O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 19 Compartilhado 34 Comentários

Nexus 9: primeiros reviews afirmam que tablet é bom, mas não é nenhum iPad

Aproveitando que vários sites de tecnologia na gringa já divulgaram uma análise prévia do Nexus 9, resolvemos reunir aqui as primeiras impressões do novo tablet da Google. Enquanto aguardamos o nosso Nexus 9 chegar na redação, você pode ficar por dentro daquilo que vem sendo falado acerca do dispositivo neste resumo com as diferentes impressões daqueles que já colocaram as mãos sobre o aparelho.

2615101 Tinhte Google Nexus9 19
Nexus 9: análise prévia afirma que tablet é bom, mas não é nenhum iPad ! / © Tinhte.vn

The Verge 

O The Verge, como esperado, puxa a sardinha para o iPad e diz que o Nexus 9 é bom, mas não se compara ao tablet da Apple. Em um vídeo bastante resumido, os editores do site afirmam que o gadget desenvolvido em parceria com a HTC é um "estranho", pois não é um como um iPad Air, tão pouco um iPad mini. Assim, parece que o pessoal do The Verge realmente acredita que estes são os tablets que devem ser referência para as demais fabricantes.

Nexus 9 vs. iPad Mini 3: qual é o melhor tablet?

2615091 Tinhte Google Nexus9 22
A câmera do Nexus 6 vem agora com flash de LED para suporte! / © Tinhte.vn

Ainda assim, o site diz que o Nexus 9 é '' um tablet convincente na sua forma" e elogia a tela do novo tablet. Porém, o engraçado é que ao mesmo tempo que afirmam essa qualidade do display, dizem que possui "apenas 2.048 x 1.536 pixels" - ou seja, a mesma resolução do iPad Air 2. Apesar de colocar o Nexus 9 sempre em uma posição inferior a do iPad, o The Verge avalia o tablet de forma relativamente positiva: uma boa ferramenta de trabalho, boas especificações e tamanho. Porém, o Nexus 9 não é nenhum iPad na opinião dos editores do site.

TechCrunch 

Já a opinião dos redatores do TechCrunch vai além e se apega mais aos detalhadamente e características reais do Nexus 9, mesmo quando compara o novo tablet da Google com o iPad. Aqui, a tela do Nexus 9 continua sendo uma dos grandes diferenciais do dispositivo e, de acordo com o site, tanto a construção quanto o software são top de linha.

nexus 9 1
A HTC e a Google fizeram um excelente trabalho com relação à construção do Nexus 9! / © Google

Ars Technica 

O Ars Technica preferiu um review mais direto e diz que a HTC está de parabéns, pois o Nexus 9 "é um dos tablets mais bonitos que (eles) já viram". Um dos destaques do software citados pelo Ars Technica foi a escolha da Google de incluir o duplo toque para acordar a tela do tablet. Em comparação ao iPad Air 2, foi mencionado que o Nexus 9 não é tão fino quanto o tablet da Apple, mas é mais leve. O Ars Technica ainda menciona que os alto-falantes estéreo na parte frontal do dispositivo tornam a experiência com mídia excelente.

2615096 Tinhte Google Nexus9
A tela do Nexus 9 é a característica mais elogiada do tablet! / © Tinhte.vn

CNET 

O review do CNET foi feito no estilo slideshow ilustrado e aponta características específicas. Assim, para os redatores do site, apesar da parte traseira do Nexus 9 ter sido comparada a um chiclete (?), o projeto é descrito como "'elegante e confortável". Enquanto a maioria dos hands-on descrevem as características do Nexus 9, o CNET ficou mais no custo/benefício do dispositivo: "especificações poderosas e design fino deixam certamente o tablet em primeiro lugar em termos de custo e funcionalidade".

Em resumo, posso dizer que olhando para as primeiras impressões de diferentes canais especializados, é possível dizer que tudo o que vem sendo falado do Nexus 9 é muito similar aquilo que foi dito sobre o Nexus 7 quando do seu lançamento em 2013. Ou seja, um tablet com uma tela de alta qualidade, boa construção, com software fluido e uma grande opção para jogos e consumo de mídias.

Fique ligado no AndroidPIT, pois nas próximas semanas traremos um review completo do novo tablet da google desenvolvido em parceria com a HTC.

E aí, você acha que o Nexus 9 veio para mudar o caminho como as fabricantes vêm desenvolvendo seus tablets rodando com o sistema operacional Android? Ou será que é apenas um produto para que a gigante das buscas desenvolva e distribua o seu software para outras empresas ao redor do mundo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deathdoor 22/out/2014

    Em primeiro lugar, ignorem completamente o The Verge. Ele é bom para matérias especiais sobre algum assunto e só, todo o restante, principalmente quando envolve opinião, me escapa como alguém consegue aturar aquelas vozes melosas e desdenhosas dos vídeos. Apple é a escola deles por preferência pessoal, então já viu, eles são piada fácil pelo esforço que fazem para não gostar de tudo que não seja Apple.

    Entrando no assunto agora, essas comparações com o iPad são um pouco exageradas. Se alguém considera e escolhe comprar um tablet com Android é porque já fez a escolha em primeiro lugar por esta plataforma, por isso ele deve ser comparado em primeiro lugar com os outros tablets Android. Como ele se compara e se posiciona? O que o Android 5 muda na experiência de tablet? Quais recursos não nativos do Android que estão presentes em ROMs de outras fabricantes fazem falta? É isso, o desempenho, o acabamento e o preço que deve ser comparado em primeiro lugar.
    Depois sim, pode-se comparar com outras plataformas, e não só com o iPad, com o Surface e tables Windows também. O principal o iPad é apenas a bateria e alguns programas, em outros aspectos outros tablets são melhores.

    Pra mim, esse HTC Nexus 9 é apenas isso, um Nexus. Parece bastante caprichado e tem uma CPU monstruosa. Se tiver boa autonomia de bateria está ok.
    O fator de escolha além do preço é o interesse em usar um ou outro programa exclusivo de alguma plataforma e preferência pessoal.

  • davidsoares 22/out/2014

    Bem que a Motorola poderia ter feito o nexus 6 e o novo moto X com com os speaks frontais assim igual ao do nexus 9, ficaria muito mais bonito e elegante não entendi o porque daqueles speaks frontais serem tão feios poderia ter caprichado mais. Minha opinião!

  • Everton Pires 22/out/2014

    chega de nexus, quero o Android L 🙇🙇

34 Comentários

Escreva um comentário:
  •   7

    Apple sempre levou muito a sério o quesito "acabamento", seja no design do produto, seja no software. Aí é que eles ganham fãs. Creio que o Android está caminhando para este amadurecimento. É só questão de tempo.

  • Acho que o Google deveria dar mais incentivo para o desenvolvimento de aplicativos exclusivos para tablets, para mim é o único ponto em que o iPAD é superior aos tablets Android.

  • o grande triunfo do ipad são os apps adaptados,e apps não adaptados nem entram na loja do ipad,se o google fizesse isso ia melhorar muito,o facebook em tablets Android é horrível

  • Como o gosto pessoal de cada pessoa é diferente, isso se torna irrelevante.

    Sendo que a palavra final sempre será do consumidor, comparar Android com iOS, Nexus 9 com iPad Air 2, Windows com OS X é totalmente inútil.

    Sempre haverá recursos que um sistema oferece e em outro não, daí o outro que não tinha aquele recurso passa a ter é considera "cópia"... Assim como o grande Steve Jobs dizia que o Android é um cópia descarada do iOS, hoje estão dizendo que iPad é referência em Tablets, claro pq foi o primeiro no seguimento. Porém outros fabricantes tbm impuseram grandes produtos no mercados que batem de frente com iPad em recursos, hardware e até mesmo o sistema.

    Se Android fosse de código fechado teria muitas pessoas migrando pro iPad, se lembrem que Android é Linux e iOS é Unix (Aberto / Fechado), (Liberdade de Escolha / Prisão do Fabricante). Nada contra, mas tenho livre escolha pra que?!

    E se tiver pessoas ai de nariz torcido pelo que estou falando e pensando que nada tem nexo com o assunto, já usei Unix, Linux, Windows, iOS e Android, tiro base disso. Linux é a plataforma do futuro em qualquer quesito e é uma pena não haver tanto software de grandes empresas para essa plataforma, porém isso pode mudar com a grande massa de conversão dos usuários de outras plataformas como de iOS para Android, Unix para Linux, Windows para Linux, no entanto o mesmo assunto nos leva ao início uma plataforma ou outra tem algum recurso que nos fazem dependentes dela.

  • O The Verge e o Tecmundo são muito parciais quando o assunto é Apple , já tive um iPad , os apps dedicados ao tablet são muito bons , o que mata a experiência é a falta de uma real multi tarefa , neste parâmetro considero o Android imbatível.

  • Ainda bem que não é nenhum IPad rsrsrsrsrsrsrsrs

  • Gosto muito do Android, porém, para tablet eu prefiro um iPad! Simplesmente por ter mais aplicativos próprios para ele, sem falar que são mais refinados e bem melhor acabado... Tenho um uso bem misto nele, que vai desde navegar na internet até fazer edição "pesada". Muita das coisas que eu faço no iPad com alguns apps, eu não faço no Android ainda, falta app de peso na Play Store.

  • Depende do uso que você dá pro seu Tablet. Uso meu iPad para estudar, a leitura de documentos um Tablet, sem as notificações do celular é bem mais aconselhável(com o intuito de estudo, porque para literatura como passatempo eu uso um Kindle). Como eu não tenho TV no meu quarto, uso o Tablet para ver séries e filmes deitado, o que é bem mais interessante do que na tela do Smartphone. Vale lembrar que com um Tablet de quase 10' polegadas faz muita diferença sim, sem contar o tamanho da bateria.

  • Quanto maiores os smartphones forem, menos necessários os tablets serão e menos serão vendidos. Digo isso, pois já tive iPhone e iPad. Hoje tenho um Note 3 e vendi meu iPad 3, porque ele simplesmente ficava jogado num canto. Tinha muito sentido ter tablet usando um telefone de 3.5" ou 4". Já com uma tela de 5.7" ou 6", não faz sentido outro dispositivo com 8".

  • Ainda bem que o Nexus 9 não é nenhum iPad.
    Tenho um iPad e não aguento mais. Um exemplo real de algo que acontece sempre no iPad e irrita: estou no facebook vendo um álbum de fotos. Dou uma pausa nisso e vou no Safari assistir a um vídeo no EngVid. Quando volto pro Facebook, o app recarrega e eu tenho que começar a ver o álbum de fotos desde o início. Aí volto pro Safari e o EngVid recarrega, aí tenho que ver o vídeo de novo. No smartphone, um Moto X, consigo muito mais vantagens do que no iPad.

  • Claro se fosse para ser iPad não seria fabricado pela htc, e sim pela Apple!

  • Já tive um Tablet com Android e no momento possuo um Tablet da Apple. Posso afirmar que a experiência com o iOS foi mais satisfatória. Claro que não testei mais nenhum dispositivo novo com Android, então não sei se a experiência atualmente seria diferente.
    Quando tive meu tablet com android ele rodava com o Honeycomb, um Android específico para tablets, o uso da bateria era otimizado e ele ficava em deep sleep, rendendo bastante, depois que atualizei para o Ice Cream Sandwich ficou horrível, a bateria era drenada em uma velocidade surpreendente.
    Convenhamos que o quesito bateria para um Tablet é um dos principais pontos a serem levados em consideração.

    • É aquela mesma história da otimização do iPhone, também está presente no iPad por ser o mesmo hardware e software. E no Android... o mesmo sistema burro de sempre. Felizmente podemos rootear e com simples programinhas transformara água em vinho.

  • Eu já tive um Nexus 7 TABLET, e tenho e uso IPad desde o 2. Atualmente tenho um Air 1.
    e por mais que tenham Tablets com especificações melhores que o IPAD da Apple , não adianta, o IPad continua sendo o melhor. Até mesmo porque o ecossistema do Android para Tablets , (me refiro a apps específicos e tal), ainda é pequeno, principalmente se comparado ao do IPad.
    IPad continua ganhando em tudo, principalmente no quesito Navegação na web e apps e jogos top.
    Até um IPad 2 era e é melhor do que o Nexus 7.

    • concordo totalmente, tenho um ipad 4 e já tive um galaxy note 10.1 que tem um hardware bem mais avançado, e mesmo assim o ipad ganha de lavada em tudo, acho que a culpa não é das fabricantes e sim do google que não da o devido respeito e atenção aos tablets com o seu sistema operacional

  • Pessoal do Androidpit, vcs acham que esse aparelho sera vendido no BR? Já soube de alguma matéria relacionada a acessórios para o Nexus 9: stylus, capas?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi