O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 110 Compartilhado 56 Comentários

Moto 360 vs. Apple Watch: qual é o melhor smartwatch de 2014?

Com o lançamento do Apple Watch, o dispositivo vestível da Apple, é chegada a hora de compararmos o tão aguardado smartwatch com aquele que consideramos o melhor exemplar no universo Android, o Moto 360. O Apple Watch chega rodando com o sistema operacional da Apple, o iOS para dispositivos móveis, enquanto o Moto 360 utiliza o Android Wear, da Google. Quando comparamos as especificações técnicas dos dois gadgets, fica bem claro que a Motorola e a Apple vem com tudo para cima da concorrência.

moto 360 APPLE WATCH
Apple Watch (esquerda) vs. Moto 360 (direita): gigantes em diferentes categorias! / © Apple; Motorola; ANDROIDPIT

Design

Em relação ao projeto, é preciso dizer que é bem difícil bater o Moto 360. O smartwatch da Motorola vem em estilo clássico, sem muito apelo futurista, em formato circular, corpo de metal, e pulseira de couro. Além disso, quando comparamos o aparelho com outros smartwatches rodando Android Wear, ele não possui nenhum dock para carregamento na parte traseira, o que deixa o relógio ainda mais bonito e não interfere no uso do mesmo. O Apple optou por trazer um dispositivo com um design muito similar ao do Gear Live, ou seja, um relógio quadrado, com uma moldura de alumínio.

moto360 2
A tela do Moto 360 é redonda e lembra muito um relógio clássico! / © ANDROIDPIT

O mais curioso é que temos dois botões físicos, um deles lembra muito o que usamos em relógio analógicos para mudar a hora. A Apple resolveu chamar este botão de "digital crown" e o objetivo é usá-lo para zoom in e zoom out. Se você pensar em termos funcionais, pode até ser interessante para ver detalhes de mapas; entretanto, um software inteligente como o Android Wear poderá sanar este problema através de comandos de voz. Ao que tudo indica, usando o "digital crown" você também poderá ter uma visão geral da tela, ou seja, ver o conteúdo além das 1,5 polegadas podem oferecer, como se você pudesse andar ao redor do display.

O Apple Watch vem em dois tamanhos, provavelmente para acompanhar o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, e as pulseiras são de couro, aço inoxidável e alumínio.

apple watch
A Apple optou por um design convencional, com aquela pitada futurista dos smartwatches! / © Apple

A Motorola optou por uma tela de 1,56 polegadas, com tecnologia Gorilla Glass 3, em formato clássico, ou seja, redondo, e a resolução é de 320x290 pixels. A densidade de pixels é de 227 ppi, mais do que suficiente para este tipo de dispositivo. Em contrapartida, a Apple informou até o momento que o Apple Watch foi fabricado com uma tela de safira e quadrada com as bordas da moldura curvas.

Especificações técnicas

  Moto 360 Apple Watch
Tela 1,56 polegadas, LCD, 320 x 290; 205 ppi, Gorilla Glass 1,5/ 1,65 polegadas, Safira
Processador TI OMAP 3 não informado
Sistema Operacional Android Wear iOS
RAM 512 MB não informado
Memória interna 4 GB não informado
Bateria 320 mAh, carregamento sem fio carregamento indutivo
Peso 49g (modelo com pulseira de couro) não informado
Sensores pedômetro, monitor de frequência cardíaca, detecção de movimento (PPG) giroscópio, monitor de frequência cardíaca, acelerômetro
Conectividade Bluetooth 4.0 Apple Pay (sistema de pagamento via NFC,  Wi-Fi 802.11b/g e Bluetooth 4.0
Dimensões 46mm x 11mm 38mm e 42mm
Certificação IP67 não informado

Conclusão

Em termos de design, a Motorola deu um show na concorrência com o lançamento do Moto 360 e, neste quesito, o Apple Watch não chega nem próximo do smartwatch da Motorola. A empresa da Lenovo trouxe um dispositivo bastante compacto e com todos os sensores necessários para funcionar em sincronização com o OS Android Wear (esteja ele na versão atual, 2.0 ou superior). Com o Apple Watch, a fabricante norte-americana claramente deu mais atenção ao software que ao design dos gadget. Por isso, na realidade, este comparativo estará mais acirrado quando colocarmos o Android Wear versus o iOS para dispositivos móveis.

Em termos de especificações técnicas, os dois dispositivos correm lado a lado, com uma relativa superioridade do lado do Apple Watch. No final das contas, temos que ver este lançamento de forma bastante positiva, visto que teremos mais concorrência para o Android Wear e, logo, um aumento na qualidade do serviço. Especialmente, se considerarmos que antes tínhamos apenas o Tizen e o Pebble como grandes concorrentes.

​​Este artigo será atualizado assim que o restante das especificações do Apple Watch forem divulgadas.

E aí, na sua opinião a Apple conseguiu chegar próxima ao design e funcionalidades do Moto 360 agora que tornou o Apple Watch realidade? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

110 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi