O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 274 Compartilhado 58 Comentários

Estes são os 5 melhores recursos da MIUI que você não encontrará no Android Lollipop 5.1

Recentemente a Xiaomi anunciou a data oficial para o lançamento da MIUI 7, a nova versão do SO baseado no Android Lollipop 5.1 (AOSP). O sistema presente nos dispositivos da empresa chinesa traz um ecossistema repleto de funções e recursos únicos. Pensando nisso, fiz uma lista com os 5 melhores recursos presentes na MIUI 6 e que não estão presentes na última versão stock do Android Lollipop.

1. Gestão de Dual-SIM 4G

O Android Lollipop 5.1 introduziu de forma nativa uma função para o gerenciamento de múltiplos cartões SIM. No entanto, esse recurso oferece suporte para frequências 2G/3G e 3/4G. A MIUI 6 disponibiliza um recurso para gestão inteligente dos cartões SIM que, ao invés de limitar a frequência em apenas 2G/3G/4G, realiza o genericamente de múltiplos cartões que sejam 4G (Dual-4G).

Você pode definir ambos os chips para funcionarem no LTE, ou apenas 3G/4G. Além disso, o botão de chamada consegue identificar qual é o cartão SIM que deve ser utilizado em sua próxima ligação com base nos contatos da agenda. Você pode adicionar até dois botões de discagem e renomeá-los de acordo com a operadora que será utilizada em cada um.

2. Bloquear aplicativos no multitarefa

O multitarefa da MIUI 6 traz consigo duas funções interessantes. A primeira é a remoção de todos os aplicativos que estão abertos no sistema que, ao contrário do Lollipop 5.1, informa a quantidade de memória RAM que será liberada após esse procedimento. A segunda e, talvez a mais interessante, é a possibilidade de travar os aplicativos mais utilizados pelo usuário. Pelo multitarefa, é possível pausar as aplicações utilizadas com mais frequência, como WhatsApp, YouTube e Facebook. Após esse procedimento, os aplicativos travados serão lançados mais rapidamente e na página em que você os deixou após o último uso. Além de prática, essa função economiza bateria, dados móveis e otimiza a performance do sistema. Elaboramos um artigo especial com todos os detalhes desta função, você pode acessá-lo através do link abaixo:

MIUI funcoes recursos dicas
Travando aplicativos no multitarefa da MIUI. / © ANDROIDPIT

3. Desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo

Todos nós conhecemos o caminho necessário para desinstalação de aplicativos no Android. Além de acessá-los entre as configurações do sistema, ainda é preciso desinstalá-los um por vez. A MIUI 6 traz um recurso que permite desinstalar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo. Na tela inicial da MIUI, faça um movimento de pinça, clique em mover apps, selecione os aplicativos que serão removidos e arraste tudo para a lixeira. 

4.  Acesso root de fábrica

Todos os smartphones da Xiaomi, incluindo o Redmi 2, oferecem acesso root por padrão. Você pode controlar as permissões concedidas para cada aplicativo diretamente das configurações do sistema. Assim, você pode fornecer alguma função especial ou até mesmo bloquear alguma aplicação indesejada. O recurso tem uma opção que alerta o usuário quando algum programa precisa de concessão para utilizar os recursos do sistema. Você pode habilitar o recurso de permissões através do aplicativo de "Segurança", basta clicar na guia de permissões. A partir dessa guia, você irá visualizar todos os aplicativos e suas respectivas permissões. Existe a possibilidade de remover determinado aplicativo durante a inicialização do sistema.

permissoesmiuiseis
Permissões de aplicativos e acesso root MIUI. / © ANDROIDPIT

5. Chacoalhar para organizar aplicativos na tela

Organizar aplicativos na tela inicial da MIUI é algo incrivelmente simples. Diferente do Android Lollipop, ou até mesmo versões anteriores, você não precisa mover individualmente cada app. Basta selecionar a tela que precisa ser organizada, fazer um movimento de pinça e chacoalhar o dispositivo. Pronto! Todos os aplicativos exibidos na tela selecionada serão reorganizados em linha.

E aí, qual dessas funções você gostaria de ter em seu dispositivo?

274 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi