Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Moto G em teste: Vale o custo/benefício?

Camila Rinaldi
38

O Moto G possui uma tela com resolução melhor que a do iPhone 5S, custa três vezes menos o valor do Galaxy S4, roda praticamente com Android stock e oferece duas características que os usuários brasileiros adoram: dualchip e rádio FM! Ao redor do mundo, todos falam sobre o custo benefício do aparelho, mas será que no Brasil também desfrutamos desta mesma relação?

moto g 3
© AndroidPIT
4 ★★★★

Avaliação

Prós👍
  • Custo/benefício
  • Android quase puro
  • Personalização da traseira
  • Bateria
Contras👎
  • Câmera
  • Processador com Cortex A7

Vídeo

Desenho & Qualidade de Construção

Com relação a tendência de smartphones cada vez mais leves que acompanhamos no atual mercado mobile, o Moto G não é um dos aparelhos mais elegantes, mas há quem goste de consistência, certo? A parte traseira curva até que dá uma boa forma à mão, porém, quando você segura o aparelho pela parte de baixo, a parte de cima pesa e dá a impressão de que o celular é ainda mais pesado. Isso acontece porque a parte superior é mais robusta.

No geral, o projeto é bem feito e tem inspiração direta no Moto X. O auto-falante na parte traseira não é frequentemente abafado pelas mãos e a entrada para os fones de ouvido na parte superior evitam problemas ao utilizar o aparelho. Porém, o Moto G, asim como todos os Nexus, vêm com o botão de energia muito próximo do botão de volume, o que acaba confundindo o usuário de vez em quando.

O aproveitamento da parte frontal do aparelho para a tela é mais que satisfatório e a ausência do botão físico é a alegria de muitos usuários migrados da Samsung. Além disso, mesmo sendo de plástico, o Moto G não parece um smartphone barato levando em consideração o preço cobrado por ele.

Tela

A tela possui 4,5 polegadas e usa a tecnologia LCD, o que favorece na qualidade das imagens quando o dispositivo estiver exposto à luz direta do sol. 

A tela do Moto G oferece uma experiência muito boa em termos de impressões de cores, porém, existe uma perda no branco das imagens. Podemos dizer que o display do Moto G puxa mais para o vermelho e faz um bom serviço ao reproduzir vídeos e jogos. Um dos motivos pelos quais as imagens possuem uma qualidade muito boa quando reproduzidas na tela do G está diretamente ligado ao fato de que a tela possui 326 ppi e resolução de 1280 x 720 pixels.

Entretanto, como estou acostumada a usar dispositivos com tela maior, o display do Moto G me parece pequeno quando o assunto é jogar no gadget. Porém, isso é bastante subjetivo.

Software

Em termos de UI, o Moto G roda com Android 4.3 praticamente puro, extremamente fluido e sem muitos apps da Motorola. A impressão é a de que estamos com um dispositivo Nexus nas mãos. Segundo o CEO da Motorola, o sistema operacional será atualizado para o Android 4.4 Kit Kat em janeiro de 2014.

ANDROID 4 3 MOTO G
A experiência com o Android no Moto G é quase pura! / © AndroidPIT

São poucos os aplicativos que vêm pré-instalados neste mid-range. Além do pacote básico de apps da Google, os usuários terão o Migração Motorola, que se mostrou ser bastante funcional para backup e transferência de dados do seu antigo telefone para o Moto G; um aplicativo para criar ações automáticas, como desligar as notificações em determinadas horas do dia chamado Assist e, como era de se esperar, os BR Apps, com as sugestões nacionais. (In)felizmente, não pude testar os BR Apps, pois a versão que tenho para a review é a europeia.

Outro app que vale a pena mencionar aqui é o Moto Care, que funciona como suporte para o usuário. Quem tira as dúvidas na central de atendimento ao cliente parece ser realmente uma pessoa. Fizemos algumas perguntas sobre dicas e truques do Moto G e o atendente enviou um link para a página de recursos do dispositivo. Assim, caso você tenha uma dúvida, através do Moto Care pode solucioná-la rapidamente. 

A Motorola chamou bastante a atenção dos usuários para o fato do Moto G trazer um app nativo para Rádio FM, acredito que tenha muito a ver com a falta de memória interna do aparelho... ou será que as rádios brasileiras são tão boas assim?

Performance

O Moto G vem com um processador quad-core Snapdragon 400 com clock de 1.2 GHz, 1GB de memória RAM e tela LCD HD de 4,5 polegadas. O suficiente para entregar um desempenha mais que satisfatório. O lançado e a gaveta de apps respondem rapidamente aos comandos, as trocas de tela são bastante fluidas e usar aplicativos como o Mapas e o Chrome não serão nenhum problema com uma conexão de qualidade.

Em testes de benchmark, o Moto G ficou acima do Nexus 4, HTC One X e o nosso velho conhecido Galaxy S2. Com 17,614 pontos no AnTuTu, o mais novo mid-range da Motorola não apresentou langs, gagueiras ou travamentos durante o uso - ao contrário do Nexus 5, por exemplo. Apesar da tela de tamanho mediano, a mistura de processador e software fizeram um bom trabalho com os gráficos do Real Racing 3 e, pásmem, não registrei qualquer super aquecimento do aparelho durante o jogo.

Porém, uma coisa deve ser dita, o processador apesar de levar o nome da nova geração do chipsets da Qualcomm, ao em vez da microarquitetura Krait 300, que entrega melhor performance, vem com Cortex-A7, uma CPU apresentada em 2011. E isso significa que você não toda a mesma experiência e performance de um smartphone com processador de última geração, mesmo com o Sanpdragon 400 entre as specs.

Um dos modelos vendidos no Brasil oferece a possibilidade de utilizar dois cartões SIM. Uma grande sacada da Motorola, visto que a mudança de dispositivo não será um problema relacionado ao plano da operadora do usuário. Porém, é bom lembrar que a característica torna a possibilidade do smartphone receber as atualização quase que impossível.

Moto G Motorola benchmark
No benchmark, o Moto G fica acima do Nexus 4, HTC One X e Galaxy S2! / © AndroidPIT

O fato da resolução da tela LCD do Moto G ser HD (720x1280p), a experiência multimídia é um dos pontos altos do dispositivo. A qualidade das cores, o detalhamento e o brilho do display entregam imagens nítidas, em alta definição e, em nenhum momento, você terá a impressão de ver pixels grandes graças aos 329ppi da tela. Porém, em termos de ângulo de visão fica a desejar, mas isso também pode estar relacionado ao fato de que ando bem acostumada com displays Amoled.

Memória Interna

Tecnicamente, dispositivos Android possuem melhor desempenho com armazenamento integrado. Porém, quando você não consegue armazenar seus dados em um smartphone, fica difícil engolir um dispositivo de 8 GB apenas de uma empresas como a Google, que entrega a promessa de um ecossistema aberto como o Android, destinado a dar aos consumidores o poder da escolha. E é justamente neste quesito que o Moto G se perde um pouco. Mesmo com o modelo de 16GB do aparelho, R$ 130,00 mais caro, o usuário ainda estará limitado em sua experiência.

Apesar da boa performance oferecida pelo gadget em jogos, a falta de memória é um problema para armazenar games pesados, o que faz muito usuário abrir mão desta compra. Talvez para usuários médios, o modelo de 8GB não seja um problema a curto prazo, porém, com o acúmulo de informação, a tendência é um perda significativa de desempenho.

O pessola do Android and Me levantou uma espécie de teoria da conspiração da Google com relação à memória dos seus smartphones. Nela, é sugerido que o motivo pelo qual a maioria dos telefones e tablets Nexus  não têm incluído o suporte para cartão microSD pode ter algo a ver com a agenda do Google para ter todas as informações dos usuários armazenado na nuvem. Aos poucos, esta opinião já vai me parecendo uma explicação para tal questão.

Câmera

Normalmente, é aqui que as fabricantes cortam custos: na câmera. A câmera traseira do Moto G é de 5 megapixels e não oferece grande resultado, apesar de ser rápida. O software foi inspirado no app do Moto X – a interface é bem simples, logo, não espere muitas opções de configurações avançadas. Tanto nas cpatura de imagens, quanto de vídeos, é possível notar que a imagem fica granulada.

Você também pode selcionar o uso automático do modo HDR pela câmera, assim, ela rapidamente pode configurar a função quando assume que as condições para a captura das imagens são precárias.

moto g 7
A câmera possui um menu de configurações um pouco mais enxuto que o do Moto X! / © AndroidPIT

Entretanto, vale dizer que a câmera frontal é bem boa para vídeo chamadas... até mesmo para fazer caretas como essa:

Camera Moto G video chat
A câmera frontal do moto G é muito boa para vídeo chamadas! / © AndroidPIT
Moto G Motorola camera
Captura de imagem ao ar livre em HDR (esquerda); Imagem capturada em ambiente interno, com baixa luminosidade (direita)! / © AndroidPIT

Vídeos em câmera lenta

A opção de capturar vídeos em câmera lenta já havia me chamado a atenção no Moto X e também pode ser utilizanda no HTC One. Agora a Motorola meio que democratiza o recurso um número maior de usuários. O slow motion é um modo que mais diverte e otimiza a experiência do usuário do que entrega funcionalidade. Esta é uma das "legalzices" que mais gostei do Moto G!

Bateria

Com relação à bateria, o Moto G foi apresentado com uma autonomia 33% superior à do iPhone 5S. A Motorola promete 24 horas de tempo de funcionamento. Um bateria com uma capacidade de 2070 mAh é relativamente forte e, em confunto com o Snapdragon 400, faz um bom trabalho. Para este teste, percebi que em 7 horas de uso acima da média, com a tela em 100% de brilho, o Moto G drenou 25% da bateria.

Levando em consideração que utiliza Bluetooth 4.0 - que possui uma taxa de transferência bem rápida - e que a recepção da Rádio FM é bem ágil, o mid-range da Motorola não fica abaixo da média neste quesito.

Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • XT1032 DVX
    • Fabricante:
    • Motorola
    • Dimensões:
    • 129,9 x 65,9 x 11,6 mm
    • Peso:
    • 143 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2070 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 4,5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1280 x 720 pixels (326 ppi)
    • Câmera frontal
    • 1,3 megapixels
    • Câmera traseira
    • 5 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 4.3 - Jelly Bean
    • Interface:
    • Stock Android
    • RAM:
    • 1024 MB
    • Memória interna:
    • 8 GB
      16 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 400
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 1,2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O slogan da campanha do Moto G deveria ser este: "um smartphone com preço honesto!". Depois do lançamento do Moto G, na quarta-feira, acompanhei o que muitos canais especializados estavam falando sobre o novo mid-range da Motorola e, de modo geral, concordo com a opinião da maioria: este é o facilmente um das melhores ofertas do mercado tech.

Um dispositivo compacto, que entrega uma experiência Android de alto nível ao usuário e que serve perfeitamente para o uso cotidiano a partir de R$ 649,00 (8GB) se encaixa na relação custo benefício no Brasil. No exterior, o valor do aparelho parece ainda mais interessante: US$ 199, na versão de 16 GB, o que chegaria aos R$ 450,00 quando convertido deretamente para a nossa moeda.

Saiba o preço das variantes do Moto G no Brasil.

Normalmente, a relação custo benefício que ocorre com produtos na América do Norte ou na Europa, como o Nexus 5, não se aplica da mesma forma no Brasil, visto que os smartphones e tablets vem crivados de impostos. O Moto G é a excessão à regra.

A Motorola acaba de mandar um recado às demais fabricantes ao oferecer um gadget com boas especificações, mas muito abaixo da média de preço do mercado nacional. A Motorola está de volta e ainda mais agressiva. Samsung, Sony e LG terão que chupar esta manga chamada Moto G!

Comentários

Escreva um comentário:
  • Pedro Paulo há 11 meses Link

    Até o Moto G, deixa o Nexus 4 no chinelo. Kkkkk

    0
    • Manoel Alves há 11 meses Link

      Pq Pedro? Ha certo pelo antutu ladrão? Tudo bem igual o S3 que ta batendo seus 18mil pontos do nada né.

      1
    • Diego Hidalgo há 6 meses Link

      Amigo,tenho o Nexus 4 e o Moto G,e te digo jamais acredite intensamente em testes realizados pelo Antutu,frise que o Nexus 4 tem 2gb de RAM contra 1gb do Moto G além de ser um quad-core com maior poder de processamento,o Moto G realmente surpreende é impressionante tanto sua fluidez quanto sua autonomia de bateria que é inclusive um ponto bem melhor do que no Nexus 4,porém somente isso é de fato a grande sacada do Moto G,além de Radio Fm,capas personalizadas,e preço no mercado,tirando isso o Nexus 4 é superior em jogos pesados,resolução,RAM,android puro e camera traseira,já que a frontal do G eu acho um pouco superior que a do N4,enfim jamais se baseie no Antuntu e sim no uso diário intenso,o S3 como o amigo abaixo falou faz 18000 no Antutu enquanto o Nexus cerca de 17000,mais na pratica e no dia a dia faça o teste e verá que o S3 engasga 10x mais que o Nexus 4,assim como o Moto G também não o supera em desempenho de forma alguma, porém é um ótimo aparelho e faz frente isso sem sombra de dúvidas.

      1
  • GuguGRP há 11 meses Link

    Realmente e como dizem "Bom, Bonito e Barato" como minha irmã está a procura de um gadget vou recomendar este. aproveito e dou uma olhada na performance dele ;)

    0
  • Arthur S. há 11 meses Link

    muito bom

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    jefferson h. há 11 meses Link

    tirando o fato de não ter suporte para cartão de memória, que foi um dos pontos negativos do moto x , e se repete no moto g, com certeza é um aparelho a se pensar , acho que se manter esse preço, não tem concorrente á altura pelo mesmo preço, as outras fabricantes vão ter que baixar e muito os preço, e com a promessa de atualização para o kitkat já em janeiro, acho que não tem pra ninguem mesmo, quem compou s4 mini , s3 mini, e outros minis por ai, deve estar se remoendo de raiva, visto que estes aparelhos estão na media 999 reais.e são bem inferiores e talvez nunca recebam atualizações oficiais .tem tudo para ser um sucesso de vendas o moto g.

    2
  • Bruno Machado há 11 meses Link

    :-)

    0
  • Joelder Rodrigues há 11 meses Link

    por causa desse "problema" de memoria interna será que ele tem usb OTG? teria no minimo quer ter isso!

    0
    • Jão há 11 meses Link

      Sim, ele aceita!

      0
  • Foto do usuário
    Paulo Castro há 11 meses Link

    Vai vender igual a água

    0
  • Pedro Gomes há 11 meses Link

    Gostaria de saber quando ele chega nas lojas físicas?

    0
  • Rudi Santos há 11 meses Link

    eu ainda to custando em acreditar qe esse celular esta por esse preço juro ! pelos relatos e um celular bem acima da media ! e a motorola ta fasendo uma coisas qe me agrada muito dar uma atençao a bateria ! se bem qe poderia ser removivel mais com eu ja ouvi diser isso de bateria removivel e cartao SD deixa o celu mais instavel ,da mais problemas ! to esperando um review mais detalhado pra ver melhor ! mais ainda to sem areditar !kkkkk

    0
  • Rudi Santos há 11 meses Link

    a motorola ta provando qe isso de impostos nao é um fator tao grande assim pras termos smartsphones com preços tao altos assim e mais ganancia de certas empresas mesmo nao tem outra palavra pra se usar qe nao ganancia ! eu qeria ver e a cara dos executivos das outras agora se nao abaixarem seus precos perdem clientes se abaixarem vao estar adimitindo qe poderiam ter feito antes de qualqer forma eles perdem , ja perderam !!!

    1
  • Carlos Henrique há 11 meses Link

    Conserta aí: Captura de imagem ao ar livre em HDR (esquerda); Imagem capturada em ambiente interno, com baixa luminosidade "(esquerda)" - O CERTO SERIA DIREITA - / © AndroidPIT

    0
  • Maiky Braga há 11 meses Link

    Massa. Nunca tive um motorola, mas se continuar assim, não penso duas vezes.

    0
  • Fernando Cordeiro há 11 meses Link

    Podem ter certeza de que está acima do S3 também, pois a Samsung roubou neste benchmark ;)

    0
  • Henrique Padilha há 11 meses Link

    E eu peguei um s3 mini esses dias, pqp

    1
  • guilherme1181 há 11 meses Link

    O de 16GB fica quantos gigas disponivel para o usuário?

    0
    • Leticia F há 10 meses Link

      uns 11

      0
      • Luiz Saint há 9 meses Link

        aí que eu acho muito erradodas fabricantes se é 16 gb de espaço é pra vim pro usuario com 16 gb..caramba..

        0
  • Samuel Serafim há 11 meses Link

    Bacana o artigo, mas os primeiros review estão elogiando bastante a câmera.

    0
  • Adriano Felipe há 11 meses Link

    A matéria está muito boa, mas o que peca é o excesso de erros de ortografia.
    Seria bom ter um revisor antes de postar a matéria.

    0
  • Eduardo Sousa Lima há 11 meses Link

    Acabei de comprar o meu, agora é esperar. Comprei o Colors Edition 16gb na Livraria Saraiva, saiu tudo por 720 dilmas no boleto. Aguardando ansioso, espero receber antes do natal.

    0
  • Marcelo há 11 meses Link

    Olá boa tarde.

    Já chegou a testar se os dois chips funciona simultaneamente... se estiver na internet em 1 Chip o outro recebe e faz ligação e vice-versa.. e o chip que tá na internet faz e recebe ligação...

    Isso acontece com o D3 , pelo menos me falaram, se o chip 1 estiver conectado na internet por exemplo, o chip 2 fica bloqueado... e vice-versa..

    E sabe me dizer se ele tem protocolo MHL para conectar via miniusb - HDMI a minha TV LCD.

    0
  • Jonas Randal Reis há 11 meses Link

    Camila, não entendi a colocação sobre ser "quase impossível" o aparelho receber atualização em sua versão dual chip. Possuo um Razr D1, também dual chip, e que irá receber atualização para o Android 4.4 KitKat.

    0
  • Leticia F há 10 meses Link

    Boa noite, pessoas! Comprei o meu há 2 dias, por 700 no Ponto Frio. 16G, pra mim, são mais que suficientes. Achei muito bom, é rápido, limpo e bem bonito pra um smartphone básico. Aquelas capas achei péssimas, as cores e o material, mas daqui a pouco aparecem outros modelos por aí. Outro coisa que não gostei foi o som, achei muito baixo. Com o fone fica bem melhor, mas se vc quer usá-lo pra MP3 tb não recomendo, muito menos usar o alto-falante... Eu vim de 3 modelos SONY, talvez esteja um pouco mal-acostumada com o quesito música e fru-frus... mas estava cansada de tanta lentidão... Não esqueçam de desligar algumas firulas e coisas sem uso, pq ele só tem 1G de memória e consome tudo... Vamos ver como vai ficar com o KitKat. Se quiserem perguntar algo... Inté

    0
    • Josemar há 10 meses Link

      Ele funciona os dois chips simultâneos, tipo qdo ta na net em um recebe ligações no outro?

      0
    • Marcelo há 10 meses Link

      Olá Leticia.. eu vou comprar 2 na segunda feira... e minha preocupação é na questão dos dois chips.. se o chip 1 estiver na internet 3g o segundo recebe e faz ligação normal... sms, etc... e vice-versa.. se a 3g estiver no chip 2 o chip 1 funciona normalmente..

      parabéns pela aquisição

      vlw
      abs

      0
  • Leticia F há 10 meses Link

    Oi Marcelo. Eu n testei, pq não tenho 2 chips, mas pergunta lá no chat do suporte no site da Motorola que eles te informam. A configuração dos chips é independente, vc pode habilitar dados em um só e eleger prioridade no outro ou deixar os 2 ligados simultaneamente. Todas as opções aparecem para os 2, só não vi na prática com funciona pra te dar os detalhes, desculpe.

    0
  • Alsan Abreu Machado há 10 meses Link

    trocar ou não trocar meu S3? eis a questão

    0
  • Jerônimo há 10 meses Link

    Torço para que as "concorrentes" também entrem nessa jogada de fabricar celulares realmente bons, potentes, customizáveis à preços bem acessíveis como este Moto G.

    0
  • Jonathan Oliveira há 10 meses Link

    Tem uma dúvida que esta me matando... Moto G ou Xperia L? As vezes penso em pegar o Xperia devido ao design e câmera, mas depois penso em pegar o Moto G pela bateria e android mais recente... Deem uma ajuda nesta decisão :D

    0
  • Antonio Carlos Ribeiro Dos Santos há 10 meses Link

    Acabei de comprar um Moto G Dual na própria loja da Motorolla com frete grátis! Darei de presente de natal para o meu filho!

    0
  • klebee brandao há 7 meses Link

    Troco meu s3 mini ou nao pelo moto g ?

    0
    • Foto do usuário
      Admin
      jefferson h. há 7 meses Link

      olá, os dois aparelhos são quase equivalentes, sendo que o moto g se sai melhor por ser mais novo e ter um processador quadcore, mas não tem slot para cartão, o que pode ser um empecilho para você, se o teu perfil for de um usuário moderado , é uma boa troca sim, mas se for mais avançado dê preferencia pelo moto g de 16gb, pois com o de 8gb você pode ficar com problemas de espaço logo.

      0
  • Romualdo Melo há 5 meses Link

    Acabei de adquirir um motor g ( color) e estou hiper satisfeito.

    0
  • +android há 2 meses Link

    Esse post foi muito útil, vale muito a pena não só pelo preço mais pelo seu sistema potente, tela em hd, e o mais legal é que se parece um nexus... :-)

    0
  • Robson há 2 semanas Link

    Boa tarde amigos,
    Preciso de uma ajuda urgente! Instalei o supersu num moto g e no final ocultei o mesmo colocando no modo invisível, porém agora estou precisando abri-lo para alterar uma função e não estou conseguindo acha-lo para abrir. Alguém pode me ajudar no que devo fazer???

    0