O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 123 Compartilhado 86 Comentários

Microsoft teria investido milhões na Cyanogen - Android sem Google mais próximo?

Os inimigos do seu inimigo são seus amigos, certo? Depois da declaração bastante contundente, por parte do CEO da Cyanogen Kirt McMaster de que a companhia pretende tornar o Android independente do Google (as palavras exatas foram: “Queremos tirar o Android do Google”), temos agora a notícia de que a Microsoft pode ter investido milhões na companhia que começou como uma singela ROM customizada.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2968 participantes
cyanogenmod 11 galaxy nexus bootlogo
A CM quer a independência do Google. / © ANDROIDPIT

Segundo reportagem do The Wall Street Journal, a Microsoft faz parte de um grupo de investimento milionário na Cyanogen Inc. A gigante do Bill Gates teria injetado 70 milhões de dólares na companhia que quer a independência do Android, tornando-se parceira minoritária do projeto. Não é segredo que o sistema operacional Windows Phone não cresce com a velocidade desejada pela Microsoft, e que o sucesso do OS do Google representa uma ameaça.

Os planos da CM não são nada modestos. Em cinco anos, segundo seu CEO, a companhia terá desenvolvido um Android completamente independente do Google. A Microsoft vê obviamente uma oportunidade para oferecer seus próprios produtos de software sem temer uma opção nativa do Google ou decisões autocráticas sobre apps na Play Store.

Muitos acham que a CM pretende dar um passo maior do que as pernas, mas muitos jogadores de peso (como a própria Microsoft e a enorme rede social chinesa Tencent) parecem apostar no sucesso da empreitada.

Qual será o futuro do Android na sua opinião? Acredita no robozinho verde sem Gapps?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Flávio 30/jan/2015

    Antes de tudo deviam mudar esse nome da companhia, CyanogenMOD ? coisa mais feia. e profissionalizar mais a equipe. dia desses fui ver o forum e um adm do grupo respondia a dúvidas com rispidez e arrogância deixou usuário indignado. se acham os reis do SO livre.

    E fora poucos apps da google, gosto da maioria deles, não quero ter que fazer uma pesquisa na internet usando o BING no celular ou "cyanogenMODsearch". A google tem melhorado a cada dia mais seus apps de pesquisa, maps, tradutor revolucionário.. e smartphone significa ser inteligente e rápido e se android chegou onde está foi por causa dos serviços google

  • Itamar Rosi 30/jan/2015

    Não odeio a MS pois prefiro usar o windows ms lá no meu PC, em relação a smartphone Android com certeza, sinceramente os devs do cyanogemmod tao mto arrogantes, o Android é da google então que continue sendo ora, eles fizeram crescer e agora vem uns ai querer tirar isso ta errado, se quiserem fazer o proprio Android deles usando Cmo base o código do original tudo bem que faça, que seja algo criado por eles a partir do Android ms querer tirar da google é sacanagem.

  • Itamar Rosi 30/jan/2015

    como disse ainda pouco se criarem algo deles eu concordo, Cmo disseste, mais uma opção, só não concordo eles terem que tirar da google o que eles conquistaram e investiram mto tempo, e consolidaram no mercado que é o Android... a galera do CM tem que criar algo pra disputar cm o Android e não fazer oq querem fazer

  • Igor Arusa 30/jan/2015

    Comentário mais sem noção que li! Eles não são amadores e todo mundo sabe que liberam todo dia versões pra você testar e informar dos bug! Ninguém é obrigado a por algo em desenvolvimento! Aff cara você falou tanta merda! Meu Galaxy sII tá com 4.4.4 graças esses caras! Me deixe

  • Talison Macêdo 30/jan/2015

    Essa confusão tem me feito pensar bastante esses dias, eu uso as ROMs da Cyanogen, porém não uso "nenhum aplicativo deles", digo, substituo o Brownser pelo Chrome, email pelo Gmail, Trebuchet pelo Google Now Launcher, Eu quero o Android puro e customizável e não o Android Puro Customizado, eu considero olho gordo isso que a Cyanogen.inc tá fazdendo O_O

86 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não vamos esquecer o que a Microsoft fez e anda fazendo com Halo, bastou a Bungie não renovar o contrato e vender os direitos que a HYPE em cima de Halo 5 é uma das piores já vistas nos últimos lançamentos . Activision e Bungie riem e debocham com o novo FPS futurista e a Microsoft lida com uma chuva de críticas da comunidade.

    Vou esperar ver a mesma coisa acontecer com a CM, Microsoft impondo suas vontades e acabando com a criatividade do lado menor, pegando a ideia pra si cagando a porra toda.

  • melhor coisa são essas ROMs customizadas deixo meu s4 com perfil de s5 e note 4 ou Android puro e pó rai vai 👦👦

  • Discordo de muitos comentários aqui postados.

    Foi uma escolha da Google disponibilizar o sistema como software livre. Se não fosse por isso, provavelmente o sistema não teria ganho tanta popularidade entre os fabricantes e assim a empresa não teria lucrado tanto com aplicativos e coleta de dados dos usuários.

    A Google não inventou nada do zero. Ela não criou a computação nem a internet. Ela não criou o núcleo do sistema operacional. Ela utilizou várias bibliotecas básicas já existentes (Sqlite, C Standard Library, OpenGL, SSL). Muitos conceitos de layout foram importados do iOS. É praticamente impossível criar algo tão sofisticado "do zero".

    Por ser dependente e integrado ao Linux, o Android enfrentaria problemas judiciais se fosse lançado como software proprietário (o Linux é protegido com copyleft pela GPL 2).

    A Google tem o mérito de ter construído um sistema mobile e toda API para que os aplicativos acessem facilmente as funcionalidades do aparelho. Também foi a empresa que construiu a interface básica os aplicativos essenciais de telefonia, configurações e gerenciamento de pacotes.

    É ilegal dizer que esses componentes do Android não foram criados pela Google. Porém, também é ilegal proibir que pessoas ou empresas criem modificações desse sistema. Isso acontece porque as licenças da maioria dos componentes do Android é pública (Apache, GPL e outras), com a exceção de alguns módulos e aplicativos como gmail, google maps e playstore. Por isso é completamente aceitável que a comunidade e mesmo grandes empresas criem suas próprias versões modificadas de componentes públicos.

    Quando a Cyanogen lança uma versão modificada do Android, não está cometendo uma injustiça, mas sim contribuindo para a comunidade de usuários com um sistema que pode melhor atender a expectativa dos mesmos.

    Acredito que a injustiça acontece quando os usuários são limitados por patentes e proibidos de usar alternativas (seja em software ou hardware). Essa é uma das vantagens mais importantes do Android em relação ao iOS ou Windows Phone.

  • Eu acho um passo maior que a perna, primeiro que a Microsoft tem um péssimo gosto quando se trata de software para smartphone , no mínimo ela vai engolir CyanogenMod com seu mal gosto, a Microsoft teve a oportunidade perfeita quando se associou a admirada nokia, que estava em agonia por falta de inovação e parou no tempo com seu 1100, torço que dê certo mas estou muito cético com esta parceria, se é que pode chamar de parceria. Após uma década perceberam que o Android/ Google, está dominando o mundo em software, multimidia, Internet e etc.

  • acho quase impossível isso da Cyanogen, única opção eh criar o sistema do zero

  • Legal isso, mas acho que não irão conseguir isso de forma tão concreta.

  • Peraí... Não estou entendendo. A Microsoft está investindo na Cyanogen? E o WindowsPhone, como é que fica? Será que a Microsoft vai lançar algum modelo de celular com Cyanogem, para competir com ela mesma com seu Windows phone?

    • é treta pra todo lado

    •   24

      Luiz acredito que este investimento da M$ seja algo aparentemente de Marketing, afinal a M$ não vive apenas de Windows, ela possui o pacote Office, que esta ai embarcado nos dispositivos Android, quem sabe a Cyanogen seja algo para introduzir esse e mais alguns produtos no mercado.
      Uma coisa que fico em duvida é:
      Cyanogen Inc. possui alguma patente?(não possuo essa informação)
      Isso explicaria em partes a M$ investir na empresa não acha!

  • Não é justo. Quem acreditou no Android e fez o sistema ser o que é hoje foi a Google, portanto é muito injusto que tomem isso deles. A CM só faz pegar a base que a Google criou e então modifica em cima dela. O sistema completo ou você compra ou faça um do zero pra você.

  • Lendo esses comentários, me lembrei da briga do WhatsApp Inc. com o WhatsApp+. Me tragam pipoca por favor!

  •   24

    Acredito que está havendo confusão entre os usuários do site nos comentários, a M$ não está comprando a Cyanogen, a M$ está apenas investindo e injetando capital na empresa, e a Cyanogen não quer tirar o Android das mãos da Google, ela está querendo apenas ser independente da Google para suas futuras implementações e releases relacionado ao Android.
    Enfim minha opinião pessoal:
    Usei a Cyanogen por um bom tempo, a melhor build para mim foi a 7, as outras versões não vi vantagens em suas otimizações, sua velocidade é brutalmente inferior ao Android de código nativo. A Cyanogen foi um marco por consegui levar versões atualizada do Android a smartphones que até então não tinham mais suporte das empresas a qual o construiu.
    Infelizmente a originalidade da Cyanogen parou na versão 7, e a partir daí foi apenas uma rom com amontoado de features que foram criados por outras empresas (até mesmo theme chooser foi cópia). Não vejo a como uma rom original desde então, a única que apresenta um conteúdo de autoria própria é a Paranoid no momento.
    Vejo muitos usuários com raiva da M$, e realmente ela possui sim uma política agressiva de capital, mas ela é uma excelente empresa e possui profissionais de ponta, tão bons quantos os da Google.
    Não consigo ver a Cyanogen como algo que ameaçaria a Google, pois a Cyanogen não criou algo até então, ela apenas desenvolveu algo em cima de um código que a própria Google modificou, enfim ela trabalha em cima de um código modificado e não mostrou ter a capacidade até agora de criar algo próprio, do marco “zero” (até agora!).
    Vamos aguardar e ver se essas declarações não passam de choramingos pela a Google está apertando o cerco em relação a segurança do sistema (a própria Cyanogen está começando a suar frio para conseguir fazer suas amadas alterações).
    Enfim ela poderá está começando a pisar em zona minada, sem ao menos estar preparada.

    • Bem, é sabido que o que a CM sempre fez apenas modificar o sistema da Google, então, nesse sistema que eles querem lançar existem 3 opções:
      1 - Eles criam do zero, correndo o risco de não ser tão bom (Logo não vale a pena), ou;
      2 - Copiam a base do sistema da Google e daí alteram do seu jeito (o que não é justo e possivelmente não permitido de forma oficial), ou ainda;
      3 - Criam um sistema do zero que seja melhor ou ao menos tão bom quanto o Android (O que é muito improvável mas seria a única opção bem vinda).

      •   24

        Exatamente José, mas não sei se cyanogen tem a capacidade real de criar um sistema operacional do "zero", pelo menos ela não demonstrou isso até agora, mas com a intervenção da M$ isso é algo que pode ser possível.

  • Google vive apontando falhas do win e ios, a vingança da MS, pode ser investir na CM, para dar o troco na MS. Quem sabe alguém lance um smart já rootado. Uma luz no túnel já começa a aparecer

  • essa cm vão disputar logo com a google kkkk vão fali logo logo

  • Na minha opinião não existe Android sem Google.

  • nunca usei cyanogenmod na minha vida então não vou nem discutir

Mostrar todos os comentários
123 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi