O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 16 Compartilhado 13 Comentários

Meta Review do Sony Xperia L

A pedidos, apresento aqui uma compilação de reviews do Sony Xperia L. As informações e opiniões apresentadas vêm de diversos blogs e sites de tecnologia, representanto a opinião de diversos autores.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2437 participantes
xperia L 1
Sony Xperia L / © Sony Mobile

Design e qualidade

O design do aparelho lembra mais os membros antigos da família Xperia, como o Xperia J, o Xperia T ou mesmo o Xperia Arc. A parte traseira do telefone é curva, o que dividiu opiniões: alguns autores gostaram muito da sensação provocada pela curvatura, como se o todo o telefone fosse curvo, outros disseram que a construção não passa segurança e não é confortável de segurar.

Os botões (power, câmera e volume) estão todos localizados no lado direito do telefone, o que causa um certo desconforto para quem está acostumado a botões nos dois lados do telefone, mas com o tempo, é bem possível se acostumar. Esses são os únicos botões físicos do aparelho. À esquerda, encontra-se a porta USB; e no topo, bem no meio, a entrada para os fones de ouvido. O botão power é de alumínio, com no Xperia Z, acompanhado de uma fina faixa de alumínio que percorre todo o telefone.

A moldura (bezel) do telefone é bastante larga, principalmente na parte inferior da tela, o que pode causar bastante desconforto para segurar o telefone. Para acessar a bateria e o cartão microSD é necessário remover a capa traseira, uma operação um tanto perigosa, já que o plástico de trás não parece muito resistente. Na verdade, toda a construção de plástico parece um tanto frágil.

smartphone pesa 137g, o que o deixa um pouco mais leve que o Xperia Z, entretanto não é tão fino, com 9.7mm. Ele também conta com um LED para notificações: vermelho para bateria baixa, branco para mensagens em espera e azul para 'carregando'.

xperia L 3
Botões volume e power. / © Sony Mobile

Display

 A tela tem 4.3 polegadas, FWVGA com 854x480 e 228 PPI, sente-se falta, entretanto, do Bravia Mobile Engine 2, que garante ao Xperia Z tecnologia para uma experiência rica e confiável para vídeos. Apesar da baixa resolução, textos e ícones são claros, praticamente sem pixelação, podendo, entretanto, parecer um pouco quadrados. Os pretos são profundos e os brancos claros, desde que o aparelho não esteja com o brilho no máximo. 

Os ângulos de visão são bons, a tela fica escura apenas quando olhada de ângulos muito extremos. O display tem proteção anti-riscos que parece ser bastante efetivo, mas tem uma tendência a juntar digitais.

A responsividade do touchscreen dividiu opiniões, houve tanto relatos de experiências maravilhosas, com resposta imediata e precisa, quanto descrições de problemas um tanto sérios, como a necessidade de repetir ações como scrolling e digitação. O auto-brilho ganhou muitos elogios de todos os lados.

Xperia L
Comparado a outros smartphones do mesmo nível, o Xperia L apresenta um tela média, em termos de preço, entretanto, a tela é considerara muito boa. / © Sony

Software

O Xperia L vem com Android 4.1.2 Jelly Bean com a skin da Sony. Uma das vantagens dessa skin é a leveza quando comparada ao Touchwiz da Samsung e ao Sense da HTC. É possível costumizar o telefone com uma variedade de temas, apesar de os temas mudarem basicamente as cores, uma coisa muito legal é a faixa de iluminação, que muda de acordo com a cor do tema.

Além dos apps da Google, o L também vem com alguns apps da Sony, como o WALKMAN para músicas, o Movies para filmes, e Sony Select, a loja de apps da Sony. Algo a se notar é que o telefone é Playstation certified, o que garante acesso a alguns games que são inacessíveis, ao menos por métodos convencionais.

Um problema muito grande do firmware da Sony é o espaço que ele ocupa, dos 8GB de armazenamento interno, 5,8GB estão ocupados.

xperial hme
WALKMAN, Movies e PSM são alguns dos apps da Sony no Xperia L / © Prime Inspiration

Câmera

As specs da câmera soam muito boas, com um sensor de 8MP, HDR e a marca Sony por trás, a câmera é um dos pontos mais anunciados pela japonesa na promoção do Xperia L, infelizmente, os resultados deixam um pouco a desejar. 

O branco tende a aparecer bastante quente, mesmo em fotos tiradas em dias nublados. Também não é muito fácil focar, e as fotos parecem um tanto borradas, mesmo em alta resolução. O celular possui flash, o que melhora as fotos no escuro, mas elas podem parecer um pouco estouradas.

A gravação de vídeo em 720p sofre um pouco dos mesmos problemas, mas não tanto quanto as fotos. O auto-brilho aqui é bastante agressivo, notando-se mudanças bruscas na gravação. O movimento, no entanto, é muito bom.

xperia L 7
A câmera de 8MP é boa, mas o sensor da Sony deixa um pouco a desejar. / © Sony Mobile

Bateria

Com uma bateria de 1.700mAh, a Sony promete 8 horas de conversação. Aqui a Sony cumpre o que promete. Depois de 5h de uso pesado, a bateria ainda tinha 33% da sua carga. Em condições normais, a bateria deve durar o dia todo, mantendo a média de quase todos os smartphones do mercado. O smartphone conta com o modo STAMINA, que desliga algumas funções do telefone quando a tela está desligada, impedindo apps de sincronizar e procurar por notificações ou mensagens; de acordo com a Sony, no modo STAMINA a bateria pode durar até 4x mais. Por ser removível, é sempre possível carregar uma bateria extra.

Especificações

O Xperia L é um telefone mid-range, e suas specs condizem com essa classificação:

Tela TFT de 4,3 polegadas, 854x480
Processador

Qualcomm MSM8230 dual core de 1 GHz com 1 GB de RAM

Sistema Operacional Android 4.1.2 Jelly Bean
Armazenamento 8GB interno, expansíveis com cartão microSD
Conexões microUSB, 3G, WiFi, NFC, DLNA, Bluetooth 4.0 e conexão com TV Bravia
Dimensões 128,7x65x9,7mm; 137g

Conclusão

O Sony Xperia L é um bom telefone mid-range, tem um design um pouco diferente dos telefones da Samsung, HTC e Apple e specs respeitáveis. Com um preço sugerido de R$819,00, é um aparelho muito interessante para quem está interessado em um celular potente mas não top de linha. As críticas quanto à câmera e a qualidade da construção são pontos negativos, mas a tela e o poder interno mais que compensam. Fiquei bastante interessado no telefone, talvez compre um.

O que acharam do Xperia L? Deixem suas impressões nos comentários.

16 Compartilhado

13 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pessoal, confiram no link abaixo um review mais completo e com vídeo. Vale a pena.

    http://www.tekimobile.com/32155/review-do-sony-xperia-l-um-dos-melhores-custos-beneficio-da-atualidade/

  • Já estou usando o meu há 1 mês e não posso reclamar. O aparelho realmente é muito bom para a faixa de preço. Algumas coisas que verifiquei no uso.

    Usando o botão físico, a câmera demora um pouco para iniciar. Para tirar as fotos a pressão exercida no botão deve ser grande. Funciona como uma câmera normal, primeiro foco e depois com mais pressão o disparo.

    App de visualização de fotos da sony é ótimo (álbum). Aumentar e diminuir tamanho de miniaturas precisa de um toque só na tela.

    Realmente o sistema deixa pouco mesmo para uso da memória interna. Nada que um cartão sd não resolva. Passo todos apps para o armazenamento no cartão.

    Com esse tempo de uso, estou satisfeito com o aparelho, inclusive a Sony superou minhas expectativas e deixou meu apreço por samsumg para trás.

  • Galera, não consigo usar o botão de camera que tem na lateral. Tem alguma configuração?

    Fora isso, estou super contente com a aquisição

  • Pessoal peguei o meu xperia l hoje, já estou acostumado com o sistema android, mais tem algo que ta acontecendo com ele que não é normal, alguém que tem o xperia sabe me dizer se a tela de vocês fica tremendo, não é toda hora, por exemplo quando eu entro nas configurações e encosto o dedo na tela para descer a tela fica tremendo, ou quando quero passar uma página para outra na home, se eu parar no meio delas fica tremendo também, gostaria de saber se o pro é com o meu cell ou é dessa versão xperia.

  • Façam, uma correção ai quanto a memoria interna, fica 5,8 GB livres para o usuário mais sendo apenas 1,9GB para aplicativos. Quanto a câmera também senti dificuldades com o autofoco as vezes demora muito e a foto sai borrada. Quanto ao processador e RAM rodam muito bem o Android 4.1.2 e a Sony ja garantiu update para 4.2.2 para ele em breve. Para o preço achei muito bom, troquei meu SII por ele e não me arrependo ja que o SII com o Android customizado pela Samsung fica horrível e pesado.

  • Galera está certo a informação acima?? Diz que dos 8GB de armazenamento interno, 5,8GB estão ocupados. É isso mesmo? Não seria ao contrário, 5,8 livres para o usuário?

  • Depois de uma maré de azar de roubarem meu razr e meu lumia com um mês de uso cair no chão e parecer que uma draga passou por cima dele, resolvi compra esse Xperia L, deve chegar hoje a tarde, comprei mais pelo preço já que considerei um intermediário um pouco que mais avançado, já que possui NFC. Logo que chegar vou fazer o unboxing dele e catalogar minhas primeiras impressões, pode deixar que comento aqui, principalmente a respeito da câmera!

  • corrigindo o comentário acima
    (ai e que eu não compro mesmo)
    esses celular da Nokia fica querendo corrigir as palavras e só piora não compro mais. celular da Nokia :)

  • e só da Galaxy aqui OS cara São fanáticos por Sam... isso vai de gosto ne eu também tive uma experiência não muito agradável com um celular da HTC e até hoje eu compro celular da HTC.. eu que ja não gostava da linha galaxy e agora que eu não compro mesmo eu não curto chegar em um lugar e ver mais de 20 pessoas usando o mesmo celular q o meu então quanto + pessoas dizem quem não compra aí e q eu compro mesmo!!!!!

  • Depois da experiência não muito agradável com Smartphones da Sony, eu não o compraria, uma vez que esse tem quase os mesmo recursos do SII Lite, com a exceção da câmera de 8 mega, contra 5 , além do 1 GB de memória Ram, contra 768 MB e o NFC. Até o L, do Lite a Sony pôs em seu modelo (acredito que não foi mera coincidência, e a parte de trás é muito similar ao SII Lite).Digamos que ainda faltam recursos nele que me convençam de comprá-lo. E daqui a algum tempo será lançado o S4 Mini (este sim, estou muitissimo interessado devido as dimensões compactas, um forte Hardware e a disponibilidade de recursos), que deve ficar bem acima, se brincar, até acima do S3 (vide as queda vertiginosa do preço). E apesar de ter perdido alguns recursos, e da mudança de nome, de Advance para Lite, ainda fico com o GT-9070, visto que, o acabamento é um pouquinho mais aprimorado.

  • Quando vejo esse aparelho, com essas especificações, não consigo deixar de pensar no meu "antigo" Xperia Arc (do início de 2011) com seu processador single core de 1Ghz e seus 512 de RAM... Como tudo muda muito rápido! Antigamente o Arc era considerado um dispositivo de ponta. Hoje o L mesmo sendo superior fica no posto de mid-end e olhe lá!

    Sempre digo a quem quer entrar no fantástico mundo do robozinho que as melhores opções estão nos aparelhos mid-end, mais capazes que os low-end porém um investimento mais em conta que os high-end. A SONY por muito tempo não diversificou seu portfólio, pecando por não oferecer opções para todos os gostos/necessidades, a exemplo da sua principal concorrente Samsung. Agora parece que o erro está sendo retificado...

  • e valeu pela atenção que vocês tem com seus leitores, vou comprar um com certeza se a bateria dura bastante e a tela e boa pra me ja basta pelo preço ta ótimo

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi