Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta
Review Escrito por:

Review completo do Nexus 5: valeu a espera?

Escrito por: Kris Carlon — 6/nov/2013

O momento por que muitos de nós esperávamos finalmente chegou: o Nexus 5 com 4G é o sucessor do popular Nexus 4, chegando um ano depois do primeiro smartphone do Google fabricado pela LG. Após semanas e semanas de vazamentos que em certo ponto se tornaram irritantes, o dispositivo chega ao mercado mundial (o Brasil ainda terá de esperar), esgotando-se em poucas horas em vários países. Será que o Nexus 5 está à altura de toda a expectativa que a demora pela sua chegada criou? Confira o meu teste do aparelho.

Avaliação

Prós

  • Android Puro
  • Google Experience Laucher
  • Comandos de voz do Google Now

Contras

  • Bateria esquenta
  • Câmera pobre

Google Nexus 5 – Desenho & Qualidade de Construção

Como já sabemos, o Nexus 5 foi fabricado pela LG e tem como base o G2. Apesar de não apresentar as curvas ou o brilho da parte traseira, a qualidade high end do G2 (e também do Nexus 4) é imediatamente reconhecível. Ele é como um Nexus 4 que passa por uma fase minimalista. O aro prateado se foi, assim como o vidro arredondado do display e as curvas laterais, no encontro entre tela e moldura. O Nexus 5 é uma chapa sólida de tela com quinas acentuadas e nenhuma vergonha de ser assim. Imagine a parte frontal do G2 e a parte traseira do Nexus 7 juntas. As arestas acentuadas do dispositivo são bem notadas ao ser tirado da caixa, e a primeira impressão é de que se trata de um aparelho simples demais.

wapp3
Uma parte traseira emborrachada, semelhante à do Nexus 7. / © AndroidPIT

A carcaça é feita do mesmo plástico emborrachado do Nexus 7. Isso faz com que, apesar das arestas, ele tenha uma ótima pegada: não escorrega e suas digitais não ficam de pronto marcadas na traseira. O novo Nexus tem agora os botões de volume e de ligar/desligar feitos de cerâmica, e são bem acentuados se compararmos com o Nexus 4. A mesma linha de design é seguida em cada caso: onde o Nexus 4 é arredondado e suave (tela, carcaça, botões), o Nexus 5 é anguloso e “rígido”.

wapp3
Característica marcante do aparelho é a sua câmera traseira. / © AndroidPIT

Apesar de ter uma tela maior, o Nexus 5 é mais fino e mais leve do que o Nexus 4. A parte frontal apresenta os sensores, uma câmera e um LED de notificações. A parte traseira traz o logo transversal do Nexus, com a sua marcante câmera na parte superior. Quando o aparelho está na horizontal, a borda elevada em torno do vidro toca a superfície, e há uma oscilação peculiar do aparelho quando você o pressiona para baixo no outro canto. É uma escolha estranha de design que não vai agradar a todos, e tem pouco propósito na linha visual de resto limpa e lisa.

wapp3
O alto-falante mono do Nexus 5. / © AndroidPIT

A parte inferior do aparelho traz um alto-falante mono, um microfone e a entrada para micro USB. A entrada para fone de ouvido e o microfone “pinhole” estão no alto, respectivamente nas laterias esquerda e direita. A parte esquerda tem os botões de volume e a direita vem com o botão de ligar e a entrada para micro SIM. A parte traseira não é removível, não se pode trocar a bateria e a memória não é expansível por microSD.

Forma-se um perfeito ângulo reto da tela até as laterais, fazendo com que a tela Gorilla Glass 3 fique inteiramente exposta. Ela deve, contudo, ser capaz de suportar batidas sem uma caixa extra. Além disso, o policarbonato emborrachado também é capaz de absorver mais choques. De maneira geral, o Nexus 5 é bem compacto, tem um visual discreto e uma pegada incrivelmente agradável.

wapp3
Boa pegada e visual simples. / © AndroidPIT

Google Nexus 5 – Tela

O Nexus 5 tem um display Full HD IPS LCD de 4,95 polegadas, 1.920 x 1.080p de resolução e 445 ppi - uma densidade de pixels impressionante. A tela é brilhante e nítida, bem mais do que a do Nexus 4. O ângulo de visão do aparelho é muito bom, mas a cor preta não é tão boa, como é o caso de muitas telas LCD, apresentando um tom acinzentado marcante. A nitidez do display, contudo, é excepcional, o que o torna perfeito para assistir a vídeos, ler e navegar pela internet.

 

wapp3
A densidade de pixels impressiona. / © AndroidPIT

Google Nexus 5 – Software

Como um dispositivo-vitrine para o Android, o Nexus 5 roda com stock Android e vem apenas com os aplicativos básicos do Google pré-instalados. O aparelho vem com o Android 4.4 KitKat, que ainda não apareceu em nenhum outro dispositivo. Dos 16 GB de memória interna do nosso modelo, 12,55 GB estão à disposição. Para mais detalhes sobre as funções do KitKat, você pode ler o nosso artigo sobre o tema. No que diz respeito ao Nexus 5, não há nada além de Android em essência aqui. O novo Hangouts com integração de SMS/MMS é uma função-chave, o Google Now tem a sua própria homescreen, e a busca por voz também é possível a partir de qualquer tela, apesar de não ter funcionado comigo na tela de bloqueio (infelizmente apenas em inglês). Parece estranho que o Google não tenha incluído uma busca de voz permanentemente ligada, como a do Moto X (apesar desse dispositivo ter um processador inteiramente dedicado a essa função). O Google Now pode ser acessado da tela de bloqueio deslizando o dedo, e em seguida você terá acesso à busca por voz.

Nexus5Google
O lançador do Nexus 5 integra a busca do Google por todo o aparelho. / © AndroidPIT

O Google Experience Launcher funcionou perfeitamente, sem os bugs das APKs vazadas para outros dispositivos. O KitKat e o lançador não representam uma grande mudança, como muitos esperavam, mas ambos rodam de maneira leve e funcional. A melhoria do espaço de tela disponível para o Nexus 5, graças às barras de sistema transparente do KitKat, é muito evidente nas telas de início. Os ícones da galeria de apps são maiores e ocupam mais espaço. Há agora um discador melhor, com mais funcionalidades semelhantes às do Google now, que priorizam seus contatos mais freqüentes e acrescentam discagem preditiva e pesquisa do Google dentro do discador.

n5br
O novo lançador do KitKat é claro e espaçoso. / © AndroidPIT

A leveza está em toda parte, desde os ícones brancos até as cores e temas de apps mais claros. Há o acréscimo do Google Keep, Drive e Quickoffice aos aplicativos de sistema, além do Play Books, Play Games e Google Photos. A Google Wallet foi como que preparada para ser usada de maneira mais orgânica, com a função “Tap and Pay”. Por fim, há mais precisão na função de localização, foram integrados os modos de economia de bateria e só dispositivo (“Battery Saving” e “Device Only”), e o cloud printing (impressão de arquivos pela nuvem) foi habilitado. Sem falar na inigualável experiência do Android puro sem bloatware.

wapp3
No modo automático e com luz artificial, o Nexus 5 (direita e esquerda) está sempre fora de equilíbrio. O Nexus 4 (centro) foi melhor, mas ainda um tanto amarelo. / © AndroidPIT

Google Nexus 5 – Performance

O Nexus 5 veio com tudo: um Snapdragon 800 Qualcomm de quatro núcleos a 2,3 GHz e gráfico Adreno 330. Não é de se surpreender, portanto, que ele suportou bem todas as tarefas a que foi submetido por mim. Estranhamente, deslizar o dedo de cima para baixo produziu o mesmo atraso notado no Nexus 4, mas o lançamento de aplicativos, transições e jogos rodaram suaves como seda e muito rápidos. No Benchmark AnTuTu, o Nexus 5 apareceu em posição inferior à do HTC One, o que parece improvável se considerarmos a velocidade de ambos. Em outros benchmarks, apenas o iPhone 5s e o Galaxy Note 3 ficaram em posições superiores. Como sempre, testes como esses não são a melhor referência. Considerando que o Nexus 5 tem o mesmo processador do LG G2, não há muito o que reclamar nesse quesito.

Tarefas de processamento simples como jogar Dead Trigger 2 produziram uma resposta impecável. O aplicativo da câmera, por outro lado, não foi tão rápido nas respostas quanto o esperado, e o fechamento de alguns apps também demorou um tantinho a mais. Mas nada sério, principalmente se pensarmos no preço do aparelho (LG G2, por exemplo, com o mesmo CPU e GPU, custa o dobro). Ainda devo notar, por fim, que o nosso exemplar congelou algumas vezes e teve de ser reiniciado no processo de configuração.

wapp3
O Nexus 5 (esquerda), Nexus 4 (centro) e LG G2 (direita) no AnTuTu benchmark. / © AndroidPIT

Google Nexus 5 – Câmera

O Nexus 5 tem uma câmera de 8 MP com estabilizador ótico de imagem, a razão pela qual sua lente é tão marcante na traseira do dispositivo. Em meu curto teste, ela produziu melhores fotos do que o Nexus 4, mas ainda nada de impressionante. Fotos tiradas com baixa luminosidade têm agora menos ruído de imagem e granulação, mas ainda se mostraram instáveis em termos de balanço automático do branco. Quanto aos modos da câmera, temos aqui quase as mesmas funções do Android 4.3. Diferente é o modo HDR+ do Nexus 5.

LV1A3797
A câmera do Nexus 5 tem Photo sphere, HDR+ e estabilizador ótico de imagem. / © AndroidPIT

Os resultados das fotos foram bem semelhantes à luz do dia no caso de ambos os Nexus. A diferença se nota no processamento da imagem feito pelos diferentes softwares. Na foto abaixo, o Nexus 5 processou as flores com um violeta intenso, ao passo que o Nexus 4 as tornou de um azul irreal. A cor verdadeira é algo intermediário.

wapp3
Processamentos de imagem diferentes: Nexus 5 à esquerda e Nexus 4 à direita. / © AndroidPIT

Google Nexus 5 – Bateria

O Nexus 5 tem uma bateria não removível de 2.300 mAh com carregamento Qi. O G2, para comparar, tem 3.000 mAh. Mesmo assim, as melhorias que o Android 4.4 supostamente trouxe deve fazer a bateria durar mais (aguarde mais informações após um uso continuado do dispositivo). Por enquanto, posso confirmar que a bateria do Nexus 5 se carrega rapidamente. De 10% a capacidade máxima em apenas uma hora e meia. O meu Nexus 4, plugado o mesmo período, carregou apenas 30% da bateria. Com essa tela brilhante e esse processador, contudo, não acho que o Nexus 5 deva se destacar pela durabilidade da sua bateria.

wapp3
O Nexus 5 tem os mesmos pontos fortes e fracos do Nexus 4. / © Google/LG

Google Nexus 5 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • LG D821
    • Fabricante:
    • Google
    • Dimensões:
    • 137,84 x 69,17 x 8,59 mm
    • Peso:
    • 130 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2300 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 4,95 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (445 ppi)
    • Câmera frontal
    • 1,3 megapixels
    • Câmera traseira
    • 8 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 4.4 - KitKat
    • Interface:
    • Stock Android
    • RAM:
    • 2 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
      32 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 800
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,3 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Comecemos com um fato bastante simples: não se pode superar a relação preço/performance apresentada pelo Nexus 5. Como um exemplo do que o Android pode fazer, o Google fez um dispositivo com pouquíssimas falhas. A bateria fixa, a performance da câmera, a falta de expansão para a memória e um alto-falante mediano podem, contudo, representar contra-argumentos de peso quando pensamos nos pontos fortes do aparelho: sua tela impressionante, seu visual minimalista, seu processador e gráficos de ponta. Também houve alguns travamentos inesperados na fase de configuração do aparelho. De maneira geral, contudo, o Nexus 5 representa uma melhoria das já bem-sucedidas funções e características do Nexus 4 (velocidade, tela), falhando exatamente onde o predecessor já apresentava pontos fracos (bateria, câmera).

Plataforma, preço e performance são os três pilares que sempre diferenciaram a linha Nexus dos concorrentes. Isto permanece inalterado no caso do Nexus 5: stock Android, sem bloatware, preço acessível, e um bom negócio para quem, como eu, está mais interessado no que o Android pode fazer numa plataforma limpa pela metade do preço do que em ter a câmera ou o sistema de som de último tipo no celular. Nesse sentido, sim, o Nexus 5 está à altura da expectativa que foi criada pelo seu “atraso”.

Atualizado em 07.11.2014, às 14h30min - De acordo com a LG, a previsão de lançamento do Nexus 5 no país é primeiro trimestre de 2014.

Kris Carlon chegou ao AndroidPIT depois de um longo tempo de viagem, sempre confiando na tecnologia para se comunicar com o mundo exterior. Ele se integrou à comunidade Android ao reaparecer na civilização em 2010 e nunca mais olhou para trás, usando a tecnologia para substituir sua presença física na vida das pessoas. Ele pode ser encontrado fazendo malabarismo com três smartphones ao mesmo tempo, postando no Google Plus e Reddit.

22 Comentários

Escreva um comentário:
  • matheus mat 12/nov/2013 Link para o comentário

    excelentes especificações, super barato, o problema é q quando chegar no Brasil, ñ vai sair por menos d 2 mil reais

    0
  • DheRLaN 10/nov/2013 Link para o comentário

    (ANTES DE TUDO: EU NÃO CURTO IPHONE) Mal contato é um dos causadores de problemas em smartphones, computadores e tantos outros aparelhos. Acho que por causa disso, o iPhone nunca permitiu armazenamento extra, nem troca de bateria. Por isso não dá tanto travamento, etc. Diante disso, o Nexus faz certo. Menos mal contato removendo a possibilidade de bateria e memória removíveis. Não esperem que no futuro eles mudem isso.

    0
  • Cosme do Sacramento Santos 7/nov/2013 Link para o comentário

    Kris, só me diz se ele tem FM?

    0
  • Lauro César Alves 7/nov/2013 Link para o comentário

    Quando vi os furinhos na parte inferior do aparelho pensei: até que enfim alto-falantes estéreos em uma posição adequada em um Nexus. Poxa, me enganei. Alto-falante mono? Que ruim hein...

    0
  • Anderson Ribeiro 7/nov/2013 Link para o comentário

    excelente smartphone... pena que não tem memória expansível... um smartphone de ponta desse com míseros 12, GB livres chega a ser um ponto fraco que incomoda e muito usuários que gostam de encher o aparelho de emuladores, games e vídeos heheheh. Parabens Google pelo otimo aparelho e Androidpit pela materia (E aplicativo 5 estrelas) Tomara que o N6 venha com memória expansível, seria o top do mercado.

    1
  • gilberto muniz maia 7/nov/2013 Link para o comentário

    no momento prefiro g2.

    0
  • jefferson h.
    • Admin
    7/nov/2013 Link para o comentário

    será que aqui no brasil vale ter o n5 , tendo um moto x com suporte do google now totalmente em pt-br e ainda offline, coisa que o n5 não tem, se os dois forem na mesma faixa de preço, eu ficaria bem inclinado a compra o moto x , ainda mais que ele já começou a receber o kitkat no estados unidos, o que leva a crer que logo vai pintar a atualização por aqui também.

    1
  • FABIO NEVES DESERT MENEZES 7/nov/2013 Link para o comentário

    Obrigado pelo Review!

    Cheguei a seguinte conclusão:

    - Quem tem o N4 está muito bem servido!
    Dá pra esperar com folga o N5 chegar em solo nacional sem ficar com um aparelho defasado na mão.

    1
  • Fagner Pires 7/nov/2013 Link para o comentário

    Com certeza ótimo review, um aparelho de ponta e que se destaca pela leveza de seu sistema e pela sua tela brilhante de LCD ...
    O que esperamos é que a LG e o Google se compadeçam da gente e nos traga por um bom preço as duas versões do Nexus 5...
    Um contra que me irritou nessa matéria foi o teste de benchmark com o lixo do App do Antutu, esse aplicativo está todo bugado ou o que ocorre é o que foi noticiado a um tempo sobre trapaças de algumas fabricantes alterando a capacidade de velocidade do clock dos processadores enquanto estão sob testes de benchmark... A diferença entre o G2 e Nexus 5 é gritante pessoal, os dois basicamente são os mesmos aparelhos no quesito HW, o Nexus 5 fora criado baseado no LG G2... E também é impossível o Galaxy S4 ou o HTC One se sairem melhor que o Nexus 5 em poder de processamento visto que seus processadores e espec's são inferiores...
    não levem em conta isso por favor!!!
    Abraços ;) ...

    1
  • Nilson Prado 7/nov/2013 Link para o comentário

    bom, so vou trocar meu nexus4 pelo nexus6. A samsung ja anunciou que em 2014 vai fabricar smarth de telas de 560ppi e de 4k, aí vai ser certeza que vai vim o nexus6 e vai espaga o cel da samsung assim como o N5 fez com o S4 hehe. Da dó de desfazer do nexus4 agora por algo tão semelhante. Agora, qtos aos travamentos apresentados deve ser por causa do kitkat, acho que o android 4.4 não vai ser essas coisas não enh, uma que ele parece consumir o mesmo espaço no HD que o 4.3, deve ter firulas desnecessarias, acho q por isso estão demorando pra liberar atualização.. tomara que estejam corrigindo

    0
  • Maurício 7/nov/2013 Link para o comentário

    Muito bacana o review! Acho o visual minimalista do Nexus 5 perfeito! Eu trocaria o meu s3 fácil!

    0
  • Antonio Júnior 6/nov/2013 Link para o comentário

    desculpe o post duplo mas pelo App não dá para editar, a questão do preço, opinião minha, pois acho difícil chegar por esse preço a versão de 32 GB.

    0
  • Antonio Júnior 6/nov/2013 Link para o comentário

    acho que pelo preço e funções de acordo com os reviews, por enquanto, o g2 está sendo uma boa pedida, no guriveio se encontra por 1399...

    0
  • rubens gonçalves 6/nov/2013 Link para o comentário

    só troco meu nexus 4 pelo nexus 6 A não ser q no meio do ano q vem tenha algumas promoções...

    0
  • Keven Alves 6/nov/2013 Link para o comentário

    qual o valor medio que deve chegar no brasil?

    0
  • Vanderson Alves 6/nov/2013 Link para o comentário

    Concordo, é um ótimo aparelho.

    Parabéns pelo artigo!

    0
  • Matheus J. Shopek 6/nov/2013 Link para o comentário

    ainda nao descobri onde fica o led de notificações

    1
Mostrar todos os comentários