O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 336 Compartilhado 316 Comentários

Minha inevitável separação do TouchWiz

Depois de muitos anos de amor incondicional a Samsung e toda a sua gama de aparelhos, finalmente cansei! Estava farta do seu TouchWiz e resolvi migrar para o Moto X Play e sua interface mais amigável. E vou explicar o porque de toda essa desilusão, depois de uma linda história de amor. Ou quase isso...

Sendo honesta, não seria justo comparar as características do Moto X Play com o meu velho Samsung Galaxy S4 Mini. Afinal, dois anos separam seus respectivos lançamentos e, além disso, há um salto de classes. O equilíbrio de forças é naturalmente, desigual. Mas não, as especificações técnicas não foram o principal motivo que para trocar a Samsung pela Motorola. As razões são outras, conforme você vê abaixo:

Sou um tanto quanto obcecada por organização

O TouchWiz tem um problema bem incômodo no que tange ao número de apps pré-instalados. Tenho consciência dos progressos que a Samsung fez nesse sentido com seu Galaxy S6, mas o fato é que eu tinha 52 aplicativos “vindos de fábrica” no meu S4 Mini. São como três telas cheias de apps e eu mal podia baixar aqueles que realmente gostaria de usar.  

samsung cluttered app drawer
O Touchwizz parece um mercado de pulgas/ © ANDROIDPIT

Vale dizer que eu jamais utilizei um terço desses apps pré-instalados. Além disso, a maioria deles são cópias de produtos do Google que uso constantemente. Não preciso de aplicativos de mensagem, nem de navegadores. E tenho certeza que o S Planner e o S Translate funcionam a mil maravilhas, mas prefiro o Google Calendar e o Leo, obrigado. 

Todos os aplicativos pré-instalados no meu Moto X Play cabem em duas telas. Não há apps repetidos e consigo encontrar tudo o que preciso. São organizados, e dessa forma preciso apenas me preocupar com o meu caos pessoal.  

sistemaandroidmotoplayx
A interface da Motorola é bem mais organizada / © ANDROIDPIT

Adoro as coisas simples…

Agora, vamos colocar como exemplo a vida cotidiana: não é agradável mudar para uma nova casa e ver que o inquilino anterior deixou para trás todas as coisas dele e você precisa se livrar delas. 

Quando conectei pela primeira vez o meu Samsung Galaxy S4 Mini tive que me desfazer de tudo o que não me interessava, conectar as minhas contas com tudo o que precisava e adicionar apps e perfis que me utilizo, o que levou bastante tempo. 

motogturbosoftware
Simplicidade é a chave / © ANDROIDPIT

Já com o Moto X Play, tive apenas que inserir meu SIM card e me conectei com a minha conta do Google. O resto foi acontecendo automaticamente. Nada mais, nada menos. 

…e rápidas

Cada vez que levava meu Samsung na mão, recebia uma notificação com um tanto de apps para atualizar. E sempre que havia um update, meu telefone ficava lento. Fora que essas benditas atualizações quase sempre aconteciam ao mesmo tempo. Com isso, era quase impossível usar o smartphone antes da finalização de todos esses processos. Um saco! 

O Motorola, claro, também recebe atualizações, mas não a ponto de, praticamente ,impossibilitar uso o aparelho para coisas realmente necessárias, como fazer o upload de uma foto do meu gato no Facebook. 

Também tenho menos problemas para encontrar os apps que quero usar, ainda que isso não pareça tão importante. Mas se você é um editor do AndroidPIT, como é meu caso, a agilidade para buscar e encontrar com rapidez é bastante útil.

android 60 marshmallow hero devil 1
O Android é mais bonito sem "frescuras"/ © ANDROIDPIT

Conclusão

Ter um smartphone mais minimalista, organizado e fácil de usar melhorou bastante minha experiência com o Android. Consigo encontrar os apps em um instante e tenho a impressão de que este telefone foi feito para mim e minhas necessidades. 

Claro que também posso instalar uma ROM customizada e desinstalar os apps de fábrica, mas isso requer uma manipulação do dispositivo que não quero lidar (pelo menos agora). Por isso, acho demais ter um telefone novo sem bloatware, para poder usar de forma rápida e fácil desde o primeiro dia. Acho que nunca mais voltarei a interface do TouchWiz. 

Você também tem más experiências com a interface Samsung TouchWiz ou se dá super bem com ela? Dê sua opinião em nosso campo de comentários!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gustavo Barbosa 17/fev/2016

    Putss serio isso! Galaxy s4 mini.... ahhh tenha dó, pensei q iria falar do S6, S5, Galaxy A7, Note 5.....
    Foi o tempo que a Touchwiz era o problema dos aparelhos da Samsung, hoje e o grande diferencial do aparelho, mas enfim não vou ficar falando muito não.. so lembre-se que muitos dos recursos do Android hj que esta presente no Android Puro foram inspirados naTouchwiz.. ahhh Mini S4 fala serio!

  • Galego Silveira 17/fev/2016

    Tenho um s5 e o que eu mais gosto são as telas super amoled nenhum concorrente faz igual. É o que me faz continuar com samsung.

  • RenatoKazuo8w 17/fev/2016

    Se é possível fazer uma comparação dessas, então deixa eu compartilhar a minha..

    Depois de anos vivendo na simplicidade do Moto G, eu estava cansado de ter que instalar vários apps para tornar ele mais produtivo, o pior era que isso afetava a quantidade de RAM disponível, fazendo com que a multitarefa ficasse comprometida.

    Substituí o Android capado da Motorola pelo Android completo do Galaxy Note 4, e a produtividade acabou aumentando uns 600%, e o melhor de tudo, sem necessitar instalar vários apps extras, tudo melhorou, a S Pen é magnífica para trabalhar com textos e anotações, a TW da Samsung oferece muitos recursos que aumentam a produtividade.

    Enfim, hoje eu sinto que eu tenho um verdadeiro SMARTphone, apesar dele ter tamanho de phablet.

  • Victor Hugo Novais Lima 17/fev/2016

    eu já tive Samsung e hoje não suporto a touchwizz...nunca mais... e eu já mexi sim no S6 edge e muito... melhorou sim mas ainda não gostei não da mesmo

  • BrunOo El Marouni 17/fev/2016

    ela ta com um mini e antigo e acha ruim quando fica lento nas atualizações
    tenho certeza de q se fosse o s4 normal n teria esses problemas
    e sobre os programas q n usa é só desativar

316 Comentários

Escreva um comentário:
  • Você descreveu meu uso com o Nexus 4, Fake ROM Stock (Marshmallow 6.0.1 MMB29Q) melhor experiência de uso que tive, e vou ficar com ele por mais um ou dois anos. Quem sabe ainda não saia o Android N pro Nexus 7 2013 (aí os Devs do XDA portam pro Nexus 4). Gostaria muito que vocês fizessem um review com a versão testing da Fake ROM de 02.02.2016 do ganachoco.

  • Android puro é uma obra prima comparável ao ios , só que convenhamos, bem melhor. Já tive Samsung , LG, nokia,motorola. A melhor interface que curti foi o Android puro, e o Android da LG. Apesar das muitas modificações da LG, posso lhes dizer que ,tirando o excesso de aplicativos, 90% das modificações eu usava no dia a dia, atalho, controle remoto, desbloquear a tela com dois toques ( como isso faz falta). Emfim assim como os da Samsung possuem os seus atrativos. A modificação do s.o Android por parte das empresas posso dizer que cada um prefere uma, eu particularmente iria ou de LG ou pura MSM , tendo mais afeição pela pura. O problema é que o s.o vem muito poluído de aplicativos que não usamos normalmente , e que não podem ser Desinstalador, uma solução seria poder exlui-los sem fazer qualquer alteração ou instalação de mods ou algo do tipo.

  • Tenho um S4 Mini e não o troco por nenhum desses Motos "letra". hehe Até porque minha esposa tem um Moto G2 e não, simplesmente não gosto. Mas é uma pena que você seja uma usuária inexperiente. Coisa mais fácil é deletar os apps que a Samsung traz. Basta root, um inglês básico e o site XDA.
    Aliás, aqueles apps do Google também.
    Já sobre o "Launcher" , não confundir com a interface Touchwiz, basta usar um dentro das inúmeras opções. Eu por exemplo uso o NOVA Launcher, mas poderia usar um igual ao da Motorola que você diz estar tão admirada .
    Sim, você não precisaria comprar outro Smart porque tais "ajustes" nem precisariam ser feitos por você. Felizmente existe o XDA. Na página do S4 Mini existe uma ROM SAMSUNG sem absolutamente qualquer APP extra. Totalmente debloated além de já rooteada.
    Meu S4 Mini com seus 1.5 de RAM nunca ficou "lento" não. Talvez porque eu tenha uma certa experiência que nem todos tem. Enfim, essa experiência me poupa dinheiro. Não quis e nem precisei comprar outro smart até esta data : )

    • Vamos ver se eu entendi... Largo meu Moto G2, por exemplo. Pronto. Ai compro um aparelho da Samsung, assisto uns vídeos no youtube pra entender de root, debloated, ROM e demais linguagens, claro que com o Google pra traduzir possíveis palavras fora do inglês básico. Faço todos os procedimentos perdendo a garantia. Baixo essa Launcher pra ficar com a cara do meu Motorola. Ok.

      Não seria melhor pegar meu Moto G2, colocar o "Launcher" com cara do Touchwiz, instalar só os apps que acho importante e permanecer com a garantia?

  • Perfeita a reportagem. Explanou quase tudo que eu também passei, com relação à Samsung. Hoje sou feliz proprietário de um Moto X Style pelas mesmas razões. Acrescento ainda que minha conexão tinha plano de dados limitado e as atualizações diárias dos aplicativos que ninguém usa, só aconteciam quando eu estava fora da rede wifi e literalmente devoravam o limite em poucos dias. Quando eu mais precisava, não tinha mais internet.

  • UE comassim vc publica tópico em um fórum altamenre voltado pra Android sistema operacional e pah mas n faz root pra tirar os apps pré instalados? Vamos melhorar isso

  • a touchwiz é tem uma bela aparência so que é uma das interfaces mais pesadas entre os outros dispositivos ,mais mesmo assim prefiro a touchwiz.

    • Olha, tenho um S4 Mini , 1.5 de RAM e garanto que nunca tive problemas de lentidão. Bastam alguns poucos ajustes. E realmente a Touchwiz ( muitos a confundem com Launcher hehe) é minha preferência. Mesmo na versão "antiga" que está no meu S4 Mini.

  • Pelo que entendi, você se refere mais à praticidade do que a aparência em si da TouchWiz. Em relação à praticidade, concordo plenamente, tanto que também tenho um Moto X Play. Quando tinha um Note 3 Neo, fiz acesso root pra me livrar de tantos aplicativos inúteis presentes no aparelho.
    Em relação à aparência, eu prefiro a TouchWiz a versão do Android do Moto X Play. A aparência do Google Now do Moto X Play é muito "morta" (minha opinião) e em vista disso diz acesso root no Moto X Play e instalei um Launcher com a aparência da TouchWiz no aparelho a nível de sistema e assim estou satisfeito.
    Ou seja, me livrei dos "trambolhos" que a Samsung coloca em seus aparelhos, masmantive a boa aparência da TouchWiz.

  • Na realidade o que acontece é sobre o tipo de usuário em sí. Cada pessoa utiliza o smartphone de uma forma diferente, então oque pode ser um sistema vazio para um, pode ser sinônimo de organização para outro assim como um sistema cheio de aplicativos pré instalados pode ser uma mão na roda para uma pessoa pode ser um monte de coisas desnecessárias par outra.

  • "irmões", preciso de ajuda, vou comprar um smartphone hoje, e infelizmente com esses aumentos nos impostos, quero trocar meu moto g2 por um melhor, com R$1400... minhas opções são:
    Galaxy J7: gostei das câmeras, mas ouço muito falar em travamentos na TouchWiz

    Lenovo Vibe a7010: até agora meu preferido, som bacana, leitor biométrico, boa memoria. Mas vi que a frontal não atende muito (pelo menos nas fotos que Vi)

    Moto X 2014: Muito legal também, mas esse visual da moto já ta desgastado pra mim.

    Moto G Turbo: legal também, mas tela TFT broxou..

    enfim, eu to numa duvida do carvalho... qual a melhor escolha ?

    • J7 so serve a camera nao vale o preço que pedem,o vibe e uma boa opçao o preço tambem estar bom,o moto x 2014 sua camera tem o foco muito ruim fotos noturnas fica baixa qualidade,o moto g turbo e uma boa escolha mais e um celular limitado,tambem tem o zenfone selfie e o zenfone 2 excelente aparelhos.

      • J7 não é tão ruim quanto as especificações sugerem e as câmeras são excelentes pra faixa, mas assino em baixo do Zenfone Selfie.

        Não indico mais o Zenfone 2, a Asus não está mais comercializando no Brasil a versão de 16GB com processador de 2,3GHz. Se quiser o Zenfone 2 dessa faixa de preço tem que ser o com Atom Z3560 de 1,8GHz, se quiser com o Atom Z3580 de 2,3GHz só na versão de 32GB.

        Moto G turbo com certeza não vale os quase 1500 que a Motorola tá cobrando.

        Moto X 2014 é isso mesmo que o Gilberto disse e na minha opnião um pouco maus limitado que o Moto G turbo, pois não é dual-sim e sem entrada pra micro SD

    • Tem também o S5 que está próximo dessa faixa de preço. Hardware do moto X 2014 só que com um conjunto ótico melhor e ainda a prova d'água. Na minha opinião ele vale bem mais do que o J7. Depois é só tirar o software da samsung e instalar uma CM e o bicho vai voarrrrr

    • Obrigado pelas sugestões, eu comprei o Lenovo, foi o que mais me interessou, não me aborreci com a câmera, me satisfez.. mas tomara que saia uma cm pra ele logo, ou vou usar o Nova Launcher

  • Mas ué você usa o Galaxy S4 Mini e quer uma Touchwiz competente?

  • só não entendi o pq dessa matéria agora depois q esse s4 mine já está praticamente obsoleto sem atualizações acho mais justo comparado com o moto G1 que são praticamente do mesmo ano se não não tiver enganado e a Motorola já deixou seus princípios de fabricar intermediários com custos benefícios se comparar com outros do mesmo valor ele sempre ficará o para trás mão vejo nenhuma novidade nos smarts da Motorola a mão ser o Android fora isso nada..m

  • Desativo todos os inúteis programas. É fato que ao conectar a primeira vez em um aparelho o mesmo vai logo atualizando tudo. Então, vou até ao aplicativo sem noção, desinstalo as atualizações dele e DESATIVO! Pronto, resolvido o problema.

  • Que matéria infeliz. Que comparação escrota, pensei que era um Note 4, S6, S5 ou Note 5, mas era um S4 mini.
    Todo mundo está cansado de saber que celulares Samsung somente os principais são bons, de resto, nem pega que é dor de cabeça.
    Já usei várias marcas, sony, htc, motorola, linha nexus, mas a Samsung sempre foi a melhor para mim, mas sempre nas linhas Note e S, hoje tenho um note 4 com a Rom Stocco, que está muito em meu dia à dia.

    Matéria sem fundamento, já que a comparação foi realmente escrota.

  • Oq me faz continuar com smartphones da Samsung é a qualidade da tela Super Amoled, o brilho e cores mais vivas é superior a qualquer outro tipo de tela, outro detalhe é a cor preta q é 100%, tem até App simulando desligar a tela apenas colocando uma imagem preta no smartphone. Enquanto não surgir uma tela melhor que a Super Amoled, vou continuar com os aparelhos da Samsung, não vejo nenhum problema com a Touchwiz, visto que podemos desativar ou desinstalar os Apps que não usamos, ou até mesmo ocultar na tela principal do aparelho.

Mostrar todos os comentários
336 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi