O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
338 Compartilhados 268 Comentários

Moto X: problemas e soluções

Atualizado: Um novo problema encontrado e sua respectiva solução

Depois da atualização do software, é comum que muitos usuários percebam erros no sistema do aparelho, especialmente se levarmos em consideração o tempo em que ele está disponível no mercado. Para corrigir estes problemas, reuni aqui uma lista com os principais problemas e soluções apresentados pelo Moto X. Adicionamos à lista os problemas com o desligamento inesperado do dispositivo.

Vá direto ao que te interessa

Moto X problemas e soluções - Desligamentos inesperados

Usuários do Moto X estão reclamando de problemas com travamentos e desligamentos inesperados dos dispositivos. E ao que tudo indica o problema está em um aplicativo da fabricante.

Possíveis soluções

Uma nota oficial emitida pela Motorola/ Lenovo indica que o problema está o aplicativo "ColorNote" e a mudança de horário. A recomendação inicial é de fazer um desligar e religar o aparelho e logo desinstalar o aplicativo mencionado.

Para isso vá em Configurações > Aplicativos > ColorNote > Desinstalar. desligue e ligue o dispositivo novamente, e voilá o aparelho deverá funcionar normalmente.

Quanto à mudança de horário, e preciso desativar as opções "Data e hora automática" e "Fuso horário automático" em Configurações > Data e Hora.

Moto X problemas e soluções - Câmera ocupada

Muitos usuários do Moto X relataram problemas com a câmera após a última atualização de sistema do dispositivo. A seguinte mensagem aparece ao tentar abrir a câmera: "Câmera ocupada. Não é possível iniciar a câmera. Caso isso ocorra novamente, reinicie seu telefone" e mesmo reiniciando o dispositivo como indicado, o problema não é resolvido. 

Possíveis soluções

Caça ao aplicativo - Não é o “jogo” mais divertido do mundo, mas pode ser um método bastante efetivo. Vá em Configurações > Aplicativos > Em execução, verifique os aplicativos suspeitos e feche um a um até descobrir o problema. Os aplicativos voltarão ao normal ao reiniciar o dispositivo. Ao descobrir o aplicativo culpado, desinstale-o.

Desinstale o aplicativo de lanterna - O aplicativo da câmera utiliza a luz LED do flash da câmera, e isso pode ocasionar bugs no sistema. Assim, desinstalando o app o problema poderá ser solucionado.

Limpe o cache e os dados do aplicativo - É recomendável fazer um backup do seu dispositivo antes de realizar o procedimento.

Vá em Configurações > Aplicativos > Todos > Câmera > Limpar cache, se esta opção não funcionar tente então Limpar dados, em último caso tente Forçar a parada da câmera e reiniciar o dispositivo.

motoxcamera
Uma das oluções pode ser limpar o cache do aplicativo da câmera / © ANDROIDPIT

Moto X problemas e soluções - Superaquecimento

Antes da atualização do dispositivo, muitos usuários relataram que o Moto X estaria superaquecendo mesmo em execução de tarefas simples como abrir fotos, vídeos, etc. O problema teria sido solucionado com a atualização para o Android 5.1 Lollipop. Porém, um bug foi encontrado no aplicativo “ColorNote”, e a solução foi desinstalar o aplicativo.

Solução

Se o seu Moto X continua apresentando este problema desinstale todos os aplicativos supérfluos e reinicie o telefone. Você pode também tentar fazer a restauração de fábrica do dispositivo, mas não se esqueça de realizar um backup do seu aparelho antes.

Se o problema persistir, entre em contato com a Motorola ou procure uma assistência técnica autorizada.

Moto X problemas e soluções - Travamentos

Muitos dos nossos usuários reclamaram de travamentos após a atualização do sistema operacional do Moto X 2013. Assim como problemas relacionados à bateria, esta questão deve estar provavelmente associada à memória cache do seu dispositivo. Sempre que uma nova atualização chega ao seu smartphone Android, um "wipe" ou limpeza de dados é recomendada para remover "resíduos" do SO e, assim, manter a memória livre.

moto x problemas solucoes update lollipop
Lentidão e travamentos após o update podem ocorrer por causa da memória cache / © ANDROIDPIT

Solução

Aqui indico fazer um Wipe Cache Partition para apagar a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido e, quanto mais memória livre, mais fluido será o sistema. Nenhum dado pessoal será excluído. Para tanto, basta reiniciar o aparelho em modo boot e selecionar a opção "Wipe Cache Partition":

  • Desligue o aparelho;
  • Reinicie em modo boot pressionando e segurando o botão para diminuir o volume e, ao mesmo tempo, pressione o botão ligar/desligar por 3 segundos e solte-o;
  • Usando os botões de volume, navegue até a opção "Recovery";
  • Quando a tela com o robô verde de barriga aberta aparecer, pressione o botão de ligar/desligar de 3 a 5 segundos e depois o botão para aumentar o volume;
  • Assim que aparecer o novo menu, solte os dois botões;
  • Usando os botões de volume, navegue até a opção "Wipe Cache Partition";
  • Para selecionar a opção "Wipe Cache Partition" use o botão de ligar/desligar e aguarde até que a limpeza do cache esteja completa;
  • Usando os botões de volume navegue até "Reboot System" (Reiniciar o sistema) e selecione a opção usando o botão de ligar/desligar o aparelho para que o mesmo reinicie.

Moto X problemas e soluções - Bateria

Outra reclamação comum depois do update foi com relação a perda na autonomia da bateria que, de acordo com os usuários, não dura 24 horas, mesmo com a conexão à internet desligada ou com o aparelho em repouso.

moto x problmeas update
Bateria de alguns modelos do Moto X fica comprometida após o update para Lollipop / © ANDROIDPIT

Solução

A solução encontrada até o momento parece mesmo ser o uma limpeza de cache via Recovery Mode, como sugere a própria equipe da Motorola. Se o seu Moto X também estiver consumindo mais bateria do que o normal, especialmente depois de uma atualização de software. Para tanto, utilize o tutorial acima.

Esse processo removerá todos os arquivos temporários que podem ter causado o consumo extra de bateria, mas não apagará nenhum arquivo ou configuração do seu dispositivo. Se isso não ajudar, será preciso resetar o aparelho para as configurações de fábrica, e tentar achar a causa do problema, o aplicativo que consome a sua bateria em segundo plano. Para tanto, indico os aplicativos Wakelock Detector ou Greenify.

Wakelock detector [Root] Install on Google Play Greenify Install on Google Play

Moto X problemas e soluções - Wi-Fi e conexões que caem

O problema com a manutenção do Wi-Fi também parece ser uma dor de cabeça no Android 5.1. Os relatos dão conta de erros na hora da conexão com o roteador e até mesmo o consumo excessivo de bateria ou desconexões intermitentes.

Motorola moto x problemas wi fi 1
Moto X e os problemas com o Wi-Fi / © ANDROIDPIT

Solução

Meu conselho neste aspecto é básico, mas eficiente. Reinicie o Moto X e o recurso de Wi-Fi. Apague os dados de conexão da sua rede e introduza-os de novo. Se o problema for a conexão que cai sempre, acesse as Configurações de Wi-Fi > Avançado > marque a opção “Manter WiFi durante inatividade” > “Evitar conexões ruins”. Se o problema estiver relacionado à bateria, então habilite “Verificação sempre disponível”.

E aí, você está tendo problemas com o seu Moto X? Tem alguma outra sugestão para solucionar os problemas citados nesta matéria? Então compartilhe a sua dica nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

268 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu Moto X pela segunda fez deu problema, primeira vez ele estava carregando, quando conectei no wifi ele não parava mais de ligar e desligar, isso de modo muito rápido, nem o reboot consegui fazer, porém dessa última vez ele não liga mais, nem se colocar no carregador da sinal, o que faço? Ja proocurei uma assistência e eles dizeram que é problema de software, mas estou com medo.

  • o meu está travando meu moto x.. fiz o procedimento de Desligue o aparelho;
    Reinicie em modo boot pressionando e segurando o botão para diminuir o volume e, ao mesmo tempo, pressione o botão ligar/desligar por 3 segundos e solte-o; Usando os botões de volume, navegue até a opção "Recovery";
    "Quando a tela com o robô verde de barriga aberta aparecer" - esse robô não aparece. a tela fica só nisso.
    Ele não consegue iniciar nenhum aolicativo.

  • Oi tudo bem?
    Meu Moto X XT1058 parou de funcionar o Moto tela, e não ativa mais a tela por proximidade. Alguma solução?

  • Meu Moto X 2013 não liga. Quando aperto o botão de ligar só da uma vibrada curta. Não tô conseguindo acessar aquele menu Recovery também. Já coloquei no carregador turbo e nada.

  • Bom dia.

    Tenho um Moto X Play, comprei ele a uns 2 meses e sempre que coloco a hora como automática ela simplesmente me coloca com um horário atrasado em 3 horas, porém todas as configurações de GMT estão corretas, até porque está sendo fornecida pela rede. Ontem ele também apresentou um problema, estava mexendo nele e do nada ele bloqueou, a tela apagou, eu apertava o botão pra desbloquear e nada, depois de umas chacoalhadas no celular, e umas batidinhas de leve no fundo dele a tela acendeu novamente e o celular voltou ao normal. Vocês tem alguma dica sobre algum dos problemas acima?

  • Meu moto x segunda geração perde a conexão com o mylink do meu Onix toda hora. Mas se o deixo no modo de segurança, ele funciona perfeitamente bem. Alguém sabe me responder pq isso?

  • Meu motox2 parou depois que esgotou a carga. Agora não recarrega. Nenhum sinal. Se for bateria onde comprar original? Não sei onde adquirir a original. Vários dizem ser, mas não são. Peço ajuda.

    • Usa um carregador Samsung de 5V. 0.7A
      Se seu carregador for original da Motorola ele deve ser de 5v saída de 5.1A.
      Ele não tira a bateria do zero... Boa sorte!

  • Estou com o mesmo problema. Meu motox2 desligou no final da carga e coloquei para recarregar e não recarrega nada. Será bateria ou o que? Caso for bateria onde comprar original?

    • Usa um carregador Samsung de 5V. 0.7A
      Se seu carregador for original da Motorola ele deve ser de 5v saída de 5.1A.
      Ele não tira a bateria do zero... Boa sorte!

  • Depois que atualize no meu Moto X 2, não pega mais sinal de rede, já fui na minha operadora e o problema não é no nano chip, pois em outro celular funciona normalmente, já resetei o celular e tirei e coloquei o chip, isso tudo ocorreu logo após essa atualização

    • Ana, estive com o mesmo problema fiz uma reclamação na motorola, pois deve ser um BUG tambem tenho um moto x2 e parou do nada, tive que levar na assistencia técnica para eles colocarem um android inferior no caso o 5.1 pra poder voltar a funcionar . estou indignado espero que solucionem isso rapido

  • Camila como faço para trabalhar no Androidpit? Eu domino o Android já o uso há anos como faço?

  • Meu Moto X 2 ontem simplesmente parou de funcionar depois que a bateria zerou, ao ser conectado ao dito carregador turbo ou qualquer outro (pois cheguei a pensar que o carregador houvesse estragado) a tela continuava preta e nem sinal de querer carregar, por fim desisti aí hoje do nada ele liga e me pedi bateria, aí fui pesquisar e descobri que esse é um problema de muitos usuários Moto. E que é muito comum acontecer... em um site a dica é pra não deixar a bateria zerar, mas isso não vejo acontecer em outras marcas tão boa quanto...

    • Usa um carregador Samsung de 5V. 0.7A
      Se seu carregador for original da Motorola ele deve ser de 5v saída de 5.1A.
      Ele não tira a bateria do zero... Boa sorte!

  • Meu moto x play começou travando e agora simplesmente parou de funcionar. Parece que estar desligado!

    • Também passei pelo mesmo problema. Leve seu Moto X Play e informe a assistência do problema. A causa é a bateria. A Motorola está ignorando os consumidores e não convoca recall.

  • Essas dicas me salvaram! Obrigado!

  • Quando eu tento desbloquear meu bootloader no Moto x1 simplesmente fala que tem que ativar o desbloqueio de EOM mas quando eu entro no desenvolvedor não aparece a opção, estou no Android 5.1 e a data do patch de segurança é 01/04.

  • depois que atualizou apresentou todos os problemas e por fim, morreu. tela preta. led verde. levei na assistencia tecnica, informaram problema na placa, o aparelho ta fora da garantia. me f***

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi