O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
141 Compartilhado 102 Comentários

No Android com Camila - O Android puro é uma compilação de recursos de terceiros!

A nova versão do Android trouxe recursos bem pontuais ao sistema operacional da Google e deixou ainda mais claro que o que move o Android neste momento são as Custom ROMs e as fabricantes. Apesar do Android ser parte de um projeto de código aberto, e novidades serem bem-vindas quando funcionam em versões de software de terceiros, os desenvolvedores da Google é que deveriam evoluir o SO apresentando recursos novos. Mas em vez disso, eles copiam!

Visualmente o SO não mudou, foram apenas pequenas melhorias no Material Design e qualquer lançador como o Nova ou o Apex, por exemplo, podem transformar o UI stock do Marshmallow. Aliás, até o sistema de backup e restauração de dados destes dois apps fazem um trabalho melhor que recurso padrão do Android. Que também está deixando a desejar no Marshmallow... mais uma vez.

Nova Launcher Install on Google Play Apex Launcher Install on Google Play

O próprio recurso Now on Tap, uma das grandes novidades em termos de serviços da Google, ainda está limitado para o uso apenas em inglês e oferece instabilidade. Antes mesmo deste serviço ter sido lançado, o Bing já possuía uma versão desta função de buscas disponível para download na Play Store.

Pesquisa do Bing Install on Google Play

A impressão que dá é a de que a Google faz uma varredura em comunidades como a do Fórum do XDA e a da CyanogenMod, pesca o que melhor convém e coloca um nome bonitinho da função. O mesmo acontece com as fabricantes, que dão o primeiro passo para tornar um recurso popular, quando o mesmo já está disseminado entre os usuários do Android, a Google torna tal função padrão do sistema, como o suporte para o leitor de digitais e microSD ou o modo mais eficiente de economia de energia.

Lembro que quando vi o Hugo Barra, VP da Xiaomi, apresentando a MIUI 6 no Redmi 2, a impressão que tive era a de que aquelas eram as funções que os desenvolvedores do Android deveriam trazer para o SO, soluções simples para comandos complexos. Foi como se eu tivesse voltado no tempo, mas aquilo não era o Google IO, mas um evento de lançamento da Xiaomi no Brasil. 

Assim, apesar de trazer mudanças há muito esperadas, como o suporte para o microSD, atualizações de segurança mensais ou um modo inteligente de salvar energia sem limitar o uso do aparelho, tudo o que temos hoje no Android stock é uma compilação de recursos de fabricantes e sistemas operacionais de terceiros.

 

Esta é uma nova série de artigos semanais, nos quais irei publicar única e exclusivamente a minha opinião sobre determinados assuntos do universo Android.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Spike Spiegel 6/dez/2015

    Primeiramente é bom muito bom lembrarmos que opinião é algo subjetivo. Então vou dar a minha:

    • Realmente o Android tem que evoluir e melhorar(e o M já trouxe umas melhorias bem legais e úteis), mas qual não tem?
    • Só pq alguém lançou um recurso primeiro o Android não pode ter?
    • As lauchers fazem backup e restauração de dados e configurações de apps do Android?

    Antes de se meter o pau na Google há de se entender que ela não tem essa preocupação toda de encher o Android puro de recursos não, ela deixa bem limpo mesmo pq tem muita gente que gosta assim e pras fabricantes fazerem suas personalizações (em cima do esqueleto) pra quem não gosta de Android puro comprar um com a interface modificada que mais lhe agrada. Win Win... Pra quem gosta de puro e quem gosta de modificado.

    Poderia em vez de fazer com tanta pressa um artigo falando mal de um SO que mal foi degustado pela maioria dos usuários, fazer um mostrando recursos que estão presentes no sistema e que nem mesmo foram mostrados no review do SO (como usar o mSD como memória interna e mover um app pra memória interna e novamente outro mSD sem prejudicar o funcionamento do mesmo) , já que o artigo em questão foi feito na época da versão preview.

    Desculpa aí se minha opinião não agrada a todos, mas gosto de opinar, mesmo que isso não agrade alguns.

  • Arthur S. 6/dez/2015

    Então pq ta no AndroidPIT?

  • Rommel Sena 6/dez/2015

    Não vejo nada de errado nisso, afinal a Apple também o faz quando incorpora funções antes disponíveis apenas no Cydia através do jailbreak. Isso mostra que as fabricantes estão atentas ao feedback dos usuários e nada melhor q disponibilizar a função nativa do que através de apps. Quanto ao Android puro é tudo questão de gosto, eu mesmo adoro a versão limpa dos Nexus e dos Motorola, simples e tudo a mão do jeito que gosto, além de ser mais agradável visualmente do q as poluídas e coloridas skins dos fabricantes. Se quero algo extra vou a Play Store e instalo, se o Google no futuro incorpora melhor ainda, agora só o que realmente é útil e não um monte de funções bonitinhas de mostrar pros outros mas que na prática só servem pra sugar memória e nada além disso. A única coisa q acho q tá na hora do Android puro disponibilizar nativamente é a tela dupla, mas apenas nos Nexus de tela grande como o 6 e o 6P pois em aparelhos menores não faz sentido.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    7/dez/2015

    Eu realmente gosto muito do Now On Tap, como falo no artigo acima: "O próprio recurso Now on Tap, uma das grandes novidades em termos de serviços da Google...". A questão é que ele ainda não está funcional para todos os usuários (especialmente em relação à região). O Bing pelo menos já está n a Play Store e oferece o recurso que promete. Acredite em mim, eu quero muito o Now On Tap funcionando liso no meu Android.

  • Rafael Dantas 6/dez/2015

    Concordo em gênero, número e grau! Infelizmente a cada versão do Android fica mais evidente a "preguiça" dos desenvolvedores do Google.
    Recursos presentes no Android desde o KitKat que foram refinados por empresas como a Xiaomi, Cyanogen ou pelos vários desenvolvedores independentes do XDA chegam como "inovação" no Lollipop e Marshmallow.
    Uma pena que as opções no mercado estão longe de se tornarem viáveis a médio prazo (Canonical, cadê meu Ubuntu Touch?!?!)...

102 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi