O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Hoje é dia 9 de novembro. Há 22 anos caía o Muro de Berlim. Para os mais "velhinhos", quem não se lembra do então apenas repórter Pedro Bial narrando a chegada dos alemães de Berlim Oriental no Portão de Brandemburgo e exigindo poderem visitar Berlim Ocidental? Pois é, o tempo passou e hoje, tanto berlinenses ocidentais, como berlinenses orientais (a diferença entre as duas partes da cidade ainda existe...) têm smartphones. Pensando nisso é que o Ministério da Educação alemão e o Centro de Pesquisas em História resolveu celebrar a queda do "Muro da Vergonha" lançando um app informativo. Trata-se de um app que conta a história completa do Muro de Berlim.

A iniciativa destas duas instituições evidencia algo importante: os apps do Android não se resumem a jogos. É possível, por meio deste novo dispositivo de mídia, difundir cultura e, como no caso deste aplicativo, oferecer educação gratuita à distância. O aplicativo sobre o Muro de Berlim traz 55 lugares relacionados com o que se chamava "corredor da morte". Além disso, podem-se ver mais de 200 fotografias históricas, escutar 50 gravações de sons ou ler diversos textos explicativos e documentos sobre prisões.

O aplicativo faz mais do que informar. Para quem visita Berlim, é possível utilizar os dados do GPS para saber precisamente a localização de pontos específicos relacionados ao Muro. Em cada um destes pontos é possível saber detalhes do que ocorreu ali. Talvez o aplicativo seja, por fim, um bom motivo para você, em algum momento, visitar uma das cidades mais interessantes da Europa e do mundo.

O app ainda oferece mais. Veja:

  • Mapa do traçado completo do Muro e dos pontos de maior interesse
  • Sugestões de tours pelo Muro
  • Navegação por diversos pontos de interesse
  • Conexão com o transporte público (metrô subterrâneo, metrô de superfície, ônibus, bondes)

O Muro de Berlim é apenas um de muitos atrativos da cidade. Por trás dele encondem-se 28 anos de História de uma das cidades mais fascinantes da Europa. O app sobre o Muro existe nas versões inglesa e alemã. Aos que não consideram isso um inconviniente, deem uma olhada neste site para saber mais sobre ele: www.chronik-der-mauer.de. Para quem quiser baixar o app, basta clicar no link do nosso Android Market.  Berlim, por si só, já nos faz pensar em visitá-la. Dê uma olhada nesse app para ver se não há algo nele que, por fim, tire suas dúvidas de algo que para todos que visitaram essa cidade é a mais perfeita conclusão: Berlim é genial!

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi