O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
15 min para ler 273 Compartilhado 102 Comentários

Moto G (2013/ 2014/ 2015): 23 problemas e suas soluções

A linha Moto G já tem alguns anos, e ainda é uma das queridinhas do Brasil. Independente da variante que você tenha, alguns problemas ainda podem ocorrer. Por isso, reuni aqui uma série de problemas e soluções para os erros mais comuns desses dispositivos.

Economize tempo e vá direto ao que interessa

Problemas com a saída de áudio Recuperar o Moto G depois de um soft-brick
Bloqueios e reinícios Recuperar a TV no Moto G depois de flashear uma ROM
Bateria Instável Trocar a tela quebrada do Moto G
Cartão SIM não detectado O teclado desaparece
Erros na câmera Os aplicativos não ficam em segundo plano
Erro no LED de notificações O flash da câmera parou de funcionar
Barulhos estranhos Chamadas sem áudio
Qualidade de som ruim Demora para atualizar aplicativos na Play Store
Problemas durante o carregamento O Moto G não liga ou carrega após consumo total da bateria
Problema ao analisar um APK As notificações não chegam
Wi-Fi e conexões instáveis Alto consumo de bateria
Problemas com o horário de verão  

Tenha em mente que estes são problemas generalizados, apenas alguns dos erros são específicos de um modelo, que pode ser o Moto G 2013, Moto G 2014 ou Moto G 2015, segundo nossas fontes. Se o problema for específico de alguma variante, o mesmo será comentado no texto. As soluções podem funcionar para diversos modelos Android.

Problemas com a saída de áudio (celular/fones de ouvido)

Muitos usuários do Moto G 2013 vêm reclamando de problemas com a saída de áudio do dispositivo. O problema vai além da qualidade do som (bug número 8 desta lista): o áudio simplesmente não funciona, e não adianta usar os fones de ouvido em ligações ou tentar limpar os speakers. A solução veio com uma dica do canal APK Games, no YouTube, e é muito simples. A ideia é usar o widget HF Button. Para baixar o software, clique no botão abaixo.

HF Button Widget (<=KitKat) Install on Google Play

Uma vez que você baixou e instalou o HF Button, acesse a gaveta de widgets, encontre o HF Button e adicione-o na tela de início do seu smartphone Android. Depois que você inserir os fones de ouvido, o widget passará a funcionar tanto com os fones plugados quanto sem eles.

hf button dica
Quando o fone de ouvido está conectado, para ouvir o áudio mantenha o widget ativo, como mostra a captura de tela no centro da imagem / © ANDROIDPIT

Bloqueios e reinícios

Problema

Muita gente se queixa de que a tela do Moto G fica congelada de vez em quando e que o aparelho fica reiniciando arbitrariamente, inclusive quando a tela está apagada. Isso pode ser problema de algum aplicativo específico ou do discador. Para solucioná-lo de forma provisória, você pode tentar apagar e acender a tela ou clicar no botão de energia durante alguns segundos para reiniciar o dispositivo.

Nota: Este problema pode estar associado ao cartão SIM. Antes de realizar o passo abaixo, experimente usar o smartphone com outro cartão.

Solução

Inicie o Moto G em modo de segurança. Para tanto clique no botão Ligar/Desligar > pressione longamente o comando Desligar que aparecerá na tela > clique em ok para reiniciar o dispositivo em modo de segurança

Feito isso, você verá a marca do Modo de segurança no canto esquerdo inferior da tela. Nesse modo, você poderá localizar o aplicativo problemático ao inicializar um aplicativo por vez para identificar qual deles está causando o problema. Para desativar o modo de segurança basta apenas desligar e ligar o dispositivo novamente.

modoseguranca moto g
Inicie o Moto G em modo de segurança / © ANDROIDPIT

Se o aparelho continua dando defeito depois deste processo, recomendo fazer uma restauração de fábrica do dispositivo. 

Bateria Instável

Problema

Depois de ser atualizado para Android 5.0 Lollipop o Moto G já não oferece mais a possibilidade de ver na barra de status a porcentagem restante de bateria, apenas quando acessamos as configurações rápidas.

Em muitos casos, o Moto G vem exibindo valores errados, de 50% de carga a 1% e depois de novo a metade. Se esse tipo de salto ocorre no seu aparelho, pode haver um erro na calibração da bateria, relacionado a uma atualização de software.

Solução

Como não podemos remover a bateria do Moto G, deixe que o dispositivo se descarregue por completo e se desligue sozinho. Depois carregue-o a 100% e repita o processo. Dessa forma, o problema deverá desaparecer.

Cartão SIM não detectado

Problema

Alguns dispositivos não reconhecem o cartão SIM ou, se o fazem, depois de uma hora inexplicavelmente deixam de reconhecê-lo. Isso pode se dar porque você usa um Nano SIM com adaptador (o Moto G oferece suporte apenas para Micro SIM), ou então um Micro SIM mal cortado.

Solução

Experimente usar outro cartão e, se for o caso, peça outro SIM à sua operadora.

Erros na câmera

Problema

Para alguns usuários, o aplicativo da câmera simplesmente não é ativado.

Solução

Em primeiro lugar, reinicie o aparelho. Se não funcionar, vá a Configurar > Aplicativos e busque o app da Câmera. Clique em Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache. Se o problema persistir, algum aplicativo de terceiros pode ser o culpado. Vá até a multitarefa, veja quais softwares estão abertas e feche-os. Se nada disso funcionar, restaure para a versão de fábrica.

Lembre-se de sempre fazer um backup de todos os seus dados, antes de fazer qualquer tipo de restauração.

limparcahche moto g
Erros de câmera / © ANDROIDPIT

Erro no LED de notificações

Problema

Em alguns aparelhos, o LED não acende quando chega um SMS, email, mensagem do WhatsApp e outros. Geralmente esse problema é causado ao se restabelecer os dados de uma conta Google que incluía em suas configurações instruções para desabilitar o LED (em aparelhos anteriores).

Solução

A solução é fácil: utilize o widget chamado Notification Light Widget. Se o instalar na tela principal, ele ajudará a habilitar o LED outra vez. Depois disso, você pode até mesmo remover o widget.

Notification Light Widget Install on Google Play

Barulhos estranhos

Problema

Essa parece ser uma das queixas mais comuns: um som ou vibração ao balançar ou apagar o aparelho. Algumas pessoas o atribuem à retroalimentação háptica, e apesar de ser inofensivo, pode incomodar bastante. Se acontece com o seu Moto G, ele pode ter algum botão solto.

Solução

Uma resposta fácil para o problema é comprar uma capa, que além de proteger o dispositivo irá abafar o ruído. Mas se o barulho for muito alto e irritante, não hesite em procurar a assistência técnica.

Qualidade de som ruim

Problema

Na realidade, o som do aparelho é bem aceitável se levarmos em conta o preço do Moto G. Mesmo assim, pode haver problemas. Em geral, não se espera muito da saída de áudio porque os alto-falantes estão na parte traseira.

Solução

Uma melhora possível é modificar os valores do equalizador. Vá até Configurar > Som e clique em Efeitos de áudio. Aqui você poderá ajustar a saída de áudio do alto-falante.

audio moto g
Otimize o áudio com o equalizador / © ANDROIDPIT

Problemas durante o carregamento

Problema

O seu Moto G se reinicia enquanto está recarregando? Seu aparelho não recarrega bem? O mais provável é que haja um problema com o seu cabo de USB.

Solução

Primeiro tente recarregar com outro cabo, de preferência que esteja entre os 500 mA e 1.5A. Deixe o aparelho a 0 e recarregue-o com o novo cabo mantendo-o apagado durante os primeiros 20 minutos.

Problema ao analisar um APK

Problema

Se quiser instalar aplicativos que não estejam na Play Store, você deve primeiro ativar a opção de Fontes Desconhecidas em Configurar > Segurança. Com o Moto G é provável que você tenha que desabilitar a opção de Verificar Aplicativos. Se tiver feito tudo isso, ainda poderá encontrar problemas quando o aparelho analisar o arquivo do pacote ao instalar um APK.

Solução

Se for o caso, tente fazer o upload do APK desejado para o Google Drive e instale-o de lá. Se tiver o smartphone rooteado, faça a instalação com algum aplicativo de gerenciamento como o ES Explorador de Arquivos. Ou então salve todos os seus dados e faça um reset de fábrica.

ES Explorador de Arquivos Install on Google Play
seguranca moto g
Ative as fontes desconhecidas / © ANDROIDPIT

Wi-Fi e conexões instáveis

Problema

Os problemas de um novo smartphone neste campo são muito comuns, desde erros na hora de se conectar a um roteador até consumo excessivo de bateria ou desconexões intermitentes.

Solução

Meus conselhos neste aspecto são básicos mas eficientes. Reinicie o Moto G e a WiFi. Apague os dados de conexão da sua rede e introduza-os de novo. Se o problema persistir, verifique o artigo abaixo.

Problemas com o horário de verão

Problema

Muitos usuários do Moto G reclamam de bugs como o fechamento repentino de aplicativos e lentidão com a mudança de horário no país.

Solução

Sugerimos que você desabilite o recurso de Data e Hora Automáticas. Depois, manualmente, altere o fuso horário. 

Acesse Menu > Configurar > Data e Hora> Desative Data e Hora Automáticas. Depois, dentro do mesmo menu, selecione o Fuso Horário para Horário da Argentina (Buenos Aires) GMT -3:00. Após alterar as configurações, desligue e religue o aparelho. Esse procedimento fará com que seu aparelho tenha funcionamento normalizado.

Como recuperar o Moto G depois do soft-brick da atualização do Lollipop

Problema

No fórum do AndroidPIT, muitos usuários vivenciam problemas após a instalação manual de atualizações OTA (Over-The-Air) do Moto G. Porém, problemas advindos deste processo podem causar aquilo que chamamos de "soft-brick".

Solução

Caso o processo tenha causado o soft-brick do seu Moto G, saiba como recuperar o aparelho no artigo abaixo:

Como recuperar a TV no seu Moto G depois de flashear uma ROM

Fez o flash de uma ROM customizada no seu Moto G e perdeu a função de TV? Não se desespere, é possível reavê-la de uma maneira relativamente simples. Siga o tutorial do artigo linkado abaixo e você poderá voltar a assistir TV no seu dispositivo (e também no Moto E):

moto tv
Tenha a TV de volta / © babybutcher27

Como trocar a tela quebrada do Moto G

Problema

Se você não quer pagar os custos da assistência técnica para o reparo da tela quebrada do seu Moto G, confira o meu tutorial em vídeo abaixo, mostrando como fazer o conserto usando as próprias mãos. Mas lembre-se: ao fazer este tipo de procedimento, como consequência você pode perder a garantia do aparelho.

Atenção: Este procedimento deve ser feito por sua conta e risco. A AndroidPIT não se responsabiliza por danos causados em qualquer dispositivo.

Solução

O teclado desaparece

Problema

Alguns usuários reclamaram que o teclado some da tela enquanto navegando pela internet, escrevendo mensagens, durante chamadas ou outras situações sem motivo aparente.

Este problema pode ser causado pelo mau gerenciamento de memória, neste caso o basta fechar todos os aplicativos, e re-abrir somente os necessários.

Solução

  • Tente reiniciar o dispositivo, pode ser apenas um problema temporário.
  • Limpe a partição de cache. Pressione o botão de abaixar o volume juntamente com o botão de ligar/desligar para ver as opções de boot. Use o botão de abaixar o volume para marcar a opção restaurar, e o botão de aumentar volume para selecionar esta opção. Assim que voce ver o bonequinho do android deitado de costas pressiones e segure os botões de ligar/desligar e aumentar volume. Um novo menu de restauração aparecerá, assim você pode usar o botão de abaixar o volume para marcar “partição de cache” e o botão de ligar/desligar para selecionar. Pressione o botão de ligar/desligar e selecione a opção restaurar sistema.
  • A opção final é fazer um reset de fábrica: Configurações > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica > Restaurar telefone. Antes de começar este procedimento tenha certeza de que tem um backup de todos os dados importantes do seu dispositivo.
motog2014restaurar
Aqui está o passo a passo / © ANDROIDPIT

Os aplicativos não ficam em segundo plano

Problema

O Moto G 2014 não tem uma memória RAM tão ruim (1GB), mas para alguns usuários é muito pouco. Ao invés de permitir vários aplicativos ao mesmo tempo deixando-os em segundo plano, eles simplesmente fecham. Muitos usuários reclamaram nos fóruns da Motorola e no Google+.

Solução

A boa noticia é que parece que o problema foi resolvido. Vários usuários disseram que ao atualizar o Android para a última versão disponível, no caso o Android Lollipop, os problemas com o encerramento dos aplicativos desapareceram.

Para atualizar o seu sistema Android vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.

O flash da câmera parou de funcionar

Problema

Vários usuários do Moto G 2014 reportaram que depois de certo tempo de uso o flash da câmera parou de funcionar sem nenhum tipo de explicação, a maioria depois da atualização do dispositivo para o Android Lollipop.

Solução

  • Como primeira opção de solução você pode fazer uma restauração forçada no seu dispositivo pressionando o botão de liga e desligar até o telefone fazer o reboot.
  • Limpe os dados e cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Câmera > Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache.
  • Há também a possibilidade de que algum aplicativo que use o flash , como os de lanterna, seja o culpado. Feche todos os aplicativos, se não funcionar tente desinstalar qualquer aplicativo que use o flash até achar o culpado.
motog2014camera
Como limpar os dados da câmera / © ANDROIDPIT

Chamadas sem áudio

Problema

Alguns usuários do Moto G 2014 relataram através do Fórum do AndroidPIT um problema na reprodução do áudio das ligações que são realizadas e recebidas. Segundo os relatos, é possível ouvir o áudio do outro contato, embora ele não consiga ouvir o que está sendo falado pelo usuário do Moto G.

Solução

Felizmente, é possível resolver essa questão redefinindo as preferências dos aplicativos e removendo os dados armazenados no discador padrão. Siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu de configurações do dispositivo;
  • Selecione a opção Aplicativos e em seguida localize a guia Todos;
  • Localize e selecione o aplicativo Discador e clique na opção Limpar dados;
  • Feito isso, selecione os três pontos no canto superior direito e clique em Redefinir preferências de aplicativos.
discadorappp
Ligações sem audio: apague os dados do aplicativo / © ANDROIDPIT

Após a conclusão dos passos listados acima, é necessário reiniciar o telefone para realizar a primeira chamada de teste. Caso o problema persista, talvez seja adequado o envio do dispositivo até uma assistência autorizada para um possível reparo no microfone.

Demora para atualizar aplicativos na Play Store

Problema

Ao realizar a atualização de um aplicativo já instalado através da Play Store, muitos usuários estão observando uma demora na conclusão do procedimento próximo a 91%. O problema pode estar relacionado à compilação dos aplicativos instalados antes da transição entre a máquina virtual Dalvik (padrão no Android KitKat), para a nova ART do Lollipop.

Solução

Indicamos restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica, após a atualização para o Android Lollipop. Muitos usuários tentaram resolver a questão removendo o cache dos aplicativos já instalados, mas o procedimento em 90% dos casos não obteve sucesso.

Antes de realizar o procedimento, recomendamos que seja realizado um backup de todas as informações e arquivos pessoais armazenados no dispositivo.

redefinirapp
Como redefinir o Moto G para o padrão de fábrica / © ANDRODIPIT

Aparelho não liga ou carrega após consumo total da bateria

Problema

O dispositivo não inicia ou carrega a bateria após o término total da carga.

Solução

Recomendamos os procedimentos abaixo para resolver esse problema:

  • Conecte o carregador original diretamente na tomada (não utilize fontes ou extensões de tomada)
  • Conecte o cabo ao celular após a conexão com a tomada
  • Após conectar o cabo, pressione o botão de energia por 2 minutos 
  • Após esse período, o LED de notificações ira se acender, solte imediatamente o botão de energia
  • O LED permanecerá ligado por aproximadamente 30 segundos, sem nenhum tipo de exibição na tela. Logo após esse período, a tela irá se acender indicando o percentual de bateria, provavelmente 0%.
  • Caso a tela se pague, não se assuste, e não ligue ou utilize o celular até que a bateria alcance 100% de carga.

Esse procedimento realiza um boot forçado no dispositivo, no entanto, as informações e dados armazenados no Moto G permanecerão intactos. Não é recomendado a utilização de carregadores paralelos, ou de outras marcas para a realização desse procedimento, mesmo que este apresente a mesma quantidade de amperagem.

As notificações não chegam

Problema

Muitos usuários relatam problemas no comportamento das notificações. Algumas são entregues somente na rede de dados (2G/3G), enquanto outras são exibidas durante a conexão com Wi-Fi.

Solução

Não sabemos exatamente a causa desse problema, mas recomendamos que os aplicativos Moto Alerta e Assist, sejam desativados no menu de configuração do dispositivo. Caso o problema persista por mais tempo, é recomendado uma restauração de fábrica.

alertaapp
Desative o Moto Alerta e Assist para resolver o problema com as notificações / © ANDROIDPIT

Alto consumo de bateria

Problema

De acordo com alguns usuários do fórum do Android Central, alguns modelos do Moto G 2014 consomem toda a bateria durante a noite. O dreno de energia pode chegar a até 50%. Segundo os proprietários do dispositivo, grande parte dos serviços que comumente exigem da bateria estavam desativados, tais como wifi, plano de dados, sincronização de dados, vibração e mesmo os aplicativos em segundo plano. Entretanto, os detalhes do histórico de uso da bateria indicam um alto consumo neste período de tempo.

Solução

Ao que tudo indica, o problema é referente a algum aplicativo desconhecido que insiste em manter o aparelho ativo, rodando em segundo plano constantemente.

bateria motorola moto g 2014 android
À esquerda, vemos um alto consumo da bateria mesmo quando o usuário diz não usar o aparelho. À direita, temos a leitura normal. Preste atenção ao detalhe do termo "Awake" (Ativado) em ambos os casos / © Karthikeyan Vg/Acwe/Fórum do Android Central

A solução encontrada até o momento parece mesmo ser o uma limpeza de cache via recovery mod, como sugere a própria equipe da Motorola. Se isso não ajudar, será preciso resetar o aparelho para as configurações de fábrica, e tentar achar a causa do problema, o aplicativo que consome a sua bateria em segundo plano. Para tanto, é indicado o aplicativos Wakelock Detector ou mesmo o Greenify.

Wakelock detector [Root] Install on Google Play Greenify Install on Google Play

E você, encontrou mais algum problema no seu Moto G? Sabe de alguma solução que ainda não listamos?


Este artigo será sempre atualizado com novos problemas e soluções para os erros reportados por nossos usuários.

273 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

102 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi