O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
14 min para ler 232 Compartilhado 54 Comentários

Moto X (2013/ 2014/ Play/ Style) - Confira 15 dicas para o seu smartphone

A série Moto X ficou mundialmente conhecida por seu software repleto de funções inteligentes, que envolvem comandos de voz e gestos. Em 2015, a linha recebeu três novas adições, o Moto X Play, o Moto X Style e o Moto X Force. E para que você possa tirar o melhor proveito destes dispositivos, confira 15 dicas e truques que todos os proprietários de um Moto X devem conhecer.

Pegue um atalho

Como deixar as animações do sistema mais rápidas no Moto X Como ajustar os comandos de movimentos no Moto X
Como deixar a câmera do Moto X com mais qualidade Como configurar o Tela Alerta no Moto X
Como economize bateria no Moto X Como transferir seus dados para o novo Moto X
Como usar a central inteligente Moto Como ajustar as cores da tela do Moto X
Como pedir socorro usando o Moto Alerta no Moto X Aprenda novos comandos de voz no Moto X
Como ativar o Moto Tela no Moto X Como gravar suas estações de rádio favoritas no Moto X
Como personalize o Moto Voz no Moto X Como utilizar o reconhecimento facial em fotos e vídeos no Moto X
Como criar usuários adicionais no Moto X  

Dica 1. Como deixar as animações do sistema mais rápidas no Moto X

Particularmente, essa é a primeira coisa que faço quando compro um novo smartphone ou quando algum conhecido reclama de lentidão no sistema. Essa dica vale para qualquer Android, incluíndo o Moto X de primeira e segunda gerações.

Se as animações do sistema estão lentas ou você acha esse recurso desnecessário, basta entrar nas configurações de desenvolvedor e desabilitá-las.

Para habilitar o menu de desenvolvedor no seu Moto X, vá até: Configurações do sistema> Sobre o telefone> Número da versão (toque nessa opção 10 vezes sucessivamente). Retorne ao menu anterior, encontre a opção de "desenvolvedor" e procure pelo item "escala de animação".

escalaanimacaomotox
Reduzir o tempo de animação do sistema pode tornar a navegação mais fluida  / © ANDROIDPIT

Dica 2. Como deixar a câmera do Moto X com mais qualidade

A Motorola está sempre atualizando o aplicativo da câmera de seus aparelhos, incluindo os Moto X. Entretanto, a qualidade padrão das fotos vem configurada de fábrica com a metade da capacidade máxima do sensor e no aspecto 16:9 (Widescreen).

Para resolver essa questão e explorar toda a capacidade fotográfica do seu Moto X, abra o aplicativo de câmera, deslize com o dedo da esquerda para direita pela borda da tela e selecione o ícone quadrado com a letra "L". Selecione a opção "Padrão (4:3)".

cameramotoxdicasapp
Explore a quantidade máxima de pixels do Moto X / © ANDROIDPIT

Dica extra: Faça mais usando a câmera do seu Moto X

O HDR é um recurso que captura um número maior de imagens e corrige as imperfeições conforme a entrada de luz. Nesse caso, a dica é: controle a função manualmente, pois existem alguns ambientes que podem não ser tão convidativos para o uso desta função.

Caso você não goste dos resultados da câmera nativa do Moto X, sempre pode recorrer a app alternativos no Google Play. O artigo abaixo reúne o que existe de melhor em apps alternativos para câmeras:

Dica 3. Como economizar bateria no Moto X

A linha Moto X possui um conjunto de hardware diferenciado, como alguns usuários já sabem. Todos os dispositivos da série possuem o co-processador dedicado e integrado aos recursos inteligentes do software. Assim, o processador principal é ativado somente durante a execução de tarefas convencionais.

O modelo de primeira geração não foi contemplado com o update para o Android 6.0 Marshmallow, ou seja, o modo Doze de gerenciamento de energia não se faz presente no software do aparelho. Mas existem algumas maneiras de poupar energia nesses casos.

Pelas Configurações do Sistema é possível encontrar a seção "Bateria", que oferece a opção "Economia de bateria" nos três pontos posicionados no canto superior direito da tela. A única diferença entre um modelo e outro é que o Moto X 2014 com o Marshmallow terá uma opção a mais chamada "Otimização de bateria".

mododeenergiamotoxdicas
Modo de economia do Android 6.0 Marshmallow (esquerda) e Modo padrão de economia do Lollipop (direita) / © ANDROIDPIT

Essa opção permite ao usuário configurar manualmente quais aplicativos serão administrados pela gestão de economia de energia do software. Explicamos tudo sobre essa função neste artigo: 

Tanto o Moto X 2013 quanto o Moto X 2014 possuem uma vantagem em comum: ambas as telas são AMOLED, o que faz com que usar temas em preto ou um papel de parede em preto economize bateria, já que a tela não precisará emitir luz. Assim, quanto mais preto você utilizar, mais bateria irá economizar. Contudo, o Moto X Play e Style não contam com tal característica.

Dica extra: Brilho bom, é brilho em modo manual

Gerencie o brilho da tela manualmente, pois o brilho do display de qualquer modelo do Moto X é suficientemente bom para não precisar usar em 100%. Assim, o sensor de ambiente não ficará ativo gerenciando as condições de luminosidade ambiente para fazer o ajuste automático do brilho adequado.

Dica 4. Como usar a central inteligente Moto

A Central Moto presente nos Moto X possui, basicamente, os seguintes comandos: Ações, Voz e Tela (e Assist no Moto X 2013). Entenda o que cada um deles é capaz de fazer:

  • Voz: a voz é uma junção de comandos do Google Now com incrementos da Motorola, como personalizar o comando de ativação do serviço como, por exemplo, "Oi companheiro de aventuras".
  • Ações: essa seção é dedicada as movimentos do dispositivo, ou seja, nela você poderá ajustar o chacoalho para ativar a câmera e a opção de usar o Google Now pelo ouvido e não somente no viva-voz.
  • Tela: aqui encontram-se os ajustes para a Moto Tela, que substitui a tradicional tela de bloqueio do Android por um fundo preto com notificações flutuantes, que podem ser consultadas sem a necessidade de desbloqueio do aparelho.
  • Assist (Moto X 2013): nesta opção, você pode adicionar seus locais favoritos e, sempre que o smartphone reconhecer a sua localização, comandos pré-estabelecidos, como manter o aparelho em silêncio, serão automaticamente configurados.
motovozmotoxdicas
Aplicativo Moto é a central de comandos inteligentes do Moto X / © ANDROIDPIT

Este serviço pode ser encontrado como um aplicativo na primeira geração do Moto X, e integrado às configurações dos demais dispositivos da linha Moto.

Dica 5. Como pedir socorro usando o Moto Alerta no Moto X

O Moto Alerta é um app que reúne algumas funções interessantes, basicamente, todas voltadas para serem utilizadas em situações de emergência. Para usar o app basta configurar seus três principais recursos: emergência, encontre-me e siga-me. 

É preciso cadastrar alguns contatos em cada função para que estes recebam instruções sobre a sua localização atual em caso de riscos. O "Siga-me", por exemplo, enviará para dois contatos indicados por você seu local atual a cada 5 minutos, caso você esteja com medo ou em situação de risco.

motoalertamotoxdicas
O Moto Alerta serve para situações de risco e emergência / © ANDROIDPIT

O modo de emergência é muito útil, mas deve ser usado com parcimônia. Essa opção emite um som alto de alarme e mantém a tela do smartphone vermelha com aviso de emergência. Portanto, em situações mais perigosas, essa função deve ser pensada antes de ser utilizada, visto que ela pode intimidar as pessoas ao seu redor.

Dica 6. Como ativar o Moto Tela no Moto X

A tela ambiente é um recurso interessante que traz notificações em forma de pop-up na tela do Moto X Style e cia, mesmo quando bloqueada. O mais interessante dessa função é a utilização dos sensores de movimento e proximidade, que reconhecem os movimentos do usuário e exibem as notificações mais recentes instantaneamente.

No entanto, a função Moto Tela consegue otimizar essa experiência, oferecendo informações complementares e diferentes tipos de interações, como pular uma faixa de música, visualizar o resumo de um e-mail ou conversa em andamento no Hangouts.

mototelamotoxstyledicas
Configure o Moto Voz do Moto X Style e cia / © ANDROIDPIT

Vale dizer que no Moto X Style e no Moto X Play essa função foi aprimorada, visto que existe uma combinação dos recursos de software com o co-processador responsável pela linguagem natural e computação contextual. Assim, o usuário pode executar o comando de voz "Ok, Moto X", por exemplo, diretamente da tela de bloqueio e solicitar uma resposta para alguma das notificações exibidas pelo Moto Tela.

Para ativar essa função, vá até a central Moto e selecione Moto Tela, selecione a quantidade de informações exibidas para cada notificação e marque a opção "Vibrar ao tocar (opcional)". Aqui vai uma dica bem interessante: bloqueie alguns apps no menu "Bloquear aplicativos", isso evitará o excesso de notificações desnecessárias e economizará energia.

Dica 7. Como ativar o Moto Voz no Moto X

A Motorola permite que os usuários gravem frases personalizadas para ativação do comando Moto Voz. A função combina comandos exclusivos com opções já conhecidas do Google Now, como consultar previsão do tempo e criar uma rota específica utilizando o Google Maps.

Entretanto, os comandos de voz são limitados a partir da tela bloqueada por padrão, talvez por uma questão de economia de energia ou segurança. Assim, caso você deseje utilizar os comandos do Google Now com a tela bloqueada terá que ativar essa opção manualmente.

motovozmotoxstyledicas
Personalize os comandos de voz do Moto X Style / © ANDROIDPIT

Para isso, acesse a central Moto e selecione o Moto Voz. Na opção "comandos quando bloqueado" marque a caixa "comandos do Google", feche o aplicativo Moto e realize o teste a partir da tela bloqueada. Acima dessa opção existe o menu para personalização de frase, ou seja, os comandos poderão ser ativados mediante a uma frase especifica que só você saberá.

Dica 8. Como criar usuários adicionais no Moto X

Antigamente, a função de usuários adicionais era um recurso exclusivo para tablets que rodavam com Android. Entretanto, isso mudou com o Android Lollipop. Essa opção permite restringir o uso de aplicativos específicos e, inclusive, desabilita a função de chamadas para usuários convidados.

A criação de novos perfis é uma opção útil para dispositivos compartilhados ou usuários que gostam de exercer trabalhos diferentes em contas distintas.

proprietariomotoxstyle
Gerencie usuários adicionais no Moto X Style / © ANDROIDPIT

A função pode ser acessada através do ícone de usuário na tela de notificações: clique nessa opção e selecione "Mais configurações". Dentro dessa opção é possível criar novos perfis e definir algumas restrições, além de existir uma opção para troca de proprietários a partir da tela bloqueada.

Dica 9. Como ajustar os comandos de movimentos no Moto X

Toda a linha Moto X possui alguns comandos de movimentos que executam funções especificas, como chacoalhar para ativar a câmera principal e frontal, e agitar o dispositivos duas vezes para ativar a lanterna (com exceção do Moto X 2013 e Moto X Play).

Entre os comandos do dispositivo, a Motorola incluiu uma função muito interessante, que permite acionar o Moto Voz levando o dispositivo ao ouvido. Esse recurso pode ser válido para evitar que você converse em voz alta com o assistente em ambientes mais silenciosos, além de evitar constrangimento em ambientes públicos ou mais fechados.

motovozouvidomotoxstyle
Levante para falar com o Moto Voz no ouvido / © ANDROIDPIT

Acesse o menu Ações do aplicativo Moto, selecione a opção "Levantar para usar o Moto Voz" e ative a chave que habilita essa função. Pronto! O assistente da Motorola passará a responder como uma chamada de voz convencional toda a vez que você levar o dispositivo ao ouvido e pronunciar seu comando de voz personalizado.

Dica 10. Como configurar o Tela Alerta no Moto X

Esse recurso parece ter saído da interface TouchWiz, da Samsung, diretamente para o Moto X Style e Moto X Play. O Tela Alerta mantém a tela ligada quando o dispositivo reconhece o rosto do usuário, ou seja, ela permanecerá ativa enquanto você estiver olhando para o seu Moto X de terceira geração.

Quando você retira a tela da sua face a mesma se apaga imediatamente. A proposta dessa função é economizar mais energia, visto que a tela pode ser apagada de acordo com o uso e, inclusive, esse período pode ser inferior aos 15 segundos de atividade determinado pelo dispositivo.

telaalertamotoxstyle
Configure o tela alerta do Moto X Style / © ANDROIDPIT

Em todo caso, você precisará habilitar esse recurso nas Configurações do Sistema > Tela > Tela Alerta. Nesse menu, marque os dois quadrados que aparecem no topo da lista e realize o teste com o seu rosto na opção "veja como funciona".

Dica 11. Como transferir seus dados para o novo Moto X

Importar informações de calendários, agendas, chamadas e mensagens de texto para um novo smartphone é sempre uma tarefa (bem) chata. Principalmente se você não sincronizou seus dados com a conta do Google, e terá que fazer tudo manualmente.

Para resolver esse problema, a Motorola disponibiliza no Moto X 2013 o aplicativo Migração Motorola. Com ele é possível migrar todos as suas informações em três passos simples. Para os demais aparelhos da linha, que rodam com o Android Marshmallow, este recurso já é nativo do sistema.

migracaomotoxplay
O Migração Motorola está disponível apenas para o Moto X 2013 / © ANDRODIPIT

Antes, é importante lembrar que é preciso manter o Bluetooth ativo para uso do Migração Motorola. Além disso, o seu dispositivo anterior precisa ter, no mínimo, o Android Froyo 2.2 ou iOS 5.

  • No Android: Baixe o aplicativo Migração Motorola em seu smartphone antigo (botão abaixo);
  • No iPhone: Abra o aplicativo Migração Motorola em seu Moto X e selecione iPhone em "enviar a este dispositivo";
  • Abra o Migração em seu Moto X e selecione o dispositivo desejado (insira seus dados do iCloud);
  • Siga para o próximo passo e selecione os itens que deseja transferir;
  • Confira sua seleção e aguarde o tempo estipulado;

É necessário que ambos os dispositivos estejam a menos de seis metros de distância.

Migração Motorola Install on Google Play

Dica 12. Como ajustar as cores da tela do Moto X

O Moto X Play dispõe de um assistente muito interessante que, assim como o Asus Splendid, calibra as cores da tela para melhorar a nitidez do display. O utilitário da Motorola possui dois modos de cores: normal e intensidade.

A opção intensidade exibe cores bem pronunciadas e vívidas. Vá até as Configurações do sistema > Tela > Modo Cor e escolha o perfil que seja mais interessante para você. Este recurso não está disponível para o Moto X 2013.

mototelamotoxplay
Ajuste as cores da tela do Moto X Play / © ANDROIDPIT

Dica 13. Aprenda novos comandos de voz no Moto X

Como dito acima, a série Moto X é conhecida por seu potencial de aprendizado através de comandos de voz, que permite aos usuários interagir com o dispositivo em diversas circunstancias. Todas as configurações inteligentes do dispositivo (voz, gestos e ações) estão centralizadas no aplicativo Moto.

A opção "Voz" oferece recursos exclusivos para o Moto X, como configurar a frase que despertará o assistente virtual ou definir quais comentários serão executados quando a tela estiver bloqueada.

motoxplayvozapp
Configure o Moto Voz e utilize novos comandos / © ANDROIDPIT

A primeira configuração do modo Voz é bem simples, portanto, separamos alguns comandos de voz que você poderá testar com seu Moto X. Confira abaixo:

  • Boa noite: ativa o Modo Dormir e silencia as notificações do dispositivo;
  • Bom dia: desativa o Modo Dormir e informa quais são seus compromissos para o dia;
  • Cadê meu celular: o dispositivo emitirá um alarme e exibirá uma animação até que você o localize e toque na tela;
  • Tirar uma selfie: ativa a câmera frontal e inicia uma contagem de 10 segundos;
  • Postar no Facebook: cria uma nova atualização de status para a rede social;
  • Enviar WhatsApp: cria uma nova mensagem para o contato informado;
  • Novidades: realiza a leitura de todas as notificações pendentes no dispositivo;
  • Tocar "cantor/artista" no YouTube: o vídeo informado é exibido pelo assistente.

Dica 14. Como gravar suas estações de rádio favoritas no Moto X

O aplicativo de rádio da Motorola é muito completo, com funções que permitem favoritar as estações mais ouvidas e criar playlists personalizadas com base no uso de cada frequência. A mais interessante delas é a opção de gravar uma música que esteja sendo executada em qualquer rádio, bem como um programa completo. Todas as gravações são armazenadas diretamente no cartão microSD inserido no dispositivo.

O áudio é gravado em formato MP3 com taxa de 192Kbps. As gravações podem ser acessadas através do "Menu Hambúrguer" do aplicativo rádio ou através da lupa de buscas. Para inserir a gravação, toque no ícone vermelho abaixo da rádio selecionada e controle o tempo de gravanço desejado. Confira abaixo:

gravacaoradiomotoxplay
Grave suas estações de rádio favoritas com o Moto X Play / © ANDROIDPIT

Dica 15. Como utilizar o reconhecimento facial em fotos e vídeos no Moto X

Você pode marcar seus amigos em fotos e vídeos capturados usando o Moto X Play. As marcações podem te ajudar no compartilhamento de arquivos posteriormente. Após algum período, a galeria de fotos conseguirá marcar os rostos de amigos que aparecem com mais frequência em suas imagens.

marcaramigogaleriamotoxplay
Reconhecimento facial do Moto X Play em fotos e vídeos / © ANDRODIPIT

Confira abaixo como habilitar esse recurso:

  • Acesse a galeria de fotos do dispositivo;
  • Acesse o "Menu Hambúrguer" e selecione "Configurações";
  • Ative a chave de reconhecimento facial;
  • Volte para as configurações e selecione "marcar alguém";
  • Siga os passos e marque seus amigos no quadro de rostos que será exibido pelo aplicativo.

E aí, quais dessas dicas você já conhecia ou qual outra você utiliza em seu Moto X ou qualquer outro modelo da linha?


Este artigo será atualizado com as sugestões dos leitores no futuro.

232 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
  • Olá! Me deparei com um fato curioso e até agora não encontrei resposta para tal. Estava gravando um vídeo com a camera principal usando o celular num tripé, porém percebi que a imagem fica se movendo levemente como se quisesse buscar o meu rosto na captura da imagem. Que atributo é esse e onde posso acessar suas configurações, pois não queria que isso acontecesse. Obrigado.

  • O volume máximo do rádio do Motorola, é muito baixo... Já ouvi em vários fones de ouvido.
    Minha única decepção com a Motorola.

  • Eu gosto muito do meu MOTO X (2013), nunca travou e seu desempenho é ótimo.
    Também 2GB de RAM e 1,7 G de processador. O mais completo da família X, em matéria de sensores. Ele aguenta tranquilo a as atualizações do sistema do Google, só não entendo pq o Google não liberou mais atualizações para este aparelho. Sendo que o Nexus 4 recebeu bem mais atualizações que ele.
    Sabe, eu particularmente sou contra a Motorola ter colocado em todos celulares nacionais, o slot p/ cartão de memória e 2 chips SIM.
    Com isso exigi mais do aparelho em performace e bateria.

  • boa noite, gostaria de saber se alguém pode me explicar algo que está me deixando bem intrigado, tenho um moto x play, e percebi que ele tem o brilho bem forte, e um branco bem vivo, comparando com outro moto x play com a mesma intensidade de brilho, a tela do meu celular é puxada para um tom azulado, enquando a do outro celular é mais confortável, já fiz de tudo e não resolve, vamos ver se alguem ai sabe o pq, valeuuuuu

  • Marciolireira08@gmail.com

  • por favor augem pode me dizer como faco pra; quando eu dar o comando de voz aparece meu nome na tela ? pois já vê em alguns videos em q aparece o nome do proprietário quando ele da o comando de voz.

  • O 9 não temno moto X 2014. :/

  • Nem tem radio fm

  • Ri alto aqui quando vi o tópico "Como gravar suas estações de rádio favoritas" kkkkk

  • só tem um grande problema é que tiraram o rádio da maioria dos aparelhos kkkk
    fora isso tá top o meu style

  • Nenhum será como o primeiro. Com hardware "defasado" ele superou os números e foi melhor que os outros, com recursos ainda não vistos nos concorrentes e com preço abaixo da média. Foi uma revolução, ainda mais com seu co-processador contextual. O X 2014 atualizou o hardware e o software, mantendo o preço baixo, mas não teve o mesmo impacto, já os atuais, bem, deixaram de fazer aquela diferença.

    • Mas tinha que ser assim, a moto tinha que dar um upgrade no hardware do moto X original para equipara-lo aos flagships dos concorrentes pois o público só quer saber quantos núcleos tem o processador ou quantos pontos faz no antutu e não se basear na experiência de uso

      • Eu sei, a Nokia teve de fazer o mesmo depois dos tops x20, excelente experiência de uso, mas sem os números da concorrência. O X 2014 é ótimo, mas herdou do irmão mais velho as falhas, como câmeras e bateria ruins. Porém o custo benefício suprimiu essas falhas, e na geração seguinte as falhas deixaram de existir, assim como o custo benefício.

      • "O X 2014 é ótimo, mas herdou do irmão mais velho as falhas, como câmeras e bateria ruins. Porém o custo benefício suprimiu essas falhas, e na geração seguinte as falhas deixaram de existir, assim como o custo benefício."

        A melhor frase que eu já li na minha vida!

  • Moto X Style Mito !!!!

  • A 12 não esta disponivel para o moto x 2014 tb

  • Ao contrário do que a matéria anuncia, a dica 10, infelizmente, não está disponível no Moto X Play.

    • Tem sim ..Procura que você acha,eu também tenho um X Play

      • Bom, pelo caminho ensinado pelo Bruno: "Configurações do Sistema > Tela > Tela Alerta. Nesse menu, marque os dois quadrados que aparecem no topo da lista e realize o teste com o seu rosto na opção "veja como funciona"." não há como, pois não tem a opção "Tela Alerta".

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi