O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
109 Compartilhado 52 Comentários

A Motorola deveria estar contente com este possível projeto do Facebook?

Um estudo recente da eMarketer mostra que o Facebook lidera o mercado de aplicativos mensageiros sendo o proprietários dos dois maiores serviços: o WhatsApp e o Facebook Messenger. Além disso, não preciso mencionar que a empresa também é dona da maior rede social de todos os tempos. Mas o que mais a empresa de Mark Zuckerberg poderia quer? Talvez um smartphone modular.

Os smartphones modulares não morreram com o encerramento do Projeto ARA, da Google. Aliás, a prova disso é que a FairPhone continua investindo na ideia de ter um smartphone modular desenvolvido de forma sustentável, bem como a Motorola que, em outro nível, segue criando os seus Moto Snaps.

Na semana passada, vazou a informação de uma patente do Facebook voltada para a construção de um smartphone modular. Assim, teríamos uma das maiores companhias do mundo ingressando neste jogo.

De acordo com a equipe do Facebook, no entanto, a patente foi desenvolvida pelo time da Nascent Objects. Empresa essa que foi comprada pelo Facebook em setembro do ano passado e trabalha diretamente na criação de equipamentos eletrônicos modulares. Olhando para a descrição do dispositivo, o mesmo poderia funciona como um smartphone ou um alto-falante interativo.

Coincidência ou não, à frente da Building 8, divisão de projetos especiais do Facebook, está Regina Dugan, ex-integrante do Projeto ARA, na Google. Logo, unindo um fato ao outro, não seria um erro dizer que a empresa que comanda a maior rede social do mundo estaria interessada no desenvolvimento de dispositivos modulares, certo?

E, meus caros amigos, na opinião desta editora, este movimento seria extremamente benéfico para as demais empresas que investem neste tipo de dispositivo, em especial a Motorola.

Opinion by Camila Rinaldi
A Motorola deveria estar contente com este investimento do Facebook.
O que você acha?
50
50
252 participantes

Nos últimos anos, a Motorola e a Lenovo abraçaram o desenvolvimento de smartphones modulares, de uma forma bem menos sustentável do que a FairPhone, mas é certo dizer que a partir do uso dos Moto Snaps, necessariamente você não precisaria fazer o upgrade do seu aparelho a cada um ou dois anos, apenas usá-lo com diferentes módulos capazes de otimizar a experiência com a câmera, por exemplo.

Porém, qual é a graça em se jogar em uma liga na qual se é sempre campeã?

O fato do Facebook investir em dispositivos modulares e, neste caso, smartphones, seria excelente para aumentar a concorrência neste mercado. Um empresa gigante, capaz de desenvolver e sustentar projetos como este, também pode trazer novas soluções, preços e acirrar a competição entre desenvolvedores de software e hardware. E entre estes, está a Motorola.

Até agora, no entanto, o pessoal do Facebook confirmou apenas que a tecnologia foi adquirida a partir da compra da Nascent Objects e não quis dar mais informações à publicação Business Insider. Mas confesso que este seria um movimento que gostaria de ver acontecendo o mais rápido possível. E você?

109 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi