O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 159 Compartilhado 114 Comentários

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Motorola mostra que o que é bom pode ficar ainda melhor!

A Motorola fez algo inédito no Brasil ao trazer o Moto Maxx, lançou um smartphone antes exclusivo do mercado norte-americano em terras tupiniquins e ainda colocou o aparelho à venda por um preço razoável quando comparado ao valor que os smartphones premium chegam ao país. O dispositivo foi introduzido como o mais novo membro da família Moto, mas tirando o nome e as características de software, não existem muitas similaridades entre o Moto Maxx e o novo Moto X, o carro-chefe da fabricante em âmbito mundial. Levando isso em consideração, resolvi colocar ambos os dispositivos lado a lado, mas será que está é uma comparação justa?

moto x 2014 droid turbo comparison
Moto X 2014 (esquerda) vs. Moto Maxx (direita): High-end vs. Premium? / © ANDROIDPIT

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Design e Tela

A linha é a mesma, mas os dispositivos mostram suas diferenças na hora em que colocamos os olhos sobre eles. Enquanto o Moto X 2014 aprimorou o design da linha Moto com uma moldura metálica e trouxe variadas opções para personalizar a parte traseira como resina, bambu e couro, o Moto Maxx é inegavelmente um membro da família RAZR. Esta crise de identidade vem, inclusive, gerando críticas à escolha de projeto visual da Motorola para este smartphone. Mas não podemos esquecer que na fábula o patinho feio é, na realidade, um cisne. Assim, o Maxx possui um desenho mais esportivo e resistente. Unido a isso temos a autonomia da bateria do novo smartphone da Motorola que faz com que o smartphone seja mais robusto que o novo Moto X.

Moto maxx backside
Revestimento em Nylon do Moto Maxx.  / © ANDROIDPIT

Com o Moto X 2014, a Motorola optou por trazer uma moldura em metal, o alto-falante na parte inferior e diferentes opções de capa traseira - resina, couro e bambu. Já o Moto Maxx foi fabricado com uma textura em nylon balístico premium, resistente a riscos e arranhões, com uma camada de fibra Kevlar, o mesmo material usado em coletes à prova de balas. Além disso, o dispositivo também é protegido por dentro e por fora por um nanorevestimento repelente à água, que o torna resistente a respingos, mas não à prova d'água. Desta forma, o Maxx deve lidar bem com até 20 minutos de chuva. Apesar da elegância, é preciso dizer que o Moto X também lida muito bem com respingos, porém, materiais como couro e bambu podem apresentar manchas ao entrar em contato com a água.

moto x 2014 5
Acabamento em bambu do Moto X. / © ANDROIDPIT

Outro ponto que torna cada smartphone único é a tecnologia usada na construção da tela. Enquanto o Moto X possui uma tela de 5,2 polegadas AMOLED, com resolução HD (1080p), o Moto Maxx vem com o mesmo tamanho de tela, porém, com resolução QHD (1440p), o que o coloca ao lado do Nexus 6, LG G3 e Note 4. A tecnologia de tela é a mesma, ou seja, AMOLED, protegida pelo vidro Gorilla Glass 3, da Corning. Assim, podemos dizer que o Moto Maxx sai na frente no quesito tela, visto que oferece uma densidade de pixels maior: 565ppi enquanto o Moto X oferece 423ppi.

Por fim, ainda é preciso salientar que os botões de navegação do Moto Maxx são capacitivos e não virtuais (na tela) como os do Moto X 2014. Enquanto isso parece um retrocesso para alguns usuários, outros preferem os botões capacitivos por causa do aproveitamento da tela.

motorola moto maxx 3
Botões capacitivos do Moto Maxx. / © ANDROIDPIT

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Software

Tanto o novo Moto X quanto o Moto Maxx rodam com Android 4.4.4, e já possuem a atualização para Android 5.0 Lollipop confirmada pela Motorola. Como disse logo no início, o Moto Maxx é um modelo baseado no atual carro-chefe da Motorola, mas com melhores especificações de hardware, porém, o software é o mesmo. Tanto um quanto o outro oferecem a mesma experiência com um software praticamente puro, contêm aplicativos e recursos exclusivos da fabricante e, possivelmente, um melhor assistente de voz que o do Android stock.

UI Moto X
Home do Moto X 2014 com KitKat.  / © ANDROIDPIT

Assim, independente da sua escolha, você terá os mesmos serviços de software no Maxx e no X 2014, tais como o centro de comando inteligente Moto, onde encontramos as opções Assist, Ações, Voz e Tela; o Migração Motorola, que agora pode migrar os dados dos seus contatos de dispositivos Android e iOS; o Ajuda e o Connect.

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Câmera

A câmera do Moto Maxx é relativamente melhor. O dispositivo possui o mesmo sensor do Moto X 2014, desenvolvido pela Sony, mas com capacidade de 21MP, já o Moto X possui 13MP. Ambos os aparelhos vêm com câmera frontal de 2MP, capturam vídeos em 4K, vídeos em câmera lenta e HDR. O aplicativo da câmera é o mesmo nos dois celulares e tem por base o o stock do Android, ou seja, possui uma interface bastante limpa e opção limitadas. Os recursos da câmera são tão similares que ambas pode ser ativadas a partir da tela de bloqueio usando um movimento de punho.

moto maxx camera
Foto capturada pelo Moto Maxx. / © ANDROIDPIT

Tanto o Moto X 2014 quanto o Moto Maxx foram lançados com flash duplo de LED, entretanto, a diferença aqui está na disposição dos mesmos. O Moto X 2014 vem com um anel para dispersão da luz do flash duplo de LED, já no Moto Maxx a fabricante optou por trazer o mesmo flash duplo, porém sem o anel.

moto x kamera sample flowers
Foto capturada pelo Moto X. / © ANDROIDPIT

Embora o sensor do Moto Maxx seja relativamente melhor, o resultado entregue é muito parecido, principalmente quando olhamos as fotos a partir da tela de um computador. 

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Bateria

Apesar das diferenças de design e qualidade de tela e câmera, é no quesito bateria que temos a maior diferença quando comparamos o Moto Maxx e o Moto X 2014. O novo Moto X possui 2.300mAh, algo bastante criticado desde o seu lançamento, apesar da Motorola garantir o uso do aparelho por até 24 horas. Contudo, o Moto Maxx foi lançado com a maior capacidade de bateria do mercado: 3.900mAh e vem com o mesmo software, mesmo tamanho de tela e processador superior. Ou seja, não existem pontos positivos para o Moto X 2014 nesta comparação de autonomia de bateria. Segundo a fabricante, o Moto Maxx pode ser usado por até 40 horas sem precisar carregar.

motorola quick charger 6
Carregador Turbo Motorola. / © ANDROIDPIT

Outro ponto a favor do Maxx é que o dispositivo oferece suporte para carregamento sem fio. Ambos os dispositivos podem ser usados em conjunto com o Carregador Turbo Motorola, porém, enquanto você tem 8 horas de bateria com apenas 15 minutos de carregamento no novo Moto X, você terá 6 horas no mesmo tempo de carregamento no Moto Maxx.

Durante meus testes com o Moto X 2014 não tive problemas com a bateria, sendo que com uso moderado você pode chegar a usar o dispositivo por até 48 horas, mas meu padrão foi até 16 horas. Com o Moto Maxx a realidade é ainda melhor, já que o dispositivo chega até 72 horas em uso moderado, e em 36 horas em uso intenso.

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Especificações Técnicas

  Moto X 2014 Moto Maxx
Sistema Operacional Android 4.4.4 KitKat; experiência com Android puro (com alguns serviços exclusivos da Motorola)  Android 4.4.4 KitKat; experiência com Android puro (com alguns serviços exclusivos da Motorola)
Tela 5,2 polegadas, AMOLED, FHD, 1.920 x 1.080 pixels (424 ppi) 5,2 polegadas, AMOLED, QHD, 2.560 x 1.440 pixels (565 ppi)
Processador Snapdragon 801, 2,5 GHz, Quad-Core Snapdragon 805, 2,7 GHz, Quad-Core
RAM 2 GB 3 GB 
Memória interna 32 GB (sem memória expansível) 64 GB (sem memória expansível)
Bateria 2.300 mAh (Carregamento Turbo - 8 horas de bateria em 15 minutos) 3.900 mAh (Carregador Turbo Motorola - 6 horas de bateria em 15 minutos)
Câmera 13 MP (traseira), 2 MP (frontal), flash duplo de LED 21 MP (traseira), 2 MP (frontal), flash duplo de LED
Conectividade GSM, CDMA,  LTE, WIFI GSM, CDMA, LTE, WIFI
Dimensões 140,8 mm x 72,4 mm  x 3,8-9,9 mm 143,5 x 73,3 x 11,2 mm
Peso 144 gramas 176 gramas
Preço R$1.499,00 (32GB) R$2.199,00 (64GB)

Moto X 2014 vs. Moto Maxx: Veredito final

O Moto Maxx é claramente melhor que o Moto X 2014, especialmente quando olhamos para o hardware, visto que o software é basicamente o mesmo. O Moto Maxx vem com um processador Snapdragon 805 de 2,7GHz e 3GB de RAM, tela QHD e uma bateria de 3.900mAh, isso o torna um dos melhores smartphones que você poderá encontrar no mercado ainda em dezembro de 2015. Já o Moto X 2014 também é um excelente smartphone, mas estará ultrapassado com o lançamento da terceira geração do Moto X, daqui há um ano.

Olhando para esta comparação, é fácil perceber que a diferença de quase mil reais no valor dos aparelhos faz por onde existir. Além disso, estamos falando aqui de dois smartphones que não oferecem suporte para cartão microSD, ou seja, não oferecem a possibilidade de expandir a memória do aparelho. Mesmo neste caso, o Moto Maxx oferece o dobro de armazenamento que o Moto X 2014.

Por fim, muitos usuários vem me perguntando com qual smartphone eu ficaria se tivesse que escolher entre o Moto Maxx e o Moto X 2014. Bom, eu ficaria com o Moto X caso estivesse procurando por custo-benefício, e com o Moto Maxx caso meu foco for durabilidade de bateria, já que em hardware os dois são bem semelhantes.

E aí, você acha este comparativo justo ou um usuário que compra o Moto Maxx não pode ser comparado aquele que compra o Moto X? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • João Victor 11/nov/2014

    os dois são os melhores smartphones da atualidade! e com um preço justo.

    falando em outra coisa, eu me inscrevi no programa de testes da motorola, e eles me enviaram um email sobre um novo software do moto g 1ª geração pra testes. Uma semana antes de lançarem oficialmente a atualização do razr d1 pro kitkat também me enviaram um email desses, o que me leva a crer que o lollipop vai chegar logo pros moto g's, pelo menos os de 1ª geração.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    11/nov/2014

    Valeu a dica Alexandre!

  • Alexandre Nântua 11/nov/2014

    motorola-global-portal.custhelp. com /app/ answers/ prod_answer_detail /a_id/ 102639
    motorola-global-portal.custhelp. com /app/ answers/ prod_answer_detail /a_id/ 102640

    Tirem os espaços!

114 Comentários

Escreva um comentário:
  • Vamos puxar menos a bola pro Maxx? Faltou falar que o Maxx filma em 27 fps, enquanto o X2 filma em 30, o que deixa a qualidade dos vídeos em geral, e principalmente o da câmera lenta bem melhor. Faltou falar também que o X2 grava os vídeos com áudio estéreo, e o Maxx não. Sem contar os sensores... O Moto X2 tem sensores de pressão do ar (barômetro) e termômetro para temperatura ambiente. O Maxx não. E antes de falarem que é inveja ou o clássico comentário do tipo "vejo um usuário de moto X que não teve dinheiro pra comprar um maxx"... Eu tinha um X2, quebrou a tela e a carcaça, e saiu mais em conta comprar um Maxx do que pagar quase o valor de outro moto X pra arrumar o mesmo. Então não é invejinha não. Tô comentando de um Maxx, que o X2 tem grandes vantagens! Abraços!

  •   6

    GRUPO NO WHATSAPP DE TECNOLOGIA , MUNDO SMART , LA VOCE TIRA SUAS DUVIDAS , CONVERSA FAIZ AMIZADES E SE MANTEM SEMPRE ATUALIZADO A UNICA REGRA LA E INTERAGIR COM OS MENBROS , PARA QUE O GRUPO NAO PARE QUEM TIVER VONTADE DE ENTRA CHAMA O ADM -> 7193015733 ADICIONAMOS IMEDIATAMENTE !

  • Tenho o moto maxx e em uso moderado não dura 24 h. mesmo assim gostei da compra. hardware poderoso e muito robusto.

  • tenho um moto maxx e um S5, o único ponto a favor do maxx é a bateria...

  • Comprei o.novo moto maxx e posso dizer, o aparelho não decepcionou em nada! Mega rápido e potente, sem falar nos 64 g de memória que sao indispensáveis. Única coisa ruim é o mic de voz no whats fica super.baixo.

  • Bom eu não me arrependir de ter adquirido um moto x 2014 no momento ele esta me sendo muito útil e ainda por cima e muito bonito ele estou muito satisfeito por ter adquirido ele.. Então todo mundo tem seu gosto ne e o meu e fica na motorola eu tinha um moto g e ai vendi e comprei o x2 ...

  • Não sei se estou certo mas eu acho que o moto maxx tem tela OLED e vocês colocaram que os dois tem AMOLED, se eu estiver errado me corrijam

  • Que o Moto Maxx é um monstro em especificações ninguém discute, e a bateria então é demais! Mas eu dou mais crédito para o Moto X, não só porque o tenho, mas pelas especificações e pelo seu preço. Custo benefício dele é excelente! E vamos observar também que ele é tão bom que serviu de base para outros 2 aparelhos top, que são: Nexus 6 e Moto Maxx.

  • Comprei um moto x (2014) e ele é ótimo, e ganha do moto maxx principalmente em design, só que essa bateria está me matando! Nisso o moto maxx claramente sai ganhando. Depende da necessidade de cada usuário.

  • Gente conversei com um agente da motorola, e ele falaram que moto g primeira geração e moto e serão os últimos a receber a ATT oficial do Android lollipop , vamos protestar injustiça isso nois usuários 2013 ( maioria ) deveríamos receber primeiro a atualização oficial , falem assim que se eles não atualiza nois vai muda de empresa e sita a asus ( eles não gosta dela ) !

  • O moto x é máquina, mais o droid turbo q é o moto maxx é mais máquina ainda só peca no designer é o melhor andróide do momento é um verdadeiro mostro.

  • Li um artigo no adrenaline que me fez pensar, após o lançamento do moto maxx o moto x 2014 não é mais o carro chefe da empresa né?
    se bem que o carro chefe da motorola ta mais pro moto g, e o top sendo o moto maxx.

    •   11

      Em mercados como Brasil onde os impostos diminuem o poder de aquisição do povo com certeza o Moto G é carro chefe da Motorola.
      Mas para se avaliar o carro chefe de uma empresa deve ser analisado em âmbito internacional tanto fatores de venda, quanto de receptividade do mercado.

  • Dúvida:
    Em relação aos botões capacitivo do Maxx,quando atualizar pro Lollipop,como ficarão, pois um diferencial legal do 5.0 foi justamente os botões de comando,ficará estranho não....
    Tai uma coisa que eu não abro mão e dos comandos virtuais.

    • Cara, ele vai ficar que nem os dispositivos da Samsung, ex: O S5, Note 4, etc..
      Eu particularmente não gostei muito dos botões capacitivos dele, estou em uma grande dúvida entre o Maxx e o LG G3..

    •   11

      Em minha opinião isso é um detalhe de pouca relevância, não irá atrapalhar em nada o design do dispositivo.

Mostrar todos os comentários
159 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi