O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 212 Compartilhados 122 Comentários

O que a Nokia precisa para fazer sucesso no mundo Android

Marca muito popular entre o público, a Nokia fez a alegria de muita gente quando anunciou que voltaria a produzir smartphones e que estes teriam o Android como seu sistema operacional. Mas a empresa deve se preparar para uma batalha pesada: ela vai entrar em um mercado em que muitos de seus concorrentes já estão consolidados. 

E para se destacar, ela deve apresentar diferenciais que façam o público voltar a olhá-la com carinho. Logo abaixo, damos algumas dicas de como a Nokia poderia fazer sucesso no universo Android.

Simplicidade

Em um universo onde a fragmentação de telefones é gigantesca como o do Android, a Nokia deve se concentrar na simplicidade na hora de lançar seus dispositivos. Ao contrário de algumas empresas, não é necessário trazer ao mercado um modelo intermediário “Nokia XPTO” e, logo depois, apresentar o “Nokia XPTO Plus”, o “Nokia XPTO Plus + 1” e o “Nokia XPTO Plus + 1 Fórmula de Bhaskara edition”.  E com diferenças mínimas entre cada um.

androidpit best smartphones 3
A variedade de modelos de certas fabricantes mais atrapalha do ajuda / © ANDROIDPIT

A empresa poderia focar em um modelo de smartphone de entrada, um intermediário e um topo de linha, com diferenças bem definidas entre cada um. Três dispositivos por ano, lançados ao mesmo tempo e trabalhar em cima deles. Simples e prático assim. O consumidor agradece.

Foco no hardware

Quando o assunto é hardware, a Nokia sempre foi uma referência. Seus aparelhos eram generosos nas especificações e mesmo os modelos de entrada e intermediário apresentavam boas configurações. Se não fosse a aposta totalmente equivocada no Symbian, a empresa poderia estar até hoje entre as grandes. 

x style vs edge plus camera
A Nokia precisa manter sua tradição em produzir dispositivos com bons hardwares/ © ANDROIDPIT

Mas o que passou, passou e, nesse retorno ao mercado, a Nokia não deve perder de vista essa que é uma das suas principais qualidades: smartphones com bom hardware. Seja na CPU, memória RAM ou armazenamento e, principalmente, na câmera, um quesito em que a empresa sempre se destacou entre a concorrência, com ótimos sensores, bom software e zoom bastante competente. 

Caprichem no design

Se a Nokia era uma referência no quesito hardware, ela também se destacava no design. Só que não. A empresa era especialista em lançar dispositivos poderosos, mas um mais feio que o outro, muitas vezes verdadeiros tijolos, que pareciam desenhados em um fábrica de carros da antiga União Soviética. 

NGAGE
NGage: o design, definitivamente, nunca foi o forte da Nokia / © Nokia

E nessa volta, esperamos que a empresa dedique especial atenção ao design dos seus aparelhos, com um layout elegante, ergonômico e com acabamento de qualidade. Isso porque esse é um aspecto que o consumidor considera essencial na hora de comprar um smartphone. Se o dispositivo for feio, nem mesmo o carinho que o usuário tem pela Nokia ajudará nas vendas.

Um modelo de entrada realmente bom

Em tempos de crise, muitos usuários até querem trocar seus smartphones mais antigos, mas não querem gastar muito para isso. Logo, os modelos de entrada e intermediário são os mais procurados por eles. Então, por que não lançar um telefone “popular” que ganhe o coração do público?

Recentemente, uma pesquisa feita pela Alcatel One Touch (fabricante chinesa de smartphones) concluiu que o consumidor brasileiro leva a capacidade de armazenamento como o fator principal para comprar um telefone, seguido da resolução da câmera e bateria. 

intermediariosdoanoteaser
Um bom aparelho de entrada poderia pavimentar a volta da Nokia junto ao público / © ANDROIDPIT

Logo, a Nokia poderia se esforçar em trazer um modelo de smartphone de entrada que trouxesse, pelo menos, 16GB de memória (32GB seria o ideal) para se diferenciar da concorrência, além de uma câmera de 10 MP.  E se custasse entre R$ 499 e R$599 seria perfeito. 

Os demais itens de configuração poderiam ser o padrão de mercado, até para que preço pudesse se manter competitivo. Mas se a pesquisa da Alcatel estiver correta, a combinação “memória+câmera+preço acessível” pode ser matadora. 

Agilidade nas atualizações do Android

Calcanhar de Aquiles no universo Android, a Nokia poderia dar uma atenção especial nesse quesito. Encontrar um modo de manter seus dispositivos com as versões mais atuais do Android – e promover isso – pode se tornar um diferencial e tanto em relação à concorrência. 

androidpit Kitkat vs Marshmallow
Ser ágil nas atualizações do Android faria a Nokia ganhar muitos pontos / © ANDROIDPIT

Um bom jeito de fazer isso seria justamente a dica número 1 desse texto: a simplicidade. Ou seja, manter uma gama enxuta de aparelhos, que permita trabalhar nos updates de forma ágil. E claro, maneirar na interface personalizada, seguindo o exemplo da Motorola. 

Você estaria disposto a comprar um smartphone Nokia rodando o Android?

E o que você acha que a Nokia deveria fazer para entrar com força no mundo Android? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Neto Castro há 6 meses

    Deixar o SO Windows phone (ou Windows Mobile) ja foi um grande passo.

  • Diniz há 6 meses

    Sérgio, com certeza a palavra "concerteza" não existe!

  • Deco Portella há 6 meses

    Falou muita merda em relação ao design. As pessoas podiam não gostar do Windows Phone, mas adoravam o design dos Lumias. E antes disso vieram pérolas como o N9.

  • Phelipe Breves há 6 meses

    Como falei em outros comentários, a Nokia tem um grande trunfo em suas mãos: ser a Nokia.
    Mas isso não vale de muita coisa se não fizerem um bom trabalho. O artigo em si diz tudo o que a maioria quer: pouca fragmentação, hardware bom, sistema bom, aparelhos de entrada bons...
    Basta ouvir o público, entregar o que ele pede e correr para o abraço!

  • Wees há 6 meses

    A Nokia precisa ser a Motorola de 2013/2014. quando apenas eram 3 "moto", bem definido em suas categorias, entrada, intermediário e topo de linha. Com atualizações rápidas e preço competitivo. Se ela vim com essa receita é sucesso na certa.

122 Comentários

Escreva um comentário:
  • Em primeiro lugar precisa ter um sistema operacional puro como o da Motorola! Utilizar processadores da Qualcomm ou da Intel! Como já fais a Apple! Adotar o sistema de câmeras duplas! Utilizar telas amo LED ou quantum IPS! Tem boua autonomia de bateria! Ter uma construção de qualidade! Ser aprova dágua! E ter pressos competitivos! Com certeza fará bastante sucesso no mercado de Android!

  • Acho que de começo deveria começar com um aparelho no máximo 5 polegadas câmera principal de 16 e frontal de 5 pois a maiorias dos parelhos dos concorrentes já tem isso,já tive Nokia e quero muito voltar com essa marca!

  • se basear no desig do conceito n gage pra falar do design da marca e ferrar com o artigo ne
    olha essa joia chamada n85

  • Se vier um aparelho com boas configurações e que não tenha tantos apps inúteis instalados, já é um bom começo!

  • Na comunidade Windows estamos todos,ou pelo menos alguns, a espera do regresso da Nokia.

    Eu até já venho aqui ao pit...,mas enfim,eles só tem de fazer a diferença e não ser mais um,tem que seguir todas os quesitos indicados e mais alguns,tem de ser perfeitos,não cometer erros,e com sorte ser mais um player.

  • Olá, acho que ela deveria desenvolver mais o velho SISTEMA OPERACIONAL "SYMBIAN"
    #SóAcho.

  • passei da infância até a adolescência usando Nokia. Seria uma boa a volta deles oficialmente, já que passaram os direitos pra Microsoft e deu no que deu. Iria gostar muito principalmente se esses celulares viessem com suporte aqueles jogos .jar. Eram os melhores *-*

  • 21

    Lança um smartphone com Android puro e quem quiser instala Z lancher da Nokia... que embora seja simples é bem eficiente!!

  • Só na questão do software eu não concordo com o post. Acredito que o sucesso na Nokia passe por seguir o exemplo da Xiaomi e ter sua própria interface. Algo muito bem feito e absolutamente fluído. A Motorola se deu bem por ser a primeira a vir pelada.

  • Acho que a Google deveria comprar a Nokia ou a Nokia deveria se esforçar para ser a nova motorola!

    • Acho que a Nokia não precisa ser a nova motorola, pois, quem daqui se espelha em uma pessoa? a Nokia deveria criar sua própria interface exemplo a MIUI: Uma interface colorida, porém muito bonita e adorada por muitos, inclusive eu gosto. Mas, porém, claro si for se espelhar na motorola se espelhar no tempo em que o custo-benefício era imbatível, quem não concorda?

  • Seria top ver o meu Lumia 930 rodando Android... cara, que sonho!

  • O que a Nokia precisa para fazer sucesso no mundo Android? Simples, dá a opção de sair do windows phone e migrar pro android para todos os lumias.

  • Pessoal, li aqui os comentários e gostei muito. Mas, ao mesmo tempo, me preocupei: a grande maioria está dizendo "se é nokia, é bom incondicionalmente", ou seja, basta ter a marca para ser comprado de olhos fechados. Não é bem assim... Inclusive, é de suma importância verificar se, como também já foi falado, será em regime de OEM. Para quem não sabe / conhece, OEM funciona assim: uma empresa desenvolve, testa, fabrica o produto, e a outra somente "cola a etiqueta" e ganha os royalties. Se a nokia gostar de um aparelho e vender como sendo dela (mas ela só empresta o nome, neste caso), comprar por comprar só pelo fato de trazer escrito "NOKIA" no gabinete pode ser a maior furada. Muitos dirão: "ah, uma empresa como a nokia não vai botar o nome dela em qualquer porcaria". Sim, é verdade, mas temos que lembrar que uma empresa à beira da falência também não está em condições de investir em top de linha sem garantia de retorno. Hoje, a Samsung está dominando o mercado. Não dá para ignorar este fato.

  • Gosto muito dos aparelhos da Motorola
    E Com certeza estou ansioso a volta da Nokia....
    Prendo comprar um smartphone com a marca Nokia.......agora com nosso robozinho verde

  • Então vai: Câmera de uns 13mpx traseira e 5 frontal,3 de ram, 32giga interno(mais entrada de cartão) tela super amoled, FM Transmiter,TV fullseg,tela de 5plg e um visual bacana. E o valor de uns R$ 1.200.00 reais. Pronto! Eu juntaria um dim dim...

  • Que não traga a feiura do 950 XL.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi