O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 155 Compartilhado 86 Comentários

Como saber se chegou o momento de trocar de smartphone?

Isso pode ser duro, principalmente se você é apegado a ele, mas não se engane: mais dias, menos dias, chegará a hora em que você terá de trocar de smartphone. Não será um processo fácil, mas te passamos aqui os principais sinais de que a hora de ter um novo telefone chegou.

1. Se o Android KitKat nunca chegou

As atualizações dos dispositivos Android é um tema muito controverso. Dependendo da fabricantes, isso pode demorar mais ou menos, mas se você tem o azar de contar com um dispositivo que "empaca" por muito tempo em uma versão do sistema operacional, é possível que esse update nunca chegará. 

Atualmente, apenas 25% dos dispositivos têm um Android mais antigo que o KitKat. Isso quer dizer que estes telefones rodam um SO de 2012 que, quatro anos depois, não traz nenhum tipo de inovação e traz riscos de segurança por se tratar de uma versão bem obsoleta.  

Jellybean
Jelly Bean já não serve para muita coisa / © ANDROIDPIT

Logo, essa defasagem do sistema é um motivo inconfundível e primordial para trocar de smartphone. De preferência um que já traga o Marshmallow, ainda que você sofra de algum "choque tecnológico" no começo. 

2. Se a tela do telefone tem mais riscos que um globo de discoteca

Com o passar dos anos, a tela do smartphone vai acumulando riscos e mais riscos, de todos aqueles dias em que você carregou o aparelho no bolso da calça junto com a chave, limpou o vidro com uma toalha cheia de areia ou deixou o aparelho cair tantas vezes que ele já sabia atravessar a rua sozinho. 

AndroidPIT dead galaxy s6 3080
Si tiene un agujero también es buen motivo de cambio. / © ANDROIDPIT

Os motivos podem ser variados, mas o resultado é o mesmo. Aquele trincado já é uma tatuagem indelével do seu dispositivo. Pode ser que você ainda consiga conviver com ele usando um protetor de telas, que ocultaria as "cicatrizes" mais feias, mas não tem mais jeito: é hora de trocar de smartphone. 

3. Se o telefone tem teclas e não é um BlackBerry

Bom, acho que chegamos aqui no sinal mais alarmante. Já fazem quase dez anos que as telas multitouch se incorporaram de vez nos smartphones e viraram um padrão da indústria. É claro que, desde então, existem ainda outros dispositivos sem uma tela sensível ao toque, mas convenhamos: é hora de renovar.

androidpit BlackBerry Priv 9
Se você gosta de teclas, o Blackberry Priv é uma bela opção / © ANDROIDPIT

Se você ainda é apegado às teclas físicas - e, acredite, há muita gente que gosta - o Blackberry oferece o Priv, um belo smartphone que traz o teclado físico e também uma bela tela multitouch, além de uma ótima configuração. E, claro, roda um Android Marshmallow bem estável e redondinho. 

4. Se fazer uma selfie é um calvário

Modelos mais antigos de smartphone não traziam câmeras de selfie e, se traziam, eram tão ruins que nem valia a pena. Logo, você tinha de fazer um malabarismo com o seu pulso para usar a câmera traseira e torcer para que a sua "autofoto" tenha ficado legal. 

Atualmente, até os modelos de entrada dos smartphones trazem uma câmera frontal minimamente decente, para que suas selfies fiquem boas. E se você gosta desse estilo de foto e seu telefone não traz esse recurso, é hora de mudar de dispositivo.

selfie IT
Diga "Whisky"/ © ANDROIDPIT

5. Se o seu telefone não tem 3G

No mundo moderno, se você não está conectado, acaba perdendo muitas coisas. Pode ser que sua desculpa principal seja a de que um Wi-Fi em casa resolve seus problemas, mas não se engane: mais cedo ou mais tarde você vai precisar de um smartphone com cobertura 3G/4G.

Outro ponto que você deve levar em conta nesse aspecto é que, com certeza, sua operadora já está te dando o serviço de internet móvel e você está pagando por ele. Logo, por que não trocar o seu velho telefone por um mais novo para poder aproveitar?

androidpit connection lte 4g
Nosso 4G ainda precisa melhorar, mas ele já quebra um galhão! © ANDROIDPIT

6 - Se o seu smartphone demora muito para executar as operações mais básicas

Entre 2011 e 2015 eu tive um Nexus S que, durante boa parte desse tempo, foi meu companheiro de aventuras (mesmo sem ser um Toddynho). Ele me acompanhou para todos os lados, tirou milhares de fotos, rodou centenas de aplicativos e jogos, ganhou duas atualizações do Android e acessou muitos e muitos sites. 

nexus s
O Nexus S foi um companheiro valente por quatro anos/ © Google

Mas, por mais que eu gostasse dele, tinha de reconhecer: no começo de 2014 já era a hora de trocá-lo. Ele demorava muito para realizar qualquer operação, mesmo as mais básicas, como fazer uma chamada telefônica ou acessar uma calculadora. E a bateria não conseguia durar mais de seis horas longe da tomada - durava ainda menos quando eu tirava meia dúzia de fotos ou ficava meia hora na internet. 

Ainda consegui ficar com o Nexus S por mais um ano, depois de alguns backups e resets de fábrica. Mas, no começo do ano passado, a dolorosa troca teve de ser feita por um Zenfone 5. 

E você conhece algum outro sintoma que mostre que é hora de trocar de smartphone? Compartilhe com a gente!

 

155 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

86 Comentários

Escreva um comentário:
  • O meu bq aquaris 4.5 não tem um toque premium é de plastico mesmo mas foi muito bom. Resistiu a quedas enquanto que outros tinham a tela toda rachada. Acho que o plastico até absorve as pancadas melhor... Tem 1 gb de ram que as vezes acho pouco já e o gps tem vindo a perder precisão :/ uso a conduzir no maps mas por vezes não sabe para onde vai e trava. Dá pena funciona bem e gosto dele boas fotos e tudo :'( só que tem tanta publicidade a smartphones que fico vendo a toda a hora...

  • Não precisa se preocupar com isso. Basta deixar o Google Play atualizar os seus aplicativos por conta própria por uns 2 ou 3 dias e vai ver como seu telefone fica lento e com pouco espaço. Aí você vai na loja, compra um celular novinho que vem com uma versão mais nova do Android e de cara já vem só com 2GB (de 8GB) de memória interna livre, e o antigo tinha 5GB (de 8GB) livre, como pode? Sistemas mais novos, ocupando mais espaço e os aparelhos continuando a serem vendidos com as mesmas quantidades de memória.
    A propósito, pelos aparelhos que pude ter em mãos, observei que esta versão Kit Kat é uma versão "clean" de versões anteriores do android, claro, talvez mais estável, mais leve e consegue rodar bem em aparelhos (restos) de estoques antigos das fabricantes, como por exemplo um Galaxy Pocket que ainda é vendido por exemplo com memória RAM de 512MB!!! Herança do antigo S2 por exemplo.
    A melhor versão que já tive foi o Jelly Bean, cheio de recursos, facilidade para acessar os menus, indicações coloridas naturalmente, mostravam tráfego detalhado de dados (recebidos / enviados) nas diferentes redes (Wi-fi, móveis), detalhes explicitos na tela da bateria. Infelizmente tiraram todas estas informações. As versões de android mais novas, 5 e 6 provavelmente são um pouco mais estáveis, mas, eliminaram muitas facilidades que haviam no Jelly Bean por exemplo.

  • É hora de trocar quando você vê que aguentou a era dos androids de 1 a 3gb com 512mb de ram.

  • Sou um dono muito feliz de um Nexus 5 guerreiro, que já passou por muita coisa em 2 anos de uso (leia-se quedas e ROMs) e continua firme e forte, fazendo tudo que eu preciso sem "engasgar". Esse aqui ainda me acompanhará por muito tempo.

  • eu faço esse exercício, pra que trocar? eu tenho um LG G3 D-855 que tem 2G de RAM, tela quad HD (maravilhosa diga-se de passagem), uma boa câmera de 13M pixels, um bom processador quad core, carregador por indução e me acostumei bem com a interface LG (antes tinha um Nexus 4)

  • vou demorar pra trocar meu lg g3..kkkk

  • meu aparelho não é novo, é um xperia Z2 e não se encaixa em nenhuma dessas situações acima, muito pelo contrário, ele é ótimo, recém atualizado para Marshmallow, não tenho dinheiro sobrando, mas mesmo assim fico procurando um motivo pra trocar, mas ainda não encontrei um que justifique uma troca rs

  • Eu sempre troco de smartphone quando to com uma grana sobrando, de outubro pra cá ja tive Zenfone 2, Moto X 2014, Galaxy A7 e Agora vou Comprar um Galaxy S6. Mas 2014 foi o ano que bati recorde, comecei o ano com um Galaxy S3, depois Moto G, LG G Pro, LG F5, LG G2, Xperia Z2 e por fim um iphone 5s que me aquietei por um ano até comprar o Zenfone 2.....

  • Que legal, o editor é geologo e curte tecnologia.
    Será que no futuro serei editor tbm?
    (Formo em geologia agora em dezembro :)

  • Estou com o meu Xperia SP desde o lançamento, em agosto de 2013. Bom celular mas a sony fez pouco caso. Era um intermediário excelente na época, paguei 1280 reais e tinha até 4G. Mas a Sony só atualizou o android por 6 meses, contrariando a Google que diz que as fabricantes devem atualizar por no minimo 18 meses. Ele veio com android 4.1 e atualizou para o 4.3 em fevereiro de 2014, e só: Nunca mais atualizou. Há 1 ano estou usando Cyanogenmod, android 5.1, se não fosse isso ainda estaria no 4.3 hahahaha Mas meu celular ja está pedindo arrego. Muito lento pra realizar tarefas e o processador dual core ja nao da mais conta :(

  • Nunca fiquei mais que 6 meses com um smartphone. Meu Redmi 2 está perfeito ainda,mas na última semana ele cismou de se jogar do bolso da minha camisa duas vezes e amassou a quina. Mas ficarei com ele até ele não poder ser mais usado!

  • Como saber se chegou o momento de trocar de smartphone?
    R: Quando o dinheiro sobra

    • Ou quando o celular já não dá para o gasto mesmo. Ter um smartphone top, e só por ter dinheiro sobrando, não vou trocar, prefiro gastar dinheiro noutras coisas que queria comprar também (ex: go pro).

  • O legal e que com root e os ajustes certos da pra estender o prazo de validade de um smart :)

  • Nexus S guerreiro rs
    ri muito com essa materia esses indicios são muito preocupantes,tenho um medo do meu LG G3 dar problema

  • Fazer root ajuda a passar mais tempo com o telefone. Ter zelo e fazer um uso de acordo com as configurações do aparelho tb! Da p passar 2 anos pelo menos, se o smartphone for d uma config intermediária.

  • Samsung no máximo 2 anos... Pq já começa a dar problemas..." Parece que é feito pra durar só esse tempo "

    • O meu cunhado tem um Galaxy S4 e continua rápido e fluído com Android Lollipop. Só o que estragou foi o carregador de carregamento rápido que parece destruir qualquer bateria de smartphone.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi