O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 26 Compartilhado 23 Comentários

Controle Pie pode estar presente na próxima versão do Android

Ao que tudo indica, finalmente, teremos uma mudança no menu da nova versão do Android. Parece que a Google está trabalhando em uma interface gestual no estilo dos controles Pie de ROMs customizadas como Paranoid Android e CyanogenMod. Bom, pelo menos a gigante das buscas apresentou recentemente um pedido de patente no USPTO para uma interface de usuário com menus "em pizza". A suposta "invenção" do Google está relacionada a um menu de contexto semi-circular, que vem com vários itens configuráveis​​, que podem ser iniciados através de um simples gesto.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
269 participantes
paranoidandroid menu pie
Controle Pie pode estar presente na próxima versão do Android! / © Droid Views

Diga-se de passagem que o recurso não é uma novidade, visto que já podemos ter uma experiência bastante similar com os "comandos aéreos" da Samsung ou os "controles Pie" da Paranoid Android, bem como com os "controles rápidos" do navegador da AOSP. No entanto, existe algo de diferente nesta patente da Google. As imagens revelam que estes menus radiais exigem que o usuário use dois dedos para fazer uma seleção - os comandos aéreos e os controles Pie podem ser usados com um único dedo (ou caneta).

Como podemos ver na imagem abaixo, um dos dedos do usuário atua como um ponto de ancoragem primário, a partir do qual o menu aparece em forma de pizza. Enquanto isso, o outro dedo estende o próprio menu e desliza sobre ele.

Patente google menu pie
Menu Pie da Paranoid Android pode servir de estímulo para os devs da Google! / © USPTO

Assim, uma vez definido o tamanho do menu radial, os usuários podem fazer uma seleção, basta manter o segundo dedo sobre uma opção e deslizá-lo o mais longe do centro do menu em formato radial. Então, um menu pop up aparecerá com as opções. Este menu pop up é significativamente menor do que o menu de pizza e consiste de diferentes segmentos, tais como atalhos para aplicativos, botões, caixas de seleção, controles, menus suspensos, caixas de combinações, entre outros.

Embora os controles neste estilo não sejam uma novidade, o fato da necessidade de uso de um segundo dedo é algo novo. A questão agora é saber se este recurso será funcional ou se a Google está apenas tentando complicar um serviço já muito bem assimilado pelos usuários.

O fato é que ainda não podemos confirmar quando - ou se - a Google trará essa novidade ao Android, porém, me chama bastante a atenção o fato do time de Sundar Pichai buscar nas ROMs customizadas ideias para otimizar o OS do robozinho verde. 

O que você achou da novidade: será que os devs do OS Android vão mesmo mexer na experiência de uso da plataforma desta forma?

Via Phone Arena Fonte: USPTO

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
26 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi