O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 29 Compartilhado 45 Comentários

Nexus 6: o Google perdeu a mão ou está no caminho certo?

Quando os primeiros rumores sobre o Nexus 6 vazaram, o dispositivo já começava a dividir opiniões. Agora, com as especificações técnicas confirmadas, podemos dizer que o Nexus 6 tem mesmo potencial para polarizar. No dia seguinte ao lançamento do aguardado carro-chefe do Google, podemos agora refletir sobre o aparelho: será que o Google está no caminho certo ou perdeu a mão com seu novo smartphone?

nexus6 3
Será que o Google acertou com o novo Nexus 6? / © Google

O Google está no caminho certo com o Nexus 6

Três argumentos bem fortes podem ser usados para defender o smartphone, e eles podem ser decisivos para o seu eventual sucesso de vendas:

1. O Nexus 6 é resistente à água

Este é o primeiro carro-chefe do Google que resiste à água. Até agora, tal característica havia aparecido apenas nos high-end da Sony e da Samsung (além de algumas marcas menores). Isso representa uma grande vantagem com relação à concorrência (principalmente à Apple), e pode ser um fator decisivo na hora da compra. Apesar de não ter sido divulgada pelo Google, a resistência à água (sem certificado) pode ser lida no site norte-americano da Motorola. Ainda não está claro, contudo o grau dessa resistência, e se o Nexus 6 pode realmente ser mergulhado sem sofrer danos.

nexus6agua
Como o Galaxy S5 (foto) o Nexus 6 também é resistente à água. / © Google

2. O Nexus 6 tem uma super bateria

A autonomia do Nexus 6 promete ser revolucionária. O Android 5.0 Lollipop e a tecnologia ART já prometem uma grande otimização de consumo. Além disso, o dispositivo conta com nada menos que 3.220 mAh, além de suporte para carregamento sem fio e para o Motorola Turbo Charger. Isso significa que você poderá carregar até 6 horas de autonomia em apenas 15 minutos. Levando em conta que a grande maioria dos usuários está insatisfeita com as baterias de seus smartphones, o Google vai marcar muitos pontos com o Nexus 6 se a bateria cumprir mesmo tudo que promete.

3. O Nexus 6 é um monstro de potência

O Google e a Motorola não pouparam esforços, e dotaram o Nexus 6 com o melhor hardware disponível: seu processador é o Snapdragon 805 quad-core a 2,7 GHz, sua memória RAM é de 3 GB, sua tela possui resolução QHD. No papel, trata-se do que de melhor se pode encontrar no mercado Android, e nesse sentido podemos dizer que o Nexus 6 é um carro-chefe genuíno e candidato fortíssimo a melhor smartphone do ano.

O Google perdeu a mão com o Nexus 6

Também podemos apresentar três contra-argumentos para defender que o Google não tomou uma boa decisão ao conceber um dispositivo como o Nexus 6:

1. O Nexus 6 não tem identidade visual própria

Não há como dizer de outra maneira: o Nexus 6 parece um Moto X superdesenvolvido. Até agora, a linha Nexus vinha apresentando um design bem diferenciado. Mesmo quando os dispositivos eram inspirados nos carros-chefe das respectivas fabricantes, eles mantinham um design próprio. Não consigo, por exemplo, pensar em dois dispositivos mais diversos visualmente do que o Nexus 5 e o LG G2. Com o Nexus 6, o Google escolheu um caminho perigoso quanto ao design, e pode perder popularidade por isso.

nexus 6 moto x 2014 comparison
O Nexus 6 é muito parecido com o Moto X 2014. / © ANDROIDPIT

 2. O Nexus 6 é enorme

Outra escolha perigosa por parte do Google: lançar um carro-chefe com quase 6 polegadas! Trata-se na prática de um phablet, e não mais um smartphone. É certo que a tendência do mercado é produzir dispositivos com diagonais de tela cada vez maiores, mas aqui o Big G deu um pulo um tanto radical se observarmos a evolução da linha Nexus. Novamente, essa decisão certamente não agradará a todos, e as vendas do Nexus 6 podem sofrer com isso.

3. O Nexus 6 é caro

Talvez este seja o argumento mais forte a favor da tese de que o Google perdeu a mão com o Nexus 6. A versão mais barata (32 GB) do dispositivo custará 649 dólares nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o iPhone 6 Plus (16 GB) custa 749 dólares. Até agora, uma das principais vantagens da linha Nexus era a sua boa relação custo/benefício, e ter um Nexus era a garantia de ótimo hardware por um preço justo. Será que, mesmo com esse preço salgado, o Nexus 6 manteve um bom custo/benefício? Um teste prático mostrará as eventuais melhorias da câmera e da qualidade de som (o Nexus 6 tem alto-falantes estéreo), que, juntamente ao hardware de ponta, justificariam seu preço. De toda forma, uma coisa é certa: muita gente deixará de comprar o Nexus 6, pelo menor num primeiro momento.

O que você acha? O Google acertou com o Nexus 6?

Os comentários favoritos dos leitores

45 Comentários

Escreva um comentário:
  • Quando lançam um celular Android mais caro um pouco, criticam. Mas mesmo o iPhone sendo ainda mais caro, do iPhone nunca comentam o preço.

  • a Google sempre foi a pioneira em trazer lançamentos em hardware e software,por um preço justo e competitivo,mas dessa vez nao foi bem isso: trouxe um smartphone grande em tudo,inclusive no preço! muito exagerado e axo ateh descessario,pois ele sera potente mesmo daqui uns 3 anos e ninguem hj em dia fica tanto tempo com um aparelho. Tenho meu novo Moto X 2014 a algums dias e o axo perfeito! forte,potente,competente,espaço de sobra e tudo mais! Sinto como uma jogada da Motorola em deixar o novo Moto X,menos potente pra seguir a politica da linha Moto: melhor custo/beneficio com grande qualidade,deixando a real potencia pro Nexus 6... Sem duvidas ele sera caro quando vier ao Brasil,soh se o fato de a Motorola ter uma fabrica nacional equilibre as coisas

  •   28

    Não creio que esse tamanho de tela vá se popularizar. Antes o LG G3 com 5,5" e agora o N6 com 5,96" daqui a pouco phablet e smartphone vão se confundir.

  • vc deviam editar o termo "lançamento" no início do artigo pra "apresentação". falando de lançamento da a entender que o device já ta no mercado, e ele não chegou ainda

  • Faz uma Comparação do N6 Vs Note 4 .

  • Olha, sou muito fã da linha Nexus, mas esse N6 me decepcionou em relação ao tamanho.

  • quanto a parecer com o Moto X, vamos lembrar que a própria Google desenvolveu esse design quando ainda era dona da Motorola.

  • Espero que a tela de 6 não seja tendencia até 5.5 vai... e já acho exagero, mas o preço que me incomodou, ainda quero o one plus one

  • Eu adorei a tela de quase 6" e as configurações, Motorola lançasse um 5,2 seria um concorrente direto pro Moto X

  • É o que eu esperava no Note 4! Se tivesse algo similar a S Pen, compraria, sem dúvida!

  • Camila lembra aquele lance da hora no chrome provavelmente então quer dizer a respeito de quando a atualização sair realmente via OTA no dia 23

  • Camila lembra aquele lance da hora no chrome provavelmente então quer dizer a respeito de quando a atualização sair realmente via OTA no dia 23

  • Galera nesta recessão toda que o Brasil está, dizer que vai comprar e tals soa meio demagogo, ok, quem tiver grana ótimo, vá lá e pague o provável valor acima de 2 mil, agora pra grande massa que tem condições mais humildes, destrinchar cifras de dinheiro em um celular nos dias de hoje! O Brasil atualmente está numa crise interna exatamente parecida com a que teve em 2008, o varejo está desaquecido porque o povo não tem grana! Então este Nexus 6 será um objeto de desejo distante pra muitos! Anota aí, ele não virá por menos de 2 mil, se vier será uma novidade extrema na história! Pra mim a Google perdeu a mão no quesito valor, seria mais viável ter continuado com a LG já que com a Motorola as cifras aumentaram e muito!

  • Não acho que perdeu a mão.
    Veio para entrar em outro seguimento do mercado.
    O Nexus 5 continua bem atual para quem quer Android puro com hardware eficiente.
    Acho desnecessário lançar um novo aparelho com melhorias sutis tipo a Samsung e Sony estão fazendo recentemente.
    Acho o xperia z3 um absurdo.
    Quase mil reais a mais por pouca diferença.

    Um novo Nexus 5 hoje só seria válido se fosse para migrar para 64 bits, mas acredito que a Google vai primeiro experimentar processamento em 64 bits só com o Nexus 9 por um tempo.
    As decisões de mercado meio que ficam na mão de terceiros.

  • o N6 branco é lindo demais cara, sem falar que é um verdadeiro monstro que vai devorar todas as outras marcas

  • virou um aparelho de luxo, o que me deixa em dúvida é essa tela gigante.

  • duas coisas, primeiro ele e resistente a agua, nao a prova como a linha z da sony ou o s5 da sammy, segundo o preco dos nexus sempre foram normais nos eua, o valor subsidiado e quando se compra no google play nao tem ainda a confirmação se este valor ja e o subsidiado

  • Ontem vi a materia do lançamento do hibrido da Asus( PAD PHONE ), um smartphone que, que pode ser conectado a uma tela e vira um tablet.
    sinceramente achei incrivel, e logo depois vi o lançamento do N6... fiquei maravilhado com os dois. e logo em pensamento ja imaginei os nexus com essa qualidade... ser possivel usar o telefone na rua ou em outro lugar, e ao chegar em casa, ou no onibus/metrô etc... sacar a tele de tablet, plugar o telefone e continuar a usa-lo para jogar, ou assistir filmes.
    gostei do N6, compraria, acho que comprarei daqui a um tempo, ja que meu N5 fez 1 mês agora...

  • Eu acho que a Google não errou, porque na verdade, os últimos Nexus, serviam apenas de plataforma para desenvolvedores e não como um smartphone popular. Agora a Google fez ele virar um celular modinha, o que fará um aumento nas vendas, e com isso, mais pessoas usarão os serviços da Google, como o G+, Keep, Drive, Docs...
    Particularmente, não gosto disso. Porque eu odeio ver noob com o um celular tão possibilitador.

Mostrar todos os comentários
29 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi