O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 24 Compartilhado 6 Comentários

MicroUSB 3.0 no Galaxy Note 3: quão rápida é a nova versão?

O Galaxy Note 3 é o primeiro smartphone do mercado a trazer a nova entrada para microUSB 3.0. Neste artigo você pode ver o que muda nessa nova geração de USB para smartphones e tablets.

bateria
© AndroidPIT

Transferência de dados e carregamento em velocidade turbo

As vantagens do USB 3.0 são claras: a versão atual é notadamente mais rápida do que a predecessora. Ela tem uma taxa de transferência de dados até dez vezes mais alta. Os tempos de carregamento também são bem menores, sobretudo em conexão com o PC, quando comparado ao longo processo do USB 2.0. Porém, percebemos logo que essas vantagens teóricas também trazem alguns problemas na prática.

Nada de USB 3.0 no MacBook

Queríamos testar a velocidade da transferência de dados da entrada USB 3.0 num MacBook Air, e tivemos uma surpresa: em comparação com o padrão anterior 2.0, não houve diferença significativa. Com o cabo de USB 3.0, a transferência de um arquivo de 850 MB demorou 31 segundos; com o USB 2.0, ela demorou 34 segundos. Uma pasta de 1,1 GB com 215 arquivos precisou dos mesmos 45 segundos com um e outro cabo para ser transferida do laptop ao smartphone.

A razão para isso está nas configurações do Note 3: a transferência de dados com o USB 3.0 deve ser primeiro ativada no dispositivo, e isso se dá apenas com o Windows. No MacBook, a terceira opção (abaixo de MTP e PTP) não é nem mesmo mostrada.

usb301
A opção de USB 3.0 à esquerda e o aviso de desativação automática à direita. / © AndroidPIT

USB 3.0 no PC com Windows

Somente num computador com Windows foi possível testar a performance da transferência turbinada: fizemos o mesmo teste com a transferência dos arquivos. Com o USB 2.0, o arquivo de 850 MB foi transferido em 30 segundos; com a versão 3.0 o tempo diminui para 12 segundos. No caso da pasta de 1,1 GB, o tempo foi de 1:42 minutos com o USB 2.0 e 55 segundos com o USB 3.0.

LV1A0076
O USB 3.0 é reconhecível pela porta e pela saída azuis. / © AndroidPIT

Infelizmente esse aumento da velocidade também tem uma ressalva: para poder usar a nova tecnologia, você precisará de um computador com a entrada para USB 3.0, reconhecível pela cor azul. A regra geral é a seguinte: aparelho de origem, cabo e dispositivo de destino devem ter a nova versão, do contrário o USB 2.0 é ativado automaticamente.

  USB 2.0 USB 3.0
850 MB, arquivo ZIP, MacBook 0:33 min. 0:32 min.
1,1 GB, 215 arquivos, MacBook 0:46 min. 0:46 min.
     
850 MB, arquivo ZIP, Windows-PC 0:30 min.  0:12 min.
1,1 GB, 215 arquivos, Windows-PC 1:40 min. 0:56 min.

Tempos de carregamento

A entrada para USB 3.0 não traz vantagens apenas na transferênca de dados. Os tempos de carregamento no PC também são significativamente mais curtos - ao menos em teoria. Ocorre que o Note 3 desativa o modo de USB 3.0 após 10 minutos de inatividade do dispositivo. Com isso, a potência de 900 Miliampere cai novamente para 500 Miliampere.

No caso do carregamento diretamente na tomada, a escolha do cabo não fez diferença: tanto com o USB 2.0 quanto com o 3.0, a bateria do Note 3 foi carregada a 17% da capacidade em 20 minutos.

Também há desvantagens?

Na verdade não há desvantagens, a não ser do ponto de vista estético. A nova entrada USB 3.0 é mais larga e ocupa mais espaço na carcaça. Muitos usuários acham que o smartphone fica feio com ela. Além disso, como vimos acima, a velocidade da nova entrada nem sempre pode ser usada na prática. De resto, toda novidade que economiza o nosso valioso tempo é bem-vinda, não?

24 Compartilhado

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi