O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
262 Compartilhados 169 Comentários

Soluções para os problemas mais recorrentes do Moto X Play

A Motorola lançou o Moto X Play como uma opção atraente para a gama de dispositivos intermediários. Depois de alguns meses de seu lançamento, os primeiros problemas com o dispositivos começam a aparecer pela internet. Aqui você encontra a solução para alguns deles. Graças aos comentários, encontramos a solução para um novo problema relacionado às chamadas.

Vá direto ao que te interessa:

1. Problema nas chamadas com o Moto X Play

Diversos usuários relataram problemas com as chamadas com o Moto X Play. O usuário escuta perfeitamente a ligação, porém a pessoa da outra linha não escuta nada a não ser que a ligação seja feita por viva-voz. Este problema parece estar presente entre os dispositivos que foram atualizados para o Android 6.0 Marshmallow.

Solução

O nosso leitor @Paulo Dórea diz ter solucionado o problema com o aplicativo HF Button Widget, que usa o fone de ouvido para ativar o sistema de som o seu Moto X Play. O aplicativo tem reviews muito bons na Play Store e parece mesmo funcionar,. Porém, até o fechamento desta pauta, não tivemos como testar o aplicativo, portanto não garantimos sua eficácia. Mas você pode tentar, baixando o aplicativo aqui:

HF Button Widget (<=KitKat) Install on Google Play

A segunda opção, infelizmente, é levar o dispositivo para a assistência técnica, pois este pode ser um problema de fabricação do mesmo.

2. Problema com a rotação de tela em alguns aplicativos

Alguns usuários estão relatando problemas com a rotação da tela em determinados aplicativos. Nesses casos, o display gira na horizontal algumas vezes e em outras o app permanece preso no formato retrato. A reinicialização do dispositivo pode resolver esse problemas, ainda essa solução possa ser temporária na maioria dos casos.

Solução

Se você está passando por esse problema, reinicie o dispositivo em modo de segurança pressionando o botão de energia e depois pressione longamente o “Desligar”. Clique em OK quando aparecer “Reiniciar no modo de segurança”. Se ao reiniciar o problema persistir, vá até os aplicativos instalados no dispositivos e remova as aplicações que foram instaladas dias ou horas antes do problema surgir. Muitas vezes um aplicativo com comportamento suspeito pode interferir na operação do sistema.

Considere também um Factory Reset caso essas duas alternativas não solucionem seu problema. Encontre tudo sobre como voltar o sistema para sua configuração de fábrica no link abaixo:

3. Problemas com o reconhecimento do comando "Ok Google" 

howcanihelpyoumotoxstyle
Moto X Play com problemas no comando "Ok Google" (na imagem o Moto X Style). / © ANDROIDPIT

A configuração do comando de voz que ativa o Google Now pode ser um pouco complicada no Moto X Play. Muitos usuários estão se deparando com uma mensagem de erro no microfone. O pop-up indica que não é possível usar o microfone do dispositivo sempre que o usuário tenta gravar uma nova frase personalizada no aplicativo Moto. Reiniciar o telefone não é a melhor alternativa para esse caso.

Solução

Existe uma incompatibilidade entre o Moto Voz e o Google Now, principalmente quando ambos estão ativados no dispositivo. Funciona da seguinte forma: se o Google Now estiver ativado no dispositivo, o Moto Voz não funciona muito bem. Isso acontece pelo fato de ambos os serviços utilizarem o microfone do dispositivo simultaneamente, e essa versatilidade não é bem conduzida no Moto X Play.

Recomendamos que você escolha apenas um serviço de voz e, neste caso, indicamos que este seja o Google Now. O Moto Voz nada mais é do que os serviços do Google, mas com a possibilidade de personalizar o comando de ativação inicial. Certifique-se através das configurações do Google Now se o idioma definido para o serviço é o português do Brasil, pois isso também pode interferir na usabilidade do sistema.

4. Problemas de conectividade com o Wi-Fi e o Bluetooth

Problemas com o Wi-Fi e o Bluetooth são comuns em dispositivos novos. Portanto, se você está passando por problemas na recepção do sinal Wi-Fi ou na conectividade do Bluetooth do Moto X Play, siga os passos abaixo para solucionar essa questão.

Solução para o Wi-Fi

  • Desligue o dispositivo e o roteador Wi-Fi por, pelo menos, 15 segundos;
  • Ao ligar ambos os dispositivos, vá até as configurações de "Bateria" e certifique-se que o modo de economia de energia esteja desativado;
  • Vá até as redes Wi-Fi disponíveis, toque na rede desejada e clique em "Esquecer";
  • Digite novamente a senha dessa conexão desejada e tente se conectar novamente;
  • Ainda nas configurações do Wi-Fi selecione "Avançado" e verifique se o filtro MAC está acessível ao roteador.

Solução para o Bluetooth

Se você está com problemas para se conectar com o Bluetooth de seu automóvel, recomendamos a consulta do manual da montadora do veículo. Caso seu problema seja com a conectividade entre outros dispositivos, lembre-se de apagar todos emparelhamentos anteriores e configure-os novamente. Problemas com o modem do Bluetooth só futuras atualizações do sistema poderão corrigir.

5. Dispositivo não reconhece o cartão microSD

chipsdmotoxplay
Moto X Play com problemas na leitura de cartões microSD. / © ANDROIDPIT

Alguns usuários estão enfrentando problemas com a leitura do cartão microSD no Moto X Play. Confira abaixo a solução para este problema.

Solução

A Motorola recomenda o uso de um cartão microSD de classe 6 ou superior. Portanto, se você está reaproveitando o cartão de memória de um dispositivo mais antigo, certifique-se que este não seja de classe 4 ou inferior. A troca do cartão pode resolver esse problema, contudo, não deixe de recorrer a garantia caso o problema seja realmente com o hardware do dispositivo.

6. Problemas de desempenho ou superaquecimento

É normal que aconteçam problemas com o software do Moto X Play durante seu uso, mesmo com o OS do dispositivo sendo praticamente puro. No entanto, alguns usuários encontraram problemas de superaquecimento quando o dispositivo está executando tarefas simples, como redes sociais, por exemplo. 

Solução

O Snapdragon 615 que embala o Moto X Play é um processador muito competente, portanto, esses problemas de desempenho provavelmente estão relacionados com o software do dispositivo. Assim, uma futura atualização de software pode resolver os problemas de performance do Moto X Play.

Para amenizar os engasgos durante a operação do sistema, recomendamos que você reduza o tempo de animação das transições do sistema ou desative-as através do painel de desenvolvedor. Pra isso, consulte o guia completo com todas as dicas e truques abaixo:

Quanto ao superaquecimento, aplicativos com funcionalidades duvidosas podem ser o grande problema. Inicie o dispositivo em modo de segurança e observe se o problema persiste. Considere desinstalar apps recentes e continue observando se o problema irá persistir. 

7. Problemas de carregamento na tomada

motoxplaynovateaseru
Leve o Moto X Play a garantia caso os problemas persistam. / © ANDROIDPIT

Aqui temos dois problemas relatados pelos usuários do Moto X Play: o carregamento se torna lento em alguns momentos e o nível da bateria fica preso em determinado percentual. Aqui vão algumas dicas para a solução desses problemas.

Solução

Existe um equivoco entre os usuários do dispositivo sobre a potência dos carregadores enviados pela Motorola. O Moto X Play possui o Carregador Turbo com potência de 15W na caixa, diferente do mesmo carregador com potência de 25W que encontramos no Moto X Style e no Moto X Force. Portanto, a velocidade de carregamento é apenas um pouco maior do que os demais carregadores do mercado. Assim, não espere que o dispositivo esteja carregado pela metade em 30 minutos.

Com relação ao nível da bateria, esse problema pode ser resolvido temporariamente, com o reinício em modo de segurança. No entanto, esse problema pode estar relacionado ao software, e deve ser solucionado mais tarde com novas atualizações. Considere levar o dispositivo ainda em garantia para uma loja ou quiosque da Motorola. Os endereços você pode conferir no artigo abaixo:

Você possui um Moto x Style? Seu dispositivo já apresentou algum desses problemas? Conte para gente.

169 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pois é gente, estou aqui com meu moto X Play que simultaneamente passou a não reconhecer cartão de memória, chip de operadoras de celular somente fazem chamada, não recebem; na tela parte inferior somente funciona a aquele comando da seta a esquerda, o central ( circulo) e o lateral ( quadrado) não respondem, ou seja se vc entra na internet ou em qualquer área do telefone e quiser fazer outra coisa, tem voltar tudo com a seta no canto inferior esquerdo da tela, e começar uma outra ação; na parte superior da tela quando vc tenta desliza não aparece aquelas opções wifi, localização, etc; sem contar tipo o desenho que optamos em configurações/segurança para abrir a tela não aparece mesmo estando configurado.

  • Meu moto x play não tem sinal de rede, fica apenas "chamada de emergência"ou tem sinal mas não consigo fazer ou receber ligações... alguém pode me ajudar por favor?

  • Meu moto x 2 geração toda hora aparece na tela Google play serfice parou o q eu faço

  • meu celular nao carrega mais como turbo demora mais de 3h pra carregar o que devo fazer ele tem 8 meses de uso.

  • Acho que depois de uma atualização (Só pode ser) meu MOTO X PLAY mudou completamente de um dia pro outro. Lento, travando ate pra tirar fotos. E agora quando ativo o BLUETOOTH ele trava e reinicia sozinho. Já resetei e não fiz backup de nada, deixei como veio de fabrica. Sem nenhum app. Mesmo assim o problema continua. Vou voltar pro iOS mesmo :/

  • fui atualizar pro 6.0.1 agora nao reconhendo meus chips , o cartao de memoria ta de boa mais os chips nada, oque eu devo faser ainda tem 2 parcelas pra eu terminar de pagar

  • NÃO RESOLVEU ABLOLUTAMENTE NADA

  • Estou com esse problema do carregamento paralizar mesmo tendo o carregador conectado levei a assistência técnica e volto duas vezes a mesma coisa oq faço???

  • Com a câmera em 1080p em vídeo (não câmera lenta) a resposta na tela é super atrasada....

  • Meu GPS não funciona de jeito nenhum é ate motivo de vergonha outros celulares bem inferiores funcionam bem. Já baixei alguns aplicativos que dizem q melhoram o sinal e nada isso é uma vergonha pra Motorola.

  • O meu moto x play me impede de ver o uso de dados, não sei porque, mas sempre que eu aperto nessa opção aparece uma mensagem na tela dizendo que o aplicativo configuração parou ou falhou aí me redireciona pra tela inicial.
    Por quê isso acontece?

  • não funciona nenhum tipo de cartão de memória, o celular quanto esta ligado no pc pelo usb o touch fica descontrolado, não funcionada nada corretamente

  • Só faltou relatar os problemas com o GPS que não navega normalmente, perde sempre conexão com o satélite... Isso ocorre sempre... Nunca vi um smart bom mais ao mesmo tempo problemático demais !!!!

  • Meu moto x play tem 2 meses e sempre funcionou bem,até hoje,qdo não reconhece nenhuma rede e não posso fazer nem receber ligações. Fica no somente emergência.Como resolver?

  • Boa tarde!

    Estou com alguns problemas depois que fiz a atualização no motox play para o android marshmallow, após a atualização o aplicativo do play store sumiu, entrei no play store pelo navegador e ele informa que o Google service não está disponível para o modelo do meu aparelho (MOTO X PLAY), com isso não consigo atualizar e nem utilizar diversos aplicativos.

    Alguém sabe informar como resolver este problema?

    obrigado.

  • Ah, outro problema que eu estou tendo é quanto ao cartão microSD, mesmo ele sendo classe superior a 6, volta e meia o telefone para de reconhecê-lo.

  • Sim, eu tenho um Moto X Style e meu TurboPower parou de funcionar. Agora carrega lentamente como qualquer outro celular. As vezes eu reinicio em modo de segurança e o TurboPower volta a funcionar, mas logo para de novo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi