O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 49 Compartilhado 58 Comentários

Nokia pode renascer das cinzas com Android?

Indícios mostram que os executivos da Nokia podem estar pensando em investir em dispositivos rodando com o sistema operacional Android. Será que veremos a empresa finlandesa renascer das cinzas apoiada no OS da Google?

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2354 participantes
nokia android smartphones
© Nokia

No mês passado, uma pesquisa indicando os 10 smartphones mais vendidos do mês de maio identificou que o Nokia X, celular da Microsoft rodando com OS baseado no Android, está em subida vertiginosa e deve constar entre os mais vendidos do mês de junho. O detalhe é que o dispositivo chegou há apenas dois meses ao mercado e já demosntrou que é um forte candidato a smartphone de entrada mundo afora.

Há três meses a Nokia anunciava a finalização da compra pela Microsoft, onde esta última passou a proprietária de todos os negócios de dispositivos e serviços da Nokia, além disso, os ativos online, como o domínio nokia.com e sites de mídia social, ficaram sob administração da Microsoft por até um ano. Mas o mais importante é que a fabricante finlandesa pode permanecer proprietária do nome, mesmo com a Microsoft utilizando a marca por até 10 anos. Porém, está previsto no contrato de venda que a Nokia não pode produzir nenhum telefone com a marca até o final de 2015.

Entretanto, a empresa publicou algumas vagas de trabalho no Linkedin que acabaram chamando a atenção no mercado mobile. Entre as várias ofertas para engenheiros, designers e especialistas em câmera, todos com alguma experiência na área de mobile, uma das vagas era voltada para engenheiro de fotografia móvel com experiência em desenvolver drivers da câmera para Android. Veja bem!

Seria muito interessante contar com um smartphone da marca Nokia rodando com Android, especialmente se o software tivesse as mesmas características da versão stock do sistema operacional da Google. Porém, de acordo com o contrato da empresa com a Microsoft, isso só será possível no final de 2015.

E aí, você acha que a Nokia poderia fazer um bom trabalho ao desenvolver um smartphone rodando Android?

Via Phone Arena Fonte: Linkedin

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Aquino 1/ago/2014

    Mas essa é a ideia do Android Puro. Um Android completamente limpo, no qual vc instala apenas o que vai querer. Vc não é forçado a ter apps que não usa ou que não gosta. Na minha opinião a "mágica" da pureza do Android é o fato de vc poder escolher a dedo os apps que vão encher ele.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    1/ago/2014

    Derick, no artigo não estou me referindo a Nokia + Microsoft, estou me referindo apenas à Nokia, que já não possui mais nomes como Lumia ou Asha. Estou falando de uma empresa desligada da Microsoft. ;)

  • isabela A.F 1/ago/2014

    Eu não compro um Nokia... A não ser que ele tenha Android os modelos são bonito mais Windows não dá, não rola.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    1/ago/2014

    hahaha, Anderson, agora você foi ainda mais longe. Isso sim seria uma grande mudança no mercado mobile!

  • Vitor M.
    • Mod
    1/ago/2014

    lumia 710?900?800?

    estão no wp 8.1?engraçado que eles foram lançados em 2011,cadê as atualizações de 3 anos?

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • Man, os aplicativos dela pertecem agora a Microsoft. Mix Radio, Creative Studio, Nokia Camera, Glam me, Video Trimmer entre outros não pertencem mais a ela, assim como suas tecnologias Clearblack, Lentes Carl Zeiss, Pure View, Super Sensibilidade e todas tecnologias de câmera, tudo agora da MS como parte do contrato de venda. O que permanece com ela são os apps da linha Here apenas.

  • No dia que a Nokia lançar um aparelho com Android eu certamente vou comprar! Os app exclusivos dela são ótimos e não inúteis como certas fabricantes. Tem um hardware indiscutivelmente potente e resistente, uma câmera incrível... Só falta um SO que me agrade! Porque WP não desce...

  • Sinceramente, depois da má aposta no windows para os smartphones Nokia, agora passa para o Android! Quem está à frente da Nokia sabe gerir (?). Ou será que, está a se "indroduzir" a mandado da windows, para estar perto de algo que eles têm dificuldade em fazer de bom e sempre agarrado à conversa "licença"!
    Sou engenheiro e nas minhas consultorias ou projetos para empresas e corporações, nunca recomendei o sistema da windows em gadgets, visto ter diversas questões menos boas para o mundo empresa.

  • Desde que não seja algo merda como o Nokia X será bem vinda.

  • A Nokia por muito tempo foi líder de mercado. Principalmente por sempre aprontar uma excelente câmera em seus dispositivos. Pena que ela não escolheu bem o OS, e tão pouco se importou em sair do Windows Mobile. Com essa adesão ao Android com certeza será um sucesso. Sempre tive e fui fã da Nokia. Quem sabe meu próximo celular será um? Só depende deles.

  • A Nokia poderia ser beneficiar, mas a Microsoft comprou, o que acho uma besteira porque a Samsung aos poucos pode deixar a parceria com a Microsoft e até tentar popularizar os Chromebook, o que seria ótimo para a Google.... Hoje basicamente o Windows Phone pode ser quase que exclusivo para a Nokia, porque colocar o Windows Phone vai estar colocando dinheiro para a concorrente

  • so da nokia dizer que vai trocar o windows pelo android ja e um grande passo dado,espero que aconteça.

  • Se depender de mim a Nokia vive pra sempre, sempre gostei muito da nossa, até pela resistência dos aparelhos, quem nunca teve um Nokia na vida não sabe a qualidade do aparelho em si, pra mim basta eles fabricarem um smartphone de ponta com preço justo e Android que mudo de barco.

  • Foi uma pena a Nokia não poder lançar smartphones até 2015. Os dispositivos da Nokia são excelentes, faz muita falta nesses últimos anos... Meu primeiro foi um Nokia, mas Nokia de verdade e não esse projeto de Nokia controlado pela Microsoft. Tenho certeza que a Nokia já teria lançado smartphones rodando Android há anos.

  • rssss só não esquece que o celular foi feito pra ligar .kkkk

  • Se a Nokia se der bem com Android será o fim do WP?

    • Não. A especulações que a Microsoft linceriará o Nome "Nokia by Microsoft" por 10 anos para a linha lumia já que a Nokia não pode usar o nome dela em celulares por 10 como parte do contrato. Logo em 10 anos com o nome da Microsoft ao lado do da Nokia as duas ganham pois a Microsoft terá o seu nome e o nome Lumia fortes o bastante no mercado para seguir com o Windows Phone sem o Nome da Nokia e a Nokia vai ter seu nome atual e forte no mercado para seguir outro rumo possivelmente com Android!

  • Camila sua informação esta equivocada. A Nokia detém os direitos do nome dela mas só pode utilizar novamente em smartphones após 10 anos. Ela tem o direito de usar em novos softwares (já que alem dos sites que não foram disponibilizados por 1 ano pra Microsoft, mas sim pertencem a mesma agora como também todos os seus apps que não fazem parte da linha here como o Nokia Mix Radio, Nokia Creative Studio, Nokia Câmera, Nokia Vídeo Trimmer, Nokia Glam me e etc.) mas não pode usar em hardware ou acessórios por 10 anos. A Microsoft tem a licença para usar ate o final de 2015 o nome Nokia na linha Lumia (apesar de já haver um rumor pela evleaks já consolidado pra ser confirmado em breve que a Microsoft estará licenciando o Nome "Nokia by Microsoft" para a linha lumia ate o final dos 10 anos) e o direito de usar o nome Nokia na linha Asha e X que a pouco o CEO declarou por uma carta publica a imprensa que serão extintas. Especula-se que a Nokia aceitou a licensa para manter a marca viva no mercado durante esse período mesmo que rodando Windows Phone. Logo, a Nokia só pode voltar a produzir smartphones com o nome Nokia daqui a 10 anos.

    Porém... Há fortes indícios de que a Nokia realmente vá voltar ao mercado com Android. Alem dessa informação de estar fazendo contratações pelo Likedin para especialistas em Android a Nokia (que atualmente atua com o Here e nada mais tem haver com a Microsoft em seu núcleo) esta produzindo um Launcher para android chamado Z Launcher que esta em fase beta e tem ate comercial de publicidade. Alem disso, a Nokia esta flertando com a Panasonic para a compra de seus departamentos de produção de dispositivos móveis. Logo, a Nokia pode voltar logo por meio de outro nome ou usando o nome da Panasonic (menos provável), e certamente com Android. Caso não volte com outro nome, nada de Nokia com Android por 10 anos por causa do acordo na venda pra Microsoft.

    Ah pra complementar acho que o possível futuro Nokia com Android não será grande coisa. A Nokia tinha aquela qualidade toda por causa de suas fabricas, voltando com as fábricas da panasonic não será o mesmo, visto que os funcionários e ate o CEO foi pra Microsoft. Sem contar que todas as suas tecnologias foram vendidas e agora pertencem a microsoft como é o caso das lentes das comuns as Carls Zeiss, o sensores dos mais comuns ao Pure View, a tecnologia anti risco, da tecnologia simples de leituraso sol ao clearblack, a tecnologia de super sensibilidade que permite usar o touch com luvas ou unhas, o duplo toque pra acordar (que a lg licencia a patente chamando de "knock code" e todo mundo acha que ela inventou) e todas as suas patentes relacionadas a hardware. Esse possível Nokia pode não vir tão durável quanto se imagina, as câmeras não serão tão boas como as dos lumias e não terão os apps e tecnologias que chamavam atenção,nos aparelhos da Nokia.

    Você pode pesquisar e achar todas essas informações facilmente principalmente em sites dedicados como,Windows Phone Brasil, Nokiatividade e Windows Phone Mania. Não deixei as fontes das informações pois estou sem pc e por celular é muito chato ficar juntando links. Bom, espero que concerte! Adoro seu trabalho, espero que não se ofenda e veja como uma ajuda as informação que estou compartilhando para a melhoria da sua noticia!

  • Cara de novo esse assunto????
    Eu já achava que isso já estava MORTO, enterrado e arquivado com promissor NOKIA X
    AFF.

  • Me tirem uma dúvida, a microsoft continuará a utilizar o nome Lumia? E ela pode deixar o nome Nokia by Microsoft?

    Android puro é sem graça, não tem a cara das fabricantes. O ideal seria as fabricantes não encherem de porcaria.

  • Quem nasceu para ser Nokia jamais será Ikki.

  • Um Nokia de qualidade rodando Android quase puro, com certeza seria imbatível, afinal qualidade de hardware e unicamente a verdeira tela anti riscos só Nokia lumia, tive um 720 sem arrependimento. A câmera tem muita qualidade e o material de acabamento é ótimo.

  • Imagina um Nexus da Nokia.

Mostrar todos os comentários
49 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi