O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 301 Compartilhado 88 Comentários

Conheça os smartphones Android mais resistentes do mercado nacional

Na hora de comprar um novo smartphone temos nossos próprios critérios e prioridades. Porém, é natural que aparelhos que pertencem ao mesmo segmento sejam equivalentes. Assim, o que nos faz optar por um modelo em detrimento ao outro são os recursos extras. E neste momento o "plus" é a resistência!

No quesito resistência, existem duas categorias de smartphones: os que são à prova d'água e poeira, bem como os que são resistentes a queda. Abaixo, você confere uma relação dos smartphones que oferecem este extra de resistência. Mas antes, entenda o que significa dizer que um smartphone possui certificação de IP e como fabricantes como a Motorola desenvolveram uma tela inquebrável.

O que é a certificação IP?

O "IP", neste caso específico, é a sigla de “Ingress Protection” ou, numa tradução literal, “Proteção de entrada”. Ele foi criado pela Comissão Eletrotécnica Internacional e tem por objetivo classificar e definir os diferentes graus de resistência à partículas líquidas (água) e sólidas (poeira). 

A sigla IP sempre vem acompanhada de dois outros números. O primeiro se refere à resistência à poeira e vai de 1 a 6. O segundo número se refere à resistência à água e vai de 1 a 8. Se você quiser saber o que representa cada número dessas certificações, não deixe de acessar o artigo abaixo:

Smartphones resistentes à água

Abaixo, você confere uma lista com os smartphones que são resistentes à água e estão disponíveis no Brasil. As principais fabricantes são Sony, Samsung e Motorola.

Sony - Série Xperia Z

Praticamente toda a linha de smartphones que compõem a série Xperia Z e X são resistentes à água. Dentre eles, estão os lançamentos mais recentes, como o Xperia Z5 e o Xperia XZ. Desta maneira, caso você queira um smartphone que tenha proteção total contra água e poeira, os celulares mais recentes da Sony oferecem isso, podendo ficar até 30 minutos submersos numa profundidade de 1,30 metro.

AndroidPIT sony xperia xz 0443
O Xperia XZ é resistente à água / © AndroidPIT

Dentre os mais antigos, os mais populares com resistência à água são os Xperia Z3, Xperia Z3+ e Xperia Z3 Compact, todos com certificação IP65 e IP68. Ela oferece proteção total contra poeira e podem ficar até 30 minutos submersos em 1,5 metro de água.

Já os celulares mais antigos da linha Z, como os Xperia Z2, Xperia Z1 e Xpeira Z Ultra também contam com certificação IP, mas de nível inferior, IP 55 e 58, para ser mais exato. De qualquer maneira, se você está pensando em trocar de smartphone, dificilmente pegaria um desses três aparelhos, não é mesmo?

Sony - Série Xperia M

A linha M da Sony também são à prova prova d’água. Tanto que eles carregam o sufixo “Aqua” no nome, uma clara referência a essa característica. Enquanto os celulares da linha Z sempre são os top de linha e, consequentemente mais caros, os da linha M são do segmento intermediário.

AndroidPIT sony xperia m5 vs sony xperia m4 1
Xperia M4 (esquerda) e Xperia M5 (direita) / © ANDROIDPIT

O Xperia M4 Aqua, lançado em 2015, é o mais recente aparelho deste segmento vendido no Brasil e com certificação IP67. Porém, uma boa característica dele e que está ausente nos smartphones da linha Z é que você não precisa vedar a porta USB antes de submergi-lo. Na minha opinião, isso deveria vir em todos os smartphones.

Outro smartphone desta série é o Xperia M5 que possui duas certificações, as IP65 e IP68. Isso significa que o Xperia M5 é resistente à água e poeira e, segundo a companhia japonesa, pode ser mergulhado em até um metro de água por meia hora sem que se danifique.

Samsung - Série Galaxy S

Dos mais recentes celulares da Samsung, o Galaxy S7 e o S7 Edge contam com a certificação IP68 que, como já vimos, garante proteção total contra poeira e água. Nesta nova geração, a sul-coreana decidiu selar os componentes internamente. Assim, você não precisa deixar a porta USB tampada com aquele conector de borracha.

Curiosamente, a geração S6 da linha Galaxy não conta com essa proteção, o que é até uma ofensa para um aparelho top de linha e do preço inicial de um Samsung. Porém, a geração Galaxy S5 conta com a certificação IP67, só um pouco inferior à IP68 utilizada nos S7 e S7 Edge.

AndroidPIT IT Samsung Galaxy s6 edge vs s7 edge 1452
S6 e S6 Edge / © ANDROIDPIT

Um dado importante a se mencionar é que no Galaxy S5 é necessário tapar a entrada USB. E como a tampa traseira é removível, é necessário que ela esteja bem fechada também. Caso contrário, a água conseguirá entrar, em caso de submersão. As variantes do Galaxy S5, como S5 Mini e o S5 New Edition contam com a certificação. 

Motorola - Série Moto G 2015

A terceira geração do Moto G trouxe também a certificação IPX7. Ou seja, ele não é resistente à poeira mas oferece resistência à água. Assim, ele pode ficar submerso por 30 minutos em até 1 metro de água. Importante atentar que como a tampa traseira do Moto G é removível, é bom ficar atento para ver se ela está sempre bem fixa.

O Moto G Turbo também conta com a certificação IP, neste caso, a IP67. Assim, além de ser resistente à água ele também resiste à poeira.

watermotogturbo
Moto G Turbo na água / © ANDROIDPIT

Para finalizar, ainda temos os aparelhos que possuem a certificação P2i. Ela indica que o dispositivo possui um revestimento repelente a respingos de água. Assim, ele só aguenta uma chuva leve ou a um derramamento acidental de líquido. Receberam essa certificação o  Moto E de segunda geração, o Moto X Play e o Moto X Style.

Smartphones resistentes a queda

Celulares com tela inquebrável

E já que estamos falando de smartphones resistentes, não poderíamos deixar de incluir o Moto X Force. Ele foi muito alardeado pela mídia, inclusive nós, devido à sua resistência fora do comum.

A sua nova tecnologia de tela, batizada de Shatter Shield e que insere cinco camadas de proteção faz com que o X Force possa cair de alturas surpreendentes e ainda continuar funcionando. Mas, assim como Aquiles, ele tem um ponto fraco: água.

traseiramotoxforce
É resistente, mas... não pode ver uma piscina. / © ANDROIDPIT

Assim como o Moto X Play, Moto X Style e Moto E, o Moto X Force tem uma certificação P2i. Ou seja, apenas um revestimento que repele respingos de água. Então, não adianta nada o X Force aguentar quedas de 300 metros se cair na água.

Como vimos neste texto, a resistência à água ainda é uma função não muito explorada pela maioria das fabricantes. Basicamente, apenas a Sony, Samsung e Motorola oferecem smartphones à prova d’água. De qualquer forma, se o seu não tem nenhuma certificação IP, basta comprar um produto chamado de Ultra-Ever Dry e passar em seu aparelho.

Você acha que a certificação IP67/68 é algo essencial nos smartphones modernos? E a tela inquebrável?

301 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

88 Comentários

Escreva um comentário:
  • Bom dia guerreiros, sabe oque mais deixa indignado, é que a MOTOROLA fabrica o celular mais resistente do mercado e um celular tão bom quanto o motox play um octacore 32 gb com uma tela que quebra até na grama, aconteceu comigo, minha mulher com o celular na mão no meu lado deixou cair num gramado sem pedra e pimba quebrou a tela, eu quebrei 3 vezes sentando com ele no bolso no banco do carro macio, não precisa fabricar com a tela do Gforce mais tambem não avacalhar com uma mica fina.

  • Antes de comprar o meu Moto G 3, fiz várias pesquisas sobre a questão da resistência a água e etc. Comprei pq achei interessante o valor na época para uma propaganda ótima. Nunca havia testado a questão da resistência até que, ele resolveu cair na água por segundos. Resistente foi só o meu cartão de crédito pra pagar a tela nova e que por sinal nem está funcionando direito. Decepcionada :/

  • Quanto ao mergulhar o s7 na água é confiável já fiz isso e é tranquilo, mas cair no chão quebra, meu s7 tá destruído! Esse negócio de gorila glass na Samsung é uma mentiraaa , uma falta de vergonha da Samsung um celular tão caro e tão frágil, eu me sinto um idiota sendo lesado pela samy

  • Prefiro o Moto X Force.

  • Eu é que não vou deixar o meu S5 cair na água, vai que não dá certo, nem usar aonde tenha esse risco. Sei lá, essas tecnologias, que depende de estar bem fechado, parece mais uma fantasia, uma ilusão. Se é para proteger tem que vir de forma que não se corra o risco. É legal a tecnologia, principalmente em relação a água, mas sou desconfiado com essas coisas. Ainda mais que o S5 não é tão reforçado na tecnologia como o S7.

  • Ainda bem que sonhar é de graça.

  • Na minha opinião deveria se desenvolver um celular a prova de roubo, algo do tipo que se desintegrasse em contato com um meliante ou que quando surrupiado da mão do seu dono entrasse em combustão e explodisse.
    Aqui no Brasil ele encontraria um grande mercado

  • O meu Moto X Force já caiu rolando uma escada de mármore de mais de 20 degraus. Quem quase "quebrou" foi a minha tia (foi ela quem me deu o aparelho de presente) quando viu o celular rolando escada abaixo. Eu senti apenas um vazio na alma, mas quando eu peguei o aparelho e vi que estava tudo OK, a tensão passou e a paz voltou a reinar.
    Em relação a água e poeira, não vejo tanta necessidade pra mim, pelo fato de não ter coragem de mergulhá-lo na água.

  • eu mergulhei muito meu s5, tive um g3 e nao tive coragem rsrs

  • O Nokia 3310 é resistance até a explosão nuclear.

  • É bom um celular resistente a tudo, mas aí penso, pra que diabos alguém vai desembolsar mais de 1500 reais num desses (exceto o Moto G que se acha a 800 reais) pra jogar no chão ou enfiar numa piscina? Eu não sou muito cuidadoso, mas evito derrubar e molhar. Minha enteada tinha um Xperia Z3, usou numa piscina a menos de um metro e mesmo assim entrou água, felizmente constataram falha na vedação e trocaram o smart. Mas a minha recomendação: não derrube e nem molhe, mesmo que digam que o celular aguenta!

  • Posso garantir que o X Force tem a tela inquebrável mesmo, é cada tombo que quase me faz infartar!

  • Embora os modelos resistentes a água, sejam importantes, seria melhor se as telas dos aparelhos, viessem com várias camadas de proteção, pois o índice de telas quebradas é muito grande, e tem muitas pessoas desastradas. Quanto maior o telefone, queda, maiores os riscos de ter a mesma quebrada. Por isso é importante o uso de uma película de vidro e capinha TPU, assim minimiza esses riscos.

  • Já mergulhei vários vezes o meu S7, aqui tá aprovado!

  • Eu primeira coisa que fiz foi colocar meu s7 edge na banheira do meu filho kkkkk 100% APROVADO

  • Xperia Z2 Não é caro e não trava, o melhor smartphone UE já tive.

  • Bom.. o GALAXY S5 e S7 então é o bixo da GOIABA, meti na agua mesmo sem PANO. Não é resistente, então tem que averigua.

  • celular a prova de agua e legal mais nenhuma fabricante da garantia se entra agua,mais se o custo beneficio nao tem essa funçao fico com ele mesmo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi