O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
336 Compartilhado 134 Comentários

De quanto tempo a Motorola precisa para dominar o mercado brasileiro?

Não tenha dúvidas de que a Samsung é a grande jogadora no mercado de dispositivos móveis no Brasil, porém, a Motorola recebeu um sopro e tanto nas velas com o lançamento do Moto G em território nacional. Isso me faz pensar: de quanto tempo mais a Motorola precisa para se tornar a número um do mercado brasileiro?

Motorola manda brasil
© AndroidPIT

Motorola antes do Moto G

Com a venda da Motorola para a Lenovo, a compra da primeira pela Google foi justificada, pois a gigante das buscas deixou claro que o que queria mesmo eram as patentes já registradas pela fabricante da linha Moto. Entretanto, o período em que a companhia esteve debaixo das asas do Big G foi muito importante para dar aquela chacoalhada nas estruturas do mercado móvel no Brasil.

O lançamento do Moto X, nos EUA e, logo depois, no Brasil, deixou claro que a companhia iria investir pesado no mercado nacional. Porém, a confirmação veio com o anúncio do Moto G. Antes da chegada do mid-range, a Motorola respondia por 3,45% das vendas de dispositivos móveis no Brasil, abaixo até de companhias desconhecidas (xinglings e outras). Porém, um pouco mais de seis meses depois da chegada do Moto G nas lojas do país, o cenário é completamente diferente. 

Motorola estatistica brasil novembro 2913
Antes do lançamento do Moto G, a Motorola respondia pela posição 6 entre as 10 principais fabricantes do mercado brasileiro, com apenas 3.45% de representatividade, atrás da Samsung (38.96%), Apple (15.7%), LG (15.42%), Nokia (14.61%) e companhias diversas (9.32%). / © StatCounter

Motorola depois do lançamento do Moto G

Há algumas semanas, um amigo me confirmou que viu uma pessoa no metrô, em São Paulo, com uma tatuagem do Moto G no braço. Parece mentira, mas existem outros exemplos na rede como o da menina que tatuou o logo da Motorola nas costas. Sim, o dispositivo virou moda entre os usuários Android no país e fez a Motorola subir vertiginosamente algumas posições entre as fabricantes que mais vendem smartphones Brasil afora.

No mês passado, a companhia que ainda está sob a tutela da Google até que o processo de venda da empresa seja consolidado, figurava como a terceira fabricante que mais vende dispositivos móveis no Brasil, de acordo com a ferramenta de estatísticas online StatCounters. O que mudou neste curto espaço de tempo? Ou melhor, o que a Motorola desencadeou para que essa mudança fosse viável?

Motorola estatisticas maio 2014
Depois do lançamento do Moto G, a Motorola passou a ocupar 3ª posição do TOP 10 das empresas que comercializam dispositivos móveis no Brasil, com 15.52% do mercado, atrás apenas da Samsung (41.2%) e Apple (17.19%)! / © StatCounter

Motorola oferece o melhor custo/benefício

Os executivos da Motorola não tiveram medo de colocar no mercado mundial um dispositivo com um preço honesto. O Moto G chegou oferecendo um hardware de gama média, mas acima de tudo, com uma interface limpa e livre de características da fabricante. O aparelho é rápido e super variado, servindo para heavy users e para aqueles que só querem acessar as redes sociais em um celular. Além disso, o Moto G podia ser comprado por R$649,00, algo revolucionário na época do seu lançamento.

Este foi um grande passo para uma fabricante no Brasil e abriu precedentes. Nos últimos meses, rumores sobre o lançamento de concorrentes diretos do Moto G desenvolvidos pela Samsung e pela Sony começaram a aparecer na rede.

Mais do que isso, a Motorola anunciou no mês passado o Moto E, ainda mais barato e com apelo muito maior às massas, visto que traz a possibilidade de expandir a memória do dispositivo, além de oferecer TV digital e dual slot para cartão SIM. Na mesma categoria, temos o Nokia X, mas que está ainda atrás das possibilidades entregues pelo low-end da Motorola.

Motorola oferece atualizações rápidas do OS

Porém, mais do que a influência de preço, a popularidade da Motorola se deve ao fato de que a empresa focou seu trabalho naquilo que as demais fabricantes ainda estão pecando: a atualização do sistema operacional dos seus dispositivos mais recentes. Um exemplo foi a penúltima atualização do OS para Android 4.4.3 que, depois das linhas Nexus e Google Play Edition serem atualizadas, veio a série Moto. E muito se enganam os que pensam que a grande maioria dos usuários não se liga na versão do software dos dispositivos na hora de adquirir um smartphone nos dias atuais. O melhor exemplo disso é o crescimento da Motorola no mercado nos últimos meses.

Em recente entrevista, o presidente mundial da companhia, Rick Osterloh, definiu o sucesso da Motorola em quatro pontos fortes: preço, experiência de uso, personalização e software. Segundo ele, a estratégia da empresa é "abraçar" o Android puro de modo a fazer com que as atualizações do OS cheguem aos dispositivos da Motorola antes:

Além do preço do aparelho, é preciso tornar toda a experiência de usar o celular mais barata. Quando colocamos slots para dois chips de operadoras, conseguimos tornar as ligações mais baratas, por exemplo. O design também é importante. Todos têm a mesma linha de design, permitem trocar a cor da capinha traseira. Por fim, outro ponto critico é a questão do software. Nossa maior preocupação hoje é oferecer as atualizações do sistema Android o mais rápido possível para os nossos telefones.

De quanto tempo a Motorola precisa para mandar no mercado brasileiro?

Ainda é difícil dizer se a fabricante vai assumir o topo das vendas de aparelhos móveis no país. Porém, a Motorola está no caminho certo para se tornar uma das grandes jogadoras no Brasil. Usando a teoria dos seis graus de separação, que mostra que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas, vou propor um jogo aqui. Pense agora se você conhece uma pessoa que tenha um dispositivo da linha Moto. Em menos de um minuto já me vieram cinco pessoas à memória.

Os comentários favoritos dos leitores

  • antonio de j. 22/jun/2014

    Olá Camila bom dia, olha quanto a mim na minha opinião a Motorola já é a número 1do mercado, por conta do respeito ao consumidor, e espero que a Motorola continue assim q em pouco tempo será a número 1em todo o país.

  • Wallace Marques 22/jun/2014

    Eu sempre vejo pessoas com moto g e na minha faculdade tem muito razr d1 e d3, acho q eles dividem a maioria com os iPhones.
    Olhando esse cenário, acho q a motorola, na verdade, não alcançou essa posição porque pertenceu ao google, presidente até disse q eles eram tratados como fabricante qualquer. E vejo q essa estória de Android puro e excelente custo/benefício não é de hoje, os razr já tinham isso, mas com a linha moto veio a qualidade.
    Acho q a motorola está num bom caminho e passar a Apple no Brasil vai ser fácil. De fato, hoje vejo muita gente interessada nos produtos da empresa, mas não sei se ela ultrapassa mesmo a Samsung. Parece até um pouco triste, mas ainda hoje há sim muita gente que não se preocupa muito com a versão do OS, muitas nem se quer sabem oq é isso '_'. E acho q muitas pessoas querem pagar muito barato ou querem uma tela absurdamente imensa e isso encontram muito na Samsung que tem low-ends e mid-ends de todos os tipos, essa é sua principal vantagem, de forma q a marca galaxy ainda é forte.
    Mas é claro, com o recém lançamento do moto e, a motorola ataca ainda mais agressivamente esses celulares de baixa gama e em paralelo vejo também o razr d1 caindo de preço e chegando mais perto do galaxy Pocket, sendo q a diferença entre os aparelhos é grande. Talvez seja nesse segmento que a motorola vai conseguir ultrapassar de vez a concorrência.
    E é incrível como o moto g reúne hardware software e preço q o tornam incômodo para concorrentes mais caros e mais baratos, hoje penso em comprar o ele ou o moto x. Na verdade hoje não me vejo comprando smartphone que não da motorola, porque simplesmente vou sentir que estou perdendo dinheiro e muitas vezes qualidade, e não acho necessário especificações de computador no celular então o moto g vai permanecer forte por um tempo. E a concorrência ao invés de superar só lança aparelhos medíocres que não animam ninguém.

    Desculpem o testamento!
    E viva a motorola!

  • Léo Walk 22/jun/2014

    Antes, eu tinha um Samsung Galaxy y duos e um S2 Lite. O primeiro era apenas pra trabalhos rotineiros, SMS e ligações. Já o segundo era voltado pra Internet. Como gosto muito de modificar meus aparelhos, ambos tinham root e várias melhorias para tornar o sistema instável. Só que depois que vi o Moto G do meu amigo ao vivo e a cores, fiquei impressionado com o designer e eficiência do dispositivo, só não gostei da memória interna de 16 gb sem um slot pra cartão micro SD. Depois de ver vários elogios e detalhes aqui no fórum, fiquei com vontade de adquirir o novo Moto G LTE pelo simples fato dele ter entrada pra cartão micro SD. Não comprei ele depois de ficar sabendo que o mesmo não era dual sim. Passei mais alguns meses com os meus dois Samsungs, mas não estava gostando do desempenho dos mesmos, principalmente do Galaxy y duos que mesmo com ROM customizada e todas as melhorias possíveis, ainda travava e sempre me deixava na mão nas horas mais inconvenientes. O S2 Lite consumia tanta energia que tive que comprar uma bateria estendida de 3500mAh pra conseguir chegar até o final do dia com alguma carga, mesmo com todos os ajustes pra deixar a bateria um pouco melhor. Neste aparelho também fiz mudanças no Android pra deixar o sistema mais fluido, mas já estava com vontade de dar fim ao império Samsung que me prendia... Ashuashuashua... Depois de ler muito sobre o Moto G dual 16gb e tirar todas as dúvidas, acordei pra vida, vendi meus Samsungs e hoje sou mais um usuário satisfeito com o smartphone que escolhi pra desempenhar o papel que os outros dois juntos não faziam com eficiência!!! Motorola forever.

  • Wallace Marques 22/jun/2014

    Amém, irmão! :)

  • Robson N. 22/jun/2014

    antes de comprar o meu moto g, não tinha ninguém com ele....depois, Deus do céu, parecia uma invasão ! aonde eu vou, tem alguém com um motorola. o mérito do moto g é incrível pq por meio dele, os consumidores olharam diferentes para a motorola, abrindo espaço para o resto da família. o caminho é longo, pois a Sammy tem muuuito marketing. motorola tem potencial, é só permanecer firme e forte.

134 Comentários

Escreva um comentário:
  • boa tarde a todos ,,bem ,,,essa matéria só tem a comprovar o quanto a Motorola poderia ter tido mais sucessos no mundo se tivesse feito isso antes , me lembro bem que a alguns meses atrás eu tinha lido sobre este aparelho o moto g , porem eu não tinha a ideia do quanto ele se tornou popular e raro de encontrar pra vender ,, eu trabalhei um tempo como garçom no rio de janeiro ,,,eu ficava em cima dos clientes pra identificar o aparelho ,,mas não sabia da existência deste , por todo lado que eu olhava eu via alguém com este aparelho , parecia uma invasão de 'xingue lingues' só que melhor ,,, agora porem oque começou barato tende a ficar barato ,,, o que e caro tende a ficar caro e com o tempo abaixar ,,sony lg samsung apple ,, jamais conseguiram fazer esse feito ,, pôs entupiram seus clientes com celulares high endes ,carros pesados que parecem mas pequenos Desktop ,,,,fato é a Motorola fez bonito e provou que ,o que e barato pode sim ser de qualidade ter boa venda e agradar o usuário final ,,,,,ainda estou em busca deste celular no rio pra vender ,,,mas ,,,não acho mais ,, estoque esgotado em todas as lojas ,,e as que tem pra vender vendem acima de : 800 .....

  • Eu acredito que a motorola tem potencial de sobra para dominar o mercado brasileiro, se ela continuar mantendo essa mesma receita para os lançamentos futuro inclusive do novo Moto X que esta por vir, certamente voltará a despontar entre as grandes... Pois a versão do software esta contado muito na preferencia do consumidor assim como quesito hardware.

    E motorola já começou a vender o Moto G 4G só que na configuração de 8Gb single chip.
    http://www.lojaoficialmotorola.com.br//product/celulares/119689589/moto-getrade%3B-com-4g

  • Tenho um S3 e na minha opinião é uns dos melhores celulares q a Sammy fez...mas a Motorola vai dar o q falar com o Moto g e x ...o meu próximo cel 4g vai ser um Motorola ou um da Lenovo com certeza uns dos melhores custo x benefícios que tem no mercado

  • Acho interessante a motorola ta mudando eu acho A Variante 4G ta num preço acessivel pero dos outros agora estou pensando em trocar por um motorola

  • Moto G ja esta em primeiro lugar no Brasil!
    Só olhar nesse link do benchmark da Antutu:

    http://www.antutu.com/en/view.shtml?id=7842

  • Mercado não se faz só com vendas, mas tambem de pós vendas e uma rede de assistência técnica autorizada, o que falta muito ainda na Motorolla. Desse modo, se ela quiser ser a número um, precisa se preocupar em abrir mais pontos de oficinas autorizadas, caso contrario, não sairá do lugar!!!

  • Muito boa a matéria, conheço a Motorola de anos, sempre tive esse aparelho, fui realmente fiel. E acompanhei essa grande evolução pessoalmente lembro ainda do meu MUNDO Oi e do v300.

  • De quanto tempo a Motorola precisa para mandar no mercado brasileiro? .....de qual mercado está falando? Se for o mercado intermediário (realidade da maioria dos Brasileiros), ela já dominou. Fato é que a proposta da Motorola é dominar um mercado que estava aberto e sem concorrentes,...onde ela entrou com dois bons aparelhos e foi feliz e deixou muitos consumidores igualmente felizes. Sua estratégia de custo-benefício e atualizações está dando muito certo. Tenho um Moto X e é realmente um bom aparelho. Agora, se deixarmos de lado esse específico nicho de mercado, e partimos para os smartphones TOP, essa nem aparelho tem (e não venham me dizer que o Moto X é TOP...por favor). Vejo com bons olhos a Motorola na Linha Moto (para os demais modelos continua o descaso como as demais fabricantes), tenho um produto atual dela, mas hoje ainda não preenche todas as lacunas de mercado e ainda aguardo as reações do controle da Lenovo sobre ela.

  • Aparelhos bons de custo x beneficio, mas é só isso?

    Chegaram a ver a noticia sobre os níveis de radiação desses aparelhos?

    Particularmente não compraria um motorola, não vejo nada de atrativo neles.

    Mas para quem curte algo simples, vale a pena correr o risco. hehe

    Reclamam da Samsung, porque é a que mais vende, quanto mais vendas, mais reclamações. Algo tipico de mercado. Quando a motorola chegar a dominar o mercado, verão as reclamações. vai ser a mesma coisa..

    • Conforme a pesquisa, eles estão dentro do nível aceitável de radiação...
      Quanto à simplicidade, é justamente porque não é necessário para nos skins e apps desinteressantes, oq queremos nós instalamos.
      Considero o custo x benefício muito importante sim!
      E é muito bom ter fluidez no sistema e é disso q as pessoas reclamam na Samsung e é por isso q não espero reclamações no futuro. A motorola está aí crescendo e não é a toatoa.

  • Eu tinha um nexus 4, anterior a ele tinha um galaxy s2 lite (uma porcaria), com o nexus 4 foi uma diferença enorme, num da nem vontade de comentar sobre isso, e quando acabei perdendo este nexus, acabei comprando na correria um Moto E, o aparelho em si tem suas limitações de memória mas é otimo, posso até não conseguir tão ja um outro nexus.....mas pode ter certeza pelo o que ja ouvi falar do moto g e e tirando como uma base o moto e pode ter certeza que no máximo até janeiro de 2015 os moto vao virar preferencia nacional, infelizmente a samsung usa da midia para fazer uma alusão de seus aparelhos, focando nos top S4 e S5

  • Tenho um S4 e quando fico de saco cheio da TW faço a instalação de uma rom google edition ou um CM11 que estão rodando liso e sem bug..

    Mas não defendo marca nenhuma, quero mais é que a concorrência aumente forçando todos as marcas oferecerem aparelhos com melhor custo beneficio...

  • Troquei meu Samsung pelo moto G e não me arrependo em nada....celular top e não trava nunca....e mais atualizadissimo....😜

  • Muitos querem smatphones de longa duração de atualização mas pelo que eu saiba, poucos são os que passam de 1 ano sem trocar de aparelho. Eu sou um exemplo, quase nunca passo dos 12 meses.

  • Tenho um s3 e to morrendo de inveja de quem tem um moto g pq ja estão com kikat 4.4.3 e eu gracas a f.d.p da sansung ainda estou com o 4.3 ate hj pq a mesma diz q 1 giga de ram não é suficiente pra roda a porcaria da touchwiz deles entao eu ja me decidi ,meu proximo telefone com certeza será um motorola pq a empresa está investindo forte na marca e ja a sammy so decepção e desrespeito, ela esqueceu de que foram os seus clientes que fizeram da sansung o q ela é hj e assim akbam abrindo espaço pras concorrentes tomarem o seu lugar no mercado, nao sei se a motorola vai chegar ao topo mas hj eu dou 10 pra moto e 0 pra sansung mesmo tendo um aparelho da mesma e de uma coisa eu se SAMSUNG NUNCA MAIS!!!#SANSUNG.VAI.RODA

  • não é quanto tempo, mas sim o quanto de R$ eles estão dispostos a investir em marketing. Tenho amigos que possuem Galaxys só por ser Galaxy, não sabem nem mesmo as funções mais básicas do aparelho. Creio que boa parte da população também está nessa situação, a sammy se transformou em outro status social, assim como a APPLE, tem por ter e não sabe nem se quer ativar as funções mais básicas do aparelho. A motorola tem um ponto positivo pois o moto g e X caíram no gosto do brasileiro, agora o importante é manterem o padrão e continuarem a inovar.

    • Isaque, corretíssimo. Falaram muito da apple mas muitos seguem a sangsuga da mesma forma. O maior diferencial da motorola na minha opnião é o preço baixo com um hardware decente. Esse respeito com o consumidor tem gerado bons frutos.

  • A LG está longe de ser uma boa opção, não tem atualização garantida e na minha opinião o design de seus aparelhos ainda deixam a desejar, o melhor que vi até agora foi o atual LG G3, o Moto G e o X e até o E ganham no conjunto (Design, Android praticamente puro com atualizações, e hardware bom, além do preço)

  • lg l90 e melhor que o moto g e o preço e igual.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi