O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 47 Compartilhado 84 Comentários

Nokia: dois fiascos e a saída do mundo Android - pela porta dos fundos

Quem quer agradar a todos, acaba não agradando a ninguém. Essa máxima pode ser empregada com muita propriedade quando pensamos na empreitada da Nokia/Microsoft no universo do robozinho verde. Depois de dois dispositivos abaixo de qualquer crítica construtiva, a fabricante decide encerrar seus experimentos com base no Android. Ainda bem.

TONI9864
© ANDROIDPIT

Apesar de vender bem pelo preço objetivamente baixo, o Nokia X, poucos hão de contestar, foi um desastre total. Controles estranhos, atrasos de reação intermináveis, especificações pífias, relação custo/benefício ruim, etc. Foi preciso fazer muito esforço imaginativo para achar algum ponto positivo no aparelho (veja a nossa review do Nokia X). Seu sucessor, o Nokia X2, mesmo resolvendo alguns problemas do original, também está longe de ser um dispositivo de entrada ideal.

A fabricante finlandesa, que conta com um público fiel à sua boa série Lumia, perdeu uma excelente oportunidade de estrear no Android. Se era pra fazer, que fizesse bem feito! Aparelhos de gama baixa não são sinônimos de dispositivos de qualidade baixa. Um  bom exemplo é a Motorola. Como a Nokia, a fabricante americana foi uma das pioneiras no mercado de celulares dos anos 90, e passou a enfrentar dificuldades com a chegada de novas tecnologias. Também como a Nokia, a Motorola foi vendida, mas escolheu a estratégia de recuperação certa: aparelhos eficientes, funções de software úteis e inteligentes, ótimo custo/benefício. Há um abismo de distância, por exemplo, entre o Moto E e o Nokia X.

nokiaex
O Nokia X (esquerda) não chega aos pés do Moto E (direita). / © ANDROIDPIT

Em carta interna aos funcionários, Stephen Elop, ex-CEO da Nokia e agora chefe da divisão de dispositivos da Microsoft (que há apenas cinco meses havia apresentado o Nokia X com SO baseado no Android), informou que o Windows Phone será a partir de agora o sistema operacional dos próximos Nokia X. Além disso, também serão lançados novos modelos Lumia visando o mercado de smartphones de entrada. Coincidência ou não, a notícia chega junto ao anúncio da demissão recorde de 18.000 funcionários por parte da Microsoft até o ano que vem. Dos demitidos, sabe quantos trabalham na Nokia? Nada menos do que 12.500.

Não é segredo que a empresa do Bill Gates vem encontrando dificuldades em se renovar e em enfrentar a concorrência, e mais essa mudança de rumo da sua divisão de dispositivos mostra como a companhia está perdida diante dos gigantes do ramo - a Apple e o Google com o Android.

Nokia x stack
A partir de agora, os próximos Nokia X rodarão com Winwos Phone. / © Nokia

Vamos ver se agora, concentrando-se no que faz bem (dispositivos Lumia rodando com WP) a Nokia consiga reviver, ao menos em parte, o seu passado de sucesso.

Os comentários favoritos dos leitores

  • João Vitor 20/jul/2014

    O wp avançou muito com o WP 8.1, mas ainda ta muito longe de poder competir com o IOS e Android..

  • Lucas Vinícius 20/jul/2014

    Sério não entendi essa pq tenho visto muito nokia nas ruas.

  • lucasssotero 20/jul/2014

    Com minha irma foi o mesmo. Depois de comprar um iPhone 5c ela disse que Android nunca mais, mas também, ela veio de um galaxy y e quer comparar...

  • Derick Oliveira de Lemos 20/jul/2014

    A Nokia não se encontra perdida, tem tomado conta de mercados emergentes e cresceu mais de 100% no ano passado. Os lumia viraram sinônimo de qualidade, conheço muita gente que passou a repudiar aparelhos android por seus travamentos e câmeras horríveis, e que são doidos pra ter um lumia 520 que pelo custo é melhor que a maioria dos smart de entrada do android. O Moto E é um bom aparelho dessa gama mas sinceramente Lumia 630 manda abraços. A Nokia fez algo novo escolheu o diferente, um sistema de design inovador, e aparelhos de design inovador. A empresa não está catando esmolas está humilhando a Apple em muitos mercados, gosto do android, mas adoro o diferente e o inovador e o Windows Phone e os Lumia tem se mostrado isso, nem só de Furaolhophone e Android viverá o mercado de Smarts.

  • João Vitor 20/jul/2014

    É claro que microsoft vai humilhar a apple em certos países. Os produtos da Apple são apenas High-ends, ou seja, nao se encaixam no bolso de todos.(Não que eu seja a favor de pagar 2.600 num dual-core com 1gb de ram)

84 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi