O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 171 Compartilhado 92 Comentários

Moto G vs. Nexus 4: 200 Reais fazem a diferença?

A Motorola supreendeu muita gente ao lançar o Moto G, um smartphone abaixo do preço de mercado e que entrega a experiência de um Android puro. O Nexus 4 é um smartphone com especificações high-end e também é oferecido a um preço acessível, porém, a relação custo/benefício no país não é a mesma que encontramos na Europa ou nos EUA. Assim, qual é o negócio mais vantajoso: Moto G ou Nexus 4?

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2629 participantes
Moto G Nexus 4 tela
Como o Moto G se comporta em comparação ao Nexus 4? / © AndroidPIT

Antes de dar início a este comparativo, vale dizer que o Nexus 4 já possui um ano de mercado e já foi substituído pelo Nexus 5, já o Moto G goza do frescor do seu lançamento. No mercado, é possível encontrar o Nexus 4 por R$999,00 na versão de 16GB, já o Moto G de 16GB, dual-chip com quatro capas coloridas sai por R$799,00. Caso você queira saber um pouco mais sobre cada um destes dispositivos, acesse a review do Nexus 4 e a recente análise do Moto G. Por enquanto, vou me ater a alguns detalhes das especificações de ambos os aparelhos.

Construção e Tela

Em termos de design, os aparelhos são bem diferentes, mesmo havendo pouca diferença em relação ao tamanho da tela, o Nexus 4 aparenta ser bem maior que o Moto G, ou é o último que aparenta ser bem menor? O fato da parte traseira do mid-range da Motorola ser curva oferece um melhor encaixe na mão. Uma das coisas que me chama muita atenção no G é o fato de que podemos trocar as capas traseiras, o que acaba diferenciando os mesmos aparelhos. Já com o Nexus 4 isso não é possível, todos os usuários terão o mesmo molde. Porém, o telefone da LG é feito de vidro e o da Motorola de plástico.

  Moto G Nexus 4 coloracao tela
As cores são mais vivas no Moto G (esquerda); O branco é mais limpo no Nexus 4 (direita)! / © AndroidPIT

A tela do Moto G oferece uma experiência melhor em termos de impressões de cores, já o Nexus 4 reproduz melhor o branco. O display do Moto G puxa mais para o vermelho e a do Nexus 4 para o verde. Ambos os dispositivos fazem um bom serviço ao reproduzir vídeos. Os dois aparelhos oferecem uma experiência com Android puro, por isso, são muito semelhantes à primeira vista.

Moto G Nexus 4
A traseira curva oferece melhor grip ao Moto G (embaixo) e evita que o som do auto-falante seja abafado! / © AndroidPIT

Mesmo que o Nexus 4 tenha uma tela maior (com a impressão de ser bem maior), no quesito construção e tela, fico com o Moto G por causa do grip, da possibilidade de personalização e pela qualidade da imagem.

Auto-falantes

Como editora de tecnologia, já pude perceber que muitos jornalistas pendem para diferentes recursos em suas análises. Assim, posso afirmar que o que mais me chama a atenção em um smartphone é sem dúvida os alto-falantes. No momento em que pego um aparelho, procuro os speakers. Tanto o Nexus 4 quanto o Moto G trazem o alto-falante na parte traseira, porém, quando ambos estão sobre a mesa, a experiência de som do Moto G é melhor, pois o design arqueado não abafa o som como a traseira reta do Nexus 4.

Além disso, tavez por causa do material de fabricação, o Moto G oferece um som mais limpo, entregando uma experiência multimídia melhor. Por isso, o Moto G leva a melhor nesta comparação.

Moto G Nexus 4 auto falantes
O Auto-falante do Moto G oferece uma experiência de som melhor! / © AndroidPIT

Processador e RAM

Aqui está a chave da questão. Apesar do Nexus 4 ser um smartphone de um ano atrás, o processador é mais potente. O Moto G é embalado pelo Snapdragon 400, quad-core com clock de 1,2 GHz, e o Nexus 4 pelo Snapdragon S4 Pro, também quad-core, com clock de 1,5 GHz. Além disso, o Nexus 4 possui o dobro da RAM do Moto G, por isso, é melhor ao processador aplicativos que exigem performance, como jogos e navegação em geral. Aliás, ao acionar o lançador de aplicativos e trocar de telas de forma rápida é um ótimo termômetro para medir tal diferença. Porém, o Moto G consegue lidar melhor com o consumo de energia.

Assim, em termos de processamento de dados e RAM, o Nexus 4 bate o Moto G.

Software

Em relação ao software de ambos os aparelhos, podemos dizer que as semelhanças são bastante grandes. Ambos os dispositivos rodam com Android puro, apesar do Moto G ter um aplicativo próprio de câmera e trazer aplicativos nativos extras, como o Moto Care, Rádio FM, BR Apps, Assist e Migração Motorola. A partir de janeiro, ambos os celulares estarão rodando com Android 4.4 KitKat. Como podemos perceber, ambos os aparelhos oferecem uma experiência Android muito parecida. Entretanto, é preciso citar que o app de migração da Motorola merece pontos com estrelinha aqui por sua funcionalidade.

 

Moto G Nexus 4 botoes
Motorola rodando com Android puro (esquerda); Nexus 4 com Solo Launcher (direita)! / © AndroidPIT

Com relação ao software, ambos os aparelhos são de primeira e contam com o suporte da Google por trás das atualizações do OS. Podemos dizer que temos um empate neste quesito.

Câmera

Com relação à câmera, os dois celulares ficam devendo, por isso, a questão aqui é saber qual é o menos pior. O Nexus 4 leva a melhor aqui, muito mais por causa do hardware que do software. A qualidade das imagens é melhor. Apesar de preferir o menu de configurações do Moto G, a verdade é que o Nexus 4 me dará melhores imagens. Além disso, a captura de fotos com o Moto G é meio chatinha, já que o recurso de foco não é intuitivo como nos demais smartphones Android.

Moto G Nexus 4 comparacao
O Hardware do Nexus 4 pesa na hora da comparação das câmeras! / © AndroidPIT

Levando em consideralção que o Nexus 4 tem uma câmera de 8 MP Android stock e que o Moto G oferece um sensor de 5 MP Motorola, pode-se afirmar que a câmera do Nexus 4 é melhor por causa do hardware. Porém, vale dizer aqui que a câmera do G é boa para um aparelho nesta média de preço.

Bateria

Ambos os dispositivos têm capacidades de bateria similares, mas o Moto G tem muito melhor gerenciamento de bateria do que o Nexus 4. E muito disso vem do fato do processador do Moto G ser de uma geração mais recente da Qualcomm, mesmo contento a microarquitetura de 2011. 

Especificações técnicas

  Moto G Nexus 4
Fabricante Motorola LG
Processador Qualcomm Snapdragon 400, quad core, 1,2 GHz Qualcomm Snapdragon S4 Pro, quad core, 1,5GHz
GPU Adreno 305, 450MHz Adreno 320, 1500 MHz
Tela 4,5 polegadas, LCD, 1.280 x 720 pixels, 329ppi 4,7 polegadas, IPS, 1280 x 768 pixels, 318ppi
Memória RAM 1GB 2GB
Armazenamento Interno 8/16 GB 8/16 GB
Câmeras 5MP (traseira), 1,3MP (frontal) 8MP (traseira), 1,3MP (frontal)
Bateria 2.020 mAh 2.100 mAh
Dimensões 129,9 x 65,6 x 6,0-11,6mm (traseira curva) 133,9 x 68,7 x 9,1 mm
Peso 143 g 139 g
Conectividade micro USB, suporte para fone de ouvido 3.5mm micro USB, HDMI SlimPort, suporte para fone de ouvido 3.5mm, NFC
Conexões Wi-fi (802.11 b/g/n), bluetooth 4.0, HSPA+ Wi-fi (802.11 b/g/n), bluetooth 4.0, HSPA+
Sistema Operacional Android 4.3 Jelly Bean (Android 4.4 em janeiro 2014) Android 4.3 Jelly Bean (Android 4.4 nas próximas semanas)

Conclusão

Ao colocar lado a lado as especificações dos dois smartphones e, depois de poder usuá-los por algum tempo, apesar da Motorola ter colocado um smartphone com um preço super justo no mercado, o Nexus 4 ainda é imbatível, mesmo com os problemas já conhecidos com a bateria. Se você me perguntar se a diferença de 200 reais faz diferença nesta hora, minha resposta é a de que sim. Apesar do Moto G ser mais barato e mais personalizável, no fim do dia o Nexus 4 é mais rápido e entrega melhor qualidade.

E você, qual deles leva para casa, o Moto G ou o Nexus 4? O que você leva em consideração na hora de escolher um celular de baixo custo? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

171 Compartilhado

92 Comentários

Escreva um comentário:
  • Cara o nexus e muito máquina, não tem logica ele atendi em tudo oque eu preciso muito fera mesmo,hoje rejeitei um moto g no nexus.
    Mas para concluir o nexus e de maisssss 👏👏✌😉😉

  • bom cara. realmente a diferença é pouca. eu possuo um moto G apesar de ser bom não me deixou muito satisfeito, verei se futuramente consigo pegar um nexus 4 ou o 5. mas enfim exelente tópico você realmente fez um bom trabalho aqui.

  • Sem dúvida o Hardware do Nexus 4 é superior ao do Moto G mas tive a oportunidade de pegar os dois modelos em mãos e ao testar os mesmos softwares o Moto G sempre saia na frente, é algo que vale a pena testar. Tipo internet, navegação os 2 usando a mesma banda larga o carregamento da motorola é ligeiramente mais rápido, assim como a execução dos aplicativos. Nada de absurdo, mas pra quem não vai usar pra tarefas pesadas, vai de Moto G e não irá se arrepender.

  • Primeiro vamos começa colocando certos pontos na mesa, a velocidade do processador do moto g não e real (underclock), segundo memoria RAM e pouca mais lida bem com qualquer jogo e aplicativo, realmente a câmera e a falta da função NFC e chato mesmo, e podemos ver que mesmo o Nexus 4 sendo da google e sendo mais poderoso do que o moto g, o moto g foi muito bem mais trabalhado, faça um Benchmark e compare o moto g com o Nexus 4 e vamos saber por que o moto g foi bem trabalhado.

  • Camila, na sua opinião, qual vale mais a pena: Nexus 4 ou Moto G Music Edition?

  • Eu tenho um Nexus 4 e posso falar que é um ótimo smartphone, apesar de ainda eu apanhar um pouco. Claro que realmente a bateria fica devendo e muito, mas é um ótimo smartphone!

  • Sem dúvida o Moto G tem um excelente custo benefício,vale muito a pena comprar um,só que comparar ele com o Nexus 4 mesmo que não pareça há uma grande diferença entre ambos (o android puro do nexus e o processador,além da RAM) então acaba sendo covardia apesar de o Moto G ser na minha opinião excelente,quem é usuário da linha Nexus sabe que o aparelho é diferente,é fluído,raramente trava,se fizermos a comparação Nexus 4 vs Moto X,apesar de o Moto X também ser um high-end recente e "turbinado" na relação uso diário o Nexus 4 leva ligeira vantagem,(testei ambos por 1 semana) assim como ele leva vantagem sobre S3,Xperia S,LG Optimus G,então mesmo que o Nexus não seja o mais querido entre usuários,quem tem ou pelo menos usou um durante algum tempo,nunca mais quis se desfazer,devido a estabilidade,agilidade e tranquilidade em que o aparelho lida com tarefas árduas,jogos,e até mesmo para users avançados que migram para cyanogem mod para melhor uso de bateria entre outros,enfim para conhecer um Nexus só utilizando-o,temos excelentes aparelhos como moto x e moto g,porém nada equiparado ao Nexus 4 o guerreiro do dia a dia que nunca te deixa na mão,seja qual for seu modo de uso.

  • um aparelho com boa performance mas com muita fragilidade, acompanhem as reclamações (reclame aqui) quanto a tela quebrada de alturas insignificantes, para uma tela com gorilla glass 3 é uma bomba, simplesmente ridículo, estou indignado com o meu que com 6 dias de uso entrou para o rol das reclamações, acredito que é uma falha de projeto. Lamentável....

  • Pessoal! Esse negócio de o nexus 4 ser mais rápido é mentira. Eu comprei um nexus 4 pra mim é meu irmão comprou um moto g pra ele e fizemos o teste de qual abre o aplicativo mais rápido. Em todos os testes que fizemos o moto g ganhou por milésimo. Sim! O moto g abriu os jogos mais rápido. Não sei se é por causa que o meu nexus tá com o kit kat e o dele não, pode ser isso. Depois mudei I tempo de execução do nexus pra ART e o moto g continuou ganhando. Mais ainda prefiro o nexus 4 pela resolução da tela. Assistindo vídeos percebo que o nexus 4 tem cores mais a ver com a realidade e a do moto g é mais vibrante. E na questão da bateria o moto g é imbatível. A bateria arrasa com a do nexus 4

  • vo dizer a minha opniao depois de ter pesquisado e USADO bastantes os dois aparelhos para escolher um pra comprar... no final comprei o moto g que apesar das espcificaçoes tecnicas ai, na pratica nao perde em nada pro nexus, (ja deixo claro q a camera pra mim nao tem tanta importancia) o moto g fez tudo o q nexus fez tbm rodando apps, jogos, navegando, multitarefas sem engasgo.. PRA MIM e muito pagar 200 reais por poucas diferença

  • Não sei o que eu compro.
    O Moto G music edition que vem com um headphone Tracks Air por 699 ou o nexus 4 por 791.

  • Minha única decepção com o nexus 4 é a bateria, fora isso não troco ele por nenhum outro.

  • Estou lendo pessoas comparando o Moto X ao G e assim ao Nexus. Comparando com o Moto G o Nexus 4 leva vantagem, mas se comparado ao Moto X ele perde feio e tudo começa com o 4G que já vem no Moto X. Além disso o Moto X vem com 2Gb de RAM e tem performance superior ao Nexus 4, tanto é que lá fora tem até reviews contra o Nexus 5 e mostrando o Moto X como superior a este.

  • Depois ter vários smartphones, cheguei a conclusão que só por ter 2GB de RAM o Nexus 4 por esse preço é o vencedor. Estou satisfeito com meu nexus 4

  • Pessoal, com o preço do nexus 4 vc compra um moto g music edition que é este daí só que sem as capinhas (que pra mim não fazem falta) mas vem com um super fone Air tracks da sol republic que é wireless e muito bom. Só pra ter idéia ele custa 200 dolares nos EUA e com o moto g vc paga uns 200 ou 250 REAIS! então vale mt mais apena moto g music edition.

  • Moto G = Resistência e Bateria
    Nexus 4 = Specs e Design

  • Deu sorte que garantiu o N4 por R$789,00 em 10x sem juros no site do extra na sexta-feira

  • Nexus 4 melhor custo beneficio ainda. E digo mais, vi em algumas lojas por 800 reais a vista, praticamente o mesmo preço do Moto G.

  • Hum, nem moto g nem Nexus, comprei um optimus g p/ 869,00 é praticamente um irmão do Nexus com a vantagem de 32gb de memória p/ Nexus, o único diferencial é que o optimus não tem atualização oficial, mas rom é o q não falta p aí rs

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi