O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
369 Compartilhado 150 Comentários

Não entendo quem prefere fazer chamadas de voz pelo WhatsApp!

Na última quarta-feira (09/3), divulgamos um artigo a respeito de uma pesquisa que indicava que 62,7% dos usuários de smartphones fazem chamadas de voz pelo WhatsApp. O que explica o temor das operadoras ante ao mensageiro. Mas ainda que seja legal desafiar o poder das empresas de telefonia, fica a pergunta: Por que raios vocês preferem as chamadas de voz do WhatsApp? 

É sério!  Até entendo que fazer uso de recurso de vez em quando pode ser útil, mas, em boa parte dos casos, é totalmente desnecessário. E abaixo dou meus motivos para isso:

A qualidade das chamadas é muito ruim

Isso é um fato. A qualidade das chamadas de voz dessa funcionalidade do WhatsApp deixa muito a desejar. Parece que voltamos a 1998, quando os celulares começaram a se popularizar no Brasil. As ligações quase sempre saem cortadas, ouvir a pessoa do outro lado é uma tortura e, várias vezes, as chamadas caem do nada, te obrigando a repetir todo o processo.

whats app voice call
Se alguém te ligar pelo WhatsApp não atenda / © ANDROIDPIT

E isso acontece em redes Wi-Fi, que são mais estáveis. Em redes 3G/4G, famosas pela sua ruindade, é melhor nem comentar.

Você pode acabar com o seu plano de dados

Além da qualidade ruim, as chamadas de voz do WhatsApp só compensam se forem feitas em redes Wi-Fi. Isso porque ligações via VoIP consomem uma quantidade voraz de dados (uma média de 960 kb por minuto no caso do WhatsApp), o que pode fazer com que a cota de GB do seu plano acabe em alguns poucos “Beijo, me liga”. 

androidpit whatsapp call interface update
Algumas chamadas de voz com o WhatsApp e seu plano de dados evapora / © ANDROIDPIT

Operadoras estão quase pagando por chamadas tradicionais

Não sei se vocês já notaram, mas nos planos pós-pagos atuais, as operadoras estão muito generosas na hora de incluir os pacotes de minutos nas chamadas de voz tradicionais. 

Qualquer plano de custo intermediário inclui pacotes de 200, 300 minutos mensais, além de oferecer uma série de benefícios, como ligações gratuitas para números da mesma operadora e com valores reduzidos para outros DDDs. E claro, a qualidade das chamadas é bem melhor que as de VoIP. 

Os pacotes de minutos das operadoras estão cada vez mais generosos. Para que usar o WhatsApp para chamadas de voz?

Com tudo isso, por que vocês insistem em continuar realizando as chamadas pelo WhatsApp?

Conclusão

Qualidade ruim nas ligações, alto consumo de dados e operadoras generosas. Com tudo isso, fica bem difícil entender porque as pessoas gostam de realizar chamadas de voz pelo WhatsApp. Talvez seja o "trabalhoso" processo de buscar os nomes dos amigos na lista de contatos, e no comunicador em questão esse procedimento seja mais fácil. Mas isso não passa de preguiça. 

Me chamem de rabugento, mas alguns métodos old school ainda funcionam melhor em certas situações. 

Você está satisfeito com as chamadas de voz no WhatsApp ou ainda prefere o bom e velho pacote de minutos? Dê a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Travis Lima há 10 meses

    Mesmo assim o Telegram continua sendo melhor que o whats com ou sem chamadas.

  • Spike Spiegel há 10 meses

    Pra mim as chamadas pelo WhatsApp tem uma qualidade boa. As feitas pelas operadoras não se extremamente superiores não. As vezes são até bem piores.

    Outra grande vantagem de usar as chamadas de voz do aplicativo é quando se usa uma rede WiFi.
    Não se gasta NADA do plano de dados e não se usa os minutos que muitas vezes só estão disponíveis em abundância para a mesma operadora.

    É finalmente NENHUMA operadora está dando nada de graça... Elas cobram é muito caro por tudo, seja voz, dados ou qualquer outro serviço.

    Então por que não usar chamadas de voz nessas condições?

  • Sérgio Camargo há 10 meses

    A grande maioria não pode pagar por planos de voz e dados das operadoras, tendo no whats sua única alternativa. Ponto de vista elitista e descolado da realidade dos brasileiros.

  • EVANDRO ROBERTO há 10 meses

    Mais mais uma matéria politizada, pejorativa e tendenciosa deste cidadão, especialista 10 anos na área de tecnologia AONDE ISSO?
    As pessoas falam no WhatsApp para única e exclusivamente, ECONOMIZAR. Ninguém fala no WhatsApp porque morre de amores por ele. Ninguém quer pagar para falar se pode-se falar gratuitamente. Se colocar na balança custo X benefícios é claro que o custo é melhor que o benefício. Mas ouvindo e entendendo à conversa, para quem está passando por dificuldades financeiras, com dívidas e desempregado é à única solução viável neste momento.
    Afinal nem todos os leitores são elilizados ou abastados financeiramente e podem ter e pagar um plano de dados como o The Must que escreveu está de novo, infeliz e tendenciosa matéria pobre de conteúdo e com total preconceito.
    Não sei, não sei e não entendo como a publicação, o editor e o responsável pelas publicações do blog, podem liberar matérias tão ruins, escritas por pessoas tão desqualificadas como este cidadão.

  • Diego Nascimento há 10 meses

    Não entendo quem não entende quem prefere fazer chamadas de voz pelo WhatsApp.

150 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho muito bom esse recurso, é claro pelo Wifi, mesmo assim escuto minha voz do outro lado e incomoda muito. Mas é muito bom pra quem não tem bônus e créditos, Smartphone sem Whatsapp e ainda com recurso de chamada, indispensável pra mim, o melhor app que ja fizeram.

  • nunca usei o recurso.

  • Põe crédito pra ligar
    Não dura uma chamada pra fixo interurbano

  • A matéria não é nem sobre o Telegram mas sempre tem gente falando: "O Telegram é melhor" aaaa dá um tempo. Se você gosta, use sozinho e deixe as pessoas que querem usar o Whatsapp em paz. Não tente converter todos para o seu mundo.

  • A meu ver as ligações pelo o WhatsApp são boas, depende da conexão da pessoa, como só uso WiFi não há nenhum problema para mim com pacote de dados.
    Não gasto meus preciosos créditos.

  • Concordo, a chamada pelo app é sofrível, tem gente que insiste em ligar que eu peço logo pra gravar um áudio por que acaba sendo mais fácil de compreender...agora o cúmulo é que um monte de amigos usam o wifi de casa pra fazer chamada sabendo que eu estou em casa e o resultado é uma merda de ligação e se surpreendem quando eu falo: eu tenho telefone fixo e vc também (imposição das teles e aí já é outra história) por que não usá-lo?

  • Bom dia. Utilizei poucas vezes as chamadas de voz do WhatsApp e foram de qualidade ,digamos razoável. No meu caso,salvo a real necessidade, procuro resolver tudo via mensagens de texto. Por sms ou aap de mensagens.

  • Nossa lendo esse artigo, eu que não entendo o motivo de terem feito essa matéria, é muito simples a resposta, nem todo mundo tem pós-pago, sempre temos algum WiFi por perto, seja no trabalho, shopping, restaurante ou em casa. E por último nem todos nossos contatos são da mesma operadora e então as ligações pelo WhatsApp saem de graça quando feitas pelo WiFi e sabendo que a outra pessoa tb está no WiFi, independente da operadora. Custava ter esse raciocínio antes de publicar uma matéria como essa?

  • o problema não vejo na ligação mas sim na Internet móvel, na boa galera a Internet é uma b**** rsrsrs ... Pelo wifi a ligação é de boa

  • " As ligações quase sempre saem cortadas, ouvir a pessoa do outro lado é uma tortura e, várias vezes, as chamadas caem do nada, te obrigando a repetir todo o processo." Você tá falando do whatsapp ou da Tim? Parece a Tim pra mim.

  • Minha namorada viajou para a Bahia, e eu aqui São Paulo usei a ligação do whats pra falar com ela. Muito útil.

  • Eu nem atendo, prefiro esperar a pessoa desligar e ligar de volta usando a operadora mesmo. Sei que as pessoas fazem ligação por lá pra economizar, este é motivo único pra se usar esse serviço, e muitas vezes a pessoa está no 3g que funciona muito bem no Bananil, como todos sabemos. Aí vc vai falar e a pessoa fala alguma coisa do outro lado, tem um atraso de 3 segundos, ficam os dois lados sem conseguir se entender por isso. Se ambos estiverem no Wi-Fi, a ligação é normal, mas contar com 3g pra isso é osso!

  • Eu uso, e no 3g da vivo, não deixa nada a desejar

  • Quem usa (assim como eu) é de fato por economia, pefiro fazer ligações via WhatsApp que pra mim que tem internet Wi-Fi de 50 megas e sai perfeita a ligação e quando estou na rua meus 50 megas diários da claro, nunca estorou por fazer chamadas, não se esqueça que tem também a forma de diminuir a compressão de dados no menu do WhatsApp (ao menos no iOS)

  • Simples, esses dias fiquei uma hora e meia numa chamada para os EUA com qualidade perfeita e sem custo nenhum (WiFi)

  • E realidade do Brasil

  • Tenho um bom plano de dados, por isso posso optar por fazer chamadas pelo Whatsapp quando não estou no wifi e a qualidade é boa. Agora, dizer que as operadoras estão quase pagando por chamadas tradicionais está muuuuito longe da realidade. Alguns pacotes mais baratos podem ser generosos para chamadas intraoperadora; se eles tiverem muitos minutos entre operadoras, o custo fixo será alto.

  • Para conversas rápidas uso o sistema convencional mesmo (operadora) no caso de uma conversa mais longa porque não usar o WhatsApp, desde que ambos estejam utilizando o Wi-Fi, claro. Eu disse, claro. Não claro.

  • Que matéria desnecessária...

  • POr necessidade, em minha rua, que mais parece uma aldeia indigena operadora nenhuma tem sinal, então uso o Whatsapp pelo Wifi, simples assim.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi