O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 min para ler 91 Compartilhado 90 Comentários

Moto G vs Lumia 630: Com qual smartphone você deve ficar?

O Motorola Moto G foi o primeiro smartphone mid range a rodar com Android praticamente puro, sem a adição de uma skin específica da fabricante. Já o Nokia Lumia 630 é o primeiro smartphone da Microsoft a rodar com o sistema Windows Phone 8.1 direto de fábrica. Os dois dispositivos podem ser encontrados pelo mesmo preço no mercado nacional, mas possuem um oceano de diferenças entre software, performance e hardware. Este é o meu comparativo entre o Moto G e o Lumia 630.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 UI
Dois smartphones, duas realidades bem diferentes! / © ANDROIDPIT

Design

Para começar essa análise, é preciso dizer que não apenas o software destes dois dispositivos oferece uma experiência de uso diferente, mas também a opção do projeto dos aparelhos. Enquanto a Motorola oferece uma personalização através da troca da parte traseira do Moto G, a Microsoft foi mais longe ao permitir que os usuários tenham as bordas do aparelho na mesma cor do case traseiro. Porém, o que me chamou mais a atenção foi o fato de que onde a maioria dos usuários de dispositivos Android encontram o botão para ligar o celular, os proprietários do Nokia Lumia 630 terão os botões de volume e vice-versa.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 botoes
© ANDROIDPIT

A traseira curva do Moto G oferece uma pegada melhor e o policarbonato utilizado na construção do smartphone não dá uma impressão tão barata quanto o do Lumia 630. Apesar das semelhanças visuais com o iPhone 5c, o Lumia 630 não possui muitas diferenças em relação ao design da linha Lumia. Assim, enquanto o dispositivo da Microsoft se parece mais com um bloco de plástico, o Moto G traz um design bem mais angular e atraente.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 fone
© ANDROIDPIT

Além disso, podemos notar outras características que estão mais voltadas para recursos dos dois dispositivos que para o design dos mesmos, mas acabam chamando a atenção quando olhamos para os dois celulares. Um deles é a posição dos microfones. Enquanto o Lumia 630 traz apenas um microfone posicionado na parte inferior direita da tela, o Moto G tem dois, um na parte de baixo da moldura e outro na parte de cima, ao lado da entrada para os fones de ouvido.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 microfone
© ANDROIDPIT

Já na parte traseira, o Lumia 630 possui a câmera com sensor de 5MP na parte superior e o alto-falante em formato circular na parte inferior. Também é possível ver o logo da Nokia impresso no centro. No Moto G, a câmera também está na parte de cima do case, logo abaixo temos o flash de LED seguido do logo da Motorola em baixo relevo. Ao lado esquerdo da câmera é possível ver o alto-falante. Aqui vale dizer que, ao pressionar o logo da Motorola , o usuário poderá remover com mais facilidade a parte traseira do aparelho e, devido ao fato da mesma ser curva, o som do speaker não é abafado quando o celular está em cima da mesa, por exemplo.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 alto falante
© ANDROIDPIT

Tela

As duas telas possuem 4,5 polegadas e usam a tecnologia IPS LCD com proteção Gorilla Glass 3. A diferença está mesmo na resolução e na densidade de pixels. Enquanto o Moto G oferece uma resolução de 720 x 1280 pixels, o Lumia 630 possui 480 x 854 pixels. Além disso, a densidade por pixels do Moto G também é superior, são 329 ppi contra 221 ppi.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630
© ANDROIDPIT

A qualidade da tela do Moto G é perceptível na hora em que você coloca os dois dispositivos lado a lado. As imagens são mais nítidas, o branco é mais puro e não temos a impressão de que estamos olhando para um celular barato como quando olhamos para a tela do Lumia 630. E sim, isso tem a ver com a resolução do aparelho e a densidade por pixels. 

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 tela
© ANDROIDPIT

Software

Sinceramente, não existe nada tão diferente entre estes dois dispositivos quanto o software deles. Enquanto o Moto G roda a última versão do Android, a 4.4.4 KitKat, o Lumia 630 foi lançado com Windows 8.1. E sem querer entrar no mérito de qual sistema operacional é melhor, vale dizer apenas que existem alguns serviços exclusivos de cada OS.

Desta forma, usando o Android, você terá uma integração maior com os serviços da Google, como Gmail, Drive, Hangouts, o assistente pessoal Google Now e, claro, alguns serviços exclusivos da Motorola, como o Alerta, Migração e Assist. Vale dizer que o Moto G traz uma experiência bastante parecida com aquilo que os dispositivos Nexus da Google oferecem, ou seja, uma UI sem modificações e leve.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 gaveta app
© ANDROIDPIT

Já o Lumia 630, traz as características do Windows 8.1 da Microsoft e com isso, a integração com os serviços da companhia america. A interface do usuário é a mesma de toda a linha dos dispositivos Nokia rodando com o sistema operacional da Microsoft. Ou seja, blocos coloridos ou unicolor apresentando os recursos e aplicativos do sistema. Entre os serviços oferecidos pelo Lumia 630 vale citar o "Here+", um sistema bastante inteligente de mapas e navegação da Nokia, e a Cortana, o assistente de voz do OS da Microsoft. O ponto fraco do Here+ é que os mapas vem pré-carregados, logo, você irá precisar de bastante memória para usá-los, para se ter uma ideia, só o mapa do território brasileiro ocupa 581,4MB.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 configuracoes
© ANDROIDPIT

Pessoalmente, jamais trocaria a versão pura do Android pelo Windows 8.1, mas se você está pensando em migrar de um sistema operacional para outro, precisa saber que não apenas a UI dos dois softwares é diferente, mas também a UX. O Windows Phone não possui uma gaveta de aplicativos ou uma seção de widgets (aplicativos inteligentes), além disso, as opções de personalização do OS são bastante limitadas. Vale dizer que as opções de aplicativos disponíveis são bem maiores na Play Store, para se ter uma ideia, usuários do OS Android possuem 1 milhão de apps disponíveis para download, já a Windows Phone Store tem um pouco mais de 120 mil.

Performance

O processador é o mesmo e a GPU também, ou seja, os dois dispositivos são embalados por um Snapdragon 400, quad core, girando a 1,2GHz e possuem uma GPU Adreno 305. Porém, as semelhanças param por aí. O Nokia Lumia 630 vem com 512MB de RAM, já o Moto G com 1GB de RAM. Por isso, podemos dizer que, mesmo com a diferença de software, o desempenho e a performance do Moto G são superiores. O Lumia 630 apresenta lentidão na troca de telas ou na rolagem da tela inicial, além disso, quando você abre um aplicativo usando o Windows 8.1 precisa de um certo tempo para carregar o mesmo. Com o Android tudo parece mais fluído e harmônico. 

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 benchmark
No teste de Benchmark AnTuTu, o Moto G levou a melhor: 17.352 pontos contra 11.685 do Lumia 630. © ANDROIDPIT

A sensação que tenho é a de que a experiência de performance nos dois dispositivos pode ser comparada a abertura de uma página desenvolvida em Html e outra em Flash. Neste caso, o Windows 8.1 lembra bastante o tempo de carregamento de conteúdo em Flash.

Com relação à memória interna, o Moto G dual SIM possui 8GB e não oferece a possibilidade de expandir a memória através de um cartão SD. Já o Lumia 630 possui 8GB de armazenamento nativo e a possibilidade de expandir a memória até 128GB. A Google defende (até o momento) que os celulares são mais fluidos e correm menos risco de danos sem a possibilidade de armazenamento externo. Porém, também é fato que armazenar dados na memória extra é uma ótima opção para dispositivos com pouca memória interna, visto que a mesma pode ser usada apenas para o sistema.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 memoria
© ANDROIDPIT

Os dois dispositivos vem com a opção de uso de dois cartões SIM e oferecem um sistema simples de gerenciamento dos chips, mas você terá que selecionar o chip que deseja usar para fazer ligações tanto no Moto G quanto no Lumia 630. Além disso, o Lumia 630 oferece suporte para TV Digital no Brasil. Já o Moto G não possui nenhuma variante com tal recurso, apenas o Moto E.

Especificações Técnicas

  Motorola Moto G Nokia Lumia 630
Processador Qualcomm Snapdragon 400, quad core, 1,2 GHz Qualcomm Snapdragon 400, quad core, 1,2 GHz
GPU Adreno 305, 450MHz Adreno 305
Tela 4,5 polegadas, IPS LCD, 1.280 x 720 pixels, Gorilla Glass 3, 329ppi 4,5 polegadas, IPS LCD, 854 x 480 pixels, Gorilla Glass 3, 221 ppi
Memória RAM 1GB 512MB
Armazenamento Interno 8 GB 8GB com suporte para microSD até 128GB
Câmeras 5MP (traseira) com Flash de LED, 1,3MP (frontal) 5MP (traseira) sem Flash, não possui câmera frontal
Bateria 2.070 mAh 1.830 mAh
Dimensões 129,9 x 65,6 x 6,0-11,6mm (traseira curva) 129.5 x 66.7 x 9.2 mm
Peso 143 g 134 g
Conectividade micro USB OTG, suporte para fone de ouvido 3.5mm micro USB, suporte para fone de ouvido 3.5mm
Conexões Wi-fi (802.11 b/g/n), bluetooth 4.0, HSPA+ Wi-fi (802.11 b/g/n), bluetooth 4.0, HSPA+
Sistema Operacional Android 4.3 Jelly Bean (atualizado para Android 4.4.4) Windows Phone 8.1 + Lumia Cyan
Preço R$699,00 (dual SIM) R$699,00 (dual SIM + TV digital)

Câmera

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 camera
© ANDROIDPIT

Apesar da câmera destes dispositivos possuir o mesmo sensor de 5MP, neste quesito o Moto G vence por trazer recursos como um flash de LED para suporte da câmera traseira e, claro, o fato de ter uma câmera frontal que oferece mais consistência ao smartphone da Motorola. Além disso, recursos como HDR, foco por toque, detecção facial para captura de images e slow motion, gravação de som estéreo e a possibilidade de fazer uma foto durante a gravação de um vídeo tornam o Moto G bem mais atraente.

Mas em termos gerais, o que posso dizer é que ambas as câmeras entregam uma imagem com qualidade satisfatória em condições no normais de luz. Se você é um usuário médio, que apenas quer ter imagens para registrar seus momentos e compartilhar com seus amigos, os dois aparelhos podem fazer um bom trabalho com um pouco de esmero.

Bateria

Como dito acima, ambos os smartphones são embalados pelo mesmo processador, assim, as características de otimização da bateria que valem para o Moto G, consequentemente valem para o Lumia 630. A diferença aqui está na quantidade de mAh oferecida pelas fabricantes, na leveza e fluidez do sistema operacional e, claro, na exigência do hardware.

Durante minha semana de testes, posso afirmar que ambos os aparelhos possuem praticamente a mesma capacidade de gerenciamento da energia. Apesar do Moto G trazer uma bateria maior em números absolutos, o Lumia 630 não exige tanto do hardware, visto que possui especificações menores. É preciso dizer aqui que o modelo de teste da Nokia não oferecia TV Digital.

Motorola Moto G Nokia Lumia 630 bateria
© ANDROIDPIT

Assim, você pode ter praticamente a mesma experiência de tempo de uso com ambos os celulares, o que pode chegar a até 24 horas com uso moderado, ou até 16 horas se você utilizar o telefone para navegação, acesso à internet, jogos e streaming de vídeo e música.

Vídeo Comparativo: Moto G vs Lumia 630

Assistir ao vídeo no YouTube.

Conclusão

O Nokia Lumia 630 e o Moto G são competidores diretos no mercado de dispositivos móveis. Deixando de lado o hardware que é muito semelhante, a diferença entre eles está mesmo nas características do software. O Moto G roda com Android, o que o torna muito mais personalizável tanto pelo fato de ter um número maior de aplicativos disponíveis, como uma grande comunidade desenvolvendo programas para o OS. O Windows Phone ainda está procurando um lugar ao sol entre os sistemas operacionais móveis e corre pela beirada.

Entre escolher um dispositivo com um hardware um pouco inferior, pelo mesmo preço e com um software que ainda não provou a que veio, ficaria com a experiência do Android no Moto G. Além disso, a capacidade de personalização oferecida pelo software da Google me agrada bem mais. E você, com qual destes dispositivos ficaria?

91 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

90 Comentários

Escreva um comentário:
  • 1 gb de ram no android não faz o que 512MB faz no windows phone.

  • VI o vídeo no youtube e realmente achei ridículo esse comparativo, pra não dizer tendencioso.

    Ela só pegou os negativos do lumia quase nenhum positivo enquanto moto G foi só elogios.(Será que era o aparelho pessoal dela?) Comparativo não deveria ser pro x contra?
    Se quer comparar um lumia com um motorola compara o 630 com moto E e um moto G com lumia 730. Logico q se tu pegar um 630 q eh uma aparelho de entrada com baixo custo da nokia ele vai ser pior q um smart avançado como o moto G
    Ela falou que a tela tem clear black? Que tem TV digital? Que a câmera apesar de não ter flash em ambientes iluminados ela entrega a mesma qualidade se não superior? E o sistema falar que assistente de voz padrão do windows phone é a Cortana, foi triste, que não personalização, (Claro não como o android até pq não é um software aberto) mas as titles redimensionam, há a opção de colocar uma imagem de fundo, até no comparativo nota-se que o 630 abriu mais rápido.
    Em suma o hardware de ambos os aparelhos são bem parecidos as diferenças são a falta do led da câmera e uma câmera frontal e só além do software é claro e só. Até na bateria são parecidos pois a tecnologia da tela compensa a diferença entre um e outro.
    Para se fazer um comparativo tem de se conhecer os pontos fortes e fracos de cada dispositivo, sim no fim também ficaria com moto G, mas 0 630 pode atender satisfatoriamente alguns usuários que não necessitam de uma câmera frontal por exemplo.
    Se não concordam vejam os comentários do vídeo no youtube.

  • Por favor, por favoreeeeee... estamos falando de Smartphones de quase 200 reais de diferença, então se alguém utilizou seu tempo para fazer esse comparativo isso só prova que o NL 630 tem melhor custo beneficio e que o sucessor do mesmo é superior ao moto g que no caso é o NL 730

  • Gente eu Acho o Moto G melhor do que o Nokia lumia 630 eu tenho um acho ele só um pouco inferior ao Moto G pra tudo menos uma parte porque ele nao tem Lot de Cartão de memoria mais isso pode ser resolvido com um pen drive e um cabo USB Especial Muito bom ai tu compra um cartão de memoria potente e usa Galera é muito bom

  • Penso que o verdadeiro concorrente do moto g será o Lumia 730...

  • Esse vídeo foi feito para demonstrar na prática o que foi a disputa moto g vs lumia 630: https://www.youtube.com/watch?v=IO7fgm6HoTE kkkkkkkkkk

  • gente quero comprar um celular novo e estou em duvida entre o moto g e o galaxy s3,porfavor me dao uma dica

  • o meu Deus vcs não percebem que esta comparação foi um tanto que injusta já que o 630 é para um tipo de publico e moto g é para outro o 630 é o substituto do 520 algo bem diferente se for comparar eles é como comparar um galaxy pockte com um xperia sp nada ve

  • há um equivoco ai, A CORTANA não esta disponível em nosso idioma ainda, mesmo com a atualização 8.1 ela só funciona quando mudado o idioma do celular para inglês, ali nada mais é do que o mesmo assistente utilizado no windows phone 8. Ela esta em fase beta ainda porem ela é, na minha opinião, mais intuitiva que a siri e o Google now, e com a atualização GdR1 do WP 8.1 nao é necessário ficar pressionado o botão para ativa-la, porem realmente o moto G sai a frente em praticamente todos os quesitos sobre o lumia 630

  • Primeiro se soubessem alguma coisa de Windows Phone saberiam que o 630 é um low-end, foi feito para suceder o 520 uma vez que a Nokia vai passar a produzir lumias mais simples que o 520, vide lumia 530. Por sua vez o Lumia 630 compete em mercado com o Moto E por isso pode ser achada em sua maioria por menos de R$ 500,00. Após a atualização para 8.1 a RAM foi otimizada em 30% por isso um Windows Phone com 512mb de RAM roda Rival Kinights e um Android não, não chega a ser uma otimização tão potente como no iOS, mas é bem por esse caminho, algo que o Android parece ter perdido.

  • A testei a camera dele, e quando esta claro, muito superior ao do moto g, porém no escuro, sai muito embaçada, igual a camera frontal do meu 5c, uma porcaria! resumindo, a noite e melhor o moto g! de dia, melhor o lumia

  • olha eu tenho o moto g dual 8gb, o smart e bom bateria dura bem mais de vez em quando ele trava sim e só segurar o botão de liga desliga por algum tempo que resolve mais não trocaria por um Lumia nunca. meu irmão tem o Lumia 520 que na época fui eu que indiquei a ele mais já me arrependi disso, outro dia eu tava enviando um vídeo e foto pra ele pelo WhatsApp que nunca carregava e não venha me dizer que problema no Android porque minha cunhada tem um Lumia 520 e apresentava o mesmo problema, Lumia nunca...

  • Tenho os dois. Mais Moto G sai bem na frente. Por acaso esse comparativo Lumia 630 era pra ser feito com Moto E é não com Moto G. Ok

  • Esse é um tipo de análise no qual considero inútil, visto que a abordagem do site, é totalmente voltada ao ecossistema Android. Basta ver o nome: AndroidPit. Eu acompanho o site, pois tenho um telefone com Android, porém, não sou como esses bitolados que se apegam a uma marca ou sistema. Por isso, considero o Windows Phone como uma alternativa interessante, dentro das suas limitações. O fato é que esse tipo de comparação é desnecessária uma vez que a areia sempre será puxada para o lado do Android. Até porque, é tudo questão de gosto e adaptação, e a maioria dos leitores desse site, são de certa forma, "hard users", e não usuários comuns. E quem é "fuçador", assim como eu, vai preferir o android pelas várias possibilidades. Mas como falei, respeito as outras plataformas. Obviamente, analisando a comparação, o moto G é melhor que o Lumia 630. Mas ai eu pergunto: Pra que comparar com outra plataforma, visto que os leitores aqui são usuários android? Na minha opinião, aceite quem quiser, isso é pra encher linguiça, pois todos aqui já sabiam do resultado da análise, antes mesmo de começar a ler. Ou vai dizer que alguém aqui achou que o site iria ditar um Windows Phone como campeão???

    Só pra finalizar, elogio o trabalho do site, pois, salvo algumas matérias como essa, o resto está tudo muito bom. Informações, análises, etc... Parabéns.

    Abraços...

    • Discordo, pois se o comparativo fosse respeitável de fato, com os prós e contra de cada aparelho mesmo sendo de categorias diferentes, teria alguma utilidade, também não sou usuário simples e prefiro o Windows Phone e há muitos assim e mesmo que o site trate de android seria útil comparar os recursos mesmo que o android ganhasse, agora não conhecer o aparelho para o comparativo e dizer coisas como que aquele assistente era a Cortana queima a reputação de qualquer site. Se fosse para fazer um comparativo assim que não fizesse.
      Mesmo que fosse para "encher linguiça", será que um site respeitável em qualquer assunto precisa disso?

  • ''Windows Phone Store tem um pouco mais de 120 mil''. O Windows ja ultrapassou 300 mil apps.

  • Aqui tem muito puxa da Motorola no passado não muito distante negó e branquinhos dizia que nunca usaria mais celular 📱 desta marca pra mim cada qual com seu qual já tive muitos Motorola hoje tenho um galaxy s4 estou muito satisfeito

  • Moto G tem custo benefício bom e só por ter o sistema Android já ganha disparado do Lumia hoje não me vejo trocando o sistema da google que ja uso desde 2010 por um windows phone que já tenho traumas desde o antigo windows mobile era sofrível e lento sendo que a Microsoft levou 2 décadas para conseguir criar um sistema estável

  • Acho que não foi justo o comparativo. O Lumia 630 é hoje o smart da linha de entrada da Nokia/Microsoft ja que o 520 nem é mais vendido em alguns paises mas ainda é encontrado facilmente aqui no Brasil (afinal estamos sempre atrasados). O proprio 720 oferece tudo que o Moto G possui (exceto a tela menor se nao me engano camera frontal e traseira com LED muito superior por sinal) e esta na mesma faixa de preço do Moto G de 16GB.

    Ai podem falar "ah mas o 720 só tem 512mb de ram e bla bla bla.... As pessoas tem que parar com o que chamo de "banalização da quantidade de memória". Qualquer dispositivo para ser bom tem que ter 3 ou 4 gb de ram?
    O windows phone pode não ser o rei dos aplicativos até ja melhorou nesse quesito, mas o sistema é incrivelmente fluido mesmo somente com 512mb de ram. Acreditem O CELULAR NÃO TRAVA de forma alguma na utilização.

    O Moto G é sim um excelente celular, pois conseguiram unir desempenho, boa qualidade e preço, mas deve se tomar cuidado ao fazer comparações dessa forma. Se eu fosse leigo sairia desse artigo com a impressão de que o 630 não tem nada a oferecer o que sabemos que não é verdade, mas somente por que foi comparado com um celular que não é concorrente direto.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi