O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 721 Compartilhado 134 Comentários

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: dois excelentes phablets e um abismo de distância!

A Motorola e a Samsung construíram dois grandes smartphones em 2015. De um lado temos o phablet de 5,7 polegadas da Motorola, com suporte para micro-SD até 128GB, e do outro o phablet de 5,7 polegadas da Samsung, com suporte da S-Pen. Ambos os dispositivos possuem suas vantagens e devem acirrar a disputa pela posição de melhor smartphone de 2015. Individualmente eles brilham, mas como se saem quando comparados? Descubra abaixo!

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Design

Já tive a oportunidade de usar ambos os dispositivos, tanto o Moto X Style quanto o Galaxy Note 5 durante os respectivos eventos de lançamento. Ambos possuem praticamente o mesmo tamanho, com uma pequena diferença na espessura, e os dois oferecem uma curvatura da parte traseira, mais acentuada no phablet da Motorola, o que oferece uma boa pegada. Contudo, o Style dá muito mais segurança quando temos o dispositivo nas mãos; muito disso é causado por causa dos materiais usados na fabricação da parte traseira, como o plástico emborrachado, por exemplo. Utilizo um Xperia Z2 e estou com o Galaxy S6 Edge, ambos de vidro, então sou acostumada com tal material; entretanto, quem optar pelo Galaxy Note 5 precisa saber que no início a adaptação leva um tempo.

As diferenças na parte da frente são marcantes, em especial por causa do flash da câmera frontal do Moto X Style e a coluna dupla de alto-falantes, e do botão físico da home do Note 5 que também funciona como sensor biométrico.

moto x style vs note 5 teaser 2
Tanto o Moto X Play quanto o Note 5 possuem uma diagonal de tela de 5,7 polegadas. / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

Os dois aparelhos possuem uma carcaça metálica, na qual é montado o restante do dispositivo. Os botões do Moto X Style estão todos do lado direito, enquanto os do Note 5 ficaram separados: do lado esquerdo temos os botões de volume, e do lado direito o de ligar e desligar o aparelho. Na parte de baixo, a mesma porta micro-USB 2.0, mas temos boas diferenças aqui, visto que o Moto Style traz os alto-falantes duplos na parte frontal; não temos muitas características na carcaça. Já o Note 5 oferece um microfone, o alto-falante mono, a entrada para os fones de ouvido e a da S-Pen, além da porta USB.

Em cima, o Moto X Style traz o slot para dual-SIM e microSD até 128GB, bem como a entrada para os fones de ouvido e um microfone. Já o Note 5 tem um microfone e o slot para cartão SIM.

moto x style vs note 5 sides
O Moto X Style é claramente mais grosso que o Galaxy Note 5: são 11,0mm contra 7,6mm de espessura, respectivamente. / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

Na parte traseira, os dois aparelhos trazem bem marcadas as características das suas respectivas linhas e fabricantes. Vale mencionar que o sensor da câmera do Note 5 é protuberante e o aparelho tem um sensor para o monitoramento dos batimentos cardíacos e o flash de LED, enquanto o Moto X Style possui uma lâmina metálica que vai deste o sensor da câmera à logomarca da Motorola, e um flash duplo de LED.

moto x style vs note 5 backs
Enquanto a Samsung optou pelo vidro Gorilla Glass na parte traseira, a Motorola oferece opções variadas, como madeira, e ainda oferece a plataforma de customização Moto Maker.  / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Tela

Em 2015, a Motorola optou por não usar o AMOLED como tecnologia da tela dos aparelhos da linha Moto X e, por um lado foi bom em relação a experiência visual, visto que a tela AMOLED da Motorola puxava para o amarelo. Contudo, em relação ao consumo de energia não foi nada positivo, visto que gasta mais bateria, especialmente por causa do Moto Tela. Assim, o Moto X Style veio com um painel LCD TFT.

Já a Samsung é mestre em telas AMOLED e a qualidade do display do Note 5 é impecável. Para se ter uma ideia, testes realizados pelo instituto DisplayMate mostraram que a tela do Note 5 possui maior brilho que a do seu predecessor (chegando a 523 nits em modo manual e 861 nits em modo automático), e consome 21% menos energia do que a do Note 4, que já era sensacional.

moto x style vs note 5 front
Mesmo tamanho, mesma resolução, mas tecnologias diferentes: LCD (Moto X Style) vs. AMOLED (Galaxy Note 5). / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

Ainda preciso colocar os dois dispositivos lado a lado para medir o nível de reflexo das telas, os ângulos de visão e qual deles se comparta melhor em exposição direta ao sol, mas adianto que a Motorola deve ficar para trás neste quesito. Em especial porque o Moto X Style irá inevitavelmente consumir mais energia do que a o Note 5.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Software e Performance

A primeira coisa a ser dita é que temos aqui questões cruciais. O Moto X Style possui um software pouco modificado daquele que vemos a Google colocar na linha Nexus, traz aplicativos pontuais e um dos melhores recursos de voz do Android. Como o aparelho possui um processador de linguagem natural e outro de computação contextual, quanto mais você usá-lo, mais ele aprenderá. No meu artigo sobre os 5 motivos que me fariam comprar o Moto X Style cito a otimização dos controles de voz como uma das grandes sacadas da Motorola na construção deste dispositivo e considero ele o smartphone mais "smart" lançados no mercado este ano por este motivo.

No Galaxy Note 5 temos a otimizada TouchWiz e o destaque fica por conta da S-Pen e dos seus recursos. Entre as suas funções exclusivas temos os serviços do menu de Comandos Suspensos: Lembrete de ação, seleção inteligente, escrita na tela, S Note e a possibilidade de adicionar atalhos para os aplicativos mais usados pelo usuário.

Moto X Style vs Note 5 benchmark
À esquerda temos o resultado de benchmark Antutu do Moto X Style; à direita do do Galaxy Note 5. / © ANDROIDPIT

Em relação ao desempenho, ambos os dispositivos também possuem características muito próprias: como dito acima, o Moto X Style possui diferentes processadores para funções relacionadas aos comandos de voz, mas ainda assim roda com uma CPU inferior a do Galaxy Note 5 e possui uma quantidade menos de RAM. Isso não significa que o Galaxy Note 5 seja muito superior ao Style, até porque o peso da TouchWiz em comparação ao software da Motorola vai precisar de mais potência para rodar fluido. Além disso, o Style oferece suporte para cartão micro-SD até 128GB.

Assim que puder testar ambos os phablets lado a lado poderei oferecer mais informações sobre a experiência de uso da máquina em um e em outro; por isso, já adianto que este artigo será atualizado com tal análise.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Especificações técnicas

  Motorola Moto X Style Samsung Galaxy Note 5
Modelo: Ainda não disponível. Ainda não disponível.
Fabricante: Motorola Samsung
Dimensões: 153,9 x 76,2 x 11,06 mm 153,2 x 76,1 x 7,6 mm
Peso: 179 g 171 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi) 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 21 megapixels 16 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.1.1 - Lollipop
Interface: Stock Android TouchWiz
RAM: 3 GB 4 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
64 GB
Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 808 Samsung Exynos 7420
Número de núcleos: 6 8
Velocidade máx. 1,8 GHz 2,1 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Câmera

Em relação à câmera, vale dizer em um primeiro momento que ambos os sensores são bons e cada fabricante possui o software próprio, mesmo a Motorola insistindo que oferece o Android puro. O que chama a atenção nesta comparação é o suporte do flash na câmera frontal do Moto X Style, que pode vir a otimizar as imagens feitas com a câmera frontal do aparelho. Entretanto, como já pudemos perceber nos nossos testes com a câmera do Moto X Play, a Motorola ainda não encontrou o equilíbrio entre hardware e qualidade de imagem.

Preciso dizer que o software da Samsung também é mais maduro que o da Motorola: ambas fabricantes oferecem um recursos de exposição de luz na tela, mas a opção de usar qualquer parte da tela como ponto de gatilho só a Motorola tem. No quesito câmera, também preciso dos dois aparelho em mãos para poder mostrar o resultado das capturas. Contudo, o Galaxy Note 5 leva a melhor em uma análise prévia.

moto x style vs note 5 backs cameras
A diferença nesta comparação são duas: sensores e software. / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Bateria

Assim como a tela, que possui as mesmas 5,7 polegadas e resolução QHD, a bateria do Moto X Style e do Galaxy Note 5 também coincidem em capacidade: 3.000mAh. Ambos os dispositivos possuem o recurso de carregamento rápido e a Motorola afirma que o carregamento Turbo que oferece é mais rápido que o da Samsung. Porém, a Samsung oferece a chance de carregar o Note 5 sem usar fios e a Motorola ainda não oferece essa possibilidade.

Por fim, o Galaxy Note 5 vem montado com uma tela QHD AMOLED que, com certeza, consome menos energia que a QHD LCD.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Veredito preliminar

Em um veredito preliminar é muito difícil ter por base apenas a qualidade da câmera, o suporte para microSD e um processador mais veloz como diferenças que podem definir a escolha entre um e outro aparelho. O preço aqui é o X da questão e, levando em consideração o anúncio da Motorola sobre trazer o Moto X Style ao mercado com abatimento significativo no preço em relação às flagships já disponíveis, me apoiando na relação custo-benefício, o phablet da Motorola levaria vantagem neste comparativo.

Os dois smartphones são muito bons; podemos perceber qualidades únicas em cada um, mas é fato que a linha Galaxy Note da Samsung não oferece apenas um hardware e funções acima da média, também exige um preço alto dos usuários que desejam ter essa experiência. Enquanto isso, a Motorola oferece praticamente os mesmos recursos a um preço inferior. Logo, são dois excelentes phablets, mas possuem um abismo de distância: o preço!

moto x style vs note 5 backs taeser 3
Galaxy Note 5 ou Moto X Style? / © Motorola/Samsung/ANDROIDPIT

E aí, entre o Moto X Style e o Galaxy Note 5, com qual deles você fica e por quê? Estou realmente curiosa para saber a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

  • JOSUE 20/ago/2015

    Do lado da Motorola, já possui Moto X de primeira e segunda gerações, bem como o Moto Maxx; do lado da Samsung já possuí S4, Note 2 e Note 4. Sem exceção todos são bons aparelhos. Mas a diferença a favor da Samsung basicamente era em relação à fotografia e, em alguns casos, a caneta S Pen, e para muitos bateria removível. Em termos de software, embora a Samsung tenha várias opções embarcadas, a maioria é de coisas que pelas quais os usuários comuns não tem muita paixão ou até mesmo necessidade . Nesse aspecto, a Motorola ganha de lavada porque, como alguém já disse com extrema felicidade, o Moto X é o mais "humano" dos androids, sendo que os aplicativos são basicamente uma necessidade, ainda que uma necessidade "criada", como no Moto Voice. Você não precisa dele. Mas depois que acostuma, fica difícil viver sem. O Galaxy tem a canetinha como diferencial. Isso é incontestável. E é muito boa em suas funções. De outro lado, jamais aprenderá o comportamento do usuário. Isso é um aspecto que chega a ser mais revelante que meros números de "Antutu". Afinal, prá que tanta força bruta se você carrega mais peso e se essa força bruta é incapaz de aprender suas predileções? É, portanto, um aspecto que merece relevância. Mas tem algumas vantagens de hardware, absorvidas pela própria interface pesada.Também não acho vantagem alguma o celular ficar disputando o título de qual é o mais fino. Isso é muito ridículo, considero até mesmo excentricidade de oriental. O importante é que o celular não seja um tijolo e tenha um uma ergonomia com a mão. Atualmente tenho um Z1, que acho muito bonito (mais até que o Z3), mas o desenho dele sacrifica a ergonomia em nome da beleza e do acabamento em vidro. Eu não sou do tipo que fica "amostrando" o celular (kkk). Daí, entendo que, da mesma forma como se dá como uma cadeira, em primeiro lugar deve ser pontuada a ergonomia, ficando a estética - e dentro dela a finura do smart -, em segundo plano. Nesse contexto, acho que os celulares da Motorola foram projetados para "grudarem" na mão, o que considero uma coisa bem positiva. De todo modo, prá quem está disposto a manter o Note tem a vantagem da quase exclusividade. Afinal, não é todo mundo que pode pagar algo em torno de R$ 4.000,00 em um smart. Mas, para o menos exigentes com a tal exclusividade, o Style pode fazer quase o mesmo pela metade do valor. Por fim, tem um problema que talvez seja comum aos dois: caiu, espatifou! Isso deve ocorrer tanto pelo tamanho e massa, no caso de ambos (quase uma TV de "29 polegadas"), como no caso do material utilizado (vidro), pelo Note 5. Assim, até pelo investimento elevado, em ambos os casos, seria providencial um seguro contra quebras para evitar uma perda patrimonial considerável por eventos que, sabemos, são rotineiros.

  • Marcio Fragoso 20/ago/2015

    Moto X.. Android puro sem as merdas dos apps da Samsung que consomem bateria, dados e ainda recebe atualização do OS depois... Melhor sistema de comando de voz e METADE do preço. Sem chance Samsung!

  • Marcos 20/ago/2015

    Texto muito grande... Vou esperar sair o filme. Brincadeira bro!

  • Hiago Dalmolin 20/ago/2015

    Fico com o X Style

  • Splutter 20/ago/2015

    Os melhores comparativos são da Camila Rinaldi, conhece muito de android e é imparcial. Parabéns!

134 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho o moto x stayle e posso assegurar essa tela TFT da Motorola não deixa a desejar em nada para a Samsung digo isso pois se compara as TFT de aparelhos antigos não tem nem sombra de comparação. Comentar sem ter o aparelho em mãos fica meio difícil.

  • O Moto x style, com certeza, tem um melhor custo benefício, entrtanto o Note 5 tem acabamento impecável e ,onde ja se viu lançar um celular tão bom quanto esse Moto X Style com tela TFT? Essas telas são horrorosas, acho que esse é o principal ponto que faz o Note 5 ser melhor que o Moto X Style.

  • Meus dois sonhos de consumo do momento (até chegar o Maxx 2). *-*
    Mas devo dizer que pelo preço tenho de pender mais pro lado do Style, certeza que vai custar só a metade (uns 2 mil a versão mais cara) e o uso que eu faria do Note seria o mesmo que eu faria no Style, e pela metade do preço.
    E o meu limite é pagar no máximo $2.000/2.200 num smart.
    Se a diferença não fosse esse tal abismo, quem sabe né.
    Mas não por esse preço (deve vir a uns 4 mil), ou seja, com mais milzinho eu compro a twister usada (5 mil) que o meu vizinho ta vendendo...kkkkkkkkkkkk

    • Engraçado que nego fala "compraria o note 5 sem dúvidas, nem tem comparação".
      Mas são esses mesmos que ficam batendo na tal tecla do "custo X benefício" né...kkkkkkkkkkkkkkk
      Mas será que se eles tivessem realmente o $$$ prefeririam gastar 4 mil no Note 5 ou 2 mil no X Style???? ^^
      Eu teria $ para comprar qualquer um dos dois no final do ano, mas como eu creio que o X Style já irá me suprir (e bem), prefiro gastar só a metade e ter um smart ainda muito bom e gastar os outros 2 mil em alguma outra coisa.
      Pq eu sei que iria pagar muito pelo Note e não iria usar metade das funções dele.
      Então, no comparativo é meio óbvio que eu tenha de escolher o X Style. ;)

  • Com certeza ficaria com o Moto X Style pois ele atendeira mais e melhor oq eu faço no meu dia-a-dia apesar de q a Samsung fez um ótimo trabalho...

  • Por enquanto, acredito ser necessário ter o preço do Moto X Style para o comparativo ser mais preciso. Se o Style for lançado em 03 de setembro, como esperado, iremos saber qual é a melhor opção. Sugiro um comparativo do Style versus Galaxy Note 4.

  • Note...

  • Na minha opnião, o moto x Style pelas suas especificações deveria ser comparado ao note 4 e não ao note 5...Bem q a evolução do note 5 em relação ao note 4 não foi nada gritante..^^

    • Acho que a comparação se dá pelo fato de ambos serem os últimos modelos lançados das fabricantes, o que eu concordo.

  • Com certeza o moto x, desde o primeiro lançamento esse smartphone me conquistou. Suas funções são únicas e realmente úteis, eu não só uso o moto x como também recomendo a todos meus amigos, estou ansioso para adquirir este novo lançamento.

  • custo e beneficio mais entrada para cartao e facil de escolher moto.

  • A diferença de performance é gritante, mas ainda sim optaria pelo Moto X, não sou adepto da TouchWiz prefiro a linha Stock Android (Android Puro). Funções mais utilizareis !

  • moto x 😻😻😻👑 eles pelo menos não precisar "roubar" o design das outras fabricantes

  • Motox, o sistema de interação da linha moto com o usuário e sem igual, eu nem pelo mesmo preço pegaria o note, ele é rápido mas não interage com o usuário, é só um monte de funções que passam batidas no dia dia...

  • Em especificações técnicas, sim (Galaxy Note 5) é superior ao Moto X Style, mas também sem dúvidas irá sair muito caro, Prefiro Moto X Style, pelas funções, como Moto Voz, Motorola Assist, Moto Ações e outros! E também não gosto desses smartphones da Samsung, Touchwiz... HUM...
    "Não sou fanboy da Motorola, só acho Moto X Style melhor."

  • Usuário dos samsungs da vida , mais dessa vez moto x style leva melhor pelo custo beneficio

    porque esse note 5 vai vim o olho da cara e depois de uns 6 meses vai despenca la embaixo o valor

  • Meu, o Samsung galaxy note 5 é animal, em questões de hardware com certeza até o momento é o melhor smartphone de 2015, porém em comparativo ao moto x style, principalmente quando entra o quesito preço x custo benefício, fico com o high end da Mototola, pois falo como usuário, muitas funções do galaxy note passaria despercebidas por mim, e não temos uma diferença tão enorme entre os dois gadget, confesso que deste o seu lançamento me atraiu muito o conjunto de hardware, integrado a o Android stock da Mototola, suas funções inteligentes a qualidade do acabamento material e design do aparelho me faz optar por essa escolha, com certeza o moto x style será o meu próximo smartphone, é simplesmente um monstro !!

  • Moto X, porque possui cartão de memória e Android puro.

  • Moto style e melhor pelo custo benefícios! pagar muito caro para ter note 5 , e não ter todas função que disponível que a Motorola disponibiliza 2 Dual Chip inteligente, e mais suporte para SD , e sistema quase puro!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi