O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 15 Compartilhado 5 Comentários

Nexus 4, 7 e 10 não terão o mesmo lançador nativo do Nexus 5?

Na semana que passou, ouvimos muitas informações relacionadas ao Nexus 5, uma delas diz respeito a possibilidade de fragmentação do software da linha Nexus. Você deve estar se perguntando como isso será possível, certo? Bom, ao que tudo indica, algumas das mais interessantes características que imaginávamos vir com o Android 4.4 são, na realidade, exclusivas do Nexus 5 - como a funcionalidade "Ok, Google", uma vez que é hardware dependente e o Google Experience Launcher.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
3896 participantes
Nexus 5 launcher
Lançador Google Experience é exclusivo do Nexus 5! / © AndroidPIT

Vamos aos fatos. O The Verge publicou uma entrevista com os engenheiros do Android, onde diversas características do Nexus 5 foram debatidas. Nesta conversa, foi dito que o Launcher do dispositivo é recurso exclusivo do Nexus 5. Isso deixaria o aparelho com uma cara de smartphone da Google, mais do que apenas um smartphone rodando com Android puro:

A Google nos disse que o novo Launcher no Nexus 5 é exclusivo para o telefone - embora a empresa possa mudar de ideia e oferecê-lo para o Nexus 4 e talvez até mesmo colocá-lo na Google Play Store algum dia. Por enquanto, a Google quer ver como os usuários irão lidar com o Launcher no Nexus 5 antes de oferecê-lo para outros dispositivos.

Uma explicação veio através do Reddit

O usuário manwithabadheart, do Reddit, acredita que esta decisão da Google esteja pautada sobre o princípio de que a empresa jamais removeria um aplicativo usado anteriormente pelos usuário. A explicação leva em consideração que a primeira geração do Nexus 7 foi lançada com o Chrome como navegador nativo. Depois, todos os usuários do Galaxy Nexus esperavam contar com o mesmo recurso com a atualização 4.1, o que não aconteceu. O Galaxy Nexus, até hoje possui o Browser como navegador nativo (mesmo com o Chrome já disponível após a atualização 4.1). Neste sentido, a ideia da Google foi a de nunca remover aplicativos dos dispositivos dos usuários.

A mesma lógica foi usada para o Hangouts. O Android 4.4 para o Nexus 4 terá o Hangouts e o app AOSP original de mensagens, porque a Google não irá remover um aplicativos usados anteriormente por seus usuários.

A explicação usada por manwithabadheart para o fato de que o Nexus 4, 7 e 10 não tenham o novo lançador por padrão me parece a mais lógica até o momento. Com alguma sorte, ele ainda será integrado aos aparelhos, você simplesmente precisará habilitá-lo. Mas isso, saberemos apenas após a liberação da atualização Android 4.4 para os demais dispositivos Nexus.

E aí, você acredita mesmo que a Google tenha transformado o Google Experience Launcher em uma espécie de skin da empresa para o Nexus 5 ou ainda será possível contar com o lançador nos demais dispositivos Android do Big G sem apelar para outros metódos? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Fonte: Reddit, The Verge

15 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu N4 foi atualizado mas a launcher do N5 não veio e o jeito é aguardar a boa vontade da google.

  • aguardando meu nexus4 atualizar pra esclarecer essa dúvida

  •   60

    bom, acho que tanto faz, pois os desenvolvdores já estão portando o launcher para vários modelos, o que leva a crer que logo a google deve disponibilizar para todos assim como fez com o hangouts

  • Acredito que pelo menos o nexus 4, e 7 deveriam ter o mesmo sistema do nexus 5 sem modificações já que à própria Google nos diz a linha nexus usa Android puro.

  • Acredito que o Google não deixará disponível a atualização exatamente igual a que roda no Nexus 5. Algumas nuances podem ser distintas. O iOS quando atualiza também faz isso, porém desabilita funções dependendo do dispositivo,....pelo visto o Google quer ser politicamente correto e fala isso, que jamais retiraria um aplicativo. ....na realidade deve ser alguma questão técnica, de mercado, ......cabe a nós apenas aceitar.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi