O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 154 Compartilhado 27 Comentários

Saiba como usar o modo manual da câmera do seu Android e faça fotos incríveis

Nem todos os usuários gostam de explorar o software de câmera de seus dispositivos. O modo automático permite que o clique seja feito rapidamente e sem a necessidade de ajustes adicionais. Neste artigo você irá conhecer alguns recursos que estão presentes no app de câmera do seu Android e saberá como usá-los para deixar suas fotos incríveis.

Escolha o melhor app de câmera

Pode ser que algumas funções que irão aparecer neste artigo não estejam disponíveis no aplicativo de câmera do seu Android. Se este é o seu caso, saiba que em outro artigo nós separamos os melhores softwares para quem está a procura da imagem perfeita. Acesse o artigo abaixo e escolha o app de câmera que mais combina com você:

Agora que você já selecionou o melhor app de câmera, vamos as dicas!

Como enquadrar uma foto usando a grade

Antes de capturar uma imagem de algum lugar ou objeto, tenha em mente que manter o enquadramento do que será fotografado é essencial. Você pode optar por uma foto onde tudo aparecerá alinhado e uniforme na imagem, mas, também pode optar por um retrato com elementos bagunçados. O recurso de grade pode te ajudar nessas situações.

A regra é bem simples, veja: as linhas horizontais enquadram o horizonte, como ruas, montanhas, mares e mesas, enquanto as verticais servem para alinhar edifícios, antenas, pessoas e objetos. Você não precisa enquadrar o alvo da sua foto dentro do quadrado principal da grade, visto que a grande sacada aqui é a chamada "regra dos terços".

Androidpit s7 tricks 1148
As grades ajudam no enquadramento das fotos  / © ANDROIDPIT

A regra dos terços consiste em quadrar o alvo da imagem em uma das quatro intercessões da grade. Pense no desenho do jogo da velha, agora imagina que o principal elemento da sua foto precisa ser enquadrado em algum dos quatro pontos onde as linhas se encontram. Feito isso, aposto que você não terá mais problemas na hora de alinhar suas fotografias.

Usando o modo HDR

Sempre bem-vindo, o HDR realiza a compensação de luz e contraste, alterando também os níveis e intensidade entre as cores. A melhor forma de usar a função é em situações em que o objeto a ser fotografado esteja contra a luz, para que ocorra a compensação da luminosidade. Nós preparamos um artigo específico com dicas para o modo HDR. Você pode acessá-lo aqui:

Pessoalmente, prefiro capturar minhas imagens sem o modo HDR, visto que opto em editá-las em algum aplicativo de edição, como o Snapseed. Minha dica é que você tire duas fotos, uma com e outra sem HDR, faça um comparativo e escolha a que estiver mais próxima do cenário real.

review xperia z5 PT camera UI hero
O HDR é bom para compensar a exposição de paisagens  / © ANDROIDPIT

Fazendo macro dos objetos

O modo macro salva qualquer cenário desinteressante, basta posicionar seu dispositivo em uma distancia adequada do objeto focado e terá um resultado incrível. Entretanto, um bom resultado dependerá da qualidade da lente do seu dispositivo, visto que nem todas as câmeras contam com um modo de foco eficiente.

Procure ficar perto do objeto, mas não ultrapasse os 3 centímetros que é recomendado pela maioria dos fabricantes. Outra dica interessante é manter as mãos firmes para que o objeto permaneça focado enquanto o plano de fundo fica em segundo plano.

AndroidPIT lg k10 10
O efeito macro torna objetos focados e fundos desfocados / © ANDROIDPIT

ISO é a exposição e a sensibilidade da luz

Quem disse que controlar o ISO é uma tarefa que só profissionais conseguem dar conta? O ISO é o controle da exposição da foto, logo, esse recurso pode melhorar - ou piorar - as fotos que você captura em ambientes com baixa ou alta luminosidade.

Lembre-se de ajustar o ISO de acordo com a necessidade do local em que você estiver. Se você coloca rum ISO alto num lugar com alta luminosidade, a sensibilidade do ISO deixará a foto estourada e ilegível. A melhor maneira de ajustar este recurso é ajustá-lo de acordo com o objetivo da imagem.

samsung galaxy s6 camera photo
O ISO contra a luz e a sensibilidade da exposição / © ANDROIDPIT

Use o flash com moderação

O flash não é um recurso essencial, e sim emergencial. O objetivo do flahs não é clarear um ambiente que esteja totalmente sem luz, mas, procure pensar neste recurso como uma espécie de alternativa ao modo HDR. Se você estiver tirando uma foto onde a luz está contra você, ou quando ela está forte demais, aposte no flash para rebater a luminosidade do ambiente.

frontaldetalhezenfoneselfie
O Flash tem que ser usado com parcimônia / © ANDROIDPIT

Evite usar o flash perto do rosto ou muito próximo de espelhos, vidros ou objetos laminados, visto que a luz emitida pelo mesmo irá espelhar contra a imagem, gerando um excesso de exposição.

E você, quais truques utiliza na hora de usar a câmera do seu Android?

154 Compartilhado

27 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi