O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
216 Compartilhados 74 Comentários

Moto G Turbo vs. Moto X Play: a linha Moto não tem espaço para um novo intermediário!

Aparentemente, a Motorola ouviu as inúmeras críticas de seus usuários e fãs da marca sobre o controverso lançamento do Moto G 2015. A terceira geração da série Moto G saiu mais cara, cheia de extras, mas, basicamente, por dentro temos o mesmo hardware lançado em 2014. O Moto G Turbo foi anunciado como uma alternativa reformulada e mais atraente, entretanto, o valor de mercado desse dispositivo o colocou muito próximo do intermediário premium da série Moto X, o Moto X Play. Se você quer saber quais diferenças separam ambos os dispositvos, não deixe de conferir o nosso comparativo entre o Moto G Turbo e o Moto X Play.

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Design e acabamento

O gosto pelo design de um dispositivo é algo subjetivo. Portanto, nesse tópico irei destacar algumas diferenças e os pontos característicos de cada aparelho. Uma análise aprofundada sobre as características visuais do Moto G Turbo e do Moto X Play pode ser encontrada em seus respectivos reviews.

Quando olhamos ambos os dispositivos de frente, temos a sensação de que o Moto G Turbo é mais bonito, sóbrio e elegante, principalmente em sua versão preta. Com a superfície frontal lisa, o Moto G Turbo possui um contorno ao redor de seus alto-falantes frontais feito em alumínio. No mais, todos os detalhes do Moto G Turbo são os mesmos do modelo convencional, incluindo a textura no botão home e na tampa traseira.

speakermotogturboxplay
Detalhes dos alto-falantes do Moto G Turbo (acima) e do Moto X Play (abaixo). / © ANDROIDPIT

O Moto X Play, por sua vez, possui o tradicional chanfrado nas laterais de sua traseira e a superfície ligeiramente curva, enquanto o Moto G Turbo conta com uma superfície traseira totalmente côncava. Toda a construção do Moto G Turbo é feita em plástico policarbonato, tornando o manuseio do dispositivo confortável.

No entanto, a sensação de firmeza e robustez do Moto X Play é superior, o dispositivo possui a moldura feita em alumínio e em sua traseira a Motorola optou por utilizar um policarbonato mais emborrachado. A construção desse dispositivo é mais sólida e anatômica.

motogturbomotoxplay
Moto G Turbo (esquerda) ao lado do Moto X Play (direita). / © ANDROIDPIT

Outro detalhe que pode ser observado entre ambos os dispositivos é o posicionamento dos slots para o microSD e os cartões SIM. O Moto X Play, assim como o Moto X Style e o Moto X Force, possui uma bandeja híbrida na parte superior do dispositivo, que suporta todas mídias removíveis do dispositivo. No Moto G Turbo temos a entrada para o chip-SIM 1 e microSD na lateral esquerda e do micro-SIM 2 na lateral direita.

slotsimmotogturbomotoxplay
As entradas para o cartão microSD e SIM card são diferentes./ © ANDROIDPIT

Pelo fato do Moto G Edição Turbo ser à prova d'água e de poeira, todas as aberturas da sua parte traseira são seladas internamente. Mesmo com todos os seus componentes internos impermeabilizados, o Moto G Turbo é mais leve do que o Moto X Play. No entanto, em relação à construção e à estética, meu voto fica para o Moto X Play.

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Tela

A tela do Moto G Turbo é HD, a mesma resolução utilizada pela Motorola desde o lançamento do primeiro Moto G em 2013. Na época, quando um Moto G era sinônimo de 750 reais, essa resolução era totalmente aceitável, agora, por 1.200 reais essa característica fica um pouco ultrapassada. O Moto X Play, por sua vez, ostenta um painel Full HD de 5,5 polegadas.

A Motorola optou por utilizar um painel LCD IPS no Moto G Turbo, enquanto o Moto X Play possui uma tela TFT IPS, julgada como inferior na época de seu lançamento. No entanto, existem algumas diferenças na intensidade do brilho, na reprodução de cores e na vibratilidade de ambas as telas, e todos esses pontos são a favor do Moto X Play.

telamotogturboxplay
Tela do Moto G Turbo (acima) e do Moto X Play (abaixo) / © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos possuem um ótimo ângulo de visualização, as cores são balanceadas nos dois, embora no Moto G Turbo elas sejam mais amareladas (3000k). No Moto X Play, entretanto, as cores são ligeiramente mais vívidas e o branco é mais neutro (4500k), o que pode ser notado na imagem acima no tom de pele da Camila Rinaldi e na parede ao fundo.

Essa tonalidade mais quente torna as cores do Moto G ligeiramente menos vívidas, principalmente quando temos temos textos dispostos em um fundo branco.

Pelo fato das cores serem mais amareladas no Moto G Turbo o preto fica ligeiramente acizentado, tornando as letras de textos mais fracas e menos legíveis.

No Moto X Play as cores mais neutras tornam o preto ligeiramente mais azulado, fazendo com que os textos dispostos em um fundo branco fiquem mais destacados, o que melhora ainda mais com a resolução superior da tela.

teladoismotoxplaygturbo
A tela do Moto X Play (ao fundo) é mais legível do que a do Moto G Turbo (acima). / © ANDROIDPIT

A visualização em ambientes com forte iluminação é a mesma para ambos os dispositivos, ou seja, sob a luz do sol você terá o mesmo nível de dificuldade para enxergar o conteúdo tanto no Moto G Turbo quanto no Moto X Play. Na verdade, esse é um problema comum em telas LCD ou TFT, no entanto, o Moto X Play possui o nível de brilho ligeiramente mais alto em comparação com o Moto G Turbo.

A tela de ambos os dispositivos é revestida pela proteção Gorilla Glass 3, da Corning, contra riscos e arranhões cotidianos. Meu voto no quesito tela é para o Moto X Play, pela resolução ser compatível com o valor de mercado - principalmente se levarmos o Asus Zenfone 2 em consideração - e também pela vivacidade das cores e o nível do brilho.

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Software e características especiais

Ambos os dispositivos saem de fábrica rodando com Android Lollipop 5.1.1 e a interface do usuário pouco modificada pela Motorola. Até o momento em que escrevo esse comparativo o Moto X Play não tinha recebido o Android 6.0 Marshmallow, mas alguns usuários já estão recebendo o soak test para o modelo nacional. O Moto G Turbo deve receber a versão mais recente do OS pela Motorola, no entanto, o update deve demorar um pouco mais para acontecer.

telacompmotoxplay
Moto X Play (esquerda) e moto G Turbo (direita) rodando com Lollipop 5.1.1. / © ANDROIDPIT

O Moto X Play, como um legítimo integrante da família Moto X, possui todos os comados de voz do Moto Voz, que podem ser acionados a partir da tela bloqueada. O comando para ativação do serviço também pode ser personalizado pelo usuário, inclusive, esse processo requer alguns cuidados devido à baixa sensibilidade dos microfones do dispositivo. Com relação aos gestos, a câmera pode ser ativada com o chocalho duplo, enquanto a opção de ativar a lanterna com movimentos não está disponível para esse modelo.

motogturbosoftware
Interface do usuário no Moto X Play.  © ANDROIDPIT

O Moto G Turbo, por sua vez, não oferece a opção do Moto Voz entre as configurações do aplicativo Moto, a central que reúne os comandos extras de software da Motorola. A câmera e a lanterna podem ser ativadas com um chocalho duplo, enquanto a certificação IP67 o torna resistente à água e a poeira. Essa certificação, por sinal, é diferente da IPX7 existente no Moto G 2015, que não atesta a proteção do dispositivo contra poeira. 

motogturbosoftwarecomp
Interface do usuário do Moto G Edição Turbo. / © ANDROIDPIT

De modo geral, o trabalho feito pela Motorola é semelhante em ambos os dispositivos. Os comandos de voz exclusivos do Moto X Play, em minha opinião, não contam como um diferencial para o modelo, principalmente pelo fato do Google Now oferecer mais possibilidades por voz e operar da mesma forma que o assistente da Motorola.

A experiência com o software oferecida pela Motorola é a mesma nos dois dispositivos. Moto Tela, rádio FM e Dual-SIM inteligente estão presentes em ambos. 

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Desempenho

Ambos os dispositivos são embalados pelo processador Snapdragon 615 (MSM8939 ) de 64 bits, com 2 GB de memória RAM LPDDR3. Tive a oportunidade de testar a versão com 2 GB de memória RAM do Moto G 2015 quando a Motorola o enviou para testes na época de seu lançamento, portanto, a perfomance do Moto G Turbo não foi nenhuma supresa. A diferença entre ambos os modelos fica por conta do clock do chipset, que possui oito núcleos Cortex A53 de 1,5 GHz no Moto G Turbo e oito núcleos Cortex A53 de 1,7 GHz no Moto X Play.

A operação do sistema no uso cotidiano, envolvendo WhatsApp, Facebook e YouTube é idêntica em ambos os dispositivos. O Moto X Play consegue rodar o sistema com menos dificuldade quando o multitarefa está sobrecarregado, no entanto, isso é algo quase imperceptível. A maior diferença está no tempo de carregamento de aplicações e jogos, visto que na hora de lançar apps e games ambos os dispositivos são rápidos. O jogo Implosion, por exemplo, fica pronto para uso com 13 segundos de vantagem no Moto X Play, assim como o YouTube, que é lançado rapidamente por ambos, mas carrega as informações 5 segundos antes no Moto X Play.

Abaixo você pode conferir o resultado obtido pelo Moto G Turbo e pelo Moto X Play no AnTuTu:

antutumotogturboxplay
Resultado do AnTuTu: Moto G Turbo (esquerda) e Moto X Play (direita). / © ANDROIDPIT

A placa gráfica Adreno 405 é a mesma presente em ambos os dispositivos, capaz de rodar jogos mais robustos, como o Asphalt Nitro e o Implosion, por exemplo, sem quaisquer dificuldades, engasgos e quedas de quadros. O armazenamento é diferente em ambos os modelos, visto que o Moto G Turbo é vendido com apenas 16 GB enquanto o Moto X Play possui versões com 16 GB e 32 GB.

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Especificações técnicas

  Motorola Moto G (2015) Motorola Moto X Play
Modelo: Ainda não disponível. Ainda não disponível.
Fabricante: Motorola Motorola
Dimensões: 142,1 x 72,4 x 11,6 mm 148 x 75 x 10,9 mm
Peso: 155 g 169 g
Tamanho da bateria: 2470 mAh 3630 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi) 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels 21 megapixels
Flash: Dual-LED Dual-LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.1.1 - Lollipop
RAM: 1024 MB 2 GB
Memória interna: 8 GB 16 GB
32 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410 Qualcomm Snapdragon 615
Número de núcleos: 4 8
Velocidade máx. 1,4 GHz 1,7 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Bluetooth 4.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Câmera

O Moto G Turbo possui um sensor de 13 MP com autofoco, geolocalização, HDR e foco por exposição manual. O Moto X Play, por sua vez, oferece uma câmera de 21 MP com os mesmos recursos do Moto G Turbo. As imagens do Moto X Play são maiores e conseguem atingir um maior nível de detalhamento por conta de seu sensor com resolução superior. Ambos os dispositvos possuem lentes traseiras com abertura de f/2.0, que ajudam a controlar melhor cenas noturnas e condições de baixa luminosidade.

Ambos os dispositivos trazem um flash de LED dual-tone, com estabilização de imagem via software e tecnologia para balanceamento de cores. As imagens entregues pelo Moto X Play são superiores, com menos borrões, exposição mais regular. O foco é mais eficiente no Moto X Play do que no Moto G Turbo, respeitando a distância de mínima de 3 centímetros do objetivo indicada pela Motorola.

Confira um breve teste com ambas as câmeras abaixo. Você pode consultar mais imagens no review individual de cada dispositivo.

IMG 20151202 105018717
Imagem capturada em baixa luminosidade pelo Moto G Turbo. / © ANDROIDPIT
IMG 20151202 105138437
Imagem capturada em baixa luminosidade pelo Moto X Play. / © ANDROIDPIT
IMG 20151202 105510287
Imagem capturada em modo HDR pelo Moto G Turbo. / © ANDROIDPIT
IMG 20151202 105247455
Imagem capturada em modo HDR pelo Moto X Play. / © ANDROIDPIT

De modo geral, ambos os dispositivos entregam resultados semelhantes, embora o Moto X Play leve uma ligeira vantagem em cada aspecto comparado com o Moto G Turbo. As imagens do Moto X Play são maiores e conseguem atingir um maior nível de detalhamento. A câmera frontal de ambos os dispositivos possui 5 MP e entregam resultados idênticos.

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Bateria

A bateria do Moto G Turbo possui 2.470 mAh, enquanto a capacidade do Moto X Play é de 3.630 mAh. Ambos os dispositivos são compatíveis com a tecnologia de carregamento rápido da Motorola, e acompanham o Carregador Turbo de 15W na caixa. Ambos carregam rapidamente graças a essa tecnologia, que confere um pulso de maior energia nos primeiros minutos e depois desacelera conforme o carregamento do dispositivo avança.

A bateria do Moto G Turbo tem menos capacidade e autonomia em uso convencional, acessando redes sociais e jogos casuais periodicamente, por exemplo. O Moto X Play passa das 8 horas de uso com alguns truques no software, mas, em comparação com o Moto G Turbo, a capacidade desse dispositivo é maior. Confira os números atingidos em meus testes:

   Motorola Moto X Play Motorola Moto G Turbo
Redes sociais no Wi-Fi 19 horas 8 horas
Redes sociais no 4G 13 horas 6 horas
Câmera com frequência no 4G 15 horas 5 horas
Chromecast/ Redes sociais no Wi-Fi 8 horas 4 horas e meia
Tempo de carregamento médio 100% de carga em 1 hora e 53 minutos 1 hora e 11 minutos
Primeiros 20% de carga 17 minutos 15 minutos

A autonomia obtida a partir de cada dispositivo deve variar para cada tipo de uso, dependendo da qualidade da rede móvel, frequência do Wi-Fi, brilho da tela, sincronização de contas e serviços de GPS ativos. O Moto X Play se mostra superior na autonomia, embora os números não sejam surpreendentes. 

Moto G Turbo vs. Moto X Play: Veredito final

O preço sugerido pela Motorola para o Moto G Turbo é de R$ 1.299,00, enquanto o Moto X Play sai por R$ 1.399,00 na versão com 16 GB de armazenamento interno. Quem acompanha nossas seleções de ofertas sabe que é possível encontrar a versão de 32 GB do Moto X Play pelo preço da variante de 16 GB em diversos varejistas online. Assim, como fica o dispositivo com tela HD, bateria de 2.470 mAh e que pode ser levado ao banho? - mas não utilizado, que fique bem claro!

No Moto Maker, serviço para personalização online dos smartphones da Motorola, a situação é bem semelhante entre ambos: é possível gravar uma frase na tampa traseira, existem 11 cores para o acabamento traseiro e 10 para o detalhe que envolve a câmera. As possibilidades de personalização são as mesmas, além disso, ambos os dispositvos compartilham de experiências semelhantes com o software.

O Moto G Turbo é indicado para quem procura um dispositivo compacto, com carregamento turbo e resistência à água e poeira. A melhor relação custo/benefício está com o Moto X Play, que entrega mais autonomia de bateria, o dobro de armazenamento, tela mais definida e processamento ligeiramente superior. Se a sua dúvida está entre os dois, economize 200 reais e vá ser feliz de Moto X Play.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito?

Os comentários favoritos dos leitores

74 Comentários

Escreva um comentário:
  • Além de errar no material do Moto X Play e citar funções que ele não tem, erraram em tudo nas configurações do Moto G Turbo, porque ele tem 16gb de memoria interna, 2 gb de RAM e o mesmo processador do X Play. Qual a intenção de desmoralizar o G Turbo?

  • Pra ser bem franco e sincero, não sei a que vieram esses dois smarts intermediários... Inclusive, esses dois tiveram um aumento considerável, não esquecendo que o do Moto G3 já eh o terceiro em cerca de 6 meses. Já o do X Play eh o primeiro.

    • Acredito q isso eh parte do plano da Lenovo de tornar a linha moto em premium. Claro, levando em consideração a questão do fim da lei do bem e do cenário financeiro que estamos vivendo, mas ainda assim acredito q tenha o dedo da Lenovo nisso tudo.

  • Meu moto x2 ganha de lavada dos dois ai faço 55 mil pontos no antutu

  • Qual melhor pra comprar o moto g turbo ou o moto g 3ª geração normal?
    Levar em consideração o gasto da bateria e se esquenta muito pois e me falaram que o Snaodragon 410 se mostrou melhor que o 615 pois esqueta menos e mostrou melhor taxa de quadros por segundo

  • sou muito mas moto x play
    tenho meu moto x 1 geração até hoje nunca deixou na mão

  • X Play e não me arrependo!

  • Moto x Play tem moldura de alumínio???????? É plástico!

  • Entre os dois, pelo valor, bateria, tela e armazenamento, ficaria com o moto x play

  • Pagar 1000 reais moto x 2014 e 1100 em moto g3 claramente pagar 1300 no moto x play muito bom e melhor opção....

  • Agora sobre Moto X 2014 x Moto X Play:

    O Moto X Play não é um sucessor a altura do Moto X 2014 (porém tem o que o Moto X 2014 deveria ter, como bateria, Dual Sim e Micro SD).
    O Moto X Play não me convenceu a trocar meu Moto X 2014 em 6 pontos apenas:

    1º Funcionalidades da tela AMOLED (Moto X 2014) x LCD (Moto X Play) sobre os sensores infravermelhos que ativam a moto tela, dando real sentido a essa função nas AMOLED's, pois no Moto X play, por ter uma tela LCD e a falta desses sensores frontais, gera uma sensação de limitação, não deixa de notificar as mensagens, mas fica de forma um pouco limitada, onde ela se ativa na hora que ela quer e não quando toco no aparelho ou passo a mão por cima da tela para aparecerem as notificações.
    2º A autonomia de bateria, o meu Moto X 2014 melhorou absurdamente com o Android 6.0, tô satisfeito.
    3º O processamento do Moto X 2014 é de muito respeito e com o novo Android instalado, o processamento e a fluidez estão show de bola.
    4º No meu caso não uso duas operadoras, então no momento não preciso de dual sim.
    5º Me adequei aos 24Gb do total de 32Gb que o Moto X me oferece, e me adaptei com o uso de pendrive e nuvem.
    6º Após várias atualizações, a câmera deu uma boa melhorada no Moto X 2014, já não me deixando incomodado como na época do seu lançamento.

    Então não preciso fazer uma troca, por enquanto, de smartphone. Prefiro a Motorola na possível troca, pois concorrência ainda não me convenceu a mudar meus hábitos adquiridos pelas funções básicas da linha Moto X, como Android praticamente puro, atualizações mais rápidas, uso da moto tela, abertura da câmera com o pulsar, lanterna com dois movimentos e os comandos de voz. São coisa básicas e não mais revolucionárias tecnologicamente falando, mas que são muito úteis no meu dia-a-dia de trabalho. Não faço questão no momento por leitor biométrico, se tiver, que venha, se não tiver, está bom do mesmo jeito.
    Agora falando de valor, ajustando tudo pela realidade brasileira, o preço do Moto X Play está bom pelo o que propõe em suas especificações e atende maioria das pessoas (Dual sim, bateria, Micro SD) e vejo que tem vendido bem. Dos meus amigos que possuem o Moto X play, eles não tem do que reclamar do produto.

  • A Motorola errou no quesito preço do Moto G, até pelo o que ele representa em uma linha de intermediário "acessível", mas depois de alguns meses, ele vai chegar na faixa de R$ 899,00 e vai voltar a sua área de atuação.
    A dúvida que fica para novos usuários da linha Moto G e Moto X, analisando os preços, qual seria a melhor escolha?
    Moto G Turbo (R$ 1.299,00 - Em média), Moto X 2014 (R$ 950,00 - Em média) ou Moto X Play (R$ 1.399,00 - Em média).
    Eu ainda compraria o Moto X 2014 e ficaria esperando o Moto X Style ou Moto X force ficarem com preços mais acessíveis, o que acham?

  • Essa é a "sumsungzação" da motorola. E aos poucos ela irá ficar uma bosta que nem a samsung. Logo logo não vai dar conta de atualizar tudo que lança. =/

  • Só comprei um Moto G Turbo porque comprei com desconto por 719 reais. Mas pelo preço normal, estaria muito caro.

  • Detesto esses botoes poligonais na tela e android puro sem sal

  • 45

    Me desculpem, não sou de ficar em sites criticando, mas o Moto G Turbo realmente se faz necessário?
    Penso que a Motorola esta querendo se utilizar de um nome consolidado no mercado brasileiro, criando uma ilusão.

    Eu não deixaria de comprar um Moto X Play, para comprar um Moto G Turbo.

    ¯\_(ツ)_/¯

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi