O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 84 Compartilhado 47 Comentários

Falha de Segurança: Configurações da Qualcomm são acessíveis na linha Moto (Atualizado)

Usuário alemão descobre quase sem querer uma falha na segurança no Moto G. A partir do Apex launcher, é possível acessar o menu de configurações da Qualcomm sem necessidade de root. Vale dizer que também é possível reproduzir o processo no Moto E e no Moto X. A partir destas configurações, os usuários podem ativar o USB mass storage ou até desabilitar todos os sensores do dispositivo usando um click. A questão aqui é que este tipo de permissão deveria pedir acesso à raiz do sistema e não estar acessível tão facilmente a partir do uso de determinados lançadores.

shutterstock 82383217 w2
© Shutterstock, Pavel Ignatov 

A falha de segurança não é crítica, mas segundo os desenvolvedores do Android, o app deveria pedir acesso administrativo aos usuários, pois muitos podem acabar danificando o aparelho ao usar tais personalizações sem saber bem ao certo para que servem. Por isso, o recurso deve ser usado com certa cautela.

Aparentemente, o erro é da Motorola ao permitir que um launcher possa acessar um app nativo do processador, pois ao tentar reproduzir a ação no meu Xperia Z2 não tive sucesso. Vale lembrar que qualquer aplicativo que colocasse um atalho para as atividades na área de serviço poderia acessar tais serviços.

qualcomm settings moto g
© ANDROIDPIT
Apex Launcher Install on Google Play Nova Launcher Install on Google Play

Assim, caso você tenha um lançador como o Apex ou o Nova, basta seguir as instruções abaixo para acessar tais configurações:

  • Pressione a tela longamente usando o Apex Launcher;
  • No menu, selecione "Atalhos";
  • Selecione a opção "Atividades";
moto qualcomm settings
© ANDROIDPIT
  • Localize e abra o "com.qualcomm.qualcommsettings";
  • Clique em Qualcomm Settings;
  • Volte até a página inicial, clique no ícone Qualcomm Settings; 
  • Aqui, você terá todas as opções necessárias para personalizar o dispositivo.

Atenção! As configurações podem parecer inocentes, mas podem causar problemas se não forem bem administradas.

Artigo atualizado em 05/08/2014 - Em resposta ao AndroidPIT, a Motorola Brasil enviou a seguinte declaração com relação a essa falha de segurança:

O menu de configuração do processador - citado pela publicação - é uma ferramenta interna existente nos aparelhos para realização de testes. Portanto, não foi programado para ser acessado facilmente pelo usuário.

Para acessá-lo e fazer qualquer tipo de alteração no menu de configuração do processador, a pessoa precisa ter conhecimento avançado ou seguir alguma instrução divulgada na internet.

A Motorola sempre recomenda que nenhuma destas configurações sejam alteradas pois podem afetar o funcionamento normal do aparelho.

Motorola Mobility

E aí, você conseguiu reproduzir o acesso no seu dispositivo?

Fonte: Revengeday

Os comentários favoritos dos leitores

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
84 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi