O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 180 Compartilhado 54 Comentários

Motorola libera o código fonte do Kernel do Moto X Style: saiba o que isso significa

O Moto X Style acabou de chegar ao Moto Maker brasileiro, já ganhou suporte do TWRP Recovery e agora teve o seu código fonte do Kernel publicado pela Motorola. Entretanto, quais os benefícios da liberação do código fonte do Kernel do aparelho para os usuários?

O código fonte do Kernel é o que fica entre o hardware do telefone e o seu sistema operacional, permitindo a comunicação entre ambos, ou seja, é ele que possibilita aos apps interagirem com o hardware do aparelho, com os sensores, com a câmera, com os botões, com as entradas, etc. E como muitos sabem, o Android é baseado em uma plataforma de código aberto, que permite que qualquer pessoa com conhecimento mexa no código fonte dele.

Com a liberação do código fonte do Moto X Style pela Motorola, desenvolvedores poderão criar custom ROMs, versões e aplicativos específicos para o telefone, sem a necessidade de construir os seus próprios drivers e controladores de hardware. Isso facilita muito o desenvolvimento de software para o Moto X Style.

moto x style source code
Código fonte do Kernel do Moto X Style. / © GitHub

A partir da publicação do código do Kernel, começaremos a ver mais custom ROMs sendo desenvolvidas para o Moto X Style, o que é sempre uma boa notícia para os fãs de customização. Além disso, também será possível aos desenvolvedores explorar ainda mais os recursos do telefone.

Para quem quiser criar alguma ROM, o código fonte do Kernel do Moto X Style (Clark) está disponível no GitHub (endereço em "fonte", logo abaixo), pesa 145MB e é baseado no Android 5.1 Lollipop.

Qual custom ROM vocês usam no seu Android?

Fonte: GitHub

180 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Artur Rodrigues 18/set/2015

    Apaga que dá tempo kkkkkkkk Snapdragon 615 a mesma coisa que um 808? Uma tela 2K igual a uma Full HD? Uma construção de plástico igual ao uma de metal + madeira/couro/silicone? WTF KKKKKKKK

  • Gilmar Luiz
    • Mod
    18/set/2015

    Nossa, vc sabe quanto custa 1.800 Dilmas? Se somente uma está detonado um País, imagine 1800.

  • Gaki Kunashii 18/set/2015

    O código fonte do kernel não é liberado para criação de roms, mas, no entanto, uma vez que o código é liberado, os desenvolvedores podem utilizá-lo com total liberdade, até mesmo para criação de programas maliciosos.
    Mas por convenção, o objetivo ao se divulgar um código-fonte de qualquer natureza, é para ser utilizado com aprendizado, para correção de erros e para aperfeiçoamento do produto.

    Espero ter esclarecido o objetivo.
    Abraços.

  • Artur Rodrigues 19/set/2015

    Acho que ela está falando do código do maxx que n está liberado, não? kk

54 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi