O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
169 Compartilhados 64 Comentários

Não leve tão a sério a lista de smartphones mais rápidos do AnTuTu

O AnTuTu, famoso aplicativo de performance (benchmark) para smartphones, acaba de apresentar sua lista de dispositivos de smartphones mais rápidos referentes ao mês de maio. Entre eles, estão os modelos clássicos, que têm lugar quase cativo na relação. Mas há também algumas surpresas. 

A lista do AnTuTu

Está claro que o AnTuTu é um ponto de referência para compararmos o rendimento dos smartphones. O app de benchmark chinês solta essa relação mensalmente, e sempre podemos conferir alguns resultados interessantes. 

Os quatro primeiros dispositivos do ranking foram desenvolvidos e fabricados na China, além de contarem com o melhor processador da Qualcomm: o Snapdragon 820. Os três primeiros colocados (Vivo Xplay 5 Elite, LeEco Max 2 e ZUK Z2 Pro) contam também com 6 GB de memoria RAM, ainda que os números entre o terceiro e o quarto na lista (Xiaomi Mi 5) não se diferencian muito, apesar dos 2GB de RAM que os afastam.

vivo xplay 5
Vivo Xplay 5 Elite é o smartphone mais rápido do mês de maio, segundo o Antutu. / © Vivo

O quinto colocado vai para um dispositivo desenvolvido fora da China, o Galaxy S7 Edge, da Samsung, com uma diferença de mais de 2000 a menos que o Xiaomi Mi 5. Os dispositivos da Apple vem ocupam as duas posições seguintes, que contam com seu processador de última geração. Em oitavo, temos o LG G5, que também traz um processador Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM.  

E fechando a lista, a uma considerável distância, temos o Meizu Pro 6, que traz um Mediatek MT6797T Helio X25 e 4 GB de RAM e o recém-lançado Honor V8, que conta com um processador "da casa", um Kirin 955 e os tradicionais 4 GB de RAM.

antutu top 10 may 2016
Os top 10 do AnTuTu para Maio. / © AnTuTu

O smartphone mais rápido não quer dizer que seja o mais produtivo

Mas, se me permitem, quero mostrar um certo ceticismo com esse ranking do AnTuTu. Não duvido que os quatro primeiros colocados da relação tenham o melhor rendimento, mas nem tudo são números. Isso porque há uma febre destas listas focadas na performance dos smartphones, o que pode dar a entender ao usuário de que esta deve ser a principal referência na hora de comprar um telefone. Não é.

Que um dispositivo tenha a primeira colocação em performance não é de grande serventia, se o aparelho não consegue manter um app ou jogo aberto em utilização por muito tempo sem esquentar. Um exemplo palpável: quando testamos o Xiaomi Mi5 aqui na redação do AndroidPIT, notamos que o editor responsável pelos testes, nosso companheiro Sérgio Colado, teve vários problemas de rendimento, com algumas aplicações fechando constantemente. Entre elas, o Twitter. 

AndroidPIT Xiaomi MI5 17
Sergio e o Mi 5, uma relação conturbada / © ANDROIDPIT

Além disso, ser o smartphone mais rápido não é garantia de ter a melhor experiência do usuário ou a melhor fluidez. O perigo de comprar um telefone com especificações magníficas, a preços baixos, é que a economia desaparece quando notamos que o software não tem a devida integração com o hardware. E é nesse momento que os problemas aparecem.

Com isso, eu não quero dizer que os dispositivos de baixo custo que conseguem boas pontuações no AnTuTu  não sejam bons aparelhos. Apenas quero alertar aos leitores que eles devem levar outros fatores em conta na hora de escolher um smartphone. Para isso, a pesquisa e a opinião de outros usuários são as melhores armas. 

E você compraria um dispositivo com muita potência, mas sem muito nome?

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Waldiney Santos há 6 meses

    O melhor celular é aquele que vai lhe atender para o que vc deseja usar... é uma premissa bastante repetida mas que serve para o texto acima. Seja um low-end, um mid-end ou um high-end, se servir pro seu uso, seja feliz.

  • Antonio Júnior há 6 meses

    Nunca foi 100% mesmo e não avalia a experiência de usuário. Os Nexus ou Moto nunca tiveram pontuação alta como um Samsung, por exemplo, mas um Moto X de 2ª geração é mais fluido e rápido que um Galaxy S5, com o mesmo CPU e GPU, porém o Samsung sempre tem pontuação mais alta.

  • Rosane O. há 6 meses

    Exatamente! O melhor aparelho é o que é perfeito pro seu uso, que aguenta o seu ritmo no dia a dia.

64 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi