O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Para organizar as ideias, há métodos interessantes em que organogramas ou esquemas são utilizados. Em geral, eles podem ajudar a estruturar as ideias ou mesmo para ilustrá-las, por exemplo, em uma apresentação de algum projeto na empresa. O aplicativo de hoje, o Mind Map Memo, deve ser de grande utilidade para este fim. Se quiser saber mais sobre ele, continue lendo nosso review. 

Avaliação

Versão testada Versão atual
0.8.8 0.8.8

Funções & Utilização

Dispositivo: Cat Stargate 2
Versão do Android: 4.1.1
Root: Não
Mods: Não

Detalhes do aplicativo
Roda a partir do: Android1.6
Tamanho: 180 KB

Ao iniciar, o Mind Map Memo exibe uma tela muito esclarecedora. Recomendamos que você vá ao botão de ajuda antes de iniciar a mexer no app pra valer. É possível iniciar um novo esquema ou editar algum já existente. Caso você esteja iniciando o app pela primeira vez, será necessário criar um organograma.

O aplicativo sugere que se mantenha o dispositivo na vertical. No entanto, não será um problema trabalhar com ele na horizontal caso lhe seja mais cômodo. É possível salvar um esquema nos seguintes formatos: FreeMind (.mm) ou Mind Map Memo (.mmm).

As funções de edição são muito simples. A célula principal que serve como base do esquema é a que dará o nome a este. A partir dela partem as demais células. Para arrastá-las, basta clicar sobre a célula principal e arrastar para onde quiser. Uma nova célula surge ligada por um fio com aquela de base. É ainda possível alterar a cor de fundo de cinza para branco ou vice-versa. A cor das células também pode ser alterada e a palheta para isso é bem mais ampla. Você poderá dar um zoom em seu esquema.

Para salvar os esquemas, o aplicativo usa seu formato próprio, mas permite que se salve no formato Free Mind. Devemos mencionar os problemas que tivemos para exportar ou importar arquivos. Por exemplo, a importação de um arquivo exportado do Mind Map Memo para o FreeMind apresentou falha por problemas de compatibilidade. O Mind Map Memo assinalou que a versão utilizada era a 0.8.1., mas ao ser exibido, detectava-se o formato para a versão 0.9.0. Por sorte, existe um arquivo de texto simples que permite as correções de erros manualmente.

Conclusão:

O Mind Map Memo não chegou ainda ao ponto máximo de seu desenvolvimento. Há muitos pontos fracos e o que mais nos deu problema foi o de exportação de arquivos. Por fim, tivemos que fazer tudo manualmente. Sem contar que faltam cores e caracteres especiais, fato que reduz a utilidade do app para certas apresentações. O Mind Map Memo ocupa pouco espaço no seu dispositivo e é gratuito. No entanto, se você precisar de algo mais profissional, há melhores opções pagas no mercado. 

Tela & Controles

O Mind Map Memo não é dos apps mais intuitivos que conhecemos. O botão de edição não está visível no menu. A criação de células parece ser simples, mas não é bem assim. Toda vez que tentamos criar uma nova célula para um esquema, tivemos certa dificuldade. Apesar de não ser intuitivo, isso não significa que o app não merece alguns minutos do usuário até que ele seja melhor compreendido. Depois deste tempo, garantimos que você dominará seus comandos. 

Velocidade & Estabilidade

O Mind Map Memo teve ótima performance: sem bloqueios ou interrupções. 

Relação Preço/Desempenho

O Mind Map Memo pode ser baixado gratuitamente do Google Play e do nosso App Center. Como já dissemos, os recursos do app são limitados. Há apps similares mais eficazes no mercado. 

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi