O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.213 Compartilhados 104 Comentários

Nokia P1: o smartphone de retorno da fabricante roda Android

Atualizado: Nokia P1 ou Sharp Aquos P1?

Faz um bom tempo que a Nokia não coloca seu nome em um smartphone. Vendida recentemente pela Microsoft, que adquiriu direitos sobre a marca em 2013, a fabricante finlandesa pretende voltar ao mercado no final de 2016, com o modelo Nokia P1. O que marcará este retorno é a parceria com a Google, visto que o novo smartphone vai rodar com o Android. Confira as novidades abaixo.

Destacar mudanças recentes

Em maio de 2016, a Nokia anunciou sua volta ao mercado de telefonia móvel. A notícia foi muito bem recebida pela maioria, que já esperavam este grandioso retorno. Para alegria de todos, a fabricante informou no seu mesmo comunicado de retorno que os novos modelos da marca virão rodando com Android.

Contudo, a Nokia não voltou sozinha. A fabricante veio acompanhada da recém estabelecida HDM global, também finlandesa, liderada pelo ex-funcionário da Microsoft, Arto Nummela.

Os primeiros rumores já começaram e indicam que o primeiro dispositivo da fabricante se chamará Nokia P1. A previsão é que o aparelho seja lançado no final de 2016. Infelizmente, ainda não há muitas informações sobre o novo dispositivo, apenas a imagem abaixo, vazada pela rede social russa vk.com:

Nokia P1
Seria este o novo modelo da Nokia? / © VK.com

A foto mostra que o Nokia P1 chega sem nenhum botão físico na parte frontal, mas ainda assim lembra bastante o iPhone 6 e o Galaxy S6. O logotipo da fabricante aparece também na parte da frente, abaixo da tela, ao lado do microfone.

Artigo atualizado às 11h15min (horário de Brasília)

Ontem, a Sharp anunciou em Taiwan o Aquos P1, rodando com a CPU Snapdragon 820. O curiosos é que o aparelho possui o mesmo design do suposto Nokia P1. A primeira hipótese e mais lógica seria a de que o site russo tenha usado a imagem do Aquos P1 para se promover um rumor falso, ou...

Agora, levando em consideração que a ambas as companhias, tanto a Sharp quanto a HDM global, possuem uma parceria com a FIH Mobile Limited (membro do grupo Foxconn Technology) para a fabricação de seus smartphones, não descartamos a chance de que tanto o Aquos P1 quanto o Nokia P1 venham a compartilhar algumas das suas características. Neste caso específico, pelo menos o design seria padronizado.

A HMD assinou um acordo com a FIH e a Nokia Technologies para estabelecer, em consequência do fechamento das negociações com a Microsoft, uma parceria com o objetivo de oferecer suporte na fabricação dos novos telefones e tables da Nokia em escala global.

Olhando para o post do Worket no VK.com, é possível dizer que essa ligação não está de toda errada:

Fotos de imprensa do primeiro smartphones Android da Nokia - o Nokia P1. O dispositivo será desenvolvido pelos engenheiros da InFocus/Sharp, que pertencem aos chineses da Foxconn.

Sharp Aquos P1

O Sharp Aquos P1 vem com especificações técnicas de carro-chefe: processador Snapdragon 820, roda com Android 6.0.1 Marshmallow, uma tela LCD de 5,3 polegadas e resolução de Full HD. A câmera principal possui 23 MP e a frontal 5 MP. Oferece suporte para single-SIM, 4G e Bluetooth 4.2. O dispositivo ainda vem com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno.

sharp aqua p1 divulgacao
Este é o Aqua P1, anunciado há dois dias / © Sharp

E aí, será que teremos a Foxconn padronizando o design dos dispositivos da Nokia e da Sharp ou isso foi apenas um rumor desmascarado?

Fonte: vk.com

104 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi