)
Latência Oi (52,78ms) TIM (57,04ms) Claro (57,87ms) Vivo (62,69ms)

Unidades: megabit por segundo (Mbps, Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg) e milissegundo (ms).

Usuários passaram mais tempo no 4G da TIM

Como vimos acima, Claro e Oi são as operadoras que entregam a melhor velocidade em baixa latência, contudo, a Open Signal avaliou também o tempo que os usuários passaram conectados no 4G. Essa medição é a mais importante na minha opinião, pois ela mostra a disponibilidade da conexão em si, e não apenas a velocidade ou a forma como ela é entregue.

O LTE oscila muito em algumas regiões do país, logo, nem sempre conseguimos passar o dia todo conectado nele. Abaixo, podemos ver que os usuários da TIM foram os que permaneceram por mais tempo usando o 4G, mesmo ele não sendo o mais rápido entre as operadoras:

Disponibilidade do sinal TIM (59,21%) Vivo (56,76%) Claro (49,45%) Oi (43,35%)

De modo geral, é possível concluir que a Claro entrega a melhor velocidade, enquanto a Oi transmite os dados de forma mais rápida e abrangente e a TIM é a que mantém o 4G disponível por mais tempos aos seus clientes. No que diz respeito ao 3G, a Claro segue na liderança em velocidade de download, mas perde para a Nextel no que diz respeito a latência.

Qual é a sua operadora? Você usa bastante o 4G dela?

64 Comentários

Escreva um comentário:
  • Melhor operadora pra mim é a Tim, tanto em sinal com custo benefício, tenho Tim beta lab e nenhuma operadora vai entregar 20 Gb + 2.000 minutos por 50,00 reais

  • Uso o TIM desde o Nokia 3310 e nunca cogitei de mudar. Sou fiel TIM pois ela nunca me deixou na mão, seja em serviços ou velocidade. Ah! em preços tb!

  • Não sei onde a Claro entrega todos esses números. Não acharia ruim a velocidade se tivesse cobertura em todos os lugares. Fiz a portabilidade para vivo exatamente porque a claro não pega em lugar nenhum.

  • Meu moto G3 é dual, mas a Tim ainda não me de motivos para usar um segundo chip. Não é a melhor em tudo, mas entrega um serviço digno, até o atendimento deles é bem rápido e honesto. Nunca tive problemas.

  • A claro sempre foi a menina dos olhos em questão de velocidade. Ja a cobertura me deixava louco.
    Com a aderência aberta do TimBeta, voltei pra Tim e fiquei impressionado com a mudança de qualidade nos últimos anos.

    Atualmente a Claro e a Tim sao as melhores opções em toda região metropolitana de São Paulo.

  • Já usei todas e realmente a que cai menos, é a tim, e os números estão aí, comprovando a melhor disponibilidade de sinal e melhor latência.
    não adianta falar mal, tem que testar. Com a portabilidade, é fácil mudar de operadora e depois voltar.

  • Tim lixo, vivo luxo... Claro a melhor

  • Sou mais TIM

  • Uso a TIM e uso bastante o 4G, tinha um chip da Oi também, mas na minha cidade, só tem o 3G.

  • De boa com o Tim Beta, 4G a vontade, Deezer via streaming, estavel, e por 50 mangos.

  • Uso claro !!! e nunca me arrependi ,a cobertura na minha região é excelente ,tanto na internet 4G quanto em sinal de voz.

  • Tim Beta mensal, melhor plano pré-pago que podemos ter 10GB, 600min, SMS ilimitado por R$ 50, e quem é Beta Lab pelo mesmo valor tem 20Gb, 2000min e SMS ilimitado (ambos pra qualquer operadora nos dois planos, que na verdade é o mesmo)

  • A Tim não é melhor mas ainda tem o beta que compensa por ser barato

  • Vivo como sempre super cara

  • Fora que a assistência dá claro é péssima, fiquei mais de uma semana sem sinal de operadora e nunca resolveram, e na vivo toda vez que ligava pra resolver algo demorava horas pra ser atendido, tanto que uma vez até dormir de tanto esperar. Aí estão duas operadoras que eu não voltaria a usar, principalmente a claro.

  • Posso dizer que dentre todas elas o 4G da vivo é o que entrega melhor a velocidade e estabilidade, com a claro o 4G não era melhor que o 3G porém não chegava a ser ruim. Hoje estou com o Tim Beta, não é mais rápido que onda vivo, porém entrega uma grande quantidade de dados a um custo bem inferior, sendo que após acabar a franquia não fica sem internet. E pra mim é melhor que ter um 4G que nem o dá vivo que comia a bateria do celular na metade do tempo comum...

  • Tim voa comoo um jato supersonic

  • Melhor sinal é o 5H ,5H é o nome que dei ao meu sinal de wi-fi aqui de casa. Brisa net fibra óptica. Kkkkkk

  • Eu tinha o 4G da Tim aqui em Porto Alegre e era ótimo, mas em qualquer estrada o sinal era inexistente. Voltei pra Claro por causa do multicombo da NET e o 4G tem sido EXCELENTE. Tenho 4G em Porto Alegre, na maior parte das estradas e até no litoral aqui do RS.

Mostrar todos os comentários
248 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi