O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 148 Compartilhado 48 Comentários

Moto E (2014/2015): segunda geração agora é compatível com o Cyanogenmod 14

Os low end da linha Moto da Motorola, o Moto E 2014 e o Moto E 2015, passaram por algumas atualizações ao longo dos últimos meses. Agora, o modelo 2015 da linha E acaba de ingressar na seleta lista de dispositivos compatíveis com o CyanogenMod 14, cujo desenvolvimento foi baseado no Android Nougat 7.0, a nova versão do sistema operacional do Google. Saiba mais na seção "Moto E 2015". 

Destacar mudanças recentes

Versões do Android 4.4.3 KitKat 4.4.4 KitKat 5.0 Lollipop 5.1 Lollipop Marshmallow
Moto E 2014 Sim Sim Sim  Sim  Não
Moto E 2015 Não Não Sim  Sim  Sim

Vá direto ao que te interessa:

Moto E 2014

Moto E - Atualização para Android 6.0 Marshmallow

Com relação ao Android 6.0 Marshmallow, o Moto E 2014 ficará de fora do update. No final de 2015, a Motorola divulgou a lista oficial de dispositivos que receberão a sexta versão do SO, que incluía o Moto E 2015 (apenas a versão 4G). A fabricante, no entanto, ainda não informou em quanto tempo os dispositivos confirmados receberiam o update.

Moto E - Atualização para Android Lollipop 5.1

Depois de muita espera, o Moto E 2014, recebeu a atualização oficial para o Android 5.1 Lollipop. A nova versão trouxe uma interface renovada com correções de segurança e novos recursos. As primeiras versões do Lollipop 5.1 foram liberadas para testadores inscritos no programa de testes da Motorola no início de julho de 2015.

Na França, o update final foi liberado em agosto de 2015 e, na sequência, os demais países começaram a receber o novo SO Over-the-Air (OTA). O update (firmware 23.21.15) tem 208 MB de tamanho e precisa de 500 MB de espaço disponível no armazenamento do dispositivo.

Como instalar o Android Lollipop 5.1 no Moto E

Como o SO já está disponível oficialmente desde agosto o usuário deve manter o aplicativo "Atualização Motorola" atualizado. Vá até a Google Play e verifique se não existe nenhuma atualização pendente para este app, caso exista, atualize-o e reinicie seu telefone. Se a notificação com o update não aparecer, verifique a disponibilidade manualmente no seguinte caminho: Configurações> Sobre o telefone> Atualizações de sistema> Verificar.

Você pode baixar ou atualizar o Atualização Motorola no botão abaixo:

Atualização Motorola Install on Google Play

Moto E 2015

Moto E 2015 - Atualização para Android 6.0 Marshmallow

A Motorola resolveu incluir o Moto E 2015 à lista oficial de dispositivos que receberiam o Android 6.0 Marshmallow. Porém, apenas a variante 4G/LTE foi contemplada. O update já está disponível para os usuários brasileiros OTA (Over-the-air), pesa 515,3 MB e traz diversas funcionalidades originais do Android 6.0 Marshmallow.

moto e upfate
Sai o Marshmallow para o Moto E 4G/LTE 2015! / © ANDROIDPIT

Agradecimento: Juan Lucas.

Moto E 2015 - Atualização para o Android 7.0 Nougat

Se as chances de receber o Android Nougat oficialmente são pequenas - o aparelho recebeu o Marshmallow em fevereiro deste ano - os usuários do Moto E 2015 podem ter acesso à nova versão do SO do Google de outra maneira: o dispositivo agora integra a relação de smartphones compatíveis com o CyanogenMod 14, cujo desenvolvimento foi baseado no Nougat. 

Até o momento, a versão do CyanogenMod 14 para o Moto E 2015 está sob estágio final de desenvolvimento, com os responsáveis pela adaptação resolvendo bugs que impedem um uso normal da plataforma. Segundo o site XDA Developers, Wi-Fi, áudio, boot e reprodução de vídeos estariam funcionando normalmente. No entanto, a funcionalidade de gravação de vídeos ainda apresentaria instabilidades. 

AndroidPIT rom cyanogenmod 1318
O Moto E 2015 agora é compatível com o Cyanogenmod 14, baseado no Android Nougat / © AndroidPIT

O Moto E 2015 é o novo membro da família Lenovo/Motorola a ingressar na lista de dispositivos compatíveis com o CyanogenMod 14. Os Moto G 2013 e 2015 já faziam parte da relação. Logo, em breve, será possível utilizar todas as funcionalidades do Nougat no aparelho sem precisar esperar pelo cronograma de atualizações da Lenovo. 

Importante: aplicar o processo de root no seu dispositivo pode implicar em danos permanentes - e até inutilização - do aparelho se for feito da forma incorreta. Logo, o procedimento fica por sua conta e risco. Se você quiser saber tudo sobre o root, pode clicar no artigo abaixo: 

Quando a atualização chega para o seu Moto E 2015

O update é distribuído aos poucos, e deve chegar aos dispositivos brasileiros dentro de semanas. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

E o seu Moto E, está rodando com qual versão do Android? Qual sua função preferida do momento? Comente aqui.

148 Compartilhado

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi