O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 258 Compartilhado 40 Comentários

Moto Z: saiba como aumentar a velocidade do processador para 2,2GHz

Já faz algum tempo que uma polêmica em torno do Moto Z veio à tona, e ela estava relacionada ao clock do processador da versão brasileira do Moto Z. Isso porque apenas o Moto Z Droid Edition, o Moto Z vendido pela operadora norte-americana Verizon, possui o processador Snapdragon 820 rodando a 2,2 GHz, enquanto o modelo nacional roda a 1,8GHz. Mas é claro que sempre podemos modificar alguns aspectos do hardware de nossos aparelho através de procedimentos mais técnicos, como o que ensinaremos neste artigo.

Este é um processo avançado, portanto, recomendamos que você faça o backup de todos os seus arquivos e informações pessoais antes de iniciá-lo:

Lembre-se também que o desbloqueio do bootloader implica na perda da garantia pelo fabricante, como informa a página de suporte da Motorola. Para esse processo, você precisará ter o bootloader do Moto Z desbloqueado e, felizmente, a Motorola oferece suporte para que você possa fazer esse procedimento de forma oficial. Para isso, clique no link abaixo e siga todos os passos informando os dados necessários:

Esteja ciente que a modificação da velocidade do smartphone implicará no aumento de sua performance e consequentemente aquecerá o aparelho, tornando a vida útil da bateria menor. O AndroidPIT não se responsabiliza por danos que venham acontecer a partir desse procedimento.

Pré-requisitos

  • Baixe e instale os drivers da Motorola em seu computador:
  • Baixe e instale o RSD Lite em seu computador (programa para instalação da ROM da Verizon).

Como aumentar o clock do processador do Moto Z

É um processo simples, e deve ser feito com o bootloader do aparelho desbloqueado. Você terá que baixar a ROM da operadora Verizon e executar alguns comandos:

<step MD5="976cc13981e34796a269a6f547a35ded" filename="bootloader.img" operation="flash" partition="motoboot"/>

  • Depois de deletado as linhas salve o arquivo;
  • Com modo desenvolvedor ativado, abra-o e ative a depuração USB.

Instalação

  • Inicie o seu Moto Z em modo bootloader desligando o aparelho e o ligando segurando o botão volume (-) por alguns minutos;
  • Conecte o telefone ao computador e abra o RSD Lite;
  • Ele deverá reconhecer seu aparelho se os drivers da Motorola estiverem instalados corretamente;
  • Clique nos 3 pontos ao lado do botão "Start";
  • Procure a ROM no lugar onde você extraiu, e selecione o arquivo que editamos no passo acima;
  • Depois de selecionada pressione "Start".

Aguarde a instalação. Se tudo der certo, o telefone irá reiniciar e seu Moto Z estará com o Android Nougat da Verizon, com processador desbloqueado e rodando a 2,2GHz. Lembre-se que a primeira inicialização demora um pouco.

moto z processador clock
CPU-Z no Moto Z com ROM da Verizon / © AndroidPIT

Considerações sobre a instalação

A ROM da Verizon disponibilizada neste artigo é o Android 7.0 Nougat com o pacote de segurança referente ao mês de janeiro. Existem algumas limitações nessa ROM, como a impossibilidade de criar usuários alternativos para o sistema, além de uma quantidade de aplicativos da operadora e bloatwares em geral que vem pré-instalados:

moto z clock processador
Aplicativos da Verizon / © AndroidPIT

Contudo, é perceptível o ganho de performance com o chipset rodando em clock máximo, e essa diferença pode ser notada quando um jogo mais pesado é aberto ou quando um app é carregado pelo multitarefa. Pode ser uma experiência interessante, mas leve em consideração todos os contras e alertas que descrevemos neste artigo, caso você esteja pensando em fazer esse procedimento.

E aí, ficou interessado em aumentar o poder de fogo do seu Moto Z?

 


Este artigo foi feito em parceria com o leitor Erickson Neves.

258 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi