O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
47 Compartilhado 32 Comentários

Nokia com Android, Sony com WP e Samsung com Tizen: entenda o troca-troca de OS

Muitos fatores estão envolvidos na decisão de uma fabricante de começar a integrar outro sistema operacional em seus dispositivos. No caso de empresas cujos aparelhos não apresentam boas vendas, a troca pode ser o segredo da sobrevivência. Mas e o caso das parcerias bem-sucedidas? No mercado dos smartphones, diversificação parece ser a palavra-chave do ano, e em seu nome vale até fazer mudanças em time que está ganhando. Vamos tentar entender juntos a “dança das cadeiras” de SO? Separei três exemplos representativos.

OSAndroidTizenWP
Entenda a dança das cadeiras dos sistemas operacionais. / © AndroidPIT

Nokia - Android como salvação da lavoura?

Não é novidade para ninguém que, apesar de ter as melhores câmeras em smartphones, a venda da série Lumia rodando com Windows Phone tem decepcionado a fabricante finlandesa. Mesmo antes da compra do departamento de telefonia móvel da companhia pela Microsoft, a Nokia vinha testando seus aparelhos com outros sistemas operacionais, notadamente com o Android. Uma dessas cobaias ganha manchetes semanais nos blogs e sites de tecnologia: o Nokia Normandy.

evleaks nokia normandy
O Nokia Normandy seria o primeiro celular da Nokia com Android. / © @evleaks

O dispositivo roda uma versão bem customizada do Android, e ainda está cercado de mistérios. Se for mesmo lançado, ele representará um marco de “infidelidade” da Microsoft com relação ao seu próprio Windows Phone. Vale tudo para melhorar as vendas ou o Normandy já tinha o lançamento garantido por contrato antes da entrada em cena da empresa do Bill Gates? Seja como for, o dispositivo tem boas chances de sucesso na categoria dos low-end, e pode representar apenas o começo da “pulada de cerca” da Nokia com o Android.

nokia normandy leak UI 01
A interface do Normandy lembra o Windows Phone, mas os ícones de apps não deixam margem para dúvida: é um Android legítimo! / © @evleaks

Sony - Windows Phone como estratégia

Longa e bem-sucedida tem sido a colaboração entre a Sony e o Android. O design sempre cuidadoso e a escolha dos melhores materiais se mostram, em dispositivos como o Xperia Z1 e o Z Ultra, algumas das melhores vitrines para o sistema operacional do Google. Mas supostamente a companhia japonesa se rendeu aos planos de expansão do Windows Phone pela Microsoft, que estaria disposta a gastar em torno de 2,6 bilhões de dólares (em parte abrindo mão dos lucros com a lincença de software) para ver o seu sistema operacional rodando em aparelhos da já referida Sony, da Samsung e da Huawei. De acordo com os mais recentes rumores, o Windows Phone da Sony fará parte da já conhecida série Vaio, e deve ser lançado em meados de 2014. Absolutamente improvável, contudo, é que a Sony abra mão completamente da parceria com o Android, SO que mais cresce pelo mundo.

fm1
Como seria um Windows Phone da Sony? / © Sony, Microsoft/AndroidPIT

Samsung - Tizen e o grito de independência

A estratégia da Samsung é semelhante à da Sony. Apesar do sucesso absoluto da parceria com o Android, produzindo ano após ano recordistas de vendas como o Galaxy S3, o S4 e o Note 3, a companhia sul-coreana não quer continuar apostando todas as suas fichas num único sistema operacional. A dependência excessiva com relação ao Android (e por extensão, ao Google) pode ser prejudicial no futuro. O próprio Google faz o mesmo em suas parcerias de produção dos dispositivos Nexus, já tendo trocado a HTC pela Samsung, depois mudando para a Asus e em seguida para a LG.

Samsung Tizen phone
O Tizen já está em fase avançada de testes. / © Samsung/Mobile Geeks

Ao contrário da Sony, contudo, a Samsung aposta no desenvolvimento de um sistema operacional próprio, o Tizen, que já vazou rodando num S3 e num S4 e estaria em fase avançada de testes. São inúmeras as vantagens de um SO próprio, bastando examinar o desempenho do Android nos Nexus e do iOS nos iPhones: as atualizações chegam sempre mais rapidamente, são mais estáveis, não há qualquer conflito entre a UI e a nova versão, etc.  No curto prazo, o lucrativo duo com o Android não será desfeito, mas dependendo do sucesso do Tizen, a companhia pode mudar radicalmente o jogo de poder no mercado mundial de smartphones.

32 Comentários

Escreva um comentário:
  • na minha opinião a nokia vai vender muito com o Android nos seus aparelhos mas a Samsung vai se afundar com o tizen igual a Sony com o WP

  • Sempre que falam "SO proprio" eu lembro do symbian, BADA e do win até o 7.5, o tempo passou e o que houve com os usuários desses poderosos celulares (não tão antigos, muitos ainda comercializados por ai...)?

  • Novos OSs demoram anos pra chegar em uma faixa de desenvolvimento avançado. Apostar em um sistema novo? Acho que a Samsung devia continuar com o Android que vem crescendo e muito.

  • sao estratégias razoavelmente boas, a Nokia na tentativa de ganhar mercado, Samsung seguindo o exemplo da Apple (na arquitetura fechada) e a Sony buscando expandir. Um detalhe: se cada marca resolver ter um SO próprio duas situações, ou limita-se muito a popularização e/ou restringe bastante todo potencial dos gadgets no geral

  • a nokia vai se dar melhor nessa história, a samsung pode se dar bem mais demora, e a sony vai se afundar com Windows Phone.

  • concordo com você #Anderson Silva

  • Acho interessante esse carrossel caipira dos SO móveis, pois vc não vai ficar amarrado a um determinado fabricante de dispositivos em razão do SO e vice-versa. Eu sou amante assíduo de Android, E gostaria muito de ter um Nokia, talvez agora seja a minha chance de ter um.

  • investir no WP é perder tempo e dinheiro...Não vale a pena ...Nokia percebeu isso tarde demais

  • o bom no android e que mesmo com marcas e modelos diferentes as pessoas se sentem a vontade num sistema que pode interagir entre várias aparelhos sistema próprio acqbara com isso

    • ComentárioTambém acho, é só vc ver o exemplo da Apple, eles tem um sistema próprio onde o dispositivo não possui rádio fm e nem faz troca de arquivos com outros dispositivos.

      •   11

        Rádio você pode usar o Tune in, trocar arquivos você têm o Dropbox, Skydrive, Google Drive e talz =)

        Antes até era um argumento isso, mas hoje dá sim pra se comunicar (pelo menos no sentido de aplicativos em comum)

        Vale a pena iPhone? pessoalmente acho que HOJE não mais, por conta que mesmo com essa atualização pro iOS 7 eu não sei se posso considerar uma atualização interessante, na minha visão a Apple poderia ter feito coisa melhor A MUITO TEMPO ATRÁS (vide o suposto Android da Nokia que é um Mix de Android e WP que sinceramente achei bem bacana, tem skins pra isso? têm, mas é bem legal se vier do próprio fabricante né? )

    •   11

      Android é puro amor

  • Gostaria mesmo de ver cada fabricante com seu próprio OS, rodando perfeitamente, e totalmente casado com seu hardware, igual acontece com os devices da apple. ai sim seria interessante, pois mesmo que você mude de fabricante, na grande maioria das vezes, você volta pro android.

    • Acho que não seria uma coisa eficaz cada fabricante ter seu sistema próprio. Vc fica meio que limitado sabe? O intere4ssante seria vc poder trocar o sistema operacional do seu dispositivo assim como fazemos nos pcs. ISso que eu chamo de liberdade total.

      •   11

        Sinto que logo mais a tendência é os Operacionais dos Smartphones tomarem o lugar de Windows e Mac OS (como por exemplo recentemente a HP e a Acer lançaram um Desktop com Android, mexi em um da HP na Fast Shop, não fosse pelos 8gb de armazenamento achei o sistema bem fluído, juro que quase cogitei hehehe =) )

        Só ficaria o Linux que é plataforma de programação e pra servidores

        Eu diria que isso não está MUITO longe, ainda não dá pra fazer algumas coisas com Android, mas está beeem próximo da experiência desktop

  • como poderei testar ou atualizar meu s3 para esse Tizen? via kies?

  • gostei

  • no caso da Nokia ela ta certa , no caso da samsung é meio qe um tiro no escuro !!!

    •   11

      Imagina que dor de cabeça eles estão tendo la na central, milhões de reclamações e todo mundo cobrando por atualização, acho que isso poderia ser uma alternativa (ou uma forma de fugir dos problemas da TW, acho que isso está se refletindo nessas decisões erradas de ficar lançando milhares de aparelhos iguais e não focando no OS)

      Só que inserir outro OS hoje é meio complicado,que é bom é sim, mais opções pra nós, mas pra eles....difícil dizer né, se eles mudarem a estratégia de ataque e fazer como a Nokia bombardeou o público com propagandas do Lumia, é uma chance....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi