X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Meu primeiro teste com o Opera beta para Android foi um sucesso!

Camila Rinaldi
16

Sou fã do Chrome, acho o browser bastante intuitivo, possui atalhos que economizam tempo e pode ser integrado entre todos os meus dispositivos, porém, se você não possui a versão do OS Android Ice Cream Sandwich ou superior, nada feito. Entretanto, a partir de agora, usuário Android não precisa mais ficar refém dos navegadores nativos dos smartphones que rodam com Gingerbread, por exemplo, pois o Navegador Opera beta é tão bom quanto o browser da Google e já pode ser baixado na Google Play Store.

Baixei o aplicativo no meu Sony Xperia T e vou compartilhar aqui alguns dos detalhes que mais chamaram a minha atenção. Mas antes, vale lembrar que a utilização do Webkit em detrimento ao Presto, motor utilizado pela Opera até então, possibilitou que a Opera Software ASA se próximasse mais daquilo que oferecem Apple e Google.

Tutorial rápido

O tutorial introdutório vale uma passada de olhos, já que traz as principais novidades sobre o navegador, como o "Modo off-road" que carrega páginas mais rápido, especialmente quando a conexão está ruim. A aba "Descobrir" funciona quase como um flipboard, indicando conteúdo na web e dividindo em editorias. Já a "Discagem Rápida" é um recurso como o "favoritos", onde você possui uma relação com os sites que você salvar. 

Adicionar aos favoritos

A discagem rápida facilita a navegação e torna o acesso às suas páginas favoritas muito mais rápido. Por exemplo, volta e meia preciso acessar o site do AndroidPIT para responder comentários ou mesmo editar artigos, assim, deixar um atalho no browser é sensacional. Ok, você pode estar pensando que o Chrome também oferece este recurso, e é verdade, porém, não libera a edição de artigos utilizando o smartphone, já o Opera, sim.

Gerenciar Downloads

Este recurso é muito bacana e me lembrou muito do Safari e do Chrome para desktop, pois oferece a possibilidade de acessar todos os documentos, imagens, músicas e mídias baixadas usando o smartphone. Basta acessar o menu do navegador e em segundos, você acessa a opção "downloads" e é redirecionado para uma nova página. Para quem faz uma bagunça com imagens ou mesmo apks de aplicativos, este gerenciador é uma mão na roda.

Compartilhar conteúdo

(In)Felizmente, vivemos em uma era onde o compartilhamento de informações é usual e funcional. Ao adicionar esta opção, os desenvolvedoras do Opera beta caem nas graças dos usuário de redes sociais.

Salvar conteúdo para acesso off-line

A opção de salvar páginas para acesso off-line é genial. Não sei quanto a você, mas muitas vezes não tenho tempo para ler todos os meus feeds de notícias, apenas abro algumas páginas, dou uma olhada por cima e tento ver mais tarde. Entretanto, esqueço ou perco o link da informação. Já com esta versão do Opera, o recurso "salvar off-line" meio que salvou minhas notícias e posso colocar tudo aquilo que tenho interesse em uma pasta durante o dia e ler à noite. Well done Opera!

E caso você não consiga lembrar onde encontrar uma das páginas que acessou durante o dia com uma imagem que você gostaria de compartilhar, não se preocupe, pois todos os acessos são registrados no histórico do navegador. Alguns dos meus colegas reclamaram que o histórico não aparecia em ordem cronológica, mas no meu Xperia T apareceu, inclusive, com o horário de acesso detalhado. Talves este seja um problema pelo fato do aplicativo ser beta, saberemos com o tempo.

Tudo isso já pode ser seu, o único requisito é o Android 2.3 ou superior. Abaixo, você confere o vídeo vídeo oficial do navegador Opera beta:

Link para o vídeo no YouTube.

E aí, o que você achou do navegador Opera beta? Ainda estou testando o aplicativo, confesso que se tivesse uma integração como a do Chrome, já seria o meu browser favorito para smartphones. Devo dizer que a rapidez de acesso é um ponto que fala bastante alto neste momento.

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Notícias / Aplicativos
27 há 3 meses

Acelere seu Chrome para Android com um ajuste simples

Notícias / Dicas e Curiosidades
19 há 6 meses

Como saber qual é a versão do seu Android | Android para Principiantes

Notícias / ROMs e Mods
55 há 6 meses

Android 4.4 disponível para o Samsung Galaxy Ace, Fit, Mini e Gio.

Comentários

Escreva um comentário:
  • Deathdoor 5/mar/2013 Link

    Camila, tem algo muito importante que as pessoas precisam ter em mente: o Opera não mudou NADA.

    Tudo que você elogiou de recursos dele, já existia.
    O que mudou foi a apresentação visual e só, speeddial, o gerenciador de downloads, entre outros, tudo já existia. A Opera apenas mudou o visual, aproveitando a brecha para poder mudá-lo, e se baseou no visual do navegador nativo do Android para criar a familiaridade com novos usuários.

    As adições foram a possibilidade de criar pastas no Speeddial, movendo um botão para cima do outro, algo que eu queria a muito tempo, e adicionaram a navegação privada ao estilo do Opera Desktop, por abas.

    Na parte do visual, adicionaram navegação por deslizar.
    O Opera tradicional é baseado em botões, e isso porque ele é o navegador que está em mais dispositivos, de todas as telas e resoluções. Esse novo fez um bom misto entre botão e deslizar, sem exagero, equilíbrio. Deslizar para a esquerda para ter acesso ao histórico é uma boa força de nos dar o acesso as histórico de páginas fechadas, simulando o botão que temos no desktop.
    A área descobrir, é nada mais nada menos que o My Opera trazido para dentro do navegador. Já que a Opera tem parceria com todos aqueles sites, então é uma boa ideia dar mais visibilidade.

    O que eu vejo que poderia ser melhorado é poder adicionar seus feeds no descobrir, eliminando a necessidade de ter que sair do navegador para abrir um programa de feeds, e trazer para o Webkit todas as vantagens do Opera, principalmente o a quebra de linhas e a leveza da renderização.
    O Opera se necessário ele esquarteja a página da forma que for necessário para deixar a leitura mais confortável, esse Webkit claramente é feito para telas gigantes e de altíssima resolução. E o processamento de uma aba interfere na outra, no Opera tradicional, você pode deixar várias páginas carregando em segundo plano que o desempenho não sofre, você não percebe nada de diferente, nesse novo o Webkit monopoliza o processamento de todo o navegador, e a navegação fica bem ruim enquanto a página estiver carregando em segundo plano, e quando ela finalmente termina e você vai mudar para ela, a página ainda precisa ser renderizada. No Opera antigo, isso é instantâneo. Ele é muito mais leve.


    De todo modo, esse beta é claramente para caçar bugs, está muito ruim de usar. Por hora habilitar o modo off-road resolve muitos dos bugs do webkit.
    Se na versão final conseguirem domar o Webkit para funcionar com o Opera, porque a parte que é Opera foi preservada e está funcionando perfeitamente, será um navegador matador. Imagino daqui uns meses com algumas melhorias e adições como as que eu comentei, não vai ter preconceito que resista a ele.

    0
    0
  • Rafael L. 5/mar/2013 Link

    O que é "editar artigos"?

    0
    0
  • Foto do usuário
    Daniel Bocchi 5/mar/2013 Link

    Mudanças pouco perceptiveis, no que importa, a usabilidade ainda esta muito ruim.
    Na verdade achei ainda pior que o (antigo) Opera, que já estava horrível.
    Talvez futuramente eu possa perceber as mudanças positivas que o WebKit trouxe,ou vai trazer. Por ora, deram uma mão de tinta no navegador, colocaram uns laços e disponibilizaram ao público.

    0
    0
  • Deathdoor 6/mar/2013 Link

    @Rafael Luik
    Deve se referir as permissões de administrador do site. Quando ela entra logada, em certos locais aparece um botão para editar os artigos publicados por ela.

    @Daniel Bocchi
    Não vejo como a usabilidade possa ter melhorado.
    Não gostar tudo bem, mas dizer que piorou, isso é impossível, vai contra todo o bom senso de 99,9% do povo que usa.
    Na verdade o Webkit trás de imediato muito mais malefícios que vantagens. E ainda bugado nesse beta.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Daniel Bocchi 6/mar/2013 Link

    Bom se traz maleficios e poucas vantagens,sub-entende-se que piorou, não é?
    Se pensar que o navegador não possuia estes malefícios antes desta reformulada.


    Mas entendo sua posição. Contudo mantenho a minha.
    Mas acredito sim na melhoria do navegador, e espero uma surpresa boa na melhoria do navegador.

    Preciso aproveitar a oportunidade Panino, e dizer que admiro sua participação nos diversos sites de tecnologia, sempre pertinente. Seus comentários já me ajudaram a ver um outro lado em uma situação que eu desconhecia.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 6/mar/2013 Link

    @Rafael Luik, quando me refiro a "editar artigos" está relacionado às minhas permissões aqui no site, já que o artigo diz respeito à minha experiência com o Opera beta não vi problemas em usar este exemplo para ilustrar o meu dia-a-dia com o browser.

    @Panino Manino, antes de usar o Opera beta, baixei por pouco tempo o Opera Mini e este era o meu comparativo. Creio que a versão beta vem mesmo para usar o feedback do usuário para melhorar o navegador, bem como você se referiu.

    @Daneil Bocchi, entendo a sua posição, mas consigo ver sim melhorias no Opera, especialmente, para usuários de aparelhos com versões nada recentes do Android, pois muitas vezes permanecem com a experiência do browser nativo. Digo isso, com base na minha análise destes usuários no AndroidPIT e em outros fóruns.

    0
    0
  • Deathdoor 6/mar/2013 Link

    Depois de um dia posso dar uma opinião melhor.
    Não mudo o que eu disse de que a primeira impressão foi ótima, entretanto, depois de usar e explorar, surgem vários problemas. Para quem não é usuário do Opera pode não ter percebido, afinal, não está acostumado com tudo que está faltando nesse Beta, mas para quem é usuário não tem como deixar de notar, afinal muito do que falta é o que faz do Opera bom.


    - sem barra de carregamento
    - sem favoritos
    - sem edição de speeddial (url e nome)
    - sem Opera:config (ausência gravíssima, que permitia ajustar de TUDO, consequência desse Webkit de pobre ignorante!)
    - sem bloquear conteúdo
    - sem estilos personalizado de usuário
    - sem opção de não carregar imagens
    - abas precisam de dois toques e são extremamente inacessíveis no alto comparadas a quando eram embaixo, isso TEM que mudar, aba em baixo é definitivamente melhor.
    - só 5 abas visíveis sem ter que rolá-las.
    - botão de Voltar e Avançar não funcionam como deveria, algo onde o Opera Mobile excede em qualidade
    - teclado bloqueando a visão da caixa de texto em alguns fóruns e eles não exibem correção.
    - sem autocompletar na barra de endereços
    - botão "+" adiciona sites no speeddial duplicados ao infinito
    - sem compatibilidade com RSS
    - sem Opera Link, as opções apenas te levam a logar no site
    - sincronização zero com o Link
    - não tem configuração automática do Off-Road quando tem wi-fi disponível
    - sem opção de desligar Javascript
    - sem quebra de texto
    - sem reformatação de página
    - sem nível manual de zoom
    - sem nível automático de zoom
    - o zoom padrão é mais longe que o habitual
    - aspecto geral borrado
    - páginas no geral mais pesadas
    - sem opção de escolher o agent
    - sem botão de Sair
    - sem mecanismo de pesquisa personalizado
    - sem gerenciador de senhas
    - copiar link da barra de endereços burocrático, antes era só dar um toque
    - quando digitando senhas, não mais aparece o último caractere digitado por um segundo antes de virar ponto


    Isso é só o que retrocedeu ou está faltando.
    É tanta coisa absurda que supomos que é só nesse beta, eles não colocaram de propósito e que na versão final irá voltar com o acréscimo de novas funcionalidades nos próximos meses.
    Esperamos que sim... o problema é que o Opera Labs tem um navegador com extensões a um ano e até agora nada disso veio para a versão pública.

    CORREÇÃO! Eu escrevi erroneamente que o Descobrir é o "My Opera", esse nome está errado, o certo é "Portal Opera".

    0
    0
  • Rafael L. 6/mar/2013 Link

    @Camila ah sim... Eu sou usuário do Opera, só acho errado colocar algo assim julgando o Chrome sem saber a causa do problema (se está na página ou nos motores de renderização do navegador mesmo).

    0
    0
  • Foto do usuário
    Daniel Bocchi 6/mar/2013 Link

    +Camila Rinaldi

    Sabe guria você me abriu os olhos rs.
    Minha critica foi baseada na minha experiência, e desprezei totalmente a usabilidade que o aplicativo poderia trazer a versões anteriores do SO.
    Esta visão que tenho agora anula totalmente meus comentários anteriores. Não tenho como testar em versões anteriores a 4.x e isto faz com que minha visão seja limitada.
    Sendo assim deixo a análise para os que possam fazer uma análise completa.


    Abraço.

    0
    0
  • Wander Meireles 7/mar/2013 Link

    Eu sou usuário do Opera Mobile e Mini há quase 4 anos, desde a época em que eu tinha um Nokia E63 (Symbian), fiquei maravilhado com esse navegador, ainda mais comparando com o péssimo nativo do Nokia. Continuo usando-o até hoje, principalmente porque ainda uso muito internet 3G, mas pelo menos no meu smartphone (Xperia Arc, ICS 4.0.4), ele vive dando mensagem de "Opera Mini Parou" e simplesmente fecha tudo. Sendo assim, fiquei muito entusiasmado com a review, já com a esperança de poder contornar esse bug, mas ao ler os comentários do @Panino Manino já "brochei" totalmente. Visto que ele já tem bastante experiencia de usabilidade com o navegador, assim como eu, e se realmente falta tudo isso que ele colocou no ultimo comentário, é simplesmente inviável eu trocar de navegador. Uma pena, só fico agora na esperança de que a versão final não demore muito a sair.

    0
    0
  • Deathdoor 7/mar/2013 Link

    @Wander Meireles
    Eu não entendo porque usam o Opera Mini, sério. Digo, o Mini, em telefone que não seja low-end. Por que vocês não usam o Opera MOBILE? É a mesma coisa, a única diferença é que nele a compressão é opcional ou automática dependendo da rede que você estiver usando no momento.

    Erros como o que você falou podem ser aleatórios dependendo do aparelho e versão do sistema operacional e do navegador, nunca tive nenhum problema com o Opera Mini no E63 nem com o Mobile no Defy.
    Tendo em vista como ele funciona tão melhor e hardware antigo, imagino que o desempenho dele seja praticamente imbatível em aparelhos mais recentes, desempenho prática. A compatibilidade dele com HTML5 é bastante alta, quando dá algum problema é geralmente culpa do site que faz gambiarra para os outros funcionarem do que dele próprio.
    Experimenta o Mobile, é o melhor para o seu caso.


    Sobre o Beta é como eu falei, para quem usa outro como o nativo e o Chorome, é excelente, ele apenas decepciona quem é usuário do Opera. Mas daí dá para continuar com o Mobile e esperar o Beta atingir estado estável.

    0
    0
  • Wander Meireles 8/mar/2013 Link

    @Panino Manino
    Eu uso o Opera Mini quando estou navegando pela rede 3G, justamente pela compressão de dados e, consequentemente, economia. Quando estou na rede Wi-Fi, eu utilizo o navegador nativo, porque tem suporte a gif, por exemplo, além de sincronizar com todos os meus favoritos salvos no Chrome, que utilizo no computador (ainda não me adaptei ao Chrome para Android). Particularmente eu não sabia que o Opera Mobile tinha funcionalidade de compressão também, porque eu trago a experiencia que tive com ele quando o utilizava no Symbian do Nikia E63, e, pelo que eu lembro, não tinha essa opção. Provavelmente essa funcionalidade deve ser nova ou eu nunca me atentei a isso antes.

    Vou seguir o seu conselho e baixar o Mobile então. Obrigado.

    0
    0
  • Elton Goulart Supi 8/mar/2013 Link

    Ele ficou muito bom e MUITO rápido... porém... Não tem mais a opção de escolher onde quer fazer o download, e isso é uma merda no momento que você está usando mais o aparelho que o PC, se quiser baixar imagens por exemplo, ou trabalhos e organizar em pastas, antes você ia lá e já salvava na pasta desejada, era o único que permitia isso.

    Agora só joga pasta downloads e lá via vc, baixar, ir na pasta, mover para onde o arquivo deveria estar...

    E isso é um saco...

    0
    0
  • Deathdoor 8/mar/2013 Link

    @Elton
    Você reparou usando o Opera Mobile que esse gerenciador de pastas dele quando vai escolher onde salvar o arquivo é super rápido? Ele só pegar o caminho das pastas e ignora os arquivos, bem simples embora eficiente. Dá primeira vez foi algo que eu reparei bastante e juntamente com a capacidade de resumir downloads que ele é meu gerenciador padrão.
    O Dolphin também é bom, mas o gerenciador de arquivos de não era tão leve.

    0
    0
  • Paulo Roberto 11/mar/2013 Link

    Onde estão meus Favoritos do Opera LInk, sem ser na opção Conf, acessar Opera Link? Eles esqueceram de colocar mais visíveis e fáceis de achar?

    0
    0
  • Deathdoor 17/mar/2013 Link

    @Paulo Roberto
    Não existe mais Link no navegador, apenas um atalho para acessar via web.

    0
    0