O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 1.285 Compartilhado 63 Comentários

Comprovado: A bateria do Moto G é melhor que a do iPhone!

De acordo com a Associação de Consumidores Proteste, a bateria do Moto G possui uma vida útil superior à do iPhone 5S. Aliás, depois de testar as baterias de lítio de sete smartphones por dois anos, a organização comprovou que, de todos os celulares testados, o iPhone 5S é o que entrega a pior experiência de durabilidade de bateria. Confira o resultado completo do teste abaixo.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2647 participantes
moto g iphone bateria comparacao
No duelo da durabilidade de bateria, o Moto G dá banho no iPhone 5S! / © ANDROIDPIT

Antes de passar para o resultado do teste, no entanto, é preciso explicar como ele foi feito. A verificação simulou um cenário no qual os smartphones eram carregados a cada dois dias. Foram instalados o navegador original para reproduzir vídeos em HD em todos os dispositivos, e a transmissão foi feita via Wi-Fi. O dispositivo começava a ser recarregado quando a bateria chegava a 20%, sem a necessidade de esperar que os outros chegassem a esse nível. A avaliação durou até o smartphone com pior bateria fazer 365 ciclos.

Abaixo, você confere uma tabela com os dados de durabilidade global da bateria dos smartphones testados. O resultado foi considerado com base na evolução da vida útil do hardware desde o dia 1 ao último de teste:

Teste de vida útil da bateria Dia 1 Último dia de teste Evolução desde o dia 1
LG G Flex 8h19 8h32 100%
Sony Xperia Z2 6h55 6h50 98,8%
LG G2 6h27 6h17 97,4%
Motorola Moto G 5h31 5h21 97%
Nokia Lumia 1020 6h55 6h32 94,5%
Samsung Galaxy S5 9h31 8h53 93,3%
Apple iPhone 5S 5h50 5h03 86,6%

Nos meus reviews, costumo chamar a atenção para a performance do aparelho e da bateria após determinado tempo de uso. Bom, este teste comprova o que já sabia: com o tempo de uso, tudo muda em um aparelho. Em alguns casos, como no do LG G Flex, por exemplo, houve inclusive uma otimização da vida útil da bateria após dois anos, já o oposto pode ser visto no iPhone 5S e no Galaxy S5.

Para evitar que a vida útil da bateria do seu smartphone não diminua com o tempo, seguem aqui algumas dicas bastante válidas:

A conclusão do pessoal do Proteste é a de que os ciclos de uso não interferem significativamente na vida útil dessas baterias, porém, este é o primeiro componente de hardware a apresentar mau uso. A associação ainda avaliou que, por serem integradas, as baterias deixam os consumidores dependentes dos fabricantes para realizar a troca (com exceção aqui do Samsung Galaxy S5, que possui a bateria removível). Assim, a Proteste sugeriu à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) que recomende às suas associadas a inclusão da bateria nos termos de garantia contratual.

E aí, quando você imaginou que um dispositivo mid-range de 699 reais* teria melhor durabilidade de bateria do que um high-end de 2.199 reais*?

 

*Pesquisa de preço no dia 9/04/2015 - Buscapé.

Fonte: Proteste

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
1.285 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi