O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 188 Compartilhado 143 Comentários

Colocamos os processadores mais rápido do Android lado a lado! Eis o resultado

Ao comprar um smartphone enfrentamos diversas questões, uma delas é: qual o processador mais rápido? Independente de os resultados de benchmark influenciarem na sua escolha, aqui você descobrirá qual é o processador mais rápido e, mais importante, como a performance de fato influencia no dia a dia.

Pegue um atalho

Processadores de smartphone: uma visão geral

O processador é o componente central do smartphone, ele determina a velocidade de seu funcionamento. Portanto, é essencial que ele seja rápido. Mas o que faz um processador de smartphone mais rápido que outro? A taxa de clock e o número de núcleos não fornece uma base confiável. É melhor se basear nos processadores do que nos dados escassos fornecidos nas plaquinhas das lojas.

O System on Chip (SoC, ou sistema em um chip) é composto por diversos componentes. Entre eles estão o processador central (CPU), processador gráfico (GPU), modem LTE, processador multimedia, segurança e o processador de sinal. Essa variedade de características torna difícil de falar sobre o processador “mais rápido”.

snapdragon 808 androidpit france copyright qualcomm image tony balt 00
Processadores possuem arquiteturas heterogêneas / © Qualcomm

Uma comparação entre os processadores mais rápidos

Em nossa comparação, consideramos os resultados da medição da CPU e GPU e dizemos qual dispositivo Android possui o processador mais rápido.

Processador Exynos 8890 Snapdragon 820 Kirin 955 Tegra X1
Dispositivo Samsung Galaxy S7 Edge OnePlus 3 Huawei P9 Pixel C Tablet
Índice no AndroidPIT 100% (Referência) 94,66% 87,80% 85,29%

O índice é composto dos resultados combinados do 3DMark, Geekbench, PCMark e Octane.

O CPU ARM: o denominador comum dos processadores de smartphone?

O segredo está mais na composição e menos no clocking dos chips. A geração do Galaxy S4 tornou o princípio big.LITTLE da arquitetura ARM muito famoso nos smartphones. Ele pareia dois grupos diferentes de processadores no mesmo nicho. O grupo big possui quatro núcleos de CPU de alta performance e o grupo LITTLE possui até quatro núcleos de economia de energia.

O eficiente núcleo quádruplo LITTLE executa funções de fundo e o grupo big, sedento por energia, só é utilizado por curtos períodos. Assim, é possível manter um baixo consumo da bateria, apesar dos processadores serem mais rápidos.

Quando necessário, o rápido processador de quatro núcleos pisa no acelerador quando você usa o aparelho. Desse modo, o smartphone fica mais rápido quando você precisa. Os processadores big.LITTLE são o padrão do momento e alguns deles já estão sendo utilizados no mercado de gama média.

De acordo com nossos resultados, descobrimos que o Exynos 8890 é o processador de smartphone mais rápido. Embora ele não entregue a melhor performance de CPU, ele funciona bem com jogos graficamente complexos, chegando bem perto do processador Nvidia Tegra X1. O Kirin 950 do Honor 8 se mostrou o processador de smartphone mais rápido nos benchmarks de ferramentas de escritório e edição de vídeo do PCMark, e também não decepciona os gamers.

Unidade gráfica: grandes diferenças para jogos?

A fabricante de processadores Nvidia oferece o processador gráfico (GPU) mais rápido para smartphones. A quantidade de jogos que podem se beneficiar com ele está crescendo. A Nvidia selecionou na Play Store uma lista de títulos que são beneficiados pela GPU deles.

nvidia shield package
Nvidia possui o GPU mais rápido para smartphones, o que pode ajudar alguns jogos a atingir gráficos realmente bons / © ANDROIDPIT

Aparelhos Android com o GPU da Nvidia

A diferença entre GPUs rápidas e lentas pode ser sentida apenas quando você roda um jogo novo em um smartphone antigo. Diferente de um computador, os jogos (na maior parte deles) não engasgam, mas os gráficos apresentados possuem bem menos detalhes.

real racing graphic details difference
Real Racing 3 apresenta detalhes dos espelhos e da iluminação do painel apenas com processadores rápidos. Acima, o Exynos 7420 no Galaxy S6 Edge; abaixo, o Snapdragon 400 no Moto G (2013) / © AndroidPIT
AndroidPIT Google Pixel C 8784
O tablet Google Pixel C atingiu mais de 40 mil pontos no Basemark X / © ANDROIDPIT

De acordo com o benchmark 3DMark Sling Shot, a GPU de smartphone mais rápida em um Android é a do Samsung Galaxy S7 e a do Galaxy S7 Edge na edição norte-americana embalada pelo Snapdragon 820.

AndroidPIT samsung S7 epic citadel 1271
O Galaxy S7, através do uso do Game Launcher, é sem dúvidas a dica para gamers / © ANDROIDPIT

O processador de smartphone mais rápido: Snapdragon 820 e 821

O Snapdragon 820 de quatro núcleos é mais rápido que o Snapdragon 810 com oito núcleos. O segredo está, entre outros motivos, no atualizado processador de sinal digital Hexagon e na otimização de algoritmos de aprendizado de máquina. Especificamente, isso melhora a performance da câmera e aumenta o número de fotos de boa qualidade.

AndroidPIT Google Pixel Event2016 9894
Melhora invisível nas imagens: o Snapdragon 821 no Pixel / © ANDROIDPIT

O Google Pixel é um dos primeiros aparelhos que faz uso intenso dos novos recursos. Em termos de benchmark, o processador não fornece muitas surpresas, mesmo com sua performance em jogos sendo convincente. Ao contrário, seu talento agora se espalha para tarefas cotidianas, como fotografar.

Samsung Exynos 8: o processador é apenas parte da mística da velocidade

Com o Exynos 8890, a Samsung conseguiu produzir o processador de smartphone mais rápido pela segunda vez. Mas esse não é o único motivo para os aparelhos Galaxy parecerem tão rápidos. O curto tempo de carregamento para aplicativos é atingido através do cartão de memória flash UFS 2.0 patenteada da Samsung, que também é utilizado por dispositivos fora da série Galaxy, no OnePlus 3 e no Google Pixel.

AndroidPIT OnePlus3 soft gold 6527
OnePlus opta pela rápida memória da Samsung / © AndroidPIT

MediaTek Helio X30

Conhecida antigamente como fornecedora de processadores baratos, a fabricante MediaTek está gradualmente se tornando uma competidora madura para a Qualcomm e Samsung. O Helio X30 foi apresentado por ora apenas no papel. Como ainda não tivemos a oportunidade de ter algum equipamento com o processador para teste, vamos guardar nosso julgamento.

O processador de smartphone mais rápido: conclusão

Dispositivos com o Snapdragon 820 e o Exynos 8890 no Galaxy S7 são igualmente rápidos. Os aparelhos da Huawei e Honor com processadores HiSilicon também são excelentes para atividades cotidianas, mas são menos adequados para jogos mais exigentes.

Além do processador, no entanto, a memória flash é um fator decisivo na velocidade percebida dos smartphones. Nesse quesito, o Google Pixel, o OnePlus 3, o Samsung Galaxy S6, assim como os novos dispositivos da Huawei e da Honor, entregam os melhores resultados.

Para melhorar a performance do seu smartphone atual, nós temos as seguintes dicas para você:

Os comentários favoritos dos leitores

  • Raul Pereira há 1 mês

    Os Exynos são muito poderosos, aí você lembra que além dos seus chips a Samsung também faz as melhores telas do mercado, agora comprou a Harman Kardon e que aposto virá embarcado em seus próximos s martphones com caixas frontais de altíssima qualidade... E tem gente que não entende a razão da Samsung ser a potência que é no mobile (e em outros mercados é claro). Ela a única que tem um smartphone que bate de frente com o iPhone em vendas e elogios de críticas, msm usando um sistema que não é exclusivo e a outra usando um sistema que tem total controle. O conjunto da obra nos tops de linha da Samsung impressiona.

  • Victor Hugo Novais Lima há 1 mês

    Samsung tenho que admitir sabe fazer processadores ...os exynos são excelentes

  • Henrique P. há 1 mês

    Matéria muito boa devo admitir. Eu fico com os Exynos, SnapDragons e MediaTeks. Em minha opinião sem dúvida há um empate entre essas 3. Sem dúvida o melhor pra mim são os Exynos, devido ao consumo inteligente de energia e de processamento rápido. Os SDs creio que o único defeito é o consumo de bateria, de resto tudo ok. MediaTek posso afirmar que é um pouco dos dois, porém sua má fama atrapalha, aliás nem sei o porque que se tem essa mania de dizer que MediaTek é uma m****, sendo que não há dúvidas de que seus produtos são ótimos.

  • Deivis Schuman há 1 mês

    Snapdragon= Desempenho imbatível, mas consome mais energia
    MediaTek= Cada vez mais melhorando, mas ainda peca nos drivers
    Exynos= O mais equilibrado

    Conclusão: Exynos o vencedor!

  • Lucio Fabio há 1 mês

    Seguinte vou explanar isso de experiência própria, Tenho um Moto g4 Plus com Snapdragon 617 e um J7 Metal com Exynos 7870, o 617 que é muito rápido e melhor para games porque vem com placa adreno 405 porem eu prefiro e garanto que o Exynos é melhor, isso se dá pelo fato que ele tem litografia de 14 nm enquanto o 617 vem com litogragia de 28 nm , na pratica quando jogo no snapdragon ele chega facil nos 43 graus enquanto o Exynos chega em torno de 34 graus o que é uma diferença grande, fora isso a bateria drena muito mais rapido em jogos no 617 do que no exynos, conclusão o J7 metal entrega uma autonomia muito maior do que a moto g4 plus e esquenta bem menos garantindo assim uma vida prolongada em relação a bateria do moto g4 plus.

143 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi