O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 42 Compartilhado 42 Comentários

Como acelerar a performance do Moto X

O Moto X já é um dispositivo bem rápido, em parte devido à sua skin bem magra e próxima ao stock Android. Isso não quer dizer, contudo, que você não possa torná-lo ainda mais rápido. Separei algumas dicas simples para tornar a sua experiência de uso a mais veloz possível.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2413 participantes
motof2
© ANDROIDPIT

Torne-se um ARTista

Adoro o ART (Android Runtime), a nova máquina virtual do Android que substituirá o Dalvik definitivamente na próxima versão do sistema operacional, o Android 5.0. O Moto X já roda com uma versão bem próxima do stock Android com algumas funções extras de software, por isso a experiência de interface é a mais veloz possível num dispositivo que não seja Google Play Edition.

Motoxart
© ANDROIDPIT

Porém, se você ativar as opções de desenvolvedor do Moto X (Configurações > Sobre o telefone > clique repetidas vezes no número de compilação), você poderá mudar a máquina virtual do Dalvik para o ART. Dessa forma, os apps serão pré-compilados, e por isso podem ser ativados mais rapidamente. Apesar de nem todos os aplicativos funcionarem com o ART, ao menos você terá uma ideia da rapidez do Android 5.0.

Controle seu vício em widgets

Pessoalmente, gosto muito de widgets. Para mim, é como ter um jornal personalizado na ponta dos dedos. Mas todos esses serviços, não importa se de notícias, previsão do tempo, Reddit, etc., são constantemente atualizados e sincronizados para nos manter informados, mesmo quando não estamos usando. Portanto, se puder viver sem eles, sua experiência na homescreen será bem mais rápida.

motoxwidget
© ANDROIDPIT

Atualize-se

Outra dica básica. Os desenvolvedores de aplicativos sempre estão procurando maneiras de melhorar a performance dos seus apps, integrando-as nos firmwares de update do serviço. Manter seus apps atualizados é uma das melhores maneiras de garantir que seu Moto X como um todo rode sem engasgos. Além disso, se não estiver usando um app, é melhor apagá-lo e se livrar de processos de sincronização e atualização em segundo plano.

motoxgoogleplay
© ANDROIDPIT

Contendo a animação

Talvez você não perceba, mas todas as vezes que uma nova janela aparece no seu dispositivo, essa transição é feita com uma pequena animação. Desativá-las não tornará o seu Moto X mais rápido, mas você poderá trocar de apps, digitar informações na nova janela  e fazer escolhas de maneira bem mais veloz, pois não precisará esperar que a pequena animação de transição apareça.

motoxanimacao
© ANDROIDPIT

Para desativar as animações de transição, vá até as “Opções de desenvolvedor > Escala de transição > Animação desligada”.

Utilize o Tasker/Greenify

Se for usuário root, use o Tasker. Caso contrário, experimente o Greenify. Ambos os aplicativos mostrarão as atividades de cada aplicativo em tempo real, permitindo que você gerencie processos que ocorrem em segundo plano. Por exigir permissões de root, o Tasker lhe dá controle completo sobre o seu dispositivo, fazendo com que você possa estabelecer uma série de regras ou comandos combinados. Por sua vez, o Greenify é mais um app de monitoramento, mas se você ficar sabendo por ele que aplicativos rodam muitos processos, poderá optar por outro equivalente e mais ágil.

AndroidPIT Moto X Tasker
O Tasker lhe dá controle completo sobre o seu Moto X. / © ANDROIDPIT
Tasker Install on Google Play Greenify Install on Google Play

Como você acelera o seu Moto X? Tem outras dicas para a nossa lista?

42 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi