O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados 2 Comentários

Mozilla lançará OS baseado na Web em 2013, no Brasil

A Mozilla e a Telefónica se unem para trazer ao mercado um smartphone de baixo custo, que cabe em todos os bolsos. Ontem, no escritório da Mozilla, em São Francisco, foi apresentado pela primeira vez o dispositivo que executará o sistema operacional Firefox, a previsão de venda é para 2013 e começará pelo mercado brasileiro. O Firefox OS é uma plataforma baseada na web onde todos os recursos e aplicativos são criados usando a linguagem padrão para web, o HTML5.

 

O Firefox OS é basicamente um browser móvel, assim, os aplicativos que rodam no dispositivo não estão vinculados a um determinado sistema operacional, como iOS, Android ou Windows Phone. O que pode ser uma vantagem para os proprietários destes aparelhos, já que terão mais flexibilidade para mudar para um novo telefone, pois aplicativos e conteúdo não estarão bloqueados na plataforma proprietária.

O objetivo do Firefox OS não é competir com dispositivos high-end, mas oferecer um smartphone de entrada para nível médio a preços de telefones de recursos. O que a Mozilla quer é tornar a Web uma plataforma móvel viável. Seja bem-vinda!

OS Firefox em dispositivo desenvolvido pela ZTE

A interface é simples e lembra o Android em alguns momentos, funciona muito parecida com alguns dos atuais smartphones de nível de entrada. A Mozilla disse que está trabalhando para tornar o desempenho mais rápido possível e, segundo o All Things D, so aplicativos, o discador e a câmera são lançados em segundos.

A plataforma Firefox será lançada com cerca de 15 aplicativos essenciais, incluindo e-mail, SMS, calendário, navegador Firefox (sim, o Firefox no Firefox) e câmera. Como outros smartphones, cada aplicativo possui um ícone na tela inicial para acesso rápido. Funções como pinch-to-zoom e opções de edição de fotos também estão a bordo.

Apesar de ser um sistema operacional baseado na Web, você ainda será capaz de acessar alguns aplicativos, mesmo sem uma conexão de rede. No entanto, não espere encontrar muitos dos apps móveis que você está familiarizado até que os desenvolvedores sejam capazes de criar versões para web.

Quando chegam ao mercado?

Os primeiros smartphones utilizando o sistema operacional Firefox devem chegar ao mercado no início de 2013 através da Telefónica. Como informado anteriormente, as vendas terão início no Brasil. Os parceiros de hardware incluem TCL, ZTE e Qualcomm.

E aí, você encararia um smartphone com um OS baseado na web?

Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo!

Imagens: All Things D

Fonte: All Things D

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi