O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 425 Compartilhado 137 Comentários

Conheça os smartphones Android mais resistentes do mercado

Na hora de comprar um novo smartphone temos nossos próprios critérios e prioridades. Porém, é natural que aparelhos que pertencem ao mesmo segmento sejam equivalentes. Assim, o que nos faz optar por um modelo em detrimento ao outro são os recursos extras. E neste momento o "plus" é a resistência!

No quesito resistência, existem duas categorias de smartphones: os que são à prova d'água e poeira, bem como os que são resistentes a queda. Abaixo, você confere uma relação dos smartphones que oferecem este extra de resistência. Mas antes, entenda o que significa dizer que um smartphone possui certificação de IP e como fabricantes como a Motorola desenvolveram uma tela inquebrável.

Escolha um tipo de resistência:

Smartphones resistentes à água Smartphones resistentes a queda

O que é a certificação IP?

O "IP", neste caso específico, é a sigla de “Ingress Protection” ou, numa tradução literal, “Proteção de entrada”. Ele foi criado pela Comissão Eletrotécnica Internacional e tem por objetivo classificar e definir os diferentes graus de resistência à partículas líquidas (água) e sólidas (poeira). 

A sigla IP sempre vem acompanhada de dois outros números. O primeiro se refere à resistência à poeira e vai de 1 a 6. O segundo número se refere à resistência à água e vai de 1 a 8. Se você quiser saber o que representa cada número dessas certificações, não deixe de acessar o artigo abaixo:

Smartphones resistentes à água

Abaixo, você confere uma lista com os smartphones que são resistentes à água e estão disponíveis no Brasil. As principais fabricantes são Sony, Samsung e Motorola.

Sony - Série Xperia Z

Praticamente toda a linha de smartphones que compõem a série Xperia Z e X são resistentes à água. Dentre eles, estão o o Xperia Z5 e o Xperia XZ. Desta maneira, caso você queira um smartphone que tenha proteção total contra água e poeira, os celulares mais recentes da Sony oferecem isso, podendo ficar até 30 minutos submersos numa profundidade de 1,30 metro.

AndroidPIT sony xperia xz 0443
O Xperia XZ é resistente à água / © AndroidPIT

Dentre os mais antigos, os mais populares com resistência à água são os Xperia Z3, Xperia Z3+ e Xperia Z3 Compact, todos com certificação IP65 e IP68. Ela oferece proteção total contra poeira e podem ficar até 30 minutos submersos em 1,5 metro de água.

Já os celulares mais antigos da linha Z, como os Xperia Z2, Xperia Z1 e Xpeira Z Ultra também contam com certificação IP, mas de nível inferior, IP 55 e 58, para ser mais exato. De qualquer maneira, se você está pensando em trocar de smartphone, dificilmente pegaria um desses três aparelhos, não é mesmo?

Sony - Série Xperia M

A linha M da Sony também são à prova prova d’água. Tanto que eles carregam o sufixo “Aqua” no nome, uma clara referência a essa característica. Enquanto os celulares da linha Z sempre são os top de linha e, consequentemente mais caros, os da linha M são do segmento intermediário.

AndroidPIT sony xperia m5 vs sony xperia m4 1
Xperia M4 (esquerda) e Xperia M5 (direita) / © AndroidPIT

O Xperia M4 Aqua, lançado em 2015, é o mais recente aparelho deste segmento vendido no Brasil e com certificação IP67. Porém, uma boa característica dele e que está ausente nos smartphones da linha Z é que você não precisa vedar a porta USB antes de submergi-lo. Na minha opinião, isso deveria vir em todos os smartphones.

Outro smartphone desta série é o Xperia M5 que possui duas certificações, as IP65 e IP68. Isso significa que o Xperia M5 é resistente à água e poeira e, segundo a companhia japonesa, pode ser mergulhado em até um metro de água por meia hora sem que se danifique.

Samsung - Série Galaxy S

Dos mais recentes celulares da Samsung, os Galaxy S7S7 Edge, Galaxy S8 e Galaxy S8+ contam com a certificação IP68 que, como já vimos, garante proteção total contra poeira e água. Nesta nova geração, a sul-coreana decidiu selar os componentes internamente. Assim, você não precisa deixar a porta USB tampada com aquele conector de borracha.

Curiosamente, a geração S6 da linha Galaxy não conta com essa proteção, o que é até uma ofensa para um aparelho top de linha e do preço inicial de um Samsung. Porém, a geração Galaxy S5 conta com a certificação IP67, só um pouco inferior à IP68 utilizada nos novos modelos.

AndroidPIT Galaxy S8 vs Galaxy S7 comparison 2502
Galaxy S7 e S8+ são resistentes à água / © AndroidPIT

Um dado importante a se mencionar é que no Galaxy S5 é necessário tapar a entrada USB. E como a tampa traseira é removível, é necessário que ela esteja bem fechada também. Caso contrário, a água conseguirá entrar, em caso de submersão. As variantes do Galaxy S5, como S5 Mini e o S5 New Edition contam com a certificação. 

Samsung - Série Galaxy A

A nova série Galaxy A chegou ao mercado no início do ano com algumas novidades, e entre elas está a certificação IP68, que torna os modelos Galaxy A5 (2017) e Galaxy A7 (2017) resistentes à água. Se trata de dois modelos intermediários com hardware avançado, e um dos poucos abaixo dos R$ 2.000 que foram lançados até o momento com tal proteção.

galaxy a7 2017 review cinco
Galaxy A7 (2017) é resistente à água / © AndroidPIT

Motorola - Série Moto G 2015

A terceira geração do Moto G trouxe também a certificação IPX7. Ou seja, ele não é resistente à poeira mas oferece resistência à água. Assim, ele pode ficar submerso por 30 minutos em até 1 metro de água. Importante atentar que como a tampa traseira do Moto G é removível, é bom ficar atento para ver se ela está sempre bem fixa.

O Moto G Turbo também conta com a certificação IP, neste caso, a IP67. Assim, além de ser resistente à água ele também resiste à poeira.

watermotogturbo
Moto G Turbo na água / © AndroidPIT

Para finalizar, ainda temos os aparelhos que possuem a certificação P2i. Ela indica que o dispositivo possui um revestimento repelente a respingos de água. Assim, ele só aguenta uma chuva leve ou a um derramamento acidental de líquido. Receberam essa certificação o  Moto E de segunda geração, o Moto X Play e o Moto X Style.

LG - LG G6

O LG G6 é o novo smartphone topo de linha da LG, e vem com certificação IP68. O modelo pode ser submergido em água por até 30 minutos, mas somente em casos de emergência, visto que a LG não recomenda essa prática para outras finalidades. Além de hardware completo, a proteção extra torna o G6 um produto completo.

AndroidPIT LG G6 9299
LG G6 / © AndroidPIT

Smartphones resistentes a queda

Celulares com tela inquebrável

E já que estamos falando de smartphones resistentes, não poderíamos deixar de incluir o Moto X Force. Ele foi muito alardeado pela mídia, inclusive nós, devido à sua resistência fora do comum.

A sua nova tecnologia de tela, batizada de Shatter Shield e que insere cinco camadas de proteção faz com que o X Force possa cair de alturas surpreendentes e ainda continuar funcionando. Mas, assim como Aquiles, ele tem um ponto fraco: água.

traseiramotoxforce
É resistente, mas... não pode ver uma piscina. / © AndroidPIT

Assim como o Moto X Play, Moto X Style e Moto E, o Moto X Force tem uma certificação P2i. Ou seja, apenas um revestimento que repele respingos de água. Então, não adianta nada o X Force aguentar quedas de 300 metros se cair na água.

Como vimos neste texto, a resistência à água ainda é uma função não muito explorada pela maioria das fabricantes. Basicamente, apenas a Sony, Samsung e Motorola oferecem smartphones à prova d’água. De qualquer forma, se o seu não tem nenhuma certificação IP, basta comprar um produto chamado de Ultra-Ever Dry e passar em seu aparelho.

Você acha que a certificação IP67/68 é algo essencial nos smartphones? E a tela inquebrável?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todos os smartphones resistentes à venda no mercado nacional (modelos importados não foram considerados). Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os comentários favoritos dos leitores

137 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
425 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi