O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhados Sem comentários

NASA usará Smartphones Android em Pequenos Satélites

O exército norte americano já utiliza o sistema operacional Android como plataforma segura em seus dispositivos móveis e, agora, é a vez da NASA depositar suas fichas no OS do Google. A agência planeja colocar smartphones Android no espaço, como parte do projeto de nanosatélites do Ames Research Center. Chamado de PhoneSat, o plano é integrar um HTC Nexus One a um pequeno satélite, adicionando um sistema de bateria eficaz e, assim, baixando o custo de lançamento de satélites ao espaço ao valor de US$ 3,500 - aproximadamente R$ 7,120.

O smartphone Android ficará em uma estrutura cúbica que mede aproximadamente 4 polegadas (10 cm)

O Nexus One funcionará como o computador de bordo do satélite, irá determinar a orientação da sonda, enquanto a câmera será utilizada para as observações da Terra. Não é incrível o que um Android pode fazer no espaço? Componentes comerciais não disponíveis no mercado serão utilizadas para aumentar o tamanho do smartphone, incluindo um circuito de reset especial que será usado para controlar o dispositivo Android e reiniciá-lo em caso de necessidade.

Assim como um astronauta, o Nexus One passou por um monte de testes para fazer parte de uma expedição ao espaço. A NASA testou o PhoneSat para situações extremas, incluindo isolamento térmico e vibratório, choque, testes de voos e lançamento de foguetes e alta altitude.

O primeiro satélite alimentado à Android tem o lançamento previsto para este ano, sobre o foguete Orbital Sciences Corporation Antares. Um ponto curioso, o PhoneSat tem como meta a missão básica de permanecer vivo no espaço por um período curto de tempo, enviando à NASA imagens digitais da Terra e do espaço através de sua câmera e, ao mesmo tempo, enviar informações sobre a “saúde” do satélite.

Havendo sucesso, ele será seguido por um nanosatélite ainda mais poderoso suportado pelo smartphone Nexus S, que contará com rádio de duas vias, painéis solares e receptor GPS.

Que tal mandar o seu dispositivo Android para o espaço?

Imagens: Forbes

 

Fonte: Forbes

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi