O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 Compartilhado 3 Comentários

Moto X: novas funções do software em detalhes

Muito tem sido falado sobre o hardware, e eu escrevo também com prazer sobre o design. Mas o ponto forte do Moto X deve ser mesmo o software de ponta. Vamos dar uma olhada em algumas das novas funções que já foram reveladas. O Android Police vazou as capturas de tela que as ilustram.

Camera stock Android Nexus 2 menu
 © @evleaks

Active Display, Active Notifications, Motorola Connect

Como já noticiado, o Moto X não terá mais flash de notificação. A tecnologia AMOLED permite que pixels individuais sejam iluminados sem que toda a tela seja ativada. A função Active Notifications se aproveita disso e mostra prévias de notificações diretamente na tela, fato que economiza bastante energia.

Camera stock Android Nexus 2 menu
Active Display und Active Notifications. / © Motorola/Android Police

Para controlar essa função, o usuário deve deslizar o dedo para cima se quiser ver uma nova notificação, para baixo se quiser ativar o celular, e para a direita ou esquerda se quiser limpar a tela até a chegada de uma nova notificação. O mais interessante é que essas mensagens não aparecem se o aparelho estiver no bolso da calça ou numa bolsa, ou quando a tela estiver voltada para baixo. Isso faz parte da nova tecnologia “contextual awareness” que a Motorola vem divulgando há algum tempo: o Moto X se adapta ao seu ambiente e ao contexto de uso.

Camera stock Android Nexus 2 menu
Motorola Connect. / © Motorola/Android Police

O Motorola Connect é uma extensão do Chrome e permite que mensagens de texto e chamadas sejam também gerenciadas pelo computador. Você poderá enviar SMS do seu computador e também receber notificações de chamadas.

Localização do aparelho

O Moto X terá uma função de localização de aparelhos perdidos ou roubados. A conta do Google do usuário servirá como ID do aparelho. O Android ainda não possui uma função como essa de fábrica. Na Play Store, contudo, já existem aplicativos que oferecem esse serviço.

Camera stock Android Nexus 2 menu
Menus de localização e privacidade. / © Motorola/Android Police

Uma interessante função correlata, até agora anunciada apenas para os modelos Droid, é a ordem verbal de toque: quando o usuário não conseguir achar o smartphone num quarto desarrumado, por exemplo, ele poderá falar “OK Google Now, call my Droid” e o celular começará a tocar. Espero que essa função também esteja incluída no Moto X.

Motorola Assist

Essa função parece ser o cerne da tão anunciada “inteligência” do Moto X. Com a ajuda de algumas informações do cotidiano do usuário (por exemplo os dados do GPS ou do calendário), o Moto X realiza automaticamente certas tarefas que nos outros celulares teriam de ser configuradas manualmente. Alguns exemplos: o aparelho passa para o modo de direção quando detecta um carro em movimento, ou fica mudo à noite ou durante uma reunião marcada previamente no calendário. Trata-se de pequenos detalhes, mas eles ilustram bem como a Motorola tenta se integrar ao cotidiano do usuário.

Camera stock Android Nexus 2 menu
O Moto X assume pequenas tarefas do seu cotidiano. / © Motorola/Android Police

Controle por voz

Já foram ditas algumas coisas sobre o controle por voz, função que o Google e a Motorola desejam revolucionar com o Moto X. O aparelho não só reagirá a comandos de voz, mas também reconhecerá a voz do seu dono. Para isso, há um modo de treinamento em que o usuário deve falar certas frases para o aparelho, e depois dele barulhos do ambiente ou outras vozes não poderão ativar o celular.

Muitas funções do Moto X serão o novo padrão da Motorola, e deverão aparecer também nos novos Droids.

E aí? De qual função do Moto X você mais gostou e por quê?

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não sei, mas tô com uma imensa impressão de que várias dessas funções vão estar presentes no Android 5.0, pode ser só impressão.

  • Pelo que eu vi o Moto X vai ser customizável igual uma rom. Talvez é isso que disseram que é para cada gosto

  •   28

    Acho que o mais interessante de todas que foram citadas, é o trabalho com reconhecimento de vóz.
    A substituição do LED de notificações não me chamou muito a atenção.
    Claro que tem de se parabenizar o esforço nitido em tornar o dispositivo mais independente e inteligente. Mas no meu ponto de vista são funções que podem gerar uma tendencia, e assim sendo, tornarem-se indispensaveis no futuro.
    Um bom passo para a motorola, indicativo de que esta aí não apenas para vender dispositivos seguindo a maré, mas sim para também criar ondas.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi