O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
38 Compartilhado 24 Comentários

Motorola voltará a usar memória expansível com o Moto E

Neste final de semana, a Fast Shop colocou no ar a página de vendas do Motorola Moto E, com imagens e especificações sobre o produto. O mais interessante foi que, mesmo que a loja online tenha retirado a página do ar após algumas horas, ainda é possível encontrar todas as informações do aparelho antes mesmo do Moto E ser lançado em outras sites de vendas pela internet. Porém, mais do que a opção do auto-falante na parte frontal do dispositivo, uma característica que mais me chama a atenção foi o fato da Motorola supostamente optar por oferecer suporte para cartão microSD até 32GB. O que mudou em relação à máxima de que oferecer a possibilidade de expansão da memória prejudicava a experiência do usuário?

moto e livrarialogos pre venda teaser
Ao que tudo indica, o Moto E terá dois speakers na parte frontal e suporte para cartão microSD até 32GB! / © Livraria Logos

Uma discussão que sempre gerou polêmica foi o uso da nuvem em detrimento à memória expansível em smartphones e, enquanto a Motorola esteve ligada à Google, a fabricante manteve este posicionamento. É público que a Google não oferece a possibilidade de uso de cartão microSD em seus dispositivos Nexus para tornar o experiência de uso mais simples para os usuários.

Bom, parece que com a Lenovo a coisa será diferente. De acordo com as informações vazadas pela Fast Shop e pela Livraria Logos, a Motorola vai oferecer a possibilidade dos usuários expandirem a memória do Moto E até 32GB. Conforme informado na tabela abaixo.

Especificações Técnicas

Tela 4,3 polegadas Corning Gorilla Glass; resolução de 960 x 540 pixels
Processador Qualcomm Snapdragon Dual-core, 1,2GHz
RAM 1 GB 
Armazenamento interno 4GB + microSD até 32 GB
Sistema operacional Android KitKat com upgrade garantido (4.4.3 ?)
Câmera somente traseira, de 5MP
Bateria 1980 mAh
Dimensões 124,8 × 64,8 × 12,3 mm
Peso 140 g
Conectividade Wi-Fi, 3G, Bluetooth, versão Dual SIM
Outros Resistente a respingos; TV Digital

Um coisa é certa, especialmente no caso do Moto G, muito usuários confirmam a excelente experiência de uso com um software praticamente puro, o que sempre tornou o hardware do Moto G sempre atualizado com relação às necessidades do OS. Porém, a grande crítica foi sempre a falta de suporte para cartão microSD. Talvez a Motorola tenha ouvido a resposta dos usuários e agora traz um smartphone com hardware um pouco inferior ao do Moto G, mas com a possibilidade de aumentar o armazenamento até 32GB. Também não acreditava que a empresa poderia colocar no mercado um dispositivo de 4GB de memória interna, sem slot para cartão microSD, isso seria assinar o fracasso. Porém, optou pela memória expansível em vez de duas variantes (8/16GB).

Agora, me pergunto se isso passa a ser uma nova forma da empresa encarar a experiência de uso dos seus dispositivos ou se é apenas um opção para baixar os custos de fabricação de um smartphone de gama baixa?

O Motorola Moto E será anunciado amanhã, em São Paulo e, ao que tudo indica, a venda online começará no mesmo dia. O suposto preço deste low-end é de R$599,00. Fique ligado no AndroidPIT, pois estaremos presentes ao evento e traremos todas as informações sobre o novo dispositivo da Motorola.

24 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho que não tem nada a ver com a Lenovo o fato de ter cartão de memória... E sim pela memória interna de apenas 4GB.

  • Acho bom afinal trabalhar so com a memoria interna e melhor mas no meu caso que adoro um emuladorvas Isos de Play 1!Mesmo com Ice Tea ainda ficam grandes pra mim cartao e indispensavel.

  • o unico problema e a memoria que e pouca,ja peguei muito celular mais o unico que tinha opçao de mover para o cartao era o razr max e o lg l7 dual,so todos tivesem essa funçao nao teria problema de pouca memoria.( se conseguei o root )

  • Sempre achei o fato de aparelhos, sejam tablets ou smartphones, sem slot de cartão para a expansão, um desperdício de oportunidade. É óbvio que deixar a quantidade de memória de armazenamento a critério do consumidor é a melhor solução, já que também é a mais em conta, pois você encontra memórias de excelente qualidade em sites estrangeiros como por exemplo tamanhos de 32gb na faixa de R$70,00. Não entendo porque esta mania de fazer aparelhos com classes de opção de memória interna se o custo para nós sai mais alto.

  • Não vivo sem 10gb de música.

  • Xperia S, comprem pra quem quer memoria, alem de 32gb de memoria tem entrada pra SD, esse povo quer andar com as novelas da globo no celular quem já se viu kkk, meu moto G de 16 GB, só uso 3gb no max

  • e o sony xperia u que só tem 3,8GB disponível de memória ainda é caro. sony é sony mesmo n tendo ele update pro kk

  • Realmente não havia outra saída, pra u low-end a motorola tinha que usar micro sd, não há como viver com 4gb. E pode até ser q ela repita no moto g, já q ela vai lançar muitas variantes do aparelho. mas não espero ver isso no moto x.

  • faltou flash e camera frontal

  • Acho muito bem. João Paulo és contra a expansão de memória?

  • Tenho a mesma dúvida joão paulo silva...

  • Não acho uma sacada de mestre nao, da Motorola lançar um aparelho com slot pra cartão de memória... Espero que o Moto X+1 nao tenha essa memória expansível. Será que o Moto X+1 vem amanha também??? Sera que a Motorola vazam algumas informações do Moto E, foi para desviar os olhos e a atenção do sucessor do Moto X???? Estou cá com minhas dúvidas.

  • Não achei feio o aparelho se chegar a 400 reais vai concorrer com o 520 nokia

  • paulo é o S.O android tem milhares de players mp3.

  • Eu q nao vi ,nao prestei atençao sei la
    mas nao tem mp3???

  • Só um detalhe, Camila: parece que este lançamento ainda não teve a influência da Lenovo, que só vai começar a mandar mesmo na Motorola no próximo semestre. Nem teriam tempo de desenvolver um produto em tão pouco tempo. Então foi a própria Google quem avalizou o uso do cartão SD, talvez até mesmo para reduzir o preço final. Pode ser que tenha a ver com a participação em mercados como o nosso, onde quem depende da conexão via operadora de celular não tem nenhuma garantia.

    • Com apenas 4GB de memória interna seria ridículo não ter entrada de cartão de memória... Só isso, não tem nada a ver com Lenovo e nem pedidos de usuários.

  • eu acho mancada da Motorola..o Moto G que é um aparelho muito bom não tem o slot de micro SD :( deveria ter os 16Gb + SD até 32 Gb igual o N8 da NOKIA ai teríamos um celular com android 4.4.2 de até 48Gb
    e o moto X deveria ter uma versão de 32 Gb

  • Tenho um moto G e não me incomodo de ele não ter entrada para cartão micro SD. Consigo usar normalmente o WhatsApp (que é compartilhado muitas imagens e videos), jogar jogos, tirar bastante fotos, tranquilo!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi